biogeografia 15

Post on 22-Jun-2015

175 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Vegetação Mediterrânea

O clima de tipo mediterrâneo faz-se sentir em 5 regiões disjuntas do globo, aproximadamente entre 30º e 40º de latitude nas fachadas ocidentais dos continentes: Califórnia, Chile, sul da África, Bacia do Mediterrâneo e sudoeste da Autrália.As florestas originais foram substituídas por plantações de oliveira e videiras.

CLIMAO clima de tipo

mediterrâneo surgi tardiamente na história da Terra, quando as placas

continentais já se encontravam numa

situação próxima da atual. Ou seja, quando os vários

reinos Florísticos já estavam individualizados.

As características climáticas citadas favorecem a formação de uma vegetação composta por pequenas árvores distanciadas uma das outras, os trocos são largos e com poucas folhas para uma melhor adaptação à condição um tanto quanto árida, apesar das afirmações acima quase não existem áreas originais desse tipo de composição vegetativa.

As regiões mediterrâneas apresentam uma composição climática em que a estação do verão é seca e o inverno chuvoso. Este tipo de clima depende da existência de correntes frias que percorrem as costas oeste dos continentes.

Essa vegetação é composta basicamente por três tamanhos, sendo um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo, na composição faunística é possível encontrar veados, coelhos, aves e insetos.A vegetação Mediterrânea, no caso específico do sul da Europa, é constituída por xerófilas, plantas resistentes a longos períodos de estiagem como os maquis e os garrigues.O que ocasionou o desaparecimento de grande parte dessas vegetações foi a ocupação do espaço geográfico para atividade agropecuária, ocupação urbana e industrial, de forma que restringiu profundamente a vegetação original.

top related