bairro primavera

Post on 11-Jul-2015

677 Views

Category:

Documents

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

BAIRRO BAIRRO PRIMAVERAPRIMAVERA

Residencial Primavera é um bairro da cidade de Jaraguá, localizado na parte noroeste da cidade. Hoje possui uma grande infra-estrutura com seus comércios, escola, posto de saúde, igrejas e serviços dos mais variados. Mais nem sempre foi assim, vamos conhecer um pedacinho desta história. Com base na memória oral de alguns moradores mais antigos.

Segundo Vladimir Barros, representante da empresa responsável pelo loteamento do Residencial Primavera, em Jaraguá GO, PLANAHP, Plano Nacional de Habilitação Popular LTDA, situada na Av. Presidente Kennedy, 114, sl. 04, Centro. A Empresa foi criada em meados de 1996, sendo uma incorporadora de imóveis, ou seja, compra as áreas, faz os projetos, faz infraestrutura e vende seus lotes com financiamento próprio da construtora. Seus proprietários residem em Brasília, sendo Bordon Silveiro e Silva Martins e sua esposa Maria Goretti Pereira de Brito.

Embora nova no mercado é uma empresa grande, com sede da Matriz em Unaí – MG, tendo Filiais em mais de 30 cidades, em quatro estados da federação: GO, MG, MS e MT. Atualmente relata que a empresa também constrói casas para o Programa Minha Casa, Minha Vida, onde estão em construção cerca de 200 casas distribuídas em quatro cidades: Goianésia, Mineiros, Unaí e Paracatu. Na cidade de Jaraguá os empreendimentos da PLANAHP são: Primavera I ao IV, Villa do Sol, Bouganville e Colina Parque( Fórum).

Origem do nome?

Ainda segundo Vladimir, o nome "PRIMAVERA" foi uma homenagem a uma das estações do ano, homenagem à natureza. Além de Jaraguá, João Pinheiro, Unaí, Paracatu, Itaberaí, Aparecida do Taboado e Jataí, também tem um loteamento da empresa com este nome.

A planta do loteamento Residencial Primavera em Jaraguá – GO, foi aprovada em 07-04-1997 e a documentação encontra-se registrada sob o nº. R-2-1106 no Cartório de Registro de Imóveis da cidade.

• Licença de Instalação de Loteamento:

• Decreto Nº 080/98, de 22 de abril de 1998.

Residencial Primavera I.

Residencial Primavera II.

Lembranças de uma moradora: Quando eu mudei para o primavera, não tinha quase casas era só mato no fundo da fabrica da vocabulário, tudo era pasto e nem loteamento não tinha. Isso a 16 anos atrás ou seja isso ocorreu no ano de 1996.

Nessa época não havia neste setor água encanada e as pessoas que por ali viviam só contavam com uma torneira que ficava no bairro Cesário da Mata, onde as pessoas buscavam água para beber, cozinhar e tomar banho. E aos sábados, as pessoas pegavam

as trouxas de roupas e iam para o pau amarelo (Rio das Almas), lavá-las, em-quanto as mulheres lavavam a roupa os homens pescavam.

Além da água, também não tinhamos farmá-cia, nem supermercado, o primeiro supermer-cado foi o Martins que ficava na Avenida Bernar-do Sayão, onde também havia uma frutaria e as ruas eram cheias de buracos. “Mas para mim isso não era dificulidade”.

Dona Sebastiana Soares, 72 anos.

(hoje moradora da Rua Antônio

Brás Gomides – Jardim Ana Edith).

O loteamento do Residencial Primave-ra teve abertura no ano de 1998, com uma grande procura por parte da população, e Dona Iraides Rezende de Oliveira foi uma das primeiras moradoras após sua abertura e contou para as alunas Nicoly Hayad e Francielly de Melo do 3º ano A, que o setor iniciou com muito mato e animais como: tatu e cobra. Mas já possuía água encanada, só não havia ainda sido asfaltada. Sendo ela moradora da rua das Laranjeiras.

• FOTOS DO ANO DE 1998.

Ruas ainda

sem

asfalto!

Início das

construções!

Moradores em frente

suas construções.

Novembro de 1998.

A cada ano o bairro passa por mudanças, para que assim haja melhorias na vida dos moradores, os exemplos são:

• A construção da Fábrica da Vocabulário mesmo não estando localizada dentro do Residencial Primavera, se tornou um grande ponto de referência para a localização do bairro. Possuindo uma ampla estrutura que garante uma ótima produtividade e uma maior estrutura para seus funcionários, dentro deste grande complexo.

• Imagem aérea do Complexo Vocabulário, em frente à Avenida Bernardo Sayão.

• A inauguração da Paróquia Santa Edwirges, que veio a proporcionar aos moradores católicos da comunidade uma maior comodidade. Que foi inaugurada dia 01 de maio de 2011.

• A criação do residencial Primavera III, que vem a atender mais uma grande parcela da população que almeja morar em sua casa própria.

• A Escola Municipal Hilda Gonçalves Trindade, foi criada no ano de 2004, para atender toda esta comunidade. E com o passar dos anos vem se ampliando para garantir a todas as crianças desta comunidade uma educação de qualidade. Como a ampliação que ocorreu em agosto-2009, que veio trazer uma melhor infra-estrutura a unidade escolar. E já estamos ansiosos com a nova obra de ampliação que teve início neste ano de 2012, e que vai garantir um melhor atendimento a toda essa comunidade.

Local onde funciona hoje o 3º pavilhão da escola.

No canto da imagem visualizamos os pedreiros já iniciando a ampliação da escola.

• Antes da ampliação, funcionava nesta sala a: biblioteca,

• diretoria, sala dos professores e secretaria.

Ampliação: Agosto-2009.

Ampliação - 2012

Este trabalho teve como objetivo buscar a história do nosso bairro, e nossa expectativa é que ele possa contribuir com toda a comunidade escolar, como um suporte para os futuros alunos em melhor conhecer o bairro onde sua escola está inserida.

Gostaríamos de agradecer a toda equipe de funcionários da Escola Municipal Hilda Gonçalves Trindade, aos alunos e a comunidade, pois sem eles não teríamos conseguido realizar este trabalho.

Aproveitem!Jaraguá – novembro de 2012.

top related