aquacultura em minas gerais

Post on 24-Feb-2016

40 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Aquacultura em Minas Gerais. Romário de Almeida Soares. Aluno de Graduação de Aquacultura. Definição: A Aquacultura é o cultivo ou criação de organismos, cujo ciclo de vida, em condições naturais, ocorre total ou parcialmente em meios aquáticos. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Aquacultura em Minas Gerais

Romário de Almeida Soares

Aluno de Graduação de Aquacultura

Definição:

A Aquacultura é o cultivo ou criação de organismos, cujo ciclo de vida, em condições naturais, ocorre total ou parcialmente em meios aquáticos.

Órgão Responsáveis pela Uso da Agua em Minas Gerais

IGAM: É o órgão responsável pela concessão de direito do uso dos recursos hídricos de Minas Gerais, zela pela preservação da quantidade e qualidade da água. E gerencia desenvolvimentos sustentáveis na regiões onde atuam.

Historia da Aquacultura em Minas Gerais:

Com a pesca ficando cada vez, mais estagnada surgiu, então uma nova forma de Produção de pescado que é Aquacultura, no Estado de Minas, por volta da década 80 motivados pelo desenvolvimento da aquicultura Mundial. Mesmo com diversos entraves. Por falta de investimentos, Tecnologia, Logísticas e mercado.

Viveiro de criações

Minas Gerais possui umas das maiores lâminas d’água doce do pais, e clima ameno, Minas Gerais tem capacidade de se torna um dos maiores produtores de pescado do pais.

Reservatório de Furnas. Fonte: André Bonacin

Reservatório de Furnas

O lago de Furnas, apesar de sua área de (1.470 Km2), em condições naturais tem a produção de pescado limitada devido a sua pequena produção de Alimento natural.

Devido à implantação dos parques aquícolas, o Lago servira para a criação intensiva de peixes em Tanques Redes, que pela sua profundidade, e qualidade de água e aeração propicia ao ambiente,um lugar ideal para o cultivo de peixes.

Foto: Emater-MG

Reservatório de Três MariasDesde 1980 o reservatório de Três Marias vem recebendo estudos nas áreas, de Limnologia (estudos físicos, químicos e biológicos da agua) ictiologia ( estudos biológicos dos peixes).

No reservatório ocorrem muitos estudos relacionados à tecnologia e desenvolvimento das espécies, como, larvicultura, reprodução artificial e alevinagem de peixes.

Emater-MG

Ambos os reservatórios estão produzindo Tilapia, pois eles já conhecem o seu ciclo produtivo. É conhecida como “O Frango de Agua”. A produção do estado de Minas Gerais no ano de 2010 foi entorno 12 mil Toneladas.

Responsáveis pela melhorias da Situação da Aquacultura em MG

• EMATER-MG• EPAMIG• CODEVASF

EMATER-MG EMPRESA DE ASSISTENCIA

TECNICA E EXTENÇÄO RURAL

A EMATER atua como um dos principais instrumentos do estado para a ação operacional e de planejamento agrícola em Minas Gerais

EPAMIG( Empresa de Pesquisa Agropecuárias de Minas Gerais)

O programa de pesquisa em Aquacultura da Epamig procura desenvolver e adaptar tecnologias para as espécies de cultivo.Como melhoramento genéticos de linhagem de Tilapia do Nilo, visando elevar o rendimento industrial do peixe.Estudos da cadeia produtiva da piscicultura de Minas Gerais.

CODEVASF( Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Panaíba

É uma Companhia que vem realizando estudos liminologicos e ictiológicos no Vales da Panaíba. E o domínio da reprodução de 32 espécies de peixes.

Peixes Ornamentais em Minas Gerais

A produção de ornamental sai mais barata que piscicultura para abate. Em Patrocínio de Muriaé, chegar rende ate R$ 200 mil mensal.A cada dia que passa aumenta mais o número de pessoas interessadas em produzir peixes Ornamentais. A vantagem do peixe ornamental é que ele não necessita de muito espaço para ser produzido, em pequenos espaços conseguirmos produzir muito

Foto Emater-MG

Os peixes ornamentais são criados em estufas, que preservam a temperatura da água em torno dos 28º. Assim, ajuda a manter o ambiente mais favorável para o animal e também uma produção que só em uma das propriedades chega a cem mil unidades.

Fotos EMATER-MG

Conclusão

A Aquacultura no estado de Minas Gerais ainda está em estagio de desenvolvimento, mas acreditasse que dentro de alguns anos a produção de pescado do estado estará por volta 40 mil toneladas por ano. Devido ao zoneamentos dos parques aquícolas, que estão sendo realizados, pelas diversas empresas que existem neste setor e pelo Governo de Minas.

Referencias Bibliográficas

• http://www.mpa.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=678

• http://www.conselhos.mg.gov.br/uploads/portal//20/8%20WSAqua%20Peixes%20Ornamentais%20Regiao%20de%20Muriae.pdf

• http://www.epamig.br/index.php?Itemid=57&id=191&option=com_content&task=view

• http://www.codevasf.gov.br/noticias/2012/codevasf-promove-capacitacao-em-piscicultura-para-produtores-de-minas-gerais

• http://www.igam.mg.gov.br/• http://www.portaldoagronegocio.com.br/cont

eudo.php?id=19338

Obrigado !

Contatos: romarioall70@yahoo.com.br

Coma mais Peixe faz bem para a Saúde e Economia

Aquacultura em Minas Gerais

Romário de Almeida Soares

Aluno de Graduação de Aquacultura

top related