carolina secundino

Post on 31-Jan-2016

223 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Igualdade de género

Trabalho realizado por Carolina Secundino nº3

Disciplina: Economia

Igualdade de género: princípio constitucional; definição e

compromissos

A Igualdade entre Mulheres e Homens, ou Igualdade de Género, significa igualdade de direitos e liberdades para a igualdade de oportunidades de participação, reconhecimento e valorização de mulheres e de homens, em todos os domínios da sociedade, político, económico, laboral, pessoal e familiar.

…• Mandatar a Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e

da Igualdade, a Secretária de Estado do Tesouro, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, o Secretário de Estado Adjunto e da Economia e o Secretário de Estado do Emprego, para promoverem a criação e o fornecimento, sem custos para as empresas, de um mecanismo de apoio para identificação e análise das diferenças salariais entre homens e mulheres, que é dirigido, prioritariamente, numa primeira fase, aos ramos de actividade identificados no I Relatório sobre Diferenciações Salariais por Ramos de Actividade que apresentam as maiores diferenciações salariais, ficando as empresas, por seu turno, vinculadas à implementação de uma estratégia para a eliminação das diferenças salariais que forem identificadas.”

Violência Doméstica e de Género:

Dados estatísticos de 2014/2015

• Doméstico • No seu cômputo geral, a APAV registou 12.379

processos de apoio com atendimentos no ano de 2014. De entre estes, foram acompanhadas 8.889 vítimas diretas que foram alvo de 21.541 crimes e ou de outros atos violentos. Ainda em 2014, na área da prevenção e da formação, foram desenvolvidos e ministrados 738 eventos formativos.

• Género• Dos utentes que reportaram crimes à APAV,

em 2014, 82,3% eram sobretudo vítimas do sexo feminino com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos de idade (37,1%).

Emita uma opinião sobre estes dois fenómenos

• Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

• Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

top related