catalogação de imagens digitais: busca por um sistema eficiente

Post on 28-Jun-2015

2.073 Views

Category:

Business

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Apresentação para a Jornada de Arquivologia e Biblioteconomia, na Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista do Campus de Marília.

TRANSCRIPT

Catalogação de imagens digitais: busca por sistema eficiente

Dra. Plácida L. V. A. da Costa Santos

Ana Carolina Simionato

Jornada de Arquivologia e Biblioteconomia – UNESP/FFC/Marília – 27 a 30 de abril 2009

1. Origem

Grupo de Estudos de Catalogação Automatizada (www.gecaonline.blogspot.com) e Comunidade CIAM

(www.comunidadeciam.blogspot.com).

Últimas notícias - .mands.

2. Introdução

Na era pós-industrial, em que os meios de informação e comunicação aceleram a produção, o desenvolvimento das tecnologias de informação, baseadas na computação, faz surgir mais uma nova técnica fotográfica: a produção de imagens digitais.

2. Introdução

Usando de câmaras que dispensam filmes para capturar as imagens, seu fácil armazenamento em chips de memórias, as câmaras digitais, por exemplo, transferem as imagens capturadas para computadores.

parede de água do mar - .mands.

3. Problema

As imagens digitais sofreram um aumento exponencial de seu número em nossa contemporaneidade e não se tem a disposição um sistema específico para a descrição e recuperação de imagens que contemple a lógica de descrição da Biblioteconomia e que obedeça as normas de autorias e de utilização de imagens (SIMIONATO, 2008).

Sorte - .mands.

4. Objetivo

A pesquisa se caracteriza por buscar na disciplina de catalogação e nas regras internacionais para a descrição bibliográfica, orientações para a construção de formas de representação para a imagem digital (SIMIONATO, 2008).

4.1 Objetivos específicos• Identificar uma forma de representação de imagens digitais que

descreva tanto as informações técnicas (forma) quanto às informações relacionadas ao conteúdo semântico da imagem, com uma especificação sistemática e detalhada dos elementos descritivos de imagens;

• Analisar as características de forma e de conteúdo; de texto e de imagem em recursos imagéticos e;

• Mapear nos esquemas, nas estruturas e no modelo de catalogação um padrão para a descrição de imagens que facilite os processos de busca e recuperação de informações.

feliz todo dia! - .mands.

5. Metodologia

A metodologia é descritiva - exploratória e orienta-se na pesquisa documental.

bora trabalhá - .mands.

6. Resultados esperados

Espera-se encontrar orientações nas regras de catalogação e no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), instrumentos importantes para a construção de um esquema de descrição imagens digitais, que contemple a lógica descritiva já definida na área para os recursos informacionais tradicionais (SIMIONATO, 2008).

6.1 Resultados parciais

Com a pesquisa em desenvolvimento, mostra que não há uma padronização para a descrição de imagens digitais no geral, pois os pesquisadores da área de Biblioteconomia trabalham de acordo com o acervo a ser descrito, numa categorização formal que sirva para a descrição de qualquer imagem (SIMIONATO, 2008).

7. Referências

Imagens:– .mands. – Amanda Vivan. Disponível em:

http://www.flickr.com/photos/amandavivan/

Referências:– SIMIONATO. Ana Carolina. Catalogação de imagens digitais: busca por

um sistema eficiente. 2008. 20f. Projeto de pesquisa – Fundação de Amparo ao Pesquisador do Estado de São Paulo – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília. 2008.

Sites: – Grupo de Estudo de Catalogação Automatizada:

www.gecaonline.blogspot.com. – Ciência da Informação, Arte e Mídia - Intersemioses digitais:

www.comunidadeciam.blospot.com .

Obrigada!

Dúvidas?

anacarolina.simionato@gmail.com

top related