cenÁculos de oraÇÃo missionÁria - combonianos.pt · encontros de formaÇÃo dos cenÁculos de...

Post on 02-Dec-2018

223 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

4 de JANEIRO: FESTA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

No Domingo da Epifania celebra-se o Dia da Infância Missionária. O Natal é

a primeira etapa da realização do projeto de Deus para fazer voltar a si a humanida-de, que se tinha afastado e caído no sofrimento e na morte. Logo a seguir, com a cena tão pitoresca dos Reis que vão ao encontro do Salvador, até as crianças podem entender bem que a salvação que Jesus traz é para toda a gente, de qualquer povo,

raça, língua ou nação. Estar abertos à dimensão universal da fé faz parte do crescimento de qualquer cristão. E cada vez mais nos apercebemos que a família é o ambiente mais propício à transmissão da fé aos mais peque-nos. Mais do que a catequese ou as aulas de religi-ão e moral, é na companhia dos pais e dos avós que as crianças começam a respirar o oxigénio do amor de Deus. As famílias que participam nos C.O.M. podem-se considerar mais maduras na fé, pelo respiro missio-nário que as alenta. De facto, quem procura levar a salvação de Cristo aos outros é, certamente um

cristão mais consciente e empenhado. Por esse motivo devemos dar graças a Deus, mas temos também que pas-

sar essa alegria aos nossos filhos e netos. É importante então que, desde cedo, co-mecemos a empenhar os pequenos na vida cristã, responsabilizando-os por levar o Evangelho de Jesus a todos os povos e nações. As crianças são sensíveis sobretudo às necessidades e sofrimentos das outras crianças: necessidades espirituais e mate-riais. Este é, então, o tempo propício para inculcar neles o espírito católico, que se espraia no atuar missionário.

Assim sendo, gostaria de sugerir que, em cada paróquia, estimuladas pelos avós, pelos pais e pelos catequistas, as crianças, à imitação de S. Teresinha do Meni-no Jesus, começassem a sentir-se verdadeiros apóstolos, isto é, cristãos comprome-tidos com o anúncio do Evangelho até os confins da terra, como Jesus mandou. Para isso, sejam estimuladas a rezar diariamente uma Avé Maria pelas crianças de outros continentes e a poupar pequenas quantias para as ajudar nas suas necessidades mais elementares.

Boletim nº 160— Janeiro 2015

CENÁCULOS

DE ORAÇÃO MISSIONÁRIA

As ofertas, depois, todas juntas, podem ser enviadas através do pároco, à tesouraria de cada diocese, para o fundo da Infância Missionária. A Infância Missionária é uma Obra Pontifícia, isto é, Obra animada pelo Papa, que tem como finalidade pôr as crianças a preocupar-se com o bem espiritual e ma-terial de todas as crianças do mundo, especialmente as mais desprotegidas e abandonadas. O seu lema é:

“Criança ajuda criança”! Será que os nossos Cenáculos podem fazer alguma coisa para divulgar esta

Obra? Isto é ensinar o amor aos mais pequenos, para fazer deles grandes cristãos. P. Júlio

Caros irmãos/ãs dos Cenáculos de Oração Missionária

Paz e Bem , desde Butembo, uma das capitais desta martirizada região do Kivu (Este do Congo, fronteira com Uganda, Rwanda e Burundi). Aqui vos digo algumas coisas desta viagem e dos Cenáculos Missionários. Cheguei ontem com o P. Eliseu, vindo de Isiro. Tínhamos já o bilhete de avião na mão, fomos ao aeroporto para arrancar para Beni e Butembo. Só que, lá, os da companhia de aviação (que é a única, sem concorrência, em todo o imenso Congo) disseram: decidimos já não passar em Beni e ir mais a direito para Kinshasa!!!! E assim nos deixaram

em terra... Decidimos procurar transporte por terra. Nós, com outras pessoas, aluga-mos um carro, para ir a Nyanya, a 210km, apanhar o autocarro que faz a ligação de Kisangani com Butembo. Chegados a Nyanya à meia-noite, depois de quase 10 horas de viagem. Nós os dois e o condutor passámos o resto da noite no carro. Na manhã se-guinte (que começa às 04.30h com o mwezin da mesquita ali ao lado a fazer os convites islâmicos à oração), fomos apresentar-nos ao Pároco local, que nos deu um quarto para descansarmos, enquanto esperávamos o autocarro. Foram mais de trinta horas de es-pera, num café, ao pé da paragem. Como, na segunda noite, não parecia provável que o 'bicho' chegasse, fomos de novo para a Paróquia e já íamos dormir quando se nos vem dizer que havia autocarros já parados e que iam partir. O mesmo jovem que nos avisou, levou-me de moto ao sítio.

O PADRE CLAUDINO, NOS FINS DO MÊS DE NOVEMBRO FOI CONVIDADO

PELO DIRECTOR DAS OBRAS MISSIONÁRIAS PONTIFÍCIAS DA DIOCESE

BENI-BUTEMBO (REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO) PARA LANÇAR OS

CENÁCUCLOS CE ORAÇÃO MISSIONÁRIA. ELE CONTA-NOS VÁRIOS EPISÓDIOS DA SUA

VIAGEM E MANIFESTA A ALEGRIA DESTA MISSÃO QUE O SENHOR LHE CONFIOU...

De facto, lá havia três autocarros, mas um é que vinha para Butembo. Ia partir às 05.30 da manhã... A estrada de Nyanya a Butembo, de mais de 550km, é excecional-mente boa, em terra batida, lisa, sem buracos; um verdadeiro milagre neste Congo cujas infraestruturas rodoviárias estão completamente destruídas por anos de incú-ria, de injusta administração do bem comum e da corrupção. Paisagens muito lindas, tudo muito bom, menos as barreiras de controle militar frequentíssimas, onde todos os passageiros deviam descer e apresentar os respetivos documentos de identifica-ção (nosso passaporte com o visto)….. O condutor e o revisor faziam tudo nas cal-mas. De maneira que eram mais de 18.00 horas, quando chegamos à entrada da cidade de Beni, junto ao aeroporto e às instalações da Missão das Nações Unidas para o Congo (MONUSCO), a 60km de Butembo. Aí se encontra a ultima barreira militar. Os militares entraram no autocarro e disseram logo perentoriamente que tínhamos que passar ali a noite. A partir das 18.00, ninguém passa, para segurança da cidade de Beni. Com efeito, tínhamos entrado numa zona extremamente perigo-sa, onde grupos de guerrilheiros-bandidos-terroristas, ao parecer muçulmanos, mas-sacram as pessoas das aldeias, atacando de noite e matando à catanada todos os que encontram, homens, mulheres, crianças. Por isso, os militares disseram: Dur-mam no autocarro ou mesmo pegados ao autocarro, no chão. Se tiverem que fazer as vossas necessidades façam-nas mesmo aí. Quem se afasta da vista dos outros, pode ser apanhado por esses bandidos. … Às 07.10h, já estávamos na cidade de Beni, de onde continuámos no mesmo autocarro para Butembo, às 07.30, sem mais problemas…...E assim pudemos dar início à missão a que fomos chemados. Como já acontecera em 1996, com o apoio do P. Kibwila, responsável dioce-sano das Obras Missionárias Pontifícias de Kinshasa iniciaram-se nesta diocese os COM que foram apresentados e acolhidos como grupos missionários das Igrejas lo-cais, dioceses e paroquias. A mesma coisa está a acontecer em Butembo, uma diocese com mais de 2 milhões de habitantes. Aqui, os Cenáculos de Oração Missionaria foram rebatizados com o nome de Cenáculos de Jesus Missionário. Como realidade das OMP, com a colaboração dos Missionários, destinam-se uns a crianças, outros, a jovens, outros a adultos. Como vedes, estou ocupado e contente. Que o Senhor seja bendito cada vez mais pela obra desta coisa pequenina que são os Cenáculos de Oração Missionaria, que querem sempre e em todo o lado trabalhar em harmonia com todas as outras realidades pastorais das paróquias e das dioceses, segundo a indicação dada pelo próprio Papa S. João Paulo II em 17 e 18 de Março de 1996 .( Homilia da Missa de Beatificação de Daniel Comboni) Um grande abraço para cada um e cada uma de vós. E feliz Natal de Jesus em cada uma das vossas casas, com bom ano novo. P.Claudino Acompanhamos o P. Claudino com a nossa oração e desejamos-lhe um Santo Na-tal e Feliz Ano Novo e bom regresso!

Para obter mais informações dirija-se às secretarias das casas dos missionários com-bonianos mais próximas:

Famalicão: - 252322436 / P. Arieira: 933209911 - Maia: - 229448317/ P.Francisco: 966209177

Viseu - 232422834/ P. José Francisco; Santarém: - 243 351 331 / P. Víctor 965832113

Lisboa: - 213 955 286 / P. Claudino: 913444107 - Calvão: - 234783391 / P. Abílio: 96426519

Camarate: -216 075 214 / P. Boaventura: 918786459

ENCONTROS DE FORMAÇÃO DOS CENÁCULOS DE ORAÇÃO MISSIONÁRIA

11 de Janeiro de 2015: Missionários Combonianos – Maia

Missionários Combonianos—Viseu

18 de Janeiro de 2015:

Missionários Combonianos—Calvão

Caríssimos membros dos Cenáculos de Oração Missionária,

Convidamos todos os animadores dos COM a participarem no Encontro de Formação dos COM, no dia 11 de Janeiro, no Seminário da Maia, às 14:30.

Como tem acontecido nos últimos anos, será apresentado o novo livro dos COM com o tema Pai Nosso. Este ano a proposta é em grupo sabo-reamos e aprendermos um pouco mais sobre a oração que Jesus nos en-sinou.

O programa proposto é:

Programa do Encontro de Formação

14:30 – Acolhimento

14:45 – Oração inicial

15:00- Tema – A Espiritualidade dos COM

15:45 – COM de Janeiro

16:40 – Tempo de partilha e de reflexão

top related