cnes - simplificado cadastro nacional de · pdf filecnes - simplificado cadastro nacional de...

Post on 06-Feb-2018

265 Views

Category:

Documents

21 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

  • CNES - Simplificado

    Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade

    ________________________________________________________________________________________________ Instrues de Preenchimento CNES Simplificado Ficha n 01 Atualizado em agosto/ 2013 Pg. 1 de 12

    INSTRUES DE PREENCHIMENTO FICHA n 01 Mdulo Bsico:

    1 parte Dados Operacionais/ Identificao:

    1 Dados Operacionais:

    Marcar com um X o quadro ao qual se refere a ao sinalizada.

    Esta informao se repete em praticamente todas as folhas de Cadastro e com exceo da folha referente ao Cadastro do Profissional, onde as opes Incluso, Alterao e Excluso se referem ao profissional, enquanto nas demais se refere ao estabelecimento e no pode ser entregue em branco.

    Incluso quando a folha se referir ao cadastro de um novo estabelecimento. Neste caso o campo 2.1 CNES dever ser mantido em branco, pois no existe ainda cdigo para aquele estabelecimento.

    Alterao quando a folha se referir a alterao, acrscimo ou subtrao de informaes de um estabelecimento j cadastrado. Neste caso o campo 2.1 CNES dever ser preenchido com o cdigo designado.

    Excluso quando a folha se referir a excluso de um estabelecimento j cadastrado, quer seja por fechamento, dissoluo ou motivo similar. Neste caso o campo 2.1 CNES dever ser preenchido com o cdigo do estabelecimento.

  • CNES - Simplificado

    Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade

    ________________________________________________________________________________________________ Instrues de Preenchimento CNES Simplificado Ficha n 01 Atualizado em agosto/ 2013 Pg. 2 de 12

    2 Identificao:

    2.1 CNES:

    Este campo dever ser mantido em branco nos casos de incluso de um estabelecimento.

    Nos casos de alterao ou excluso, seu preenchimento obrigatrio.

    O nmero CNES de um estabelecimento ser obtido somente aps a digitao de seus dados com sucesso gerado na sua consistncia e envio ao Ministrio da Sade, sendo ento repassado para a VISA Regional para que esta informe o referido estabelecimento, bem como atravs do e-mail cadastrado nestas fichas.

    ATENO:

    Consultrio Isolado: entende-se por sala isolada destinada prestao de assistncia mdica ou odontolgica ou de outros profissionais de sade de nvel superior. Neste conceito se encaixam os consultrios existentes num mesmo andar, prdio, com CPF ou CNPJ atuando de forma isolada e independente. No se encaixam aqui os consultrios isolados em vrias especialidades que atuam de forma dependente sob um mesmo CNPJ (clnica de especialidades definida no Manual do CNES).

    Os estabelecimentos que utilizem procedimentos de mdia-alta e alta complexidade devem optar pelo uso da verso integral do SCNES, deixando para o uso do simplificado apenas aqueles que utilizam servios de PAB-PABA (Produo Ambulatorial Bsica) e Mdia Complexidade (M1), onde esto includas todas as consultas mdicas.

    2.2 Pessoa:

    Fsica/ Jurdica Marque com um X a opo que corresponde ao responsvel pelo estabelecimento.

    Se na mesma unidade existem profissionais autnomos e a mesma uma pessoa jurdica, estes profissionais sero inseridos neste mesmo estabelecimento, mas como autnomos.

    Caso exista mais de uma pessoa jurdica no mesmo estabelecimento, estas devero ter cadastros diferentes.

    Se as pessoas fsicas atuarem em salas totalmente independentes e com diferentes servios devero ser cadastradas tambm como unidades diferentes.

    Caso dividam as mesmas salas ser definido como um nico estabelecimento. Todos os profissionais devero usar esta numerao de CNES, pois o CNES no dos profissionais, mas sim do estabelecimento

    O preenchimento deste campo obrigatrio.

  • CNES - Simplificado

    Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade

    ________________________________________________________________________________________________ Instrues de Preenchimento CNES Simplificado Ficha n 01 Atualizado em agosto/ 2013 Pg. 3 de 12

    2.3 CNPJ / CPF Estabelecimento:

    Para preenchimento deste campo deve ser usada a mesma lgica do campo anterior, ou seja, se foi colocado um estabelecimento como pessoa fsica, deve ser informado seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica da Receita Federal) e em sendo uma pessoa fsica o CPF (Cadastro de Pessoa Fsica da Receita Federal) da mesma.

    O preenchimento deste campo obrigatrio.

    2.4 CNPJ Mantenedora:

    Preencher com o CNPJ da Mantenedora, somente quando o estabelecimento for mantido, ou seja, estiver vinculado a uma entidade mantenedora.

    Para informar o CNPJ da Mantenedora, esta deve estar previamente cadastrada, caso contrrio haver mensagem de erro no sistema.

    Para uma mesma Mantenedora s permitido um nico cadastro, independente do nmero de estabelecimentos mantidos que disponha.

    O preenchimento do campo 2.4 ser exigido quando o campo 2.5 Identificador da Situao do Estabelecimento estiver marcado como sendo mantido.

    2.5 Tipo de Estabelecimento/ Unidade:

    22 Consultrio Isolado Consultrio Isolado: entende-se por sala isolada destinada prestao de assistncia mdica ou odontolgica ou de outros profissionais de sade de nvel superior. Neste conceito se encaixam os consultrios existentes num mesmo andar, prdio, com CPF ou CNPJ atuando de forma isolada e independente. No se encaixam aqui os consultrios isolados em vrias especialidades que atuam de forma dependente sob um mesmo CNPJ (clnica de especialidades definida no Manual do CNES).

    a opo onde se insere a maior parte dos consultrios mdicos e odontolgicos onde o profissional possui uma sala destinada ao seu atendimento.

    Se a situao do estabelecimento for diferente da informada acima dever ser usada a verso completa do aplicativo CNES e escolhido outro tipo de estabelecimento.

  • CNES - Simplificado

    Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade

    ________________________________________________________________________________________________ Instrues de Preenchimento CNES Simplificado Ficha n 01 Atualizado em agosto/ 2013 Pg. 4 de 12

    2.6 Razo Social

    Razo Social Deve ser preenchido com o nome de inscrio na Receita Federal, ou seja, no caso de um estabelecimento pessoa fsica, o nome do profissional no cadastro do CPF, no caso de pessoa jurdica, o nome do estabelecimento conforme inscrito no CNPJ.

    campo obrigatrio e apenas aceita caracteres alfabticos (letras).

    Devem ser evitadas abreviaturas, mas caso se faa necessrio, no devero ser abreviados o primeiro, o segundo e o ltimo nome.

    2.7 Nome Fantasia

    Nome Fantasia Deve ser preenchido com o nome pelo qual o estabelecimento conhecido. Caso se trate de pessoa fsica, o nome do profissional ser tambm utilizado como Nome Fantasia, podendo neste caso estar em branco.

    campo de preenchimento obrigatrio.

    No sero efetivadas opes do tipo: Dr. ABCD, Consultrio do Dr. ABCD, Clnica do Dr. ABCD, pelas dificuldades criadas no banco de dados e na busca do aplicativo.

    2.8 Logradouro

    Logradouro Preencher com o nome do logradouro, evitando o uso de abreviaturas.

    Caso necessrio abreviar, usar abreviatura no Tipo de Logradouro (Rua, Avenida, Alameda, etc.) conforme a Tabela de Padronizao de Nomenclatura de Logradouros e no caso de Ttulos e Patentes (Coronel, Doutor, General, etc.) a Tabela de Ttulos, Patentes e Outros, ambas disponibilizadas logo abaixo do descritivo do item 2.11 Bairro, uma vez que os itens 2.9, 2.10 e 2.11 se encontram relacionados tambm ao Logradouro.

    Se ainda assim o nome do Logradouro no couber no espao, abreviar os nomes intermedirios, nunca o primeiro, o segundo ou o ltimo.

    Campo alfanumrico de preenchimento obrigatrio.

  • CNES - Simplificado

    Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade

    ________________________________________________________________________________________________ Instrues de Preenchimento CNES Simplificado Ficha n 01 Atualizado em agosto/ 2013 Pg. 5 de 12

    2.9 Nmero

    Nmero Preencher com o nmero do imvel onde se situa o Estabelecimento.

    Caso no tenha, preencher com S/N (Sem Nmero). campo de preenchimento obrigatrio, do tipo alfanumrico.

    2.10 Complemento

    Complemento Preencher com bloco, sala, conjunto, etc. Caso no exista esta informao, deixar em branco. Campo alfanumrico.

    2.11 Bairro

    Bairro Preencher com o nome do Bairro onde a Unidade est situada. Campo alfanumrico. de preenchimento obrigatrio.

    1 Anexo para preenchimento do campo 2.8 Logradouro

    PADRONIZAO DE NOMENCLATURA DE TIPO DE LOGRADOURO

    Nome do Logradouro - Abreviatura

    ACESSO - ACS

    ADRO - AD

    AEROPORTO - AER

    ALAMEDA - AL

    ALTO - AT

    ATALHO - ATL

    ATERRO - ATER

    AUTODROMO - ATD

    AVENIDA - AV

    BAIA - BAIA

    BAIRRO - B

    BAIXA - BX

    BALNEARIO - BAL

    BECO - BC

    BELVEDERE - BLV

    BLOCO - BL

    BOSQUE - BQ

    BOULEVARD - BV

    CAIS - C

    CAMINHO - CAM

    CAMPO - CPO

    CANAL - CAN

    CARTODROMO - CTD

    CHACARA - CH

    CHAPADAO - CHP

    CIDADE - CD

    COLONIA - COL

    CONDOMINIO - COND

    CONJUNTO - CJ

    CORREDOR - COR

    CORREGO - CRG

    DESCIDA - DSC

    DESVIO - DSV

    DISTRITO - DT

    EDIFICIO - ED

    ENTREPOSTO - ETP

    ENTRONCAMENTO - ENT

    ESCADARIA - ESD

    ESCADINHA - ESC

    ESPLANADA - ESP

    ESTACAO - ETC

    ESTADIO - ETD

  • CNES - Simplificado

    Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade

    ________________________________________________________________________________________________ Instrues de Preenchimento CNES Simplificado Ficha n 01 Atualizado em agosto/ 2013 Pg. 6

top related