conceitos básicos de fotografia

Post on 26-Jun-2015

3.157 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Conceitos básicos de Fotografia Velocidade do obturador Sensor CCD / Obturador HDR

TRANSCRIPT

CONCEITOS BÁSICOS DE FOTOGRAFIA

Clique no ícone para adicionar uma imagem

VELOCIDADE DO OBTURADOR

A velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da máquina (câmara) fotográfica

leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital

CCD/CMOS e formar a imagem.

CCD (charge-coupled device) ou Dispositivo de Carga Acoplada é um sensor para captação de imagens formado por um circuito integrado contendo uma matriz de capacitores ligados (acoplados). Sob o controle de um circuito externo, cada capacitor pode transferir sua carga elétrica para um outro capacitor vizinho. Os CCDs são usados em fotografia digital, imagens de satélites, equipamentos médico-hospitalares, e na astronomia (particularmente em fotometria, óptica e espectroscopia UV e técnicas de alta velocidade).

A velocidade do obturador pode ter um impacto dramático na forma como aparecem os objectos em movimento.

Demonstração em foto nocturna de como maiores tempos de exposição influenciam a formação da imagem. Fotografias obtidas com a mesma abertura do diafragma.

O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico.É composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objectiva, e que permitem a Regularem da intensidade de luz/iluminada que ira sair na material foto-sensível.O valor do diafragma dá-se através de números, conhecidos como números f ou f-stop, e seguem um padrão numérico universal.Cada número maior, ou seja, mais fechado, representa a metade da luz que a abertura anterior permite passar, assim como a cada número menor, ou seja, mais aberto, permite a entrada do dobro de luz.

Média profundidade de campo

Pouca profundidade de campo

Macrofotografia com uma profundidade de campo estreita.

HDR: HIGH DYNAMIC RANGE

Autor: Dean S. Pemberton Data: 21/02/2006f8 - 1/40; 1/10; ½; 1”; 6”; 25” 6 fotos ilustrativas do processo de aquisição de uma Imagem HDR.

top related