dadaÍsmo - colegiosete.com.br€¦ · dadaÍsmo formado em 1916 em zurique por jovens franceses e...

Post on 09-Aug-2020

1 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

DADAÍSMO Profa. Cristiane Lourenço

DADAÍSMO

Formado em 1916 em Zurique por jovens franceses e alemães que, se tivessem

permanecido em seus respectivos países, teriam sido convocados para o serviço

militar, o Dadaísmo foi um movimento de negação.

Durante a Primeira Guerra Mundial, artistas de várias nacionalidades, exilados na Suíça, eram contrários ao envolvimento

dos seus próprios países na guerra.

- Movimento de crítica cultural que questiona não somente as artes visuais, mas também modelos culturais; - Movimento radical de contestação de valores que utiliza variados canais de expressão: revista, manifesto, exposição e outros; - As manifestações dos grupos dada são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de modo geral;

Politicamente , o Dadaísmo firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.

O fim do Dadaísmo como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.

- A criação do Cabaré Voltaire, 1916, em Zurique, inaugura oficialmente o

dadaísmo. Fundado pelos escritores alemães H. Ball e R. Ruelsenbeck, e pelo

pintor e escultor alsaciano Hans Arp;

- Cabaré Voltaire: clube literário; galeria de exposições e sala de teatro - promove

encontros dedicados a música, dança, poesia, artes russa e francesa;

MARCEL DUCHAMP 1889-1968

• O que é uma obra de arte?

Assim...

Propôs um novo método para a sua realização: partir de ideias, ao invés de assuntos do cotidiano.

MARCEL DUCHAMP Fonte, 1917 ready-made, urinol invertido altura 60 cm

• Tendo começado sua carreira como pintor, ele realizou obras que tinham características impressionistas, expressionistas e cubistas.

• Já nessa época, seu quadro

“Nu descendo a escada”

foi mal visto pelos cubistas, que o julgaram uma ironização da proposta cubista.

• Duchamp nunca foi um artista que atendia às expectativas da época.

• Sua obra adquiriu características irônicas e contestadoras.

• A obra : - questionador

• Ele fez um tipo de arte que não se enquadrava em nenhuma categoria.

• Os ready mades - designar um objeto fabricado em série como obra de arte.

Ready-made Definição O termo é criado por Marcel Duchamp (1887 - 1968) para designar um tipo de objeto que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assim, objetos utilitários sem nenhum valor estético em si são retirados de seus contextos originais e elevados à condição de obra de arte simplesmente ao ganhar uma assinatura e um espaço em exposições.

• O que faz com que consideremos um objeto arte?

• Qual a importância do gesto do artista na obra de arte?

REFLEXÕES

“Elle a chaud au cul”,

Ela tem fogo no rabo.

Madame Rrose Sélavy Duchamp

MARCEL DUCHAMP

Roda de bicicleta, 1913

ready-made, madeira e metal

altura 126 cm

Nova York, Sidney Janis Gallery

“A noiva despida pelos seus celibatários” ou “O grande vidro.”

• Trata-se de duas lâminas de vidro, uma sobre a outra, onde se vê uma figura abstrata na parte de cima, que seria a noiva, e, na parte de baixo, se percebe uma porção de outras figuras (feitas de cabides, tecido e outros materiais), dispostas em círculo, ao lado de uma engrenagem (retirada de um moinho de café).

O POETA ROMENO TRISTAN TZARA, UM DOS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO

MOVIMENTO, DÁ UMA RECEITA, EM SEU ÚLTIMO MANIFESTO, PARA FAZER UM POEMA

DADAÍSTA:

• Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

Por Cristiane Lourenço

O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência.

O futurismo influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti, foi certamente uma das influências da Semana de Arte Moderna de 1922, e seus conceitos de desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade caiu como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira.

Elasticidade de Umberto Boccioni, Manifestação de

patriotismo de Carlo Carrà e Velocidade do Automóvel de

Giacomo Balla

Velocidade de uma motocicleta (1913) – Giacomo Balla

Surrealismo O Surrealismo foi um movimento artístico e literário

surgido primariamente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e posteriormente expandido para outros países. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Seus representantes mais conhecidos são Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas e André Breton na literatura.

Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos. O principal teórico e líder do movimento é o poeta, escritor, crítico e psiquiatra francês André Breton (1896-1966), que em 1924 publica o primeiro Manifesto Surrealista

Tentação de Max Ernst

Reunião de Amigos de Marx Ernst

Homem de Chapéu de René Magritte

A Tentação de São Francisco de Assis de Salvador Dali

Cristo de San Juan de La Cruz, Salvador

Dali

Surrealismo no Brasil

As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral respectivamente. A obra Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta direção.

Nu de Ismael Nery

Abaporu de Tarsila do Amaral

top related