controle aedes na ufrgs comitê ufrgs de combate ao aedes aegypti

Post on 07-Apr-2016

221 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

CONTROLE AEDES NA UFRGSComitê UFRGS de combate ao Aedes aegypti

ESTRATÉGIAS• SANEAMENTO

• GESTÃO DE RESÍDUOS

• EDUCAÇÃO

SANEAMENTOInspeções semanais pelas equipes das prefeituras dos campi, as quais têm o objetivo de identificar e sanear, tão breve quanto possível, os potenciais criadouros de larvas. As equipes verificam a efetiva vedação das tampas de esgoto pluvial e cloacal, das caixas d'água e dos reservatórios de água, piscinas, lagos artificiais, etc. No caso das piscinas, a recomendação é não cobrir com lona e sim mantê-las permanentemente cloradas, independente do uso atual. Já os reservatórios de detenção e escoamento de águas pluviais devem ser clorados periodicamente, quando não for possível drenar 100% do volume de água;

RESÍDUOS• Equipes das prefeituras universitárias percorrerão

semanalmente as áreas externas da universidade, identificado eventuais focos de disposição inadequada de resíduos e providenciando seu breve recolhimento e destinação correta, evitando, deste modo, o acúmulo de potenciais focos do vetor nos pátios da UFRGS. Nos locais onde o controle de resíduos necessite de ações de maior porte ou nos quais não se possa atuar de modo imediato, tais como calhas de alguns prédios mais altos e depósitos de ferros inservíveis à espera de leilão de desfazimento, optou-se por instalar armadilhas de controle populacional do vetor, no mesmo modelo adotado pela Prefeitura de Porto Alegre, a fim de monitorar a presença de mosquitos e proceder à identificação do Aedes.

ARMADILHAS• Se for o caso, tal monitoramento se dará uma vez por

semana. Esta estratégia já está em andamento e, no momento, temos monitorados os campi Centro, Saúde e Olímpico, ficando a cargo do Departamento do Meio Ambiente UFRGS a compra e instalação das armadilhas de monitoramento para os campi do Vale e do Litoral;

http://ondeestaoaedes.com.br/

TELESSAÚDE• Coordenador Prof Erno Harz (FAMED)

• O TelessaúdeRS/UFRGS, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), promove a campanha #RScontraAedes, um conjunto de ações de informação, prevenção e combate ao mosquito. Pelo site da campanha, pelo telefone 0800 645 3308 ou pelo aplicativo para smartphones (Android e IOS), disponível para download gratuito, é possível consultar dicas de enfrentamento ao Aedes e informações sobre as doenças, além de denunciar focos do mosquito.

TROTE SOLIDARIO• Desde o dia 17 (quarta), às 14h33, está na capa do site da

UFRGS (banner) a seguinte notícia a respeito do Trote Solidário:•  • UFRGS proíbe práticas que envolvam violência e desrespeit

o à vida e à dignidade nos trotes

• “Este é um momento importante para incentivar o trote solidário direcionado ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika. “A relevância do direcionamento das atividades com essa temática vem reforçar o esforço concentrado que está sendo feito em todo o território nacional, em caráter educativo, na perspectiva de intensificar a conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros” (Angelo Pereira).

LIMPEZA AREA EXTERNA• Compromisso de toda a comunidade em manter as areas

externas limpas, evitando acúmulo de materiais, principalmente a disposição de materiais inservíveis ou a serem encaminhados ao DEPATRI para desfazimento.

CINCO MINUTOS• Essa é uma estratégia que vem sendo divulgada pelo

Ministério da Saúde em que, após os mutirões de limpeza cada cidadão se compromota a fazer um combate diário ao mosquito por cinco minutos diários, uma vez que o controle do vetor só é efetivo se feito por prazo prolongado.

MUITO OBRIGADACONTATOS:aedes@suinfra.ufrgs.brRamal 6786 – Biólogo Gustavo Barbosa

top related