aspectos taticos do futebol

Post on 07-Aug-2015

92 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Procedimento estratégico mais adequado a certas tarefas ou situações que vão ser

realizadas durante um jogo ou competição (BARBANTI, 2003)

Defensiva Individuais/Coletivas

Tipos de ação Tática

Ofensiva

Sem bolaDefesa

Com BolaAtaque

As principais necessidade táticas de uma equipe de futebol tem quando está no sistema defensivo e ofensivo. De acordo com Mitchel (1996), quando uma equipe está com a posse de bola, deve resolver problemas com manter a posse, atacar,criar espaços enquanto ataca e usar esses espaços efetivamente, objetivando o gol. Já quando a equipe está sem posse de bola, deve defender seu espaço, proteger o gol e recuperar a bola da equipe adversária.

Antecipação Consiste em prever a

ação do passe adversário e se posicionar na frente do jogador que irá receber a bola

Desarme Em vez de tentar realizar a antecipação, o atleta pode esperar o adversário receber a bola e em sequência tentar realizar o desarme

Falta Uma tática defensiva individual é utilizar o recurso da regra e realizar a falta quando o marcador não cosegue nem antecipar nem desarmar, no sentido de evitar que a equipe adversária conclua uma jogada que cause risco de gol. Normalmente essa estratégia deve ser a última opção.

Marcação por zona

Nesse tipo de marcação, cada jogador

é responsável por uma determinada região do campo, devendo marcar o jogador adversário que aparecer naquele local

Marcação Individual

Cada jogador é responsável por outro jogador da equipe adversária, não importando a região do campo onde ele se encontra.

Marcação Mista

Quando uma equipe realiza tanto a marcação individual quanto a por zona

Consiste na ação defensiva de diminuir ao máximo o espaço entre um grupo de jogadores e seus

adversários

Marcação pressão

Meia Pressão

Quando a marcação pressão é executada apenas em uma parte do

campo

Uma ação defensiva coletiva é utilizar o recurso da regra e combinar estratégias para que todos os jogadores de defesa atuem juntos para deixar o atleta adversário em condição de impedimento, é uma tática muito boa se bem treinada, porém muito perigosa.

Consiste em tática coletiva em que , caso o marcador seja vencido pelo adversário, outro tenha condições de dar o combate e realizar o desarme.

A compactação é a estratégia em que os jogadores se agrupam na defesa no sentido de diminuir os espaços onde a equipe adversária possa infiltrar

Sistema de jogo: organização Sistema de jogo: organização estratégica da posição de jogadores estratégica da posição de jogadores em campo ou quadra, aplicada em campo ou quadra, aplicada durante o jogo, com objetivos durante o jogo, com objetivos ofensivos e defensivosofensivos e defensivos..

Os sistemas de jogo são representados pelo números de jogadores que compõem os setores do campo, da defesa até o ataque, excluindo-se o goleiro.

1863 Primeiro Sistema de jogo

1871 – Sistema de jogo Escocês – 2 x 2 x 6

Sistema Piramidal(Clássico) , durou até 1925. 2x3x5

Sistema WM , em 1950, criado pelo Escocês Herbert Chapman

1950 – Diagonal (“WM torto”)1950 – Diagonal (“WM torto”)

1938 (Ferrolho Suíço – Karl Rapman) 1938 (Ferrolho Suíço – Karl Rapman)

Explorava contra-ataque. Internazionale campeã européia (64-65)Explorava contra-ataque. Internazionale campeã européia (64-65)

4-2-4 (Húngaros – Anos 50)4-2-4 (Húngaros – Anos 50)

Recua-se mais um médio. Surge o quarto zagueiroRecua-se mais um médio. Surge o quarto zagueiro

4-3-3 (Brasil de 1962) 4-3-3 (Brasil de 1962)

Brasil 1962Brasil 1962

4-4-2 e variações4-4-2 e variações

Recua-se mais um atacante. Criação dupla de ataqueRecua-se mais um atacante. Criação dupla de ataque

Holanda – Copa 74Holanda – Copa 74

Holanda – Copa 74Holanda – Copa 74 Os jogadores holandeses não tinham posições Os jogadores holandeses não tinham posições

definidas, todos atacavam e defendiam. Costuma-se, definidas, todos atacavam e defendiam. Costuma-se, porém, definir a Holanda de 74 como um 4-3-3, porém, definir a Holanda de 74 como um 4-3-3, composto por uma defesa em uma linha de 4, 3 composto por uma defesa em uma linha de 4, 3 armadores e 3 atacantes próximos ao meio-campo e à armadores e 3 atacantes próximos ao meio-campo e à defesa. A Holanda adotava a marcação por pressão, defesa. A Holanda adotava a marcação por pressão, sempre com pelo menos 3 jogadores marcando cada sempre com pelo menos 3 jogadores marcando cada jogada de ataque adversário. A defesa, o meio e o jogada de ataque adversário. A defesa, o meio e o ataque misturavam-se tanto em jogadas de ataque ataque misturavam-se tanto em jogadas de ataque quanto em jogadas de defesa. Cruyff era o craque da quanto em jogadas de defesa. Cruyff era o craque da equipe e o homem que ficava mais à frente, porém equipe e o homem que ficava mais à frente, porém deslocava-se por todo o campo, comandando o time e deslocava-se por todo o campo, comandando o time e fazendo muitas jogadas de ataque.fazendo muitas jogadas de ataque.

3-5-2 (1983)3-5-2 (1983)

Pode ser tanto defensivo quanto ofensivoPode ser tanto defensivo quanto ofensivo

BRASIL PENTACAMPEÃO

O 4:4:2 Inglês

LÍBERO

3-4-3 do Japão

4-3-1-2 da França

5-2-3 do Uruguai

espaço

BOA COMPACTAÇÃO

TIRO DE META – COMPACTAR.

SAÍDA DE BOLA

FORA DA ÁREA

FORA DA ÁREA

4-4-2 InglêsBoa compactação

top related