belezas gaúchas - outono

Post on 15-Mar-2016

251 Views

Category:

Documents

16 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Os melhores roteiros para conhecer o Rio Grande do Sul na estação.

TRANSCRIPT

iferente do verão, onde o impulso para se jogar é o que vem primeiro, o outuno é tempo de serenar os ânimos e contemplar. É o tempo onde

o sol se torna mais ameno, dando aos finais de tarde uma luminosidade difusa. Observar, sob essa luz, as paisagens que se desdobram entorno das estradas do Rio Grande do Sul, é uma oportunidade para acalmar a alma.

Mesmo que o clima seja mais sereno, há espaço para a aventura, divertimento e boas risadas durante a viagem. Se você gosta de esportes, pode escolher a programação: andar de balão, se aventurar de quadriciclo ou trilhar a pé o caminho das Missões. Os que preferem relaxar podem conhecer o Templo Budista de Três Coroas e se deixar levar pelo clima de paz.

Para os que gostam de pegar a estrada, a opção perfeita é a Rota Romântica. Os apaixonados por motos poderão aproveitar as dicas de rodovias que atravessam o Estado e rendem boas paisagens. A edição está recheada de destinos que podem inspirar uma nova maneira de aproveitar a estação. Embarque nos encantos das próximas páginas e boa viagem!

ApresentaçãoBelezas Gaúchas

SumárioToque em um dos temas ou passe a página para continuar a leitura

Na estrada- 14 -

Paisagensautênticas

- 04 -

Para passar a tarde- 09 -

Pararelaxar- 34 -

De olhona Copa

- 47 -

Rio Grande & Pelotas

- 52 -

Gourmet- 64 -

Literatura- 67 -

Coluna- 69 -

Aventura- 39 -

5

PaisagensPaisagensOs quatro mirantes do Rio

Grande do Sul que mostram lugares únicos durante do outono

B

elve

der

e B

airr

o Q

uilombo

Mirante Gelain Belvedere Sonda Mirante da R

eserv

a E

coló

gic

a d

o L

am

i autênticasautênticas

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre4

Belvedere Bairro Quilombo

GEN

ARO

JON

ER

O quê? Para admirar a vista do Vale do Quilombo, em Gramado, basta ir até o belvedere do bairro do Quilombo. Com 850 m de altitude é possível ver toda a extensão do vale mesmo em dias cerração.

Onde? Gramado.

Como chegar? A avenida das Hortênsias é a estrada entre Gramado e Canela. O belvedere fica próximo à Aldeia do Papai Noel.

Informações turísticas de Gramado(54) 3286 0200

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre5

Mirante Gelain

O quê? O Mirante Gelain possibilita uma vista ampla do rio das Antas, localizado ao pé dos montes que circundam Flores da Cunha. Lá é possível ver uma pequena cascata, a Bordin, que tem queda de 135 metros.

Onde? Flores da Cunha

Como chegar? Do Centro de Flores da Cunha, siga na RS-122 na direção Sul e acompanhe a sinalização. São cerca de 11 quilômetros de distância até o Travessão Alfredo Chaves, via que leva até o mirante.

Informações de Flores da Cunha(54) 3292 1722

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre6

Belvedere Sonda

JEFFERSO

N BO

TEGA

O quê? Para ver toda a imponência do Rio das Antas e os morros da região você precisa visitar o interior de Nova Pádua. O belvedere Sonda, localizado no restaurante panorâmico, oferece aos visitantes uma bela vista e a possibilidade de apreciar uma boa refeição. Além disso, o local é próximo à Pousada do Belvedere Sonda e à Casa do Artesão.

Onde? Nova Pádua.

Como chegar? Você pode seguir as sinalizações feitas a partir do Centro do município. A rua que leva até o belvedere é asfaltada.

Prefeitura de Nova Pádoa(54) 3296 1600Belvedere Sonda Restaurante54) 3296 1745 / (54) 3292 1460

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre7

Mirante da Reserva Ecológica do Lami

ARIVALD

O CH

AVES

O que? O mirante da Ponta do Cego faz parte da Reserva Ecológica do Lami. Com 204 hectares de área preservada, a reserva tem como objetivo manter intactas matas ciliares, banhados, juncais, matas de restinga, maricazais e vassourais que fazem parte do ecossistema da cidade. O local está aberto à visitação para grupos de 5 a 15 pessoas, dentro do Programa de Educação Ambiental. Durante a visita, o grupo assiste a um vídeo institucional, conhece o Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro e uma trilha interpretativa dentro da reserva.

Onde? Reserva Ecológica do Lami, em Porto Alegre.

Como chegar? A reserva fica no bairro Lami, na zona sul de Porto Alegre, no Beco do Pontal, número 50. Se você escolher ir de carro, o trajeto pode demorar 45 minutos a partir do Centro. Você também pode utilizar umas das linhas de ônibus do bairro Lami (267, 269, 267.2 e D67) para ir até o local.

Agendamento de visitas(51) 3258 1314

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre8

Passeios e lugares imperdíveis para uma visita rápida em Ivoti, a cidade das flores de colonização alemã e japonesa

ILU

STR

AÇÃO

HEN

RIQ

UE

TRAM

ON

TIN

A

Para passar a tarde

ao pe da serra

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre9

Para fugir da rotina e conhecer um pouco mais dos povos que colonizaram o Rio Grande do Sul, em uma tarde, a dica é Ivoti, município de colonização alemã que fica a 55 quilômetros de Porto Alegre. Conhecida como a cidade das flores, a cidade traz elementos típicos do interior gaúcho. Entre as principais atrações estão o Núcleo de Casas Enxaimel e a colônia japonesa, vistas a na edição Belezas Gaúchas de Primavera.

No Outono, o evento mais esperado é Feira do Mel, da Rosca e da Nata. O acesso ao núcleo é feito pela ponte do Imperador, construída com pedra grês entre 1857 e 1864 em estilo romano. A construção possui 148 metros de comprimento e largura que varia de 7,7 a 14,2 metros. Conta a história que o nome da ponte é uma homenagem ao imperador Dom Pedro II, que enviou parte dos recursos usados na execução da obra.

É no porão de uma casa em enxaimel que são fabricados os vinhos Berwian, na localidade de Picada Café. Outro passeio que vale a pena é Cachaçaria Weber Haus, que vende diferentes tipos da premiada cachaça Weber Haus. Uma vista muito bonita é a do Belvedere, um mirante com uma escadaria que liga as zonas rural e central do município. O centro fica na parte alta, por isso é possível ver toda a beleza natural da região.

Próximo ao Belvedere está localizada a Antiga Igreja Matriz. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, em 1986, o prédio passou por dois grandes incêndios desde a sua construção em 1869. Hoje, a igreja atrai a atenção dos visitantes mesmo não sendo permitida a visitação interna do espaço, pois o local passou por obras de restauração.

Para passar a tarde

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre10

Para passar a tarde

Feira do Mel, da Rosca e da Nata

A Feira do Mel, da Rosca e da Nata acontece no mês de maio, no final de semana próximo ao dia 22, que é o dia do Apicultor. O evento acontece junto ao Núcleo de Casas Enxaimel na Feitoria Nova, onde é possível degustar os produtos derivados do mel e adquirir produtos coloniais produzidos no local. Durante a feira acontecem apresentações artísticas e culturais, venda de artesanato, entre outras atrações. É realizada em parceria com a Cooperativa de Apicultores de Ivoti (Cooapi) e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

ACES

SOR

IA D

E CO

MU

NIC

AÇÃO

DE

IVO

TI, D

IVU

LGAÇ

ÃO

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre11

Para passar a tarde

Cachaçaria Weber Haus

Em1948 iniciou suas atividades produzindo cachaça artesanamente. Hoje, produz cachaças de diversos sabores e licores, vendidos em todo o Brasil e no exterior. Os apreciadores da bebida podem visitar o local e conhecer todo processo, além de degustar os diferentes licores produzidos no local.

Aberto todos os dias das 8h às 12horas e 13h às 18hEndereço: Estrada Picada 48 Alta, 2625, IvotiFone : (51) 3563-3194

Como chegar

• Vá de ônibus: da Estação Rodoviária de Porto Alegre partem ônibus diariamente para Ivoti, nos seguintes horários: 11h30min e 17h30min. O preço da passagem varia de R$ 7,90 a R$ 8,70.• Se você preferir ir de carro, tome a BR-116, partindo de Porto Alegre. O acesso se dá, também, por vias intermunicipais, saindo de cidades vizinhas

i

ACES

SOR

IA D

E CO

MU

NIC

AÇÃO

DE

IVO

TI, D

IVU

LGAÇ

ÃO

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre12

Para passar a tarde

Antiga Igreja Matriz

Como chegar

• A igreja fica na Rua Tuiuti, 34, se estiver no centro da cidade, siga pela rua Presidente Lucena em direção ao belvedere. A construção fica uma quadra antes do final da rua.

AND

RÉA

GR

AIZ

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre13

Na estrada

Os caminhos do

OUTONO

Quando o outono se avizinha e o vento derruba as últimas folhas nas copas das árvores, as estradas gaúchas ganham uma luminosidade própria, típica das tardes de céu limpo de outono. Engana-se quem imagina um cenário bucólico, pois todo o charme da estação está contido nessa combinação única.

Então, aproveite o clima e coloque o pé na estrada. Do Pampa à Serra, o Rio Grande do Sul possui destinos onde a paisagem do caminho é um dos maiores atrativos. Nas próximas páginas, o Belezas Gaúchas sugere caminhos que explicam a energia da estação no Estado. Rotas para você fazer a pé, de carro ou motocicleta. Não importa. O que mais vale é o espírito aventureiro na bagagem e cair na estrada.

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre14

SABR

INA

SCH

UST

ER

Na estrada

English Español

Subindo a Serra

O trecho da BR-116 que leva à Serra possui uma das mais belas paisagens do Estado. A vegetação vasta, curvas sinuosas e vales formam um cenário perfeito para uma viagem no outono. Criada em 1996 e inspirada na alemã ‘Romantische Strasse’ a Rota Romântica é formada por 14 municípios localizados nas regiões turísticas do Vale do Sinos e Hortênsias.

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre15

AND

RÉA

GR

AIZ

Na estrada

English Español

A rota percorre aproximadamente 184 quilômetros de São Leopoldo até São Francisco de Paula. Entre os municípios que compõe a Rota Romântica estão São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Na Serra, as opções de roteiros são variadas e os visitantes podem entrar em contato com a cultura das duas maiores colônias do Rio Grande do Sul, a alemã e italiana. Além de Gramado e Canela, as cidades mais conhecidas da rota, os pequenos municípios que ficam pelo caminho têm atrativos para os viajantes que estão de passagem.

Na página abaixo, conheça sugestões imperdíveis de quatro cidades da Rota Romântica e aproveite a viagem.

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre16

Na estrada

English Español

Dois Irmãos

Picada Café

Morro Reuter

São

Leop

oldo

Nov

o Ha

mbu

rgo

Pres

iden

te L

ucen

a

Nov

a Pe

trópo

lis

Gram

ado

Cane

la

Estâ

ncia

Vel

ha

Sant

a M

aria

do H

erva

l

Ivot

i São Franciscode Paula

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre17

Na estrada

DOISIRMÃOSCom menos de 30 mil habitantes, Dois Irmãos é um dos vários municípios de colonização alemã encontrados em toda a extensão da Rota Romântica. Para conhecer um pouco mais da cultura alemã, visite o museu de Dois Irmãos que resgata a identidade dos imigrantes. A Antiga Matriz de São Miguel, que foi construída entre os anos de 1868 e 1880, também é um espaço cultural que oferece à comunidade um local para exposições e concertos.

MAR

COS

HO

FFM

ANN

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre18

Na estrada

DOISIRMÃOS

ADR

IAN

A FR

ANCI

OSI Museu de Dois Irmãos

Av. São Miguel, 1658, Centro, Dois Irmãos, RS(51) 3564 1277 Ramal 212.Terça a Sexta-feira: das 8h às 11h 30min e das 13h às 17h.Sábados e Domingos: das 13h30min às 17h30min.

Café colonial: Casa de Chá Convento Doce oferece todas as delícias de um café colonial. O local atende com reservas e até prepara cestas de piqueniques para quem pretende curtir o dia desbravando a propriedade.Rua Rincão dos Berlitz, 755 - Travessão Rübenich(51) 3564.4371

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre19

Na estrada

MORRO REUTER

Morro Reuter está localizada entre morros e vales da Serra. Um dos primeiros pontos de parada na cidade é o Belvedere no quilômetro 218 da BR-116, onde é possível parar e aproveitar a vista do Vale do Rio dos Sinos e região metropolitana de Porto Alegre. A cidade também é conhecida pelos café coloniais e restaurantes de comida típica alemã.

Para comer fondueNo km 214 da BR-116, o Paradouro é uma opção para os apreciadores da cozinha alemã. Nas noites de sexta e sábado, oferece fondue para todos os gostos.

Contatos(51) 3569-1074http://www.restauranteparadouro.com.br

AND

RÉA

GR

AIZ

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre20

Na estrada

PICADACAFÉ

Considerada a Cidade dos Lírios, Picada Café se localiza na encosta da Serra gaúcha, a 90 quilômetros de Porto Alegre. É uma cidade tipicamente rural com jardins floridos, hortas e casas enxaimel, seguindo a colonização alemã. O Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn é o principal atrativo turístico do município e é composto por um complexo de prédios: o moinho de mais de 100 anos, um armazém, residência, cozinha com sala de refeições, um açougue, galpões, estrebarias, chiqueiros e um matadouro.

MIR

O D

E SO

UZA

Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn(54) 3285.1300turismo@picadacafe.rs.gov.br

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre21

Na estrada

SÃO FRANCISCODE PAULA

Distante a 112 quilômetros da Capital, São Francisco de Paula fica a cerca de 900 metros de altitude. A cidade é privilegiada por paisagens naturais como vales e cachoeiras, dando espaço ao turismo ecológico e parques, onde é possível passar o dia e desfrutar da natureza. Atrativo da parte urbana da cidade, a livraria Miragem com seu ambiente agradável para fugir do frio.

JOAN

A M

OR

EIR

A

Livraria MiragemAv. Júlio de Castilhos, 603 São Francisco de Paula-RS

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre22

Na estrada

SÃO FRANCISCODE PAULA

Distante a 112 quilômetros da Capital, São Francisco de Paula fica a cerca de 900 metros de altitude. A cidade é privilegiada por paisagens naturais como vales e cachoeiras, dando espaço ao turismo ecológico e parques onde é possível passar o dia e desfrutar da natureza. Além de natureza, a livraria Miragem com seu ambiente agradável para fugir do frio.

JOAN

A M

OR

EIR

A

Há três campings onde é possível passar o diaem São Francisco de Paula:

- O Parque das Cascatas fica a dois quilômetros da vila de Lajeado Grande. Para usufruir de piscinas naturais, trilhas na mata, playground para crianças, área para jogos, como futebol e bocha, o visitante paga R$ 15. Para acampar, a diária é de R$ 20 por pessoa. Há também hospedagem em cabanas.Informações: www.parquedascascatas.com.br

- O Parque das 8 Cachoeiras fica na Estrada Rota Nova, a 2,5 quilômetros do Lago São Bernardo. Os visitantes pagam R$ 10 por pessoa para passar o dia, no finais de semana o valor fica R$ 15. Como o nome indica, o parque conta com oito cachoeiras, com quedas de até 100 metros de altura. Também há a opção de hospedagem em cabanas.Informações: www.parque8cachoeiras.com.br

- Já o Parque da Cachoeira tem estrutura para camping, cabanas e apartamentos. Para entrar no parque, são R$ 10 (a partir de sete anos). Para acampar, são R$ 20 por pessoa a diária.Informações: www.parquedacachoeira.com.br

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre23

NER

EU D

E AL

MEI

DA

Na estrada

Em duasrodas

Os apaixonados por viagens sobre duas rodas podem aproveitar os dias ensolarados da estação e ganhar a estrada. Com as temperaturas ficando mais baixas, a dica é levar um casaco mesmo que o sol esteja presente em todo trajeto. Do Pampa à Serra Gaúcha, conheça de moto quatro trajetos que com diferentes paisagens que o Estado oferece.

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre24

Na estrada

BR-101(Trecho Sul)

Rota do Sol (RS-486)

RS-324

RS-453

RS-287

BR-285

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre25

TAD

EU V

ILAN

I

Na estrada

A BR-285 leva até Entre-Ijuís e vai a Santa Rosa, via RS-344. O asfalto é regular e há vários pontos de parada. Já a RS-324 atravessa Passo Fundo e leva a Três Palmeiras. Ambas têm trechos que valem os quilômetros rodados.

BR-285 RS-324

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre26

RO

NAL

D M

END

ES

Na estrada

Os que escolhem passar pela BR-287 e pegar a RS-453 em direção a Garibaldi vão encontrar uma paisagem diversa, que vai das extensas plantações até a Serra Gaúcha. O percurso é generoso tanto em curvas quanto em retas, para agradar a todos os gostos.

BR-287 RS-453

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre27

RO

NAL

DO

BER

NAR

DI

Na estrada

O trecho Sul da BR-101, antigamente conhecida como Estrada do Inferno, leva para uma viagem que mostra parte Litoral Sul do Estado. Passando por Rio Grande, os motociclistas partem rumo a pontos turísticos como a Barra do Estreito, perto de São José do Norte, ou o Farol da Solidão, em Mostardas.

BR-101Trecho Sul

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre28

DAN

IELA

XU

Na estrada

As curvas que ligam a Serra ao Litoral agradam aventureiros de todas as partes. A Rota do Sol atravessa o Estado, no sentido leste-oeste, e passa por mais de 30 municípios, mostrando a diversidade do Rio Grande do Sul. Os mais aventureiros podem cruzar os 773 quilômetros que compõem a rodovia.

RS-486ROTA DO SOL

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre29

JÚLI

O C

OR

DEI

RO

Na estrada

Como rodarpelo Estado

Quem chega pelo aeroporto da Capital e deseja explorar outras cidades do Estado têm uma decisão a tomar: qual a melhor forma de se locomover entre essas cidades que eu quero conhecer? No momento de planejar a viagem, é necessário decidir se vai de carro ou ônibus. “A opção de transporte precisa se integrar com o planejamento da viagem”, comenta João fortini Albano, professor de transportes da UFRGS.

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre30

Em qualquer uma das escolhas, as estradas gaúchas podem oferecer trajetos bem asfaltados e sinalizados. ”As estradas para os principais atrativos turísticos, como a Serra, oferecem boas condições e paisagem belíssimas”, afirma Albano. Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-rs), o Estado possui mais de 14 mil quilômetros de rodovia, sendo nove mil estaduais e sob concessão – ou seja, com pedágios – e cinco mil federais.

Os que preferem alugar um carro, o Rio Grande do Sul possui uma frota de 9,8 mil veículos, distribuídos em 126 locadoras. Para a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o valor da diária cobrado pelas empresas no país é de 85 reais, mas as tarifas variam principalmente conforme a categoria do carro ou escolha por tipo de cobertura de danos.

Quando alternativa é o ônibus, os visitantes podem se dirigir a rodoviária de Porto Alegre que tem transporte para todos os destinos do Estado. Cerca de 30 mil pessoas circulam no local diariamente. Esse número aumenta dependendo da época do ano. A compra de passagens fica localizada no Centro, ou em um dos postos de venda distribuídos pela cidade. Não é possível fazer reservas, mas você pode comprar as passagens com até 27 dias de antecedência. Nas compras pela internet algumas empresas aceitam cartão de crédito. Nas demais o pagamento é feita por meio de depósito bancário.

LAU

RO

ALV

ESFÉ

LIX

ZUCC

O

Na estrada

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre31

• AeroportoAeroporto Internacional Salgado Filho, loja 18B Bairro São JoãoPorto Alegre - RS

• CentroAvenida João Pessoa, nº 433Bairro Cidade Baixa Porto Alegre - RS

• João Pessoa Av. João Pessoa, 1831, loja 301. 2º andar

Shopping João PessoaPorto Alegre - RS

• LindóiaLindóia Shopping CenterQuiosque 01Av. Assis Brasil, 3522 - 2º pisoPorto Alegre - RS

• MoinhosRua Olavo Barreto Viana, nº 36 - Loja 108 B.Bairro Moinhos de Vento

Porto Alegre - RS

• PetrópolisRua Protásio Alves, nº 3240, Loja 04Bairro PetrópolisPorto Alegre - RS

• Zona Sul Rua Folha da Tarde, 09 esquina Wenceslau EscobarBairro CristalPorto Alegre - RS

• CachoeirinhaShopping do Vale, Loja 43Av. Flores da Cunha, 4001Cachoeirinha - RS

• CanoasRua Sete Povos - esquina BR 116 - CentroCanoas - RS

http://www.rodoviaria-poa.com.brTelevendas: (51) 3210-0101

Postos de venda da rodoviária:

FÉLI

X ZU

CCO

Na estrada

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre32

Dados considerados:• Valor da gasolina: 2.799 reais*• Valor do etanol - 2.299 reais**Posto de Gasolina da Ipiranga com a Erico Verissimo• Duas diárias de um automóvel: 170 reais• Média do quilômetro rodado por litro de combustível com um carro 1.0 - gasolina 12km e etanol 8km• Valor da locação de um carro simples - 85 reais (foram consideradas duas diárias)

Calculamos os custos de transporte (ida e volta) para as cidades turísticas do Estado. Escolha se vai de carro ou ônibus.

Gramado

Porto Alegre

Torres

Santana doLivramento

Na estrada

125kmRS-239

Locação:R$ 170Gasolina:R$ 59Etanol:R$ 72

Total:Gasolina R$ 229Etanol R$ 242

Passagem:R$ 59,20(ida e volta)

Gramado

203km

BR-290 e BR-101

Locação:R$ 170Gasolina:R$ 48Etanol:R$ 59

Total:Gasolina R$ 218Etanol R$ 229

Passagem:R$ 77,40(ida e volta)

Torres

138 km

BR-290

Locação:R$ 170Gasolina:R$ 33Etanol:R$ 40

Total:Gasolina R$ 203Etanol R$ 210

Passagem:R$ 53,90(ida e volta)

Capão da Canoa

Locação:R$ 170Gasolina:R$ 61Etanol:R$ 75

Total:Gasolina R$ 231Etanol R$ 245

Passagem:R$ 127,00(ida e volta)

Pelotas

260 km

BR-116

492 kmBR-290

Locação:R$ 170Gasolina:R$ 115Etanol:R$ 142

Total:Gasolina R$ 285Etanol R$ 312

Passagem:R$ 240,40(ida e volta)

Santana doLivramento

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre33

O TibetgaúchoEm Três Coroas, a apenas uma hora e meia de viagem de Porto Alegre, você encontra um pedaço do Tibet no Rio Grande do Sul. Um passeio para quem procura tranquilidade enquanto mergulha em uma cultura diferente.

EDU

ARD

O BAR

CELLOS

Para relaxar

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre34

Para relaxar

EDU

ARD

O BAR

CELLOS

Em Três Coroas, no alto da Serra Gaúcha, cercado por uma ampla vista do vale que se estende até o horizonte, fica uma instigante construção de estilo tibetano. O prédio vermelho, cor que simboliza a compaixão na cultura budista, faz um intenso contraste com a paisagem verde. Este cenário é o Khadro Ling, um autêntico templo budista.

Construído em 1995, o local foi escolhido pelo mestre Chagdud Tulku Rimpoche por lembrar as altas paisagens do Tibet. O centro budista não foi pensado para ser uma atração turística, mas acabou se tornando popular entre os não praticantes da religião. Há visitas guiadas dentro do templo e placas explicativas em todos os monumentos e pinturas. Para quem gosta de souvenirs, há uma lojinha que vende artigos religiosos.

Dentro do prédio sagrado você encontra esculturas, sinos e instrumentos de sopro vindos direto da Índia e do Nepal. Preste atenção nos detalhes da decoração e pergunte sobre a filosofia e as práticas do budismo tibetano. Nas manhãs de domingo, há meditação aberta, mas é importante ligar para confirmar. Para quem quer clarear a mente e entrar em contato com o lado espiritual, a sala de orações é ideal.

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre35

• Visitar a Casa de Rodas de Orações e girar os cilindros preenchidos por mantras. A tradição tibetana acredita que ao girar os cilindros em sentido horário as bençãos são irradiadas como se tivessem sendo recitadas.

• Fazer uma oferenda de luz. Na Casa das Lamparinas, são feitas oferendas de luz para purificar a ignorância dos seres dando lugar a clareza e a sabedoria. Escreva uma carta com as suas intenções e solicite que os residentes façam uma oferenda por você. A lamparina custa R$2,50.

• Andar ao redor do templo no sentido horário. O budismo tibetano acredita que ao circundar um lugar sagrado cria-se energia positiva e acumula-se virtude.

Para relaxar

MIR

O D

E SO

UZA

MIR

O D

E SO

UZA

CHAR

LES

DIA

S

Não vá embora sem antes...

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre36

O templo fica em Águas Claras, em Três Coroas. Siga pela RS-020 em direção a São Francisco de Paula. Dobre à esquerda na parada de ônibus 177. Siga a estrada de terra e preste atenção na sinalização para o Khadro Ling. Quem for de ônibus deve descer na parada 177 e caminhar cerca de um quilômetro apenas.

Quartas às sextas: 9h30 às 11h30 - 14h às 17h.Sábados e domingos: 9h às 16h30.

Entrada franca

Atenção: Grupos com mais de dez pessoas devem agendar com antecedência pelo telefone.

(51) 3546-8201

Para relaxar

Como chegar?

Porto Alegre

Três Coroas

Taquara

Gravataí

i

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre37

Para relaxar

• Ao chegar, visite a sala de vídeo e assista um documentário de oito minutos sobre o templo e as práticas do budismo tibetano.

• O Templo oferece palestras introdutórias sobre a religião duas vezes ao mês. Ligue para (51) 3546-8201 para conferir as datas.

O templo é um lugar sagrado para os budistas. Há retiros espirituais com frequência e mais de 50 praticantes moram lá e dedicam sua vida à caminhada espiritual. Respeite as regras e as crenças dos moradores.

• Fotos e gravações são permitidas apenas na parte externa.

• Animais são bem-vindos.

• É proíbido fumar em todo o ambiente.

• Tire os sapatos, chapéu e desligue o celular ao entrar no templo.

Não há restaurante no local. Porém, a 6 quilômetros do templo, fica o Tashi Ling, o primeiro restaurante tibetano do Brasil. O restaurante é uma casa colorida em amarelo, vermelho e azul com um ambiente temático, onde você será atendido por garçons tipicamente trajados enquanto suaves mantras ajudam a criar o ambiente perfeito.

Quanto?Pratos principais a partir de R$40.

Quinta – das 11h30min às 15hSextas e Sábados – 12h às 16h e das 20h às 23h30minDomingos e Feriados – 12h às 17h

Onde?Localizado em uma curva na RS 20, Parada 170, Bairro Figueira Três Coroas.

Restaurante!Atenção!

+Saiba mais

Informações

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre38

Da terraao céu Como aproveitar o clima ameno para praticar esportes no Rio Grande do Sul

Radical

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre39

Você prefere desafiar a gravidade ou manter os pés na terra? Quando o verão termina e os primeiros ventos outonais sopram é o momento propício para uma aventura. Explorar os esportes terrestres e aéreos são a melhor opção durante o outono.

Ainda é tempo de visitar o litoral gaúcho e ver os balões colorirem o céu de Torres durante o Festival Internacional de Balonismo. Quem prefere ficar com os pés na terra e tem fôlego para desafios, pode fazer trilhas de quadriciclo e entrar em contato com a natureza em Gramado e Canela. Se preferir longas caminhadas, passando por paisagens e conhecendo pessoas novas o Caminho das Missões é o desafio de enfrentar quilômetros sem se deixar abater pelo cansaço físico.

Siga a leitura e conheça um pouco mais de cada esporte. Balonismo Quadriciclo Caminho das Missões

ADR

IANO

DAKA

AND

RÉA G

RAIZ

DIVU

LGAÇÃO

Radical

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre40

Os amantes do colorido dos balões de ar quente podem aproveitar o outono e conhecer o Festival Internacional de Balonismo de Torres. O evento está na 25ª edição, ocorre no outono e movimenta a cidade litorânea, trazendo visitantes de diferentes partes do mundo atraídos pelas competições que acontecem durante os dias de festival.

ADR

IANO

DAKA

Radical

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre41

PREFEITU

RA M

UN

ICIPAL DE TO

RR

ESCÉSAR

LEMO

SM

ATHEU

S PINH

O

Esportes radicais

Como andar de balão durante o festival:As reservas devem ser realizadas pelo e-mail airshow@airshow.com.br ou nos telefones (21) 2205-2216 e(21) 2285-7030 (fax).*A realização dos voos depende das condições climáticas do dia programado para o passeio.

Acabou o festival!Onde voar de balão?Não precisa esperar até o Festival Internacional de Balonismo para fazer um voo panorâmico pelos céus do Rio Grande do Sul. Em Glorinha, a empresa JK Balonismo faz voos mediante um agendamento prévio.

JK BalonismoRua País de Gales, 148Bairro Moinhos de Vento | Canoas - RS CEP 92022-055(55) (51) 81249645jk@jkbalonismo.com.br ou jkbalonismo@hotmail.com

O agendamento pode ser feito de segunda a sexta em horário comercial.

i

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre42

AND

RÉA G

RAIZ

Ver as paisagens da serra enquanto sente a emoção de pilotar o quadriciclo é o programa muitos visitantes das cidades de Gramado e Canela. Em baixa temporada, cerca de 300 pessoas se utilizam dos 8 quadriciclos disponibilizados pela Apoema, no Alpen Park. Cada saída é feita com até 16 pessoas. Os passeios variam em grau de dificuldade, duração e percurso. Todos os visitantes recebem instruções e passam por uma pista de testes antes de sair para o passeio. A área rural dos dois municípios é a escolhida para a montagem das trilhas.

Podem pilotar pessoas acima de 18 anos. Crianças até 10 anos são cortesia na garupa do adulto (válido para 01 criança por adulto)

Venda somente na bilheteria do parque Alpen ParkSaídas de terça a domingo

Radical

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre43

AND

RÉA G

RAIZ

Esportes radicais

Veja aqui três trajetos feitos com o quadriciclo

- Passeio em noite de lua cheiaCom o objetivo de visitar os mirantes dos morros Pelado, Queimado e Dedão o visitante tem a oportunidade de ver diferentes vales e andar por estradas de terra durante as duas horas passeio. As saídas são feitas conforme o calendário lunar com equipamento de segurança, capa de chuva e monitores especializados.

Valor: R$ 170,00 (individual) e R$ 200,00 (duplo)

- Passeio no Alpen ParkUm trajeto com diversas pontes de aventura, mirantes para o Parque, uma cascata ao lado da pista e um

pontilhão de 90 metros de comprimento sobre um rio. Os pilotos recebem equipamentos e instruções antes de sair acompanhados de um instrutor. A duração do passeio é de 45 minutos.

Valor: R$ 90,00 individual e R$ 120,00 duplo

- Passeio para os MorrosUm trajeto diurno pelos morros Pelado, Queimado e Dedão com saída do Alpen Park. Os visitantes podem apreciar a vista dos vales próximos a Canela e Gramado. Com duração de duas horas, o passeio é acompanhado por dois monitores, treinamento e equipamento de segurança. Valor: R$160,00 (individual) e R$180,00 (duplo)

i

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre44

Se o outono é um tempo de reflexão, percorrer caminhos na intenção de contemplar paisagens e expandir os limites físicos pode ser uma opção. O Caminho das Missões passa por 325 quilômetros de estradas que remontam o trajeto índios guaranis, padres jesuítas, bandeirantes e exércitos espanhóis e portugueses. Apenas 5 quilômetros do caminho estão asfaltados.

Os que escolherem partir nessa jornada podem optar percursos de variam de 3 a 14 dias, passando inicialmente por São Borja, Garruchos e três patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau, São Lourenço, em São Luiz Gonzaga, e São João Batista, em Entre-Ijuis, e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo, no município de São Miguel das Missões. A caminhada termina em Santa Ângelo em frente a Catedral Angelopolitana.

RadicalD

IVULG

AÇÃO

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre45

Como chegar

- CarroUma grande malha rodoviária liga várias cidades a Santo Ângelo através da BR 285 e RS 344. Em Santo Ângelo, há várias garagens onde se pode guardar o veículo pelo período da caminhada, com diárias em torno de R$ 20,00 por 8 dias. - ÔnibusVárias são as linhas que se destinam a Santo Ângelo: São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro. Informações sobre pacotes e valores(55) 3312 96 32(55) 8405 85 28

atendimento@caminhodasmissoes.com.br

http://www.caminhodasmissoes.com.br

Esportes radicaisD

IVULG

AÇÃO

i

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre46

Preparamos um roteiro rápido pela cidade da Serra Gaúcha que vai ser um dos centros de treinamento de delegações durante a Copa do Mundo de 2014. Aproveite 24 horas por lá para conhecer - e provar - um pouco das tradições dos imigrantes italianos.

VITOR

F. KALSING

De Olho na Copa

LAJEADOum dia em

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre47

Saia de Porto Alegre pela BR-116, pegue a BR-386 no final de Canoas e siga por quase 100 quilometros. Ao final do trajeto, você vai encontrar a cidade de Lajeado, um dos nove Centros de Treinamento de Seleções do Rio Grande do Sul na Copa de 2014.

Lajeado é a “Capital do Vale do Taquari” e fica às margens do rio de mesmo nome. A cidade é marcada pela forte colonização alemã e italiana, além de suas famosas pedras preciosas. De carro, a viagem dura apenas 1h 30min. Para quem optar por ônibus, há conduções saindo da rodoviária de Porto Alegre durante todo o dia a partir das seis horas da manhã. A viagem com um transporte semi-direto dura, em média, 1h45min e custa em torno de R$25.

Escolha o turno do dia e veja o que você não pode perder na cidade quando tietar uma das seleções:

De Olho na CopaVITO

R F. KALSIN

G

Manhã Tarde Noite

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre48

Ciclovia Belvedere

Aproveite o ar da manhã para passear pelas margens do mais importante rio da região. Ande pela Ciclovia Belvedere, na Rua Osvaldo Aranha, onde os lajeadenses fazem exercícios. A área tem vários prédios históricos, espaços para prática de esportes, lazer e restaurantes.

Manhã

De Olho na Copa VITOR

F. KALSING

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre49

Parque Histórico

Caminhe por este museu e seja transportado para a época da colonização alemã do século XIX. Preste atenção nos característicos prédios de estilo “enxaimel”, visite a ferraria, o moinho, o salão de baile e outros lugares essênciais para a vida em sociedade dos colonos.Não deixe de provar o famoso café colonial do Parque, o Kaffeehaus, com bebidas, doces e salgados tipicamente alemães.

Segunda e terçadas 11h as 11h30 e das 13h30 as 17h30Quarta à sextadas 8h as 11h30 e das 13h as 19hSábado e domingodas 13h as 19hRua Lourenço meyer da silva s/ nº(51) 3982 1252Entrada Gratuita

KaffehausSexta a domingo das 17h às 22h. Para os demais dias, agende pelo (51) 9868 8151.Valores: R$24,90 por pessoa

De Olho na Copa VITOR

F. KALSING

Tarde

i

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre50

De Olho na Copa GIO

VANE SEBASTIAN

Y

Noite

REPR

OD

UÇÃO

Aproveite a noite para experimentar os restaurantes da região. Nossas sugestões:

Minato MiraiPara o amantes da comida japonesa, este é o melhor destino. Com um cardápio variado, o restaurante promete entregar a clássica gastronomia japonesa com toques contemporâneos. Os pratos quentes custam de R$15 à R$40. Combinados de sushi a partir de R$45.

Rua 17 de Dezembro, 438, Sala 4(51) 3729-7555Horários: Terça a domingo das 19h às 23h30

Restaurante Estrela Palace HotelLocalizado na cidade vizinha, a apenas 9 minutos de carro, o Estrela Palace

Hotel é um dos primeiros hotéis da região a receber o selo da FIFA para servir a Copa 2014. O restaurante do hotel oferece um dos melhores buffet executivo da região. São mais de 20 tipos de saladas, um variado cardápio de pratos quentes, carnes assadas e grelhadas, além de sobremesas deliciosas.

Rua Vinte de Maio, 375i - Estrela-RS(51) 3712 2011Horário de Almoço:Todos os dias das 11h30 as 13h30Horário da Janta:Segunda à quinta das 20h as 22hValores: Almoço de segunda à sábado - R$18,50 (buffet livre)Almoço domingo - R$25,50 (buffet livre)Jantar - R$20 (buffet livre)

i

i

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre51

EDU

ARD

O BELESKE

BONSVENTOSPARA A METADE SUL

Rio Grande & Pelotas

A região passa por uma transformação econômica, social e cultural, tornando-se cada vez mais atrativa para se visitar

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre52

Historicamente desacreditada e pouco desenvolvida, a Região Sul do Estado passa por uma profunda transformação e entra em uma fase de prosperidade, que promete ser duradoura. As mudanças são consequência do novo pólo naval da cidade de Rio Grande que atrai investimentos do mundo inteiro. A região começa a ganhar ares cosmopolitas, com pessoas de todo o Brasil e de outros países. A movimentação intensa dá novo gás à vida cultural também de Pelotas, com bares e restaurantes cheios, criação de novos shoppings, mercados, hotéis, faculdades e até novas rotas áereas. Para os moradores do extremo sul do Brasil, é época de empregos fartos, negócios aquecidos e autoestima elevada.

Rio Grande & Pelotas

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre53

RIO GRANDERio Grande, a protagonista desta nova fase, é uma das cidades mais antigas e importantes do Estado. Fundada por portugueses, ela é estratégicamente posicionada entre o Oceano Atlantico, a Lagoa dos Patos (a maior laguna do Brasil) e a Lagoa Mirim. Com uma rica história e abundância de paisagens naturais, Rio Grande é um ótimo destino.

Rio Grande & Pelotas

Porto Velho e Centro Histórico

Praça Tamandaré

Ilha dos Marinheiros

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre54

PORTO VELHO ECENTRO HISTÓRICOComece seu passeio pela antiga área do porto construída em 1869. A área utilizada para barcos pesqueiros, pesquisa, turismo e lazer. Aproveite para visitar o Museu Náutico localizado nos armazéns do porto.Continue seu passeio pelo Centro Histórico. Ande na Praça Xavier Ferreira e observe os antigos prédio de arquitetura neoclássica como o prédio-monumento Alfândega e a Prefeitura da Cidade. Passeie pelas ruas antigas da cidade e visite a Catedral de São Pedro, em estilo barroco colonial, e a Igreja Nossa Senhora do Carmo, em estilo néogótico.

Rio Grande & PelotasED

UAR

DO

BELESKE

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre55

ILHA DOS MARINHEIROSLocalizada na Laguna dos Patos, a Ilha dos Marinheiros atrai turistas por suas belezas naturais e pela preservação das tradições e costumes da colonização portuguesa.Visite as construções da época da colonização, as capelas antigas e o Recanto de Nossa Senhora de Lurdes, onde estão duas obras de arte esculpidas pelo artista clássico riograndino Érico Gobbi. Não deixe de passear pelas dunas e admirar a vista da lagoa cristalina que fica no meio da ilha.

O trajeto pode ser feito de carro e demora cerca de 50 minutos do centro de Rio Grande.

Rio Grande & PelotasED

UAR

DO

BELESKE

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre56

PRAÇATAMANDARÉAproveite para passear na maior praça do interior do Estado. Ande por seus lagos e pontes e observe seus diversos monumentos e esculturas. Não deixe de conhecer o túmulo em homenagem a Bento Gonçalves, a Casa do Artesanato, onde são confeccionados e vendidos produtos típicos e o mini-zoológico, com macacos, coelhos, pássaros e outros animais.

Rio Grande & PelotasED

UAR

DO

BELESKE

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre57

PELOTASHá apenas 50 quilômetros de Rio Grande, Pelotas é uma cidade universitária famosa por seus doces e riqueza cultural. A cidade fica as margens do Canal São Gonçalo, que liga as lagoas dos Patos e Mirim, e tem abundância de paisagens naturais. Em Pelotas, você pode conhecer mais da história do Estado, visitar museus, fazendas, docerias e mais.

Rio Grande & Pelotas

Passeiopelo centro

Pelotas colonial

Fenadoce

A Magia do Tholl

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre58

PASSEIO PELO CENTROComece admirando os prédios antigos ao redor da praça Cel. Pedro Osório, como o prédio do Banco do Brasil, o Grande Hotel e a Prefeitura Municipal. Veja o acervo do museu de Arte Leopoldo Gotuzzo que contém, além da coleção do mais importante pintor pelotense, obras nacionais e internacionais, somando mais de 600 peças. Em seguida, faça compras pelos calçadões das ruas Quinze de Novembro, Andrade Neves e Sete de Setembro, que formam um verdadeiro shopping a céu aberto no coração da cidade. Não deixe de comprar os famosos doces locais na Confeitaria Otto e lanchar no tradicional Café Aquários. Inaugurado há mais de 50 anos, o estabelecimentos tem maravilhosos cafés.

Rio Grande & Pelotas

JOSÉ

PAC

HEC

O

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre59

A MAGIA DO THOLLConheça um dos grandes expoentes da arte circense brasileira. Aclamado em todo o país, o Tholl é frequentemente comparado ao famoso Cirque du Soleil. O grupo usa acrobacias, pirografia, malabarismo, dança, figurinos elaborados, cenários, efeitos de luz, som, e muito mais para criar uma experiência única para seus espectadores.

Confira aqui a agenda da trupe

Rio Grande & Pelotas

JULI

ANO

KIR

INU

S

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre60

PELOTAS COLONIALAproveite um dia tranquilo na Colônia de Pelotas. A cidade tem vários sítios, pousadas e vinícolas para você curtir belas paisagens, entrar em contato com a natureza e conhecer as delícias da gastronomia local. Conheça as plantações da Vinícula Nardello e deguste o delicioso vinho pelotense, não deixe de provar o delicioso café colonial do Parque Nova Cascata e passear pelas trilhas e lagos do parque.

Conheça mais atrativos da colonia de Pelotas

Rio Grande & Pelotas

RO

NAL

DO

OST

ERM

ANN

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre61

FENADOCEA Feira Anual do Doce acontece todos os anos entre o mês de maio e junho. O evento é perfeito para quem quer conhecer os famosos doces da cidade, herança da colonização portuguesa, alemã e italiana. Além de provar as delícias da cidade, você pode assistir apresentações de música, dança, circo, teatro e entre outros. A feira recebe em torno de 300 mil visitantes todos os anos.

De segunda a quinta das 14h as 23h e de sexta a domingo das 10h as 23h.Ingresso: R$6 por pessoaCentro de eventos da Fenadoce.Av. Pinheiro Machado, 3390, Pelotas.

Confira as datas dapróxima edição

Rio Grande & Pelotas

VIN

ÍCIU

S CO

STA

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre62

INFORMAÇÕES

Rio Grande & Pelotas

Rio Grande- Museu NáuticoLocal: Armazém 4 do Porto VelhoHorário: De sexta-feira a domingo, das 14 às 18 horasEntrada gratuíta

- Casa do ArtesanatoAberta de segunda à segunda das 10h as 18h.

- Mini-zoológicoSempre aberto

Pelotas

- Museu de Arte Leopoldo GotuzzoEndereço: Rua Gal Osório, no 725Horários: De terça a domingo das 10h as 19h.Entrada francaContato: (53) 3225 9144

- Confeitaria OttoEndereço: Rua Sete de Setembro, 304Horários: De segunda a sexta das9h30 às 19h30Sábado e domingo 9h às 18h45Contato: (53) 3225 7836

- Vinícula NardelloAtividades: Passeio pela vinícula, venda de vinhos, sucos de uva e salame e degustação de produtos sob agendamento.Valor: A degustação sai por R$5 por pessoaHorário: Das 9h as 12h e das 14haté o por-do-sol

Endereço: BR 392, km 104, Morro Redondo, Pelotas - RSContato:(53) 3224-6066(53) 8113-4410

- Café AquáriosLocal: Quinze de Novembro, esquina Sete de SetembroAberto diariamenteHorário: das 7h às 22h.Contato: (53) 3222-6544

- Parque Nova CascataAtividades: Café Colonial, venda de produtos coloniais, parque infantil, quadras esportivas, trilhas, Lagos, Ponte Pênsil e mirante.Valor: Café Colonial sai por R$29,90 aos sábados e por R$34,90 aos domingos e feriados.Horário: Sábados, domingos e feriados das 10h às 20hEndereço: BR 392, km 88, Pelotas - RS.Contato: (53) 3277-5656

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre63

Aprenda a fazer um café especial para saborear os finais de tarde mais frios

MATEU

S BRU

XEL

Gourmet

Para aquecera alma

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre64

MATEU

S BRU

XEL

Semelhante ao vinho, o café possui diferenças de sabor e textura. Essas nuances são conquistadas devido aos fatores ambientas ao quais o grão é exposto. Por exemplo, regiões de planalto possibilitam uma produção de grãos mais encorpados o que, consequentemente, resulta em um café mais encorpado.

Outros fatores também podem influenciar o sabor do café. A escolha do modo de preparo resulta em um novo sabor. Prensa francesa, cafeteira italiana ou o tradicional filtro de papel produzem cafés diferentes. O Café da Casa, parceria do Café do Mercado com o chef Felippe Sica, tem como diferencial a escolha do grão e o modo de preparo.

O Café da Casa

Gourmet

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre65

Há 15 anos estabelecido tradicional-mente no Mercado Público, no Centro do Porto Alegre, o Café do Mercado é reconhecido pelo venda de cafés especi-ais, seu ambiente agradável e informal. Além da loja 73 no mercado, outras três unidades foram abertas para atender melhor aos clientes.

Além da atuação no Estado, a marca Café do Mercado está presente em mais de mil pontos no país. O café torrado e embalado pela empresa possui o cerfi-cação da Brazil Specialty Coffee Asso-ciation (BSCA), que comprova a origem do produto e a preocupação social e ambiental durante a produção.

DIVU

LGAÇÃO

O Café do Mercado

Gourmet

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre66

Conheça um pouco da cultura do Estado por meio da literatura de João Simões Lopes Neto

MAT

EUS

BRU

XEL

Literatura

Causosde gaúcho

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre67

DIVU

LGAÇÃO

Literatura

A literatura é uma porta o imaginário de um povo. Para conhecer mais as histórias da figura do gaúcho e suas lendas, o autor mais recomendado é João Simões Lopes Neto (1865 – 1916). A figura do homem do pampa ganha vida com a descrição precisa dos instrumentos de trabalho, linguajar e cotidiano, construindo assim a imagem do gaúcho. Em 2012, foi celebrado o centenário de Contos Gauchescos (1912), que, juntamente com Lendas do Sul (1913), eternizou Simões Lopes Neto como um dos pioneiros do regionalismo gaúcho. As obras contêm o linguajar campeiro usado na fronteira. O personagem que representa este cenário é Blau Nunes, narrador das histórias escritas por Neto. Saiba mais sobre suas principais obras:

Ambientando no pampa, a obra traz uma coleção de contos que retratam o dia a dia do gaúcho, mostrando o espírito do homem do campo, trabalhador e rústico. “O Contrabandista”, “No Manantial”, “Trezentas Onças” e “Jogo do Osso” estão entre as 19 histórias contadas por Blau Nunes, o típico homem do campo, contador de histórias. Os contos giram entorno do universo campeiro, suas histórias, disputas e cotidiano.

O livro reúne lendas que antes eram transmitidas oralmente nas cidades do interior do Estado. Blau Nunes aparece como narrador ou protagonista de alguns dos episódios. “A Mboitatá”, “O Negrinho do Pastoreio” e “A Salamanca do Jarau” estão entre os mais conhecidos. Ao total são 17 lendas que estão documentadas na obra de Simões Lopes Neto, transformando a mesma em referência da cultura do Estado.

Contos GauchescosLendas do Sul

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre68

Rosane Tremea

No típico papo de elevador, o vizinho nem espera a porta fechar e diz:

- Que delícia essa temperatura, não?Ele espera que eu concorde e então

emenda:- A maioria das pessoas, não gosta, mas

eu adoro. Mais do que o frio, gosto da luz. A luz do outono é sensacional.

As frases ditas num dos primeiros finais de semana da estação, com o friozinho exigindo um cobertor leve, poderiam soar como papo de elevador mesmo, aquele que evita o constrangimento do silêncio entre pessoas com pouca intimidade.

Mas era sincero. Tanto a opinião dele quanto a minha concordância.

O outono é uma estação de poucos inimigos. Você achará quem odeie ou adore o inverno, quem odeie ou adore o verão.

Viajo muito menos do que gostaria. Talvez um pouco mais do que a maior parte das pessoas. Mas sempre que viajo, mesmo em férias, por mania de ofício, ando sempre com caneta e bloquinho, fazendo pequenas reportagens.

rosane.tremea@zerohora.com.br

zerohora.com.br/recortesdeviagem

Editora de Zero Hora e autora do blog Recortes de Viagem

Tempo de botar opé na estrada

BRU

NO

ALENCASTR

O

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre69

FER

NAN

DO

GO

MES

Rosane Tremea

Mas dificilmente encontrará opiniões extremas sobre a estação que mistura luz e temperatura ideais, quando os dias não são nem longos nem curtos.

É a estação do bom senso.Por isso é, na minha opinião, a melhor

época para se viajar, de carro, ônibus, moto, bicicleta. É tempo de colocar o pé na estrada. E de se observar esse jogo de luz e sombra que as árvores semidesfolhadas produzem. É tempo de andar, de olhar, de fotografar. É tempo de acompanhar dias com amanhecer indescritível e pôr do sol de tirar o fôlego.

Já nem vou sugerir, se você mora no Rio Grande do Sul, aquele passeio pela nossa Rota Romântica, essa em que se pega a BR-116 e sobe, sobe, sobe, com a estrada tapada de folhas de plátano... O quê?! Não fez esse passeio ainda? Não deixe para o próximo outono. Já pra estrada!

Belezas Gaúchas - - Edição Porto Alegre70

ComercialMarisa RodriguesGraziela Amaral

Editores deBelezas GaúchasFilipe SpeckGiane LaurentinoShana Sudbrack

DiagramaçãoHenrique Tramontina

ColaboraçãoPriscila de MartiniRosane Tremea

IlustraçõesHenrique J. Tramontina

FotografiaAdriana FranciosiAdriano DakaAndréa GraizArivaldo ChavesBruno AlencastroCharles DiasDaniela XuEduardo BarcellosEduardo BeleskeFernando GomesFélix ZuccoGenaro JonerJanaína MachadoJefferson BotegaJoana MoreiraJosé PachecoJuliano KirinusLauro AlvesMarcos HoffmannMateus BruxelMauro Vieira

Miro SouzaNauro JúniorNereu de AlmeidaRonaldo BernardiRonald MendesRonaldo OstermannSabrina SchusterTadeu VilaniVinícius CostaVitor F. Kalsing

ExpedienteBelezas Gaúchas

belezasgauchas@zerohora.com.br

top related