desenvolvimento de apps e games para android - parte 7

Post on 11-Jun-2015

3.217 Views

Category:

Documents

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Desenvolvimento de

Apps e Games para Android

Por Erisvaldo Júnior. Parte 7 (04/10/2011)

RECAPITULANDO…

URLConnection java.net.URL url = new java.net.URL(“http://developer.android.com");

java.net.URLConnection uc = url.openConnection(); BufferedReader br = new BufferedReader( new InputStreamReader ( uc.getInputStream() ) );

Faça uma aplicação que exiba o código-fonte de uma página qualquer cujo endereço é digitado em um EditText. OBS: Lembre-se de definir permissão de acesso à Internet no AndroidManifest.xml

URLConnection

Faça uma aplicação que acesse exemploget.php e mostre o retorno em um TextView.

Exemplo:

http://erisvaldojunior.com/exemploget.php?tipo=2

tipo=1 Retorno: Bom dia tipo=2 Retorno: Boa tarde tipo=3 Retorno: Boa noite

Default Retorno: Oi

ListView Provê uma lista de itens (com scrolling) provenientes de um Array/Lista ou de um banco de dados. ListView é abastecido através de um adaptador. Pode-se fazer seu próprio adaptador para determinar como os dados são lidos.

ArrayAdapter e CursorAdapter

• ArrayAdapter – trata dados baseados em Array ou Lists;

• SimpleCursorAdapter – trata dados provenientes de

um banco de dados SQLite.

ListActivity Classe base para uma Activity cujo objetivo é mostrar uma lista. Provê facilidades como um método predefinido para quando um usuário seleciona um elemento da lista. Contém um adaptador que deve ser setado no próprio metodo onCreate() da ListActivity. Isso é feito através do setListAdapter().

onListItemClick() – método de ListActivity chamado quando um item da lista é selecionado.

• Layouts Default – os itens da lista podem ter um layout padrão. Ex: android.R.layout.simple_list_item1;

• Layouts Personalizados – seu layout (XML) deve conter uma

ListView com o ID @android:id/list. Além disso, você pode ter um TextView @android:id/empty indicando lista vazia.

Exemplo 1 Criar uma lista de elementos com ListActivity + Array Adapter + Layout Default.

Exemplo 2 Criar uma lista de elementos com ListActivity + Array Adapter + Layout PERSONALIZADO.

• Modificar o código anterior para o ArrayAdapter utilizar o layout abaixo, apontando para o R.id.label.

rowlayout.xml

ListActivity com layout dinâmico Nos exemplos anteriores, o layout é o mesmo para todos os itens. É possível mudar a aparência de itens específicos de uma ListView criando o seu próprio adaptador, através do método getView() e da classe LayoutInflater.

MySimpleArrayAdapter extends ArrayAdapter

• getView(int position, View convertView, ViewGroup parent) – método que deve ser sobrecarregado para personalizar a aparência do item da lista.

Exemplo 3: Personalizar ícone de itens específicos da lista.

Exemplo 3: Depois, basta setar o adaptador criado no método onCreate() da ListActivity.

ListView, ListActivity e Adapters

Há muitas outras possibilidades!

• setOnItemLongClickViewListener() de ListView – apresenta o método onItemLongClick(), invocado quando o usuário mantém o dedo pressionado sobre um item;

• Seleção Múltipla; • Cabeçalho e rodapé; • SimpleCursorAdapter

• ContentProvider – exemplo: mostrar lista de contatos; • Banco de dados próprio (SQLite).

Roteiro da Aula

Bem vindo ao mundo da mobilidade

LEITOR DE

FEEDS

PARSER XML (TWITTER)

PARSER XML (TWITTER)

New

sDro

id –

Le

ito

r d

e R

SS Android Permissions

O Parser XML do Twitter precisa acessar a Internet.

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

TwitterHandler Classe responsável por ler um arquivo XML e realizar o parsing do mesmo, obtendo o seu conteúdo. Para isso, faz-se uso da API SAX (Simple API for XML), nativa do Android SDK.

http://twitter.com/status/user_timeline/yupistudiosBR.xml ( @yupistudiosBR )

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

TwitterHandler (Tweet) No arquivo XML, cada tweet deve ser lido através dos métodos startElement() , characters() e endElement() de DefaultHandler.

No arquivo XML, cada tweet está representado por uma tag <status>, possuindo um texto (<text>), uma data (<created_at>), contagem de retweets (<retweet_count>), entre outras informações.

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

TwitterHandler (Parsing) A API SAX é bastante simples de ser utilizada. Basicamente, ao analisar o trecho <text>Texto do Tweet</text>, o Handler trabalha com a chamada de três métodos:

• startElement() – Essa função é chamada quando o parser encontra um elemento. No exemplo acima, startElement() é invocado com a passagem de “text” como parâmetro; • characters() – Chamada logo após o startElement() e antes de se encontrar o final do elemento. No exemplo acima, characters() é invocado com a passagem de “Texto do Tweet” como parâmetro; • endElement() – Chamada quando o parser encontra o final do elemento. No exemplo acima, endElement() é invocado após characters() com a passagem de “text” como parâmetro.

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

TwitterHandler – SAXParser A partir de um SAXParserFactory, cria-se um XMLParser e, a partir deste, um XMLReader. Por fim, define-se o ContentHandler e então inicia-se o parsing. Em código:

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

TwitterHandler – Técnica para leitura do XML Cria-se um StringBuffer no startElement(). No characters(), adiciona-se os caracteres ao StringBuffer criado. Por fim, no endElement(), verifica-se a tag que foi lida e a informação é repassada para a variável desejada.

Dessa forma, quando o endElement() é chamado, descobre-se em que tag o parser se encontra e, então, basta passar o conteúdo do StringBuffer para a variável desejada. No endElement(), uma vez que o tweet atual já foi lido, pode-se armazenar os dados em um banco de dados, se desejar.

O que tudo isso possibilita?

Criar um “cliente” de Twitter (apenas leitura)!

• Campo de texto para adicionar o nome do usuário – @yupistudiosBR , @yupistudios , @erisvaldojunior , etc;

• ListView para exibir os tweets daquele usuário; • O ListView pode ser personalizado com imagens; • Podem ser mostrados: data/hora do Tweet, quantidade de

retweets e informações extras.

LEITOR DE FEEDS

Leitor de Feeds do LazerJP

New

sDro

id –

Le

ito

r d

e R

SS Estrutura do aplicativo (MVC)

O aplicativo Leitor de Feeds consiste de seis classes:

Classes de modelo:

• Evento – entidade que armazena os dados de um evento: id, titulo, descrição e url;

Classes de visão:

• SplashActivity – Splash Screen; • EventosListActivity – Tela com a lista de eventos; • EventosListAdapter– Adaptador com as informações que preenchem a lista.

Classes de controle:

• EventosReader – efetua a leitura do feed, usando o Handler para fazer o parsing e, em seguida, preenche a lista; • EventosHandler – faz o parsing do Feed (XML) para obtenção de cada evento.

New

sDro

id –

Le

ito

r d

e R

SS ListActivity

A lista de Feeds ou Artigos pode ser facilmente exibida por meio de uma especialização de Activity, o ListActivity.

Trata-se de um Activity que mostra uma lista de itens associados a uma fonte de dados, como um array ou um Cursor. Além disso, disponibiliza tratadores de eventos para quando o usuário seleciona um item. O conteúdo do ListActivity é associado através do método setListAdapter() que recebe como parâmetro uma classe que implementa a interface ListAdapter. Pode ser um ArrayAdapter, um SimpleAdapter (Map) ou um SimpleCursorAdapter (Cursor).

ListActivity

public class EventosActivity extends ListActivity

Layout de uma ListActivity deve conter um <ListView>

ListAdapter

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

EventosHandler Classe responsável por ler um RSS (arquivo XML) e realizar o parsing do mesmo, obtendo o seu conteúdo. Para isso, faz-se uso da API SAX (Simple API for XML), nativa do Android SDK.

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

EventosHandler (Evento) No arquivo XML, cada artigo deve ser lido através dos métodos startElement() , characters() e endElement() de DefaultHandler.

No arquivo XML, cada evento está representado por uma tag <item>, possuindo um título (<title>), uma URL (<link>), uma descrição (equivalente ao conteúdo do artigo e representada pela tag <description>), URL de comentários (<comments>), data de publicação (<pubDate>) e o criador (<dc:creator).

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

EventosHandler (Parsing) A API SAX é bastante simples de ser utilizada. Basicamente, ao analisar o trecho <exemplo>teste</exemplo>, o Handler trabalha com a chamada de três métodos:

• startElement() – Essa função é chamada quando o parser encontra um elemento. No exemplo acima, startElement() é invocado com a passagem de “exemplo” como parâmetro; • characters() – Chamada logo após o startElement() e antes de se encontrar o final do elemento. No exemplo acima, characters() é invocado com a passagem de “teste” como parâmetro; • endElement() – Chamada quando o parser encontra o final do elemento. No exemplo acima, endElement() é invocado após characters() com a passagem de “exemplo” como parâmetro

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

EventosHandler – SAXParser A partir de um SAXParserFactory, cria-se um XMLParser e, a partir deste, um XMLReader. Por fim, define-se o ContentHandler e então inicia-se o parsing. Em código:

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

EventosHandler – Técnica para leitura do XML Cria-se um StringBuffer no startElement(). No characters(), adiciona-se os caracteres ao StringBuffer criado. Por fim, no endElement(), verifica-se a tag que foi lida e a informação é repassada para a variável desejada.

Dessa forma, quando o endElement() é chamado, descobre-se em que tag o parser se encontra e, então, basta passar o conteúdo do StringBuffer para a variável desejada. No endElement(), uma vez que o feed atual ou artigo atual já foi lido, pode-se armazenar os dados em um banco de dados, se desejar.

DESAFIO

Leitor de Feeds Completo (RSS)

New

sDro

id -

Vis

ão

Interface do Usuário A interface da aplicação é composta por três telas: lista de Feeds, lista de Artigos e a tela para adição de um novo Feed.

New

sDro

id -

Vis

ão

Interface do Usuário – Seleção de um Feed Quando um feed é selecionado, cria-se um Intent que chama a Activity de listagem dos artigos desse feed. Para isso, é necessário embutir os dados do feed como parâmetros da Activity, conforme mostrado abaixo.

New

sDro

id -

Mo

de

lo

Feed e Artigo Entidades correspondentes às tabelas do SQLite. Um Feed possui um ID, título e uma URL. Um Artigo, por sua vez, possui um ID, o ID do feed a qual pertence, título e URL.

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

NewsDB Classe responsável pela criação do banco de dados, inserção e remoção de registros.

Para o banco de dados do NewsDroid, são necessárias duas tabelas: feeds e artigos. A primeira deve conter um id, o título do feed e a URL do arquivo XML do feed. A segunda, por sua vez, contém um id, o título do artigo e a URL do artigo. Assim, o código SQL para criação dessas tabelas é o seguinte: create table feeds (feed_id integer primary key autoincrement, title text not null, url text not null); create table articles (article_id integer primary key autoincrement, feed_id int not null, title text not null, url text not null);

New

sDro

id -

Co

ntr

ola

do

res

NewsDB Agora que se conhece a composição do banco de dados da aplicação, pode-se determinar quais as responsabilidades da classe NewsDB que irá abstrair o banco.

• Criar banco de dados e tabelas – A classe NewsDB deve criar o banco de dados e as tabelas necessárias para o armazenamento dos feeds e artigos; • Inserir dados – Prover métodos para a inserção de um novo feed ou artigo no banco de dados; • Excluir dados – Prover métodos para a remoção de um feed ou artigo do banco de dados; • Obter dados – Prover métodos para a obtenção de um feed e seus respectivos artigos do banco de dados.

New

sDro

id -

Vis

ão

Interface do Usuário – Seleção de um Feed Uma vez selecionado o feed, o Activity de artigos é criado, recebendo os dados do feed pelo Intent. Isso é feito dentro do método onCreate() do ArtigosActivity.

New

sDro

id -

Vis

ão

Interface do Usuário – Seleção de um Feed Para garantir que, quando o ArtigosActivity seja pausado ou destruído, ele não perca o seu estado, deve-se implementar o método onFreeze(), no qual se armazenam as informações desejadas.

New

sDro

id -

Vis

ão

Interface do Usuário – Seleção de um Artigo Quando um artigo é selecionado, cria-se um Intent que é responsável por invocar o browser do Android, passando como parâmetro a URL do artigo escolhido.

New

sDro

id -

Vis

ão

Interface do Usuário – Adição de um Feed Simples Activity na qual o usuário digita a URL do Feed e o mesmo é adicionado no banco de dados.

New

sDro

id –

Le

ito

r d

e R

SS Estrutura do aplicativo (MVC)

O aplicativo NewsDroid consiste, basicamente, de sete classes:

Classes de modelo:

• Artigo – armazena os dados de um artigo, como o título e o endereço; • Feed – armazena os dados de um feed, como o título e o endereço do arquivo XML.

Classes de visão:

• ArtigosList – ListActivity que mostra os artigos; • FeedsList – ListActivity que mostra os feeds; • URLEditor – Activity para que o usuário digite a URL do feed desejado.

Classes de controle:

• NewsDB – abstrai o uso de SQLite para persistência; • RSSHandler – realiza o parsing de feeds RSS e captura apenas o necessário dos mesmos.

obrigado

• e-mail: erisvaldo@yupistudios.com.br

• web: http://erisvaldojunior.com

• twitter: @erisvaldojunior

top related