citações e referências

Post on 28-Jun-2015

8.425 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Citações e Referências

ABNT 10520/2002ABNT 6023/2002

Prof.ª Mestra Tânia Stoffel

Citação é a menção, no texto, de uma

informação extraída de outra fonte. O Autor utiliza-se de um texto original para extrair a citação, podendo ser reproduzido literalmente (citação direta, literal ou textual), interpretando, resumindo ou traduzindo (citação indireta ou livre), ou uma informação extraída de uma fonte intermediária (citação de citação).

Citações

No caso de citação textual curta – de até

três linhas -, esta vem incorporada ao parágrafo e entre aspas. Quando o nome do(s) autor(es) citado(s) ou o(s) título(s) da obra citada estiver(em) incluídos na sentença, apenas a data e a(s) página(s) são incluídas entre parênteses.

Citação direta curta

Exemplo:

Um projeto de consultoria pode ser visto como um estudo de caso, um projeto de pesquisa. É preciso diagnosticar o problema, levantar hipóteses para a sua solução e desenvolvê-las. A grande diferença entre os “problemas técnicos, que são tratados no dia a dia, e um problema de pesquisa é a de que os primeiros já têm sua solução [...]. Pesquisa-se para buscar respostas àqueles que ainda não as tem” (OLIVEIRA, 2003, xi).

Citação direta curta

No caso de citação longa – com

mais de três linhas – esta deve aparecer em parágrafo isolado, entrelinhas em espaço simples, utilizando-se recuo de 4 cm da margem esquerda, com o corpo da letra menor (11) que o texto, sem as aspas, terminando na margem direita do trabalho, justificado.

Citação direta longa

Exemplo 1:Acerca da importância do estudo metodológico, observo que 

Precisamos estudar metodologia para que nossa profissão evolua consistentemente, descobrindo respostas para as necessidades destes novos tempos, com a rapidez, a eficiência e eficácia necessárias. Assim, garantimos que continuaremos a agregar valor à sociedade, seja como auditores, trabalhando nas empresas, ou como consultores independentes. (OLIVEIRA, 2003, xii)

Citação direta longa

Exemplo 2:

E ainda, relembrar, de acordo com Oliveira (2003, p. 7), que 

A contabilidade é uma ciência antiga, que atende a um instinto básico do homem, a busca da prosperidade. Sempre terá lugar na cultura humana, pois está ligada à sua segurança e sobrevivência. E esta ligação vem desde o começo dos tempos, quando o capital não era mais do que o alimento disponível para um homem e sua família.

 

Citação direta longa

Quando o autor não se utiliza do texto original, mas de uma citação feita numa obra consultada, a citação pode ser reproduzida literalmente ou interpretada, resumida ou traduzida. Esse tipo de citação deve ser evitado ao máximo, já que a obra final não foi consultada e há risco de má interpretação e incorreções.

Neste caso, usa-se a expressão latina apud ou sua tradução em português – “citado por” -, seguida da indicação da fonte secundária efetivamente consultada.

Citação de citação (apud)

Exemplo 1: Segundo Rudio (1998, apud SILVA, 2010, p. 44) o

interesse pelo assunto a ser pesquisado deve ser motivado por “curiosidade intelectual, desejo de ampliar o conhecimento científico, tentativa de resolver uma questão de ordem prática, ganho financeiro, etc.”

Exemplo 2: Os principais elementos da metodologia são a

“definição da amostragem, a coleta de dados, organização e análise de dados” (MINAYO, 2002, p. 43 apud SILVA, 2010, p. 53).

Citação de citação (apud)

Exemplo 3: Formular o problema da pesquisa é uma tarefa

árdua. De modo específico:

Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objetivo da formulação do problema da pesquisa é torná-lo individualizado, específico, inconfundível. (RÚDIO, 1998, p. 94, apud SILVA, 2010, p. 46)

Citação de citação (apud)

Antes do ano 2000, as Referências eram

denominadas Referências Bibliográficas; a mudança se deu porque atualmente não se usa apenas livros como fonte de pesquisa bibliográfica, tendo outros tipos de documentação referenciada e impressa.

Deve-se tomar o máximo de cuidado ao relacionar as referências consultadas: todas as citações que aparecem no texto deverão constar na lista de Referências, e todo material referenciado deverá ter sido utilizado no texto, seja em citações diretas ou indiretas.

Referências

Alguns elementos são essenciais nas

Referências. São eles: autor (es), título, local de edição, editora e data da publicação. Os títulos das obras deverão ser destacados (negrito, itálico ou sublinhado), optando-se por uma apenas uma forma de destaque que deve ser utilizado em todas as referências.

Referências

a) Livros  SOBRENOME DO AUTOR, Prenome ou iniciais.

Título do livro. Edição. Local: Editora, data.

1) Um autor SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do

trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.  

Referências

2) Dois autores LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de

Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. Número de Chamada: 001.8 R934m 5 ed.

 3) Três autores IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. FARIA,

Ana Cristian de. Introdução à teoria da contabilidade: para o nível de graduação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 288 p.

Referências

 4) Mais de três autores Havendo mais de três autores pode-se indicar o

primeiro autor, seguido da expressão latina et al. (et alii). No caso de projetos de pesquisa, relatórios, etc., onde é indispensável certificar a autoria, pode-se citar o nome de todos (NBR 6023:2002).

IUDÍCIBUS, Sérgio de, et al .Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC. FIPECAFI, FEA/USP. São Paulo : Atlas, 2010.

Referências

b) Capítulo de livro 1) Quando o autor do capítulo não for o autor do livro SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome. Título do

capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome. Título do livro. Edição. Local: Editora, data. Página inicial e final do capítulo.

Exemplo: LEONARDI, Maria Lúcia Azevedo. A sociedade global e a

questão ambiental. In: CAVALCANTI, Clóvis (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. 3. ed. São Paulo: Cortes Editora, 2001. p. 195-207. 

Referências

b) Capítulo de livro 2) Quando o autor do capítulo é o próprio autor do livro SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome.

Título do capítulo. In: ______. Título do livro. Edição. Local: Editora, data. Página inicial e final do capítulo.

Exemplo: SOUZA, João de. A importância de Rousseau. In:

______.História da Educação. São Paulo: Ed. Moderna, 1999. p. 37-51.

Referências

c) Trabalhos acadêmicos, dissertações, teses SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Data.

Número de páginas. Tese ou dissertação (Grau e área) - Unidade de Ensino, Instituição, local e a data de defesa.

  1) Trabalho acadêmico Exemplo: STOFFEL, Tânia Maria. Dimensionamento e

análise do capital de giro em uma micro empresa de confecção. 2007. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Rondonópolis, 2007.

 

Referências

c) Trabalhos acadêmicos, dissertações, teses 2) Dissertação Exemplo:

STOFFEL, Tânia Maria. Formação do professor-gestor para o exercício da gestão escolar . 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. Rondonópolis, MT : UFMT, 2012.

Referências

c) Trabalhos acadêmicos, dissertações, teses 3) Tese Exemplo:

RODRIGUES, Sílvia de Fátima Pilegi. Práticas de Formação Contínua em Mato Grosso- da autonomia professoral à prescrição da política estatal. São Paulo, 2004. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2004.

Referências

d) Trabalhos apresentados em congressos, seminários, etc. SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do trabalho.

In: CONGRESSO, número, ano, local. Título da publicação. Local: Editora, data. Página inicial e final do trabalho.

Exemplo: STOFFEL, T. M., ACUNA, B. C. M., NIVEIROS, S. I. Capital de Giro:

Um Estudo Aplicado a uma Micro Empresa de Confecções no Sul de Mato Grosso. In: 2º CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 2008, Florianópolis-SC. ANAIS DO CONGRESSO. FLORIANÓPOLIS - SC: UFSC, 2008. v.1. p.58 - 58

 

Referências

Citar e referenciar simultaneamente No fichamento, iniciar com a referência da obra Se fotocopiar, acrescentar sempre a ficha

bibliográfica da obra

A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído. Confúcio

Recomendo

COSTA, Edilson da. Métodos e técnicas de pesquisaDisponível em: http://www.faculdadeexpoente.edu.br/upload/noticiasarquivos/1209602879.DOC. Acesso em 07 Abril 2012.

OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2003. 177 p.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade: Orientações de Estudos, Projetos, Artigos, relatórios, Monografias, Dissertações e Teses. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p.

REFERÊNCIAS

top related