david lachapelle

Post on 27-Jun-2015

137 Views

Category:

Art & Photos

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

David LaChapelle - Curso de Fotografia da Casa do Olhar - Prof. Luíz Giope

TRANSCRIPT

Prepare-se...

você não será o mesmo...

depois deconhecer...

da obra deDavid LaChapelle

o belo..

a irre

verê

ncia

...o biz arro..

a sensualidade...

a Crítica social...

Tudo isso e muito mais...

O surreal

Nascido em Hartford, Connecticut, EUA, 11 de março de 1963, teve forte influência

de Andy Warhol, seu descobridor e

da arte POP.

Reconhecido pelas fotos ultra saturadas que misturam o glamour

com fantasia cômica, beleza,

bizarria, irreverência e o

profano.

Análise temática

David LaChapelle

No seu trabalho, o absurdo e o exagero de cores, formas, pessoas e situações é uma constante. Ele cria um mundo estático onde tudo tem brilho e tudo o que compõe a imagem está a serviço da foto, desde os próprios modelos até um acessório aparentemente sem importância como uma cadeira. Tudo, até o mais ínfimo pormenor é pensado num enquadramento de David LaChapelle.

Suas imagens estão carregadas de humor, ironia e surrealismo. Uma pessoa nua no meio de um campo verde, um glamoroso transplante facial, ou um catiçal de diamantes numa sala toda pintada de uma só cor berrante, são lugares-comuns no trabalho de LaChapelle.

O invulgar hábito de colocar pessoas deslocadas no tempo e espaço, em situações opostas às do mundo real, como Naomi Campbell nua sobre uma mesa totalmente branca ou Jesus Cristo a receber uma massagem nos pés. No entanto, apesar de só por si a temática ser extremamente sugestiva, o que torna as imagens poderosas é a pose, a compustura, o brilho, e o glamour que nem Jesus Cristo perde.

O sexo é também uma constante no seu trabalho, sem no entanto nunca mostrá-lo. Mesmo a nudez, sendo amiúde explícita, tem sempre um sentido estético extremamente apurado e uma razão de ser muito forte.

Sua temática resume-se em mostrar imagens inéditas ao nosso cérebro, ainda que chegando a nós com referências de imagens anteriores, trazem uma frescura transportada pela habilidade de LaChapelle de tornar a imperfeição de pessoas e objetos, perfeita.

Análise da composição da imagem

David LaChapelle

LaChapelle é um dos fotógrafos contemporâneos que mais se dedica à fase da composição. Raramente suas fotos são espontâneas, e quase sempre têm um elaborado trabalho de composição de cor e equilíbrio dos vários elementos por trás. Suas imagens são extremamente preenchidas e recheadas de todo o tipo de acessórios e adereços que sirvam à personagem que fotografa. Esses adereços nunca são deixados ao acaso, constituindo, um elemento essencial para a narrativa da imagem.

As personagens das suas obras nunca se encontram muito longe da objetiva. Estão apenas longe suficiente para que todo o seu corpo possa comunicar com a imagem. Ele tem uma predileção por planos americanos e por planos gerais. Outra característica comum é o uso regular da profundidade de campo, especialmente nas fotografias de exterior. Nunca as personagens que integram suas fotos se encontram numa pose amorfa, neutra, vertical. Ainda que estáticas, encontram-se abaixadas, dobradas, deitadas e muitas vezes com poses que se assemelham às de um

quadrúpede.

A confusão inicial transmitida pelas imagens do fotógrafo é, após algum tempo, substituída pela curiosidade de decifrar todos os elementos que compõe a sua escrita visual. LaChapelle é

mestre em ordenar e limpar o caos que invade o seu trabalho.

Análise cromática

David LaChapelle

A cor é talvez o elemento mais essencial e mais marcante da fotografia LaChapelle. São extremamente raras as vezes em que recorreu à imagem dessaturada. Acomplexa composição de LaChapelle é paralela à complexa composição cromática que marca a sua obra.

Através de uma série de artifícios, o fotógrafo transmite às suas imagens uma cor e uma luz inexistentes no mundo real. Suas imagens, puras fantasias da perfeição, são povoadas por relva absurdamente verde, corpos que extrapolam cor e luz, vestidos rosa-choque e paredes interiores de todas as cores fortes possíveis.

As suas imagens são ricas na saturação, intensas na luminosidade e constantes no contraste. A pele das suas personagens serve de mote para contrapor

com a cor das paredes e objetos que a rodeiam.

Não é só Jesus Cristo que nas suas representações emana luz, essa característica é uma constante de todas as personagens que alegremente centram as suas imagens. As cores quentes que caracterizam o seu trabalho, transmitem uma sensação de conforto a quem as vê, e uma vontade de participar daquele mundo impossível.

LaChapelle é um dos pioneiros da manipulação digital de imagens. Exímio nessa arte, as suas fotografias, retratos quase fiéis do que Lewis Carrol teria sonhado quando imaginou o Alice no País das Maravilhas, são transformadas através dos novos processos de manipulação digital. Desta forma, LaChapelle consegue conferir às suas fotos características inéditas na era da pré-informatização. Pode-se dizer, que a cor é de fato a vida do trabalho de LaChapelle.

Angelina Jolie

Fotografou também diversas personalidades, destacam-se nomes como:

Whitney Houston

Madona

Michael Jackson

Lady Gaga

Kanye West

Hillary Clinton

David Bowie

Ganhador de vários prêmio: • Fotógrafo do ano em 1996 nos VH1 Fashion Awards,• Prêmio de melhor documentário no Aspen Film Festival• Realizador do Ano e melhor video Rock nos MVPA Awards• Segunda pessoa mais importante no mundo da fotografia, pela American Photo Magazine. Destaca-se como um artista multimídia:• Vídeo-clips para Jennifer Lopez, Britney Spears, Avril Lavigne, No Doubt, Whitney Houston, Macy Gray, Blink 182, Elton John, Christina Aguilera, The Vines e o celebrado video “Natural Blues” de Moby, vencedor de um prêmio MTV de melhor vídeo do ano. • Longa-metragem, o documentário RIZE, lançado em 2004, recebeu as melhores críticas por parte da crítica especializada. • Aventurou-se também pela direção de espetáculos, concebendo

todo o concerto “The Red Piano” de Elton John.

Como vimos, é impossível ficar indiferente a obra de DAVID LACHAPELLE,

ou você a ama ou a detesta.

Qual é a sua posição?

Curso de fotografia da Casa do Olhar Santo André – Setembro 2014

Prof. Luiz Giope

Eulália Patrícia Melany Toninho Luiz Carlos

top related