desenho departamental barbaraclenilde fernandoleila lucimaraedilene leticiapatricia carol christiane...

Post on 07-Apr-2016

213 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

DESENHO DEPARTAMENTAL

BARBARA CLENILDEFERNANDO LEILALUCIMARA EDILENELETICIA PATRICIACAROLCHRISTIANESUELEN DEISIELEALINE INDIARA

Desenho Departamental

A departamentalização significa o agrupamento de atividades em unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total.

Existem cinco abordagens de desenho Departamental:

1 – Abordagem Funcional2 – Abordagem Divisional3 – Abordagem Matricial4 – Abordagem de Equipes5 – Abordagem de Redes

Abordagem Funcional

A departamentalização funcional é o agrupamento de atividades baseado no uso de habilidades, conhecimentos e recursos similares.

Pode ser denominada: Estrutura Funcional ou Departamentalização pelo uso de recursos organizacionais.

Vantagens da ESTRUTURA FUNCIONAL:

Excelente Coordenação Intradepartamental:

Especialidade Técnica:

Baixos Custos Administrativos:

Limitações da ESTRUTURA FUNCIONAL:

Visão de Especialistas: Limitação dos Administradores: Subobjetivação: Visão Específica: Especialização: Falta de Coordenação Interdepartamental:

Abordagem Divisional : Departamentos são agrupados juntos em divisões tendo como base os resultados organizacionais.Cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para gerar o produto ou serviço. Uma unidade divisional composta de agrupamento de departamento para torna-la totalmente auto-suficiente a fim de produzir um determinado resultado ou saída , ou seja, produto , projetos,serviços ou clientes. A abordagem divisional apresenta algumas variações ela pode ser feita para produtos ou serviços por cliente por áreas geográficas ou ainda por processos.

Estrutura Baseada em produtos / Serviços

Cada Divisão desempenha todas as funções necessárias ao seu particular produto ou serviço.O importante é o produto a ser realizado e a organização deve existir para que isso seja possível.*Vantagens da estrutura baseada em produto/serviço: A departamentalização por produto ou serviço oferece as seguintes vantagens :-Respostas rápidas , flexíveis , em ambientes instáveis e mutáveis -Preocupação com as necessidades do cliente -Exelente coordenação entre os vários departamentos , entre outros

*Focalização no produtos/serviços : Responsabilidade por cada produto/serviço é totalmente atribuída a cada divisão *Melhor Qualidade e inovação: Quando se concentra em um produto ou linha de produtos , cada divisão produz com melhor qualidade ou mais inovação do que ocorre em casos de departamentos multi-produtos *Espírito de Equipe : O espírito de equipe se desenvolve melhor ao redor de cada linha de produção e a competição entre essas divisões pode ate mesmo impulsionar os negócios da empresa*Gestão mais Ampla: O responsável por cada divisão , aprende a realizar varias tarefas e funções , aprendendo a tomar decisões tornando-se bom candidato a direção geral.*Autonomia : Cada divisão tem independência nas tomadas de decisões e que pode responder melhor aos requisitos dos clientes

Limitações da estrutura Baseada em Produtos / Serviços

A departamentalização de produtos e serviços peca Por:

*Duplicação de recursos : Os recursos não são compartilhados e com isso casa divisão tem seus próprios recursos , o que exige duplicação de recursos e esforços resultando em custos mais elevados.*Foco e Limitação : Quando a experiência profissional é limitada a uma única linha de produtos , ocorre a redução de oportunidades de carreiras.*Especialização no Produto: quando os clientes querem diversos tipos de produtos eles tem que se dirigir a diferentes áreas para compras os produtos

Estrutura baseada em clientes:

A organização se estrutura voltado para o cliente, onde o foco é o melhor atendimento.

Vantagens: Focalização no cliente: atendimento personalizado para cada tipo de cliente;

Visão extroversiva: organização atenta para mudanças e necessidades do cliente;

Retroação rápida: decisões tomadas através dos retornos que os clientes fornecem;

Limitações: Duplicação de recursos: custos operacionais elevados devido aos esforços e recursos duplicados;

Complexidade organizacional: dificuldade na comparação de resultados, pois cada cliente possui sistemas diferentes;

Estrutura baseada em área geográfica:A organização se estrutura ao redor do cliente, servindo-o em diversos

lugares.

Vantagens: Focalização no mercado territorial: melhor atendimento no mercado de atuação;

Visão extroversiva: organização atenta as mudanças nas necessidadesdo mercado;

Retroação rápida: percebe a reação do mercado aos produtos fornecidos;

Limitações: Duplicação de recursos: custos operacionais elevados devido aos esforços e recursos duplicados;

Complexidade organizacional: Os sistemas internos precisam diferenciar os inúmeros segmentos de mercado.

ESTRUTURA BASEADA EM PROCESSOSUm processo é a transformação de um conjunto de entradas como atividades, tarefas, métodos e operações, buscando satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes.

Vantagens:FOCALIZAÇAO NOS PROCESSOS: A sequência do processo dentro da organização facilita o trabalho, do inicio até a finalização. Cada unidade é uma etapa no desenvolvimento, assim quando chega ao final, o setor já sabe o que devera ser feito.CADEIA DE VALOR: Cada organização tem um fornecedor e um cliente de “alta”, assim formando uma cadeia de valor ao longo da organização, se haver coordenação entre ambos. Se cada setor fizero seu serviço o melhor possível, o maior beneficiário será o cliente final.

CUSTOS OPERACIONAIS BAIXOS: Os custos operacionais são mais baixos, pois pessoas trabalham focalizadas num processo conjunto.COORDENAÇÃO INTERDEPARTAMENTAL FALHA: Na estrutura funcional não há boa coodernação entre unidades diferentes unidades. Nos departamentos podem surgir conflitos, quando trabalhamos com pressões.FRAGMENTAÇÃO: Cada departamento executa uma fração do processo. Cada gerente tem autoridade no determinado setor. Pois não pode autorizar qualquer coisa sem se comunicar com outro setor.ISOLAMENTO DAS UNIDADES: Não tem muita comunicação e cooperação entre os setores, podendo haver dificuldade de desenvolver novas idéias.

SUBOBJETIVAÇÃO: Cada setor tem seus objetivos. A resolução de problemas entre os diferentes departamentos podem ter custos a organização, e consequentemente os clientes se afastam.INDEFINIÇAO DA RESPONSABILIDADE GERAL: Quando cada setor tem suas responsabilidades torna difícil um só ter a “culpa”. E também pode ocorrer que cada departamento diz que o erro foi de outro setor.ESPECIALIZAÇÃO: Cada gerente entende de uma parte do processo, podendo não ser capaz de saber do processo como um todo. Na estrutura funcional, na empresa tem especialistas não generalistas.

LIMITAÇÕES DA ESTRUTURA MATRICIALA organização matricial apresenta os seguintes problemas:

CONFUSÃO

As pessoas podem entrar em confusão no atendimento a diferentes decisões.

CONFLITO E TENSÃO

Por haver mais que um chefe em diversas organizações, poderá ocorrer ordens conflitivas ao mesmo tempo, podendo assim conduzir a pessoa ao stress pessoal e a redução da qualidade do trabalho.

DISPUTA DE RECURSOSDevido aos recursos serem divididos em uma organização matricial e os recursos de cada gerente sobem e descem de acordo com o trabalho em andamento, poderá ocorrer disputas pelo poder entre os mesmos, prejudicando o trabalho e afetando o bom atendimento ao cliente.

ANTAGONISMOSOs subordinados podem colocar um chefe contra o outro.

DEFINIÇÕES CLARASÉ imprescindível na abordagem matricial que as regras á respeito da responsabilidade e autoridade de cada indivíduo fiquem claras, para que funcione bem.

VANTAGENSUso eficiente dos recursos e economia de escalaForte especialização de habilidadesProgresso no encarreiramento internoDireção e controle pela cúpulaBoa coordenação intradepartamentalBoa solução de problemas técnicos

DESVANTAGENSComunicação precária entre os departamentos funcionaisResposta lenta ás mudanças externasDecisões concentradas no topoResponsabilidade parcial por problemasPéssima coordenação interdepartamentalVisão limitada dos objetivos organizacionais

ABORDAGEM POR EQUIPES:

- Fazer acontecer o empoderamento ou empowerment: delegar autoridade e transferir responsabilidade para os níveis mais baixos através de criação de equipes.

A estrutura em equipes é indicada quando:- Existe uma necessidade intensa de

flexibilidade ou rapidez no andamento do processo;

- É importante obter simultaneamente insumos de diferentes partes da organização.

- Equipes multifuncionais: consistem em empregados de vários departamentos funcionais que são agrupados em equipes que resolvem problemas mútuos;

- Equipes permanentes: funcionam como um departamento formal dentro da organização.

Característica da abordagem por equipes:

Processo Inicial Processo Final

Fornecedores Externos

Clientes Externos

Processo

Fornecedores e Clientes Internos

VANTAGENS

•A focalização da organização é dirigida ao cliente.•Redução de tempo e dinheiro devido a pouca necessidade de passar informação para cima e para baixo dentro da hierarquia•Motivação entre as pessoas devido ao autogerenciamento dos próprios funcionários que as equipes promovem •Cada equipe deve ter pessoas com diferentes conhecimentos e habilidades para trabalhar juntas.

VANTAGENS

•Maior rapidez nas decisões proporcionando respostas rápidas aos clientes.•A organização tende cada vez mais reduzir o número de níveis hierárquicos eliminando cargos de custo mais elevados.•Todas as pessoas envolvidas devem ter o conhecimento do processo total.

DESVANTAGENS

•A estrutura envolve uma grande transformação na organização, na cultura e na mentalidade das pessoas envolvidas. Essa mudança consome tempo e dinheiro, exigindo novo treinamento, remuneração e avaliação de cargos •Ela funciona melhor quando cada equipe tem dentro de si todas as especializações e interação das habilidades para executar o processo.•Cada colaborador possui um líder da equipe e um chefe do departamento.

Redes...

Através da estrutura em rede a organização desagrega as suas funções principais e as transfere para empresas ou unidades separadas que são interligadas através de uma pequena organização coordenadora, que passa a constituir o núcleo central.

Assim, produção, vendas, engenharia, contabilidade passam a constituir centros de serviços, ou seja, serviços fornecidos por organizações separadas que trabalham sob contrato e conectadas eletronicamente a um escritório central para efeito de coordenação e integração.

Exemplo

Coca-cola, Pepsi - Cola, Mc Donald’s são empresas organizadas em redes no mundo todo. As empresas multinacionais adotam a organização em redes para poderem deitar suas raízes pelo mundo todo.

Vantagens da estrutura em redes

Competitividade em escala global;

Flexibilidade da força de trabalho e habilidade em fazer as tarefas onde elas são necessárias; Estrutura enxuta.

Limitações da abordagem em redes

Falta de controle global;Riscos de perdas; Incerteza;Fraca lealdade dos funcionários;Necessidade de atualização do pessoal.

Organizações Hibrídas

Em grandes organizações, nem sempre é possível adotar umúnico tipo de estrutura departamental para todos os níveis

hierárquicos.Por se adotar diferentes tipos de departamentalização

( funcional, divisional, matricial, etc. ), elas são denominadas de organizações Híbridas.

Essas organizações híbridas podem ter divisões baseadas emprodutos, serviços, funções, clientes, equipes, etc., em todos

os níveis hierárquicos.

Organizações Virtuais:

Estamos na era da empresa virtual, do banco virtual...

Com a moderna tecnologia as dimensões detempo e de espaço estão tendendorespectivamente à instantaneidade e avirtualidade.

Objetivo

As organizações virtuais são criadas para atingir uma meta ou atingir uma necessidade de necessidade de mercado específica.

Palavras-chave

• Flexibilidade;

• Empresa Virtual;

• Tecnologia da Informação.

Características Principais

• Interação com o Cliente;• Processos Organizacionais Internos;• Processos Interorganizacioais.

top related