desenvolvimento de apps e games para android - parte 2

Post on 31-May-2015

4.168 Views

Category:

Technology

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Desenvolvimento de

Apps e Games para Android

Por Erisvaldo Júnior. Parte 2 (08/09/2011)

RECAPITULANDO…

Android já lidera mercado mundial de smartphones

No primeiro trimestre de 2011, 35% dos smartphones vendidos eram Android, contra 19% do iOS, da Apple

http://www.geektech.com.br/?p=116

Google App Inventor for Android Criação de aplicações para Android visualmente, sem a necessidade de escrever código.

Arquitetura do Android

Componentes de Aplicações

Activity

Broadcast Receiver

Content Provider

Service

Roteiro da Aula

Bem vindo ao mundo da mobilidade

TELAS E

LAYOUTS

OS PRIMEIROS PASSOS

TELAS E LAYOUTS

Como o Android suporta múltiplas telas? Desde o Android 1.6, a plataforma provê suporte a múltiplos tamanhos de tela e resoluções, adequando-se aos muitos tipos e tamanhos de dispositivos com Android. Assim, a partir do Android 1.6, a plataforma divide a infinidade de tamanhos de tela e resoluções suportadas em: • Um conjunto de três tamanhos: large, normal e small; • Um conjunto de três densidades: hdpi (high), mdpi (medium) e ldpi (low).

Dessa forma, a aplicação pode prover layouts e imagens para qualquer um desses três conjuntos, sem a necessidade de trabalhar com o tamanho físico real da tela do aparelho. Em tempo de execução, o Android carrega o conjunto adequado de recursos, baseado no dispositivo em questão.

Organização de pastas de layout e imagens para uma aplicação que, em tese, suporta todos os tamanhos de telas e resoluções.

Views e ViewGroups em Android

Em Android, todos os componentes de interface gráfica são representados por subclasses de android.view.View que representam os componentes gráficos como TextView, Button, TextEdit, RadioButton, CheckBox, etc. Além da classe android.view.ViewGroup, que representa um container de views e também de ViewGroups. Ela é a classe base para componentes de layouts, como LinearLayout, RelativeLayout, AbsoluteLayout, FrameLayout, TableLayout, etc.

Hie

rarq

uia

de

cla

sse

s d

e U

I

Layouts e Layout Params em Android Para que os componentes possam ser acomodados de acordo com o layout de seu pai, os mesmos devem manter uma relação de obediência. Sendo assim, cada filho deve configurar os seus parâmetros de layouts, por meio da classe ViewGroup.LayoutParams, que permite que estes determinem suas propriedades de posição e tamanho referente ao layout de seus pais.

LinearLayout

O layout básico, padrão quando da geração de um .XML de layout no Android, é o LinearLayout. Como o próprio nome diz, ele dispõe os componentes linearmente em uma unica direção definida pelo atributo android:layout_orientation.

LinearLayout e LayoutParams android:layout_gravity: similar ao float do CSS, o gravity define a posição do conteúdo do LinearLayout na tela, podendo-se usar top, bottom, left, right, center, center_vertical, center_horizontal, etc. Pode-se usar combinações através do conector “|”. Por exemplo: “bottom | right”. android:layout_weight: indica quanto do espaço extra no LinearLayout será alocado para a visão associada aos LayoutParams. Ou seja, pode-se dividir a tela entre os layouts atribuindo a cada um deles um peso que define qual deles terá maior espaçamento e, casa todos tenham o mesmo peso, a tela é dividida igualmente.

Aplicação de peso (weight) em um componente do LinearLayout

LinearLayout (Código)

FrameLayout Arranja seus filhos de acordo com uma pilha de componentes que são adicionados, sendo que o topo da pilha contém o objeto que foi adicionado por último. Pode-se usar quando se tem várias imagens e uma é sobreposta pela outra (como um slide de imagens) conforme vão sendo adicionadas.

Sobreposição de componentes com FrameLayout

Criando uma pilha de componentes com FrameLayout

FrameLayout (Código)

Nota: O FrameLayout é usado comumente a partir de uma de suas subclasses, tais como ImageSwitcher, ViewAnimator, ViewSwitcher, ScrollView, TabHost, etc.

AbsoluteLayout Implementa um plano cartesiano e posiciona os componentes em coordenadas X, Y de forma absoluta.

Posicionando componentes no AbsoluteLayout

AbsoluteLayout (Código)

RelativeLayout Os componentes são ajustados através de relacionamentos entre si ou ao seu pai.

RelativeLayout (Código)

TableLayout Comporta seus filhos em linhas e colunas. Cada filho é representado por um TableRow (uma espécie de LinearLayout na horizontal) que permite que uma ou ais células sejam adicionadas horizontalmente, sendo que cada célula pode conter um único View.

TableLayout (Código)

OS PRIMEIROS PASSOS

O que é necessário?

1. Última versão do Java Development Kit (JDK) instalado 2. Efetuar o download de: • Android SDK (http://developer.android.com/sdk) • Eclipse IDE (http://www.eclipse.org/downloads)

3. Instalação do plugin Android Development Tools (ADT) através do Gerenciador de Plugins do Eclipse: • ADT Plugin para Eclipse (https://dl-ssl.google.com/android/eclipse)

Adicionando plataformas Android no Eclipse

Menu Window -> Android SDK and AVD Manager ->

Installed Packages -> Update All.

Selecionar

plataformas e componentes desejados e

efetuar o download.

Adicionando AVDs (Android Virtual Devices) Uma vez instalado o ADT Plugin e as plataformas desejadas, é hora de adicionar pelo menos um AVD para que você possa testar suas aplicações.

Acessa-se o menu Window do Eclipse e, em seguida, Android SDK and AVD Manager. Seleciona-se Virtual Devices e, finalmente, clica-se em New. Depois basta configurar o dispositivo virtual conforme se deseja e ele estará disponível para ser usado.

Estrutura de um projeto Android Quando se cria um projeto com o ADT plugin, obtém-se a seguinte estrutura de pastas:

• / - Raiz do projeto. o src/ - Classes Java o gen/ - Código Java gerado automaticamente. o res/ - Recursos da aplicação

drawable/ - Imagens layout/ - Layouts de telas/formulários. values/ - Arquivos de variáveis.

o AndroidManifest.xml - Configuração do projeto.

AndroidManifest.xml Arquivo de configuração de uma aplicação Android. Identifica o nome e o ícone da aplicação, declara os componentes, realiza a conexão com bibliotecas extras que a aplicação necessita (além da biblioteca padrão do Android), define a versão mínima do Android na qual a aplicação pode ser executada e identifica quaisquer permissões que a aplicação espera obter.

Layout – main.xml A forma mais comum de esboçar uma tela é através de um arquivo de layout no formato XML. Esse arquivo determina o tipo de layout utilizado e declara os elementos de interface que compõem a tela, correspondentes às classes View e suas subclasses. Além disso, a aplicação pode criar objetos View e ViewGroup, bem como manipular suas propriedades, em tempo de execução, através de código na Activity.

Classe R

Exercício 1.1

Alterar o layout main.xml para obter uma tela similar a esta imagem.

EXERCÍCIOS DE LAYOUT

Exercício 1.2: criar um layout linearlayout.xml de forma a confeccionar a tela abaixo.

EXERCÍCIOS DE LAYOUT

Exercício 1.3: criar o layout abaixo.

obrigado

• e-mail: erisvaldo@yupistudios.com.br

• web: http://erisvaldojunior.com

• twitter: @erisvaldojunior

top related