barroco mineiro

Post on 28-Jul-2015

2.340 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Barroco Mineiro

André Lapa, Clara Queiroz, Diana Navarro Lins e Philippe Peloso

História, curiosidades e influências

A origem do Barroco

Desde 1760 a influência francesa no Barroco brasileiro é bem marcante. O Rococó é um tipo de barroco mais elegante e leve muito presente nas igrejas de Minas Gerais.Como a sua formação foi constituída de influências diversificadas, encontram-se elementos de estilos muito distintos, como o gótico e o renascentista.É do resultado de todas estas influências e misturas nasceu o original, eclético Barroco rococó.Atualmente, o barroco rococó pode ser encontrado em praticamente todo o país. Porém, seus exemplos mais marcantes estão concentrados no estado de Minas Gerais.

Características marcantes do Barroco rococó

O Barroco rococó (ou 2ª fase do barroco) apresenta cores leves como azul, branco e dourado. É muito diferente da primeira parte que possuía muitos detalhes pesados nas paredes das igrejas e por esse motivo, é muito fácil distinguir as duas fases.O rococó marcou a época colonial brasileira, onde a religião católica era representada principalmente nas igrejas de formatos circulares e com grande quantidade de pinturas e esculturas expressionistas. Com um menor uso do ouro nas igrejas do que a primeira fase do barroco, a arte rococó estava voltada para o forte culto à Deus e era representado por suas pinturas coloridas e ilusionistas.

Coluna Salomônica é a coluna que tem um tronco espiral. É uma coluna que é característica do barroco nas igrejas, igual à coluna torta. Possui o capitel, que fica na parte de cima da coluna, e serve para aumentar a área de contato da coluna com o teto e transmitir o peso. Pode vir com adornos no capitel.

Características marcantes do Barroco rococó

O barroco possuía muitos elementos característicos, entre eles:A ampulheta: representava a vida que está passando depressa.A vela: representa a efemeridade da vida (mostra que a vida é passageira).A caveira: representa que a morte é certa.

Esses três elementos demonstram o pensamento da época. Para eles, a dúvida angustiante era a de querer aproveitar a vida, mas sem pecar. O conflito espiritual do homem barroco era ter consciência de que a vida terrena é passageira, e por isso, é preciso obter a salvação espiritual.Mas, pela vida ser passageira, sente ao mesmo tempo o desejo de aproveitá-la antes que seja tarde demais.Isso acaba resultando em um sentimento contraditório. Pois ao aproveitar a vida, está pecando. E se há pecado, não é possível a salvação espiritual.

Exemplos de igrejas rococó1. Igreja Nossa Senhora da Conceição: foi construída na transição entre a 1ª

fase do barroco e o rococó.2. Nossa Senhora do Carmo: É uma igreja muito marcante por possuir as últimas obras de Aleijadinho.3. Igreja de Santa Efigênia: Foi construída por Chico Rei.4. Igreja de São Francisco de Assis: Possui uma ilusão de ótica no teto. Considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo.

4321

Antonio Francisco Lisboa(mais conhecido como Aleijadinho)Nascido em Ouro Preto na década de 1730 (não se sabe a data exata) e morreu em 1814 aos 84 anos de idade, foi o mais marcante e conhecido artista barroco. Seus traços característicos em suas obras fazem do mesmo uma lenda.Pouco se sabe sobre o artista por falta de registros. Porém, sua trajetória é reconstituída principalmente através das suas obras.

Suas obras trazem consigo traços comuns. Por exemplo, ao analisarmos as obras de Aleijadinho, podemos perceber frequentemente as gordas e vermelhas maças do rosto, os narizes pontudos, o foco nos olhos e os trios de anjinhos.

Não só na cidade de Ouro Preto, mas como em todo o estado de Minas Gerais podemos visitar esculturas, igrejas e obras de Aleijadinho e conhecermos um pouco mais do trabalho desse artista tão importante para o Barroco.Em Congonhas, por exemplo, temos os doze profetas. Os profetas são um conjunto de esculturas em pedra sabão e se encontram no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Grupo: André Lapa, Diana Navarro Lins, Clara Queiroz e Philippe Peloso

Esperamos que tenham gostado da nossa apresentação!

top related