brasil na copa e na segunda guerra

Post on 06-Mar-2016

214 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Brasil na copa e na segunda guerra

TRANSCRIPT

O maior conflito mundial da historia teve seu inicio em 1939, mas o Brasil se manteve neutro ate 1941, apesar que em alguns mo-mentos Vargas demonstrou a sua preferência pela Alemanha nazista, isso ficou demonstrado quando por exemplo, ele enviou a Hitler um telegrama parabenizando-o pelo sucesso do avanço alemão à Polônia, episodio que desencadeou a segunda guerra mundial. Tanto os países componentes do eixo ( Alemanha, Itália e Japão) quanto os da aliança liberal ( In-glaterra, França e União Soviética) almejavam o apoio brasileiro, pois necessitavam

do fornecimento de gêneros agrários e matérias-primas que haviam no brasil, além é claro que esses países poderiam instalar bases navais na costa brasileira, o que os auxiliariam a controlar o transito de navios no Oceano Atlântico.

Essa política de neutralidade permitiu que o país estabelecesse relações comer-ciais com todos os que estavam envolvi-dos na guerra, elevando dessa forma as exportações e favorecendo com isso o saldo da balança comercial.Com o ataque realizado pelos japoneses à base naval Pearl Harbor dos Estados Unidos, os norte-americanos entraram no conflito contra os países do eixo e passaram posteriormente a pressionar Getúlio Vargas a apoia-los. Para tal o presidente emprestou um capital de 20 milhões de dólares ao governo brasileiro para a instalação da companhia siderúr-gica nacional, além de enviar técnicos e máquinas para a construção da mesma.

I Edição

Brasil Na II Guerra

Vargas também recebeu créditos para a recuperação das jazidas de ferro de minas e da ferrovia Vale do Rio Doce. Com isso não teve alternativa e teve que apoiar os Estados Unidos, ainda mais depois que supostamente a Alemanha afundou navios brasileiros nas Antilhas, sendo esse o estopim para a entrada do país no conflito mundial.Com isso o Brasil teve que organizar a força expedicionária brasileira (FEB) e a força aérea brasileira (FABI), enviando as respectivamente para a Itália e a Holanda.Uma das consequências da entrada do Brasil na guerra foi o aumento das relações entre os Estados Unidos e o Brasil, era comum nesse período o intercambio de artistas nos dois países, era natural que atores de Hollywood desfilassem em carros abertos no Rio de Janeiro, enquanto cantores brasileiros como Carmem Miranda participassem de filmes americanos.Foi a partir daí que a nossa cultura passou a adquirir características dos Estados Unidos, o que se aprofundou ainda mais com o decorrer do tempo, alcançando o seu ápice no século XXI.

Reprodução, Fonte: http://guerras.brasilescola.com/upload/conteudo_legenda/ba501da878bb439a5cbb6c764b278983.jpg

O Futebol brasileiro teve seu auge no governo do nosso ex- Pres-idente Getúlio Vargas, foi feito grandes esforços para que o futebol crescesse em nosso País.Vargas ajudou a elevar a cultura do País, não só o futebol, mas como: O Samba, O Carnaval.. Isso faria o orgulho de ser brasileiro, rico em cultura.O sucesso da Seleção brasileira nas copas do Mundo revela que o es-forço por parte de Getúlio teve êxitos, fazendo com que despertasse a questão do nacionalismo, o amor ao Brasil.A frustração na Copa de 1938 A Boa Campanha da Seleção Brasileira empolgou todo o País, depois de uma vitória por 6 a 5 sobre a Polônia, seguidas de um empate e uma vitória sobre a Tchecolosváquia deu confiança para o torcedor sobre a conquista do título, até que então nas semi- finais contra a Itália o Brasil perde por 2x1, frustrando a todos. Getúlio Vargas escreveu em seu diário sobre o caso “O jogo de ‘football’ mo-nopolizou as atenções. A perda do ‘team’ brasileiro para o italiano causou uma grande decepção e tristeza no espírito público, como se se tratasse de uma desgraça nacional”

O Nacionalismo Cultural

5

top related