artes 9º ano prof. · 2019. 5. 6. · o século xix. foi uma das primeiras danças realizadas nas...

Post on 11-Dec-2020

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

PROF.a GABRIELA DARCIO PROF.a LÚCIA SANTOSARTES 9º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IIITrabalho – a trajetória humana, suas produções e manifestações Aula 6.2Revisão e Avaliação

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

2

Alpha

REVISÃO

3

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.

REVISÃO

4

Dança de SalãoA dança de salão é também conhecida como dança social ou de sociedade, é a dança praticada nos bailes e reuniões sociais que têm o objetivo de socializar e divertir.A dança social ou dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais e surgiu na Europa, na época do Renascimento.

REVISÃO

5

Desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral.

REVISÃO

6

Baile de corte

REVISÃO

7

É chamada de social por ser praticada por pessoas comuns, em festas de confraternização, propiciando o estreitamento de relações sociais de amizade, de romance, de parentesco e outras.

De salão, porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que este tipo de dança foi valorizado e divulgado pelo mundo.

REVISÃO

8

Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

REVISÃO

9

São danças de salão clássicas:

• Tango – surgiu nos bordeis da Argentina.

REVISÃO

10

• Valsa Vienense – surgiu na Áustria.

REVISÃO

11

• Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense.

REVISÃO

12

• Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot. É considerado uma das danças mais difíceis.

REVISÃO

13

• Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.

REVISÃO

14

Danças de salão latinasSamba: o samba faz parte integrante da cultura brasileira – é a música e dança do povo. Existem muitas versões diferentes do Samba: cada uma com o seu ritmo, andamento e tom, que resultam em muitas danças diferentes. Muitas das figuras usadas nesta dança requerem um movimento característico de oscilação das ancas; outros

REVISÃO

15

requerem a apreensão de outro movimento que é o balançar do Samba. O Samba tem dois tempos em cada compasso, sendo o segundo mais forte.

REVISÃO

16

Rumba: no decurso da história, a Rumba tem desempenhado muitos papéis; começou como dança de fertilidade, tendo as versões posteriores humanizado esta tendência. A maior parte da coreografia usada na Rumba atual mantém a história secular das tentativas da mulher para atrair o homem, servindo-se dos seus encantos. Durante uma Rumba

REVISÃO

17

bem coreografada existe sempre um elemento de provocação e fuga. Os princípios que lhe servem de base são espantosamente simples, mas representam um grau de dificuldade que leva muitos anos a aperfeiçoar. O ritmo da Rumba baseia-se em quatro tempos em cada compasso, dos quais o quarto é o mais forte.

REVISÃO

18

Merengue: essa é uma dança que surgiu na República Dominicana e também criou raízes em países como Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. Utiliza instrumentos musicais como os saxofones, acordeão, trompete e teclado. Praticada por casais, a dança conta com passos rápidos e simples. Ou seja, um dos pés marca o tempo da dança e o

REVISÃO

19

outro segue a coreografia. Já os membros superiores não se movimentam muito, deixando o ritmo apenas para as pernas e os pés.

REVISÃO

20

Danças latinas

REVISÃO

21

As Danças Clássicas tiveram diferentes origens, e cada uma teve uma história diferente que lhe foi dando as características que elas têm na atualidade.

REVISÃO

22

Valsa VienenseA Valsa Vienense é uma dança com origem em danças camponesas tradicionais austríacas. Foi introduzida em Paris, em 1775, denominada como Valsa Vienense. Inventada pela nobreza, como diversão para as ocasiões festivas.A palavra tem origem no alemão Walzen, que significa girar ou deslizar.

REVISÃO

23

Valsa vienense

REVISÃO

24

Valsa InglesaA Valsa Inglesa teve as mesmas origens que a Valsa Vienense e já era dançada nas cortes europeias em meados do século XVIII. Constitui uma variação mais lenta da Valsa Vienense. A Valsa Inglesa apenas ganhou importância após a primeira Guerra Mundial, em Boston.

REVISÃO

25

Valsa Inglesa

REVISÃO

26

Danças de salão brasileirasAlguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, maxixe entre outras.A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca.

REVISÃO

27

MaxixeDança de salão que surgiu com os negros no Brasil durante o século XIX. Foi uma das primeiras danças realizadas nas cidades do país. Inicialmente, foi criticada pela igreja, pela polícia e pelas famílias devido à forma sensual com que era executada pelas pessoas. É conhecido como o tango brasileiro.Na década de 30 desse século, o maxixe foi transformando-se ou cedendo lugar para um novo estilo de dança: o samba.

REVISÃO

28

Samba de gafieiraO Samba de gafieira é uma herança do maxixe e começou a ser praticada a partir do século XX. O nome vem da palavra francesa ‘gaffe’ (gafe). É sempre o homem que conduz a mulher e ele executa gestos de proteção, ritmo e elegância. É acompanhada por instrumentos como o violão, o cavaquinho, percussão, choro e clarineta.

O samba de gafieira firmou-se na década de 40 no Rio de Janeiro como dança de salão, mas continua evoluindo até

REVISÃO

29

hoje, absorvendo influências das mais diversas danças. Aos salões paulistanos, o samba de gafieira começou a ser introduzido na década de 90.

REVISÃO

30

ForróO nome forró deriva da palavra ‘forrobodó’ e já era dançada ainda no século XIX nas cidades nordestinas. Sofreu grande influência dos africanos e europeus.

REVISÃO

31

top related