apresentação do powerpoint...pré-história. presente em todos os povos e culturas, a dança pode...

Post on 23-Aug-2021

1 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

DANÇA

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND

Prof. Paulo Fernando Mesquita |Junior

A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Por meio das

pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e

mulheres já dançavam desde a pré-história. Presente em todos os povos e culturas, a dança pode ser

executada em grupo, duplas ou solos. Pela dança se expressa a

alegria, a tristeza, o amor e todos os sentimentos humanos.

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC

2

A origem e evoluçãoda dança

Dança Primitiva

Chamamos dança primitiva aquela quesurge de maneira espontânea e é praticadapor uma comunidade. Geralmente, é umadança usada para celebrar um ritualespecífico como as colheitas ou a chegadade uma estação do ano.

Nas culturas indígenas, a dança é usada emfestas ou a fim de se preparar para aguerra. Também é utilizada nos rituais depassagem, como o início da vida adulta.

3

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY

(Juliana Bezerra)

Danças milenares

Nas civilizações antigas, como a egípcia ou amesopotâmica, a dança tinha um caráter sagrado,sendo mais uma forma de honrar os deuses. Esse tipode dança sobrevive até hoje em países como Índia eJapão.

Na Grécia antiga, a dança também tinha um caráterritual, sendo usada nos cultos aos deuses. Uma dasdanças mais descritas na Antiguidade era aquela quese usava para as festas do Minotauro ou do deus dovinho, Baco.

4

Dança na Europa Ocidental

Com a expansão do cristianismo na Europa, adança perde seu caráter sagrado. A moral docristianismo colocava o corpo como fonte dopecado e, assim, precisava ser controlado.Por isso, ao contrário das outras artes, adança não entra nas igrejas e se restringe àsfestas populares e às celebrações noscastelos. Basicamente, podemos diferenciardois tipos de dançar na Idade Média: empares, em roda ou formando cadeias.

5

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA

Dança no Renascimento

(sécs. XVI e XVII)

• A dança no renascimento começa a ganharstatus de arte, com manuais, professoresespecializados e, sobretudo, pessoas que sededicam a estudá-la.

• Foi na Itália que a palavra “balleto” surgiu.Através do casamento da princesa florentinaMaria de Médici com o rei da França,Henrique IV (1553-1610), este tipo de dançachegou à França. Ali, a palavra setransformaria em balé e ganharia destaquecomo arte digna a ser praticada pela corte.

• Saber dançar torna-se fundamental naeducação dos nobres. As danças maisconhecidas eram o minueto, a gavote, azarabanda, a allamande e a giga.

6

No final do século XVIII, na Áustria e noImpério Alemão, surge a valsa.Inicialmente, a dança causa escândalo,pois é a primeira vez que os casaisdançam abraçados e de frente para ooutro. Este ritmo vai se espalhar portoda Europa e chega ao Brasil com avinda da corte portuguesa. Até hoje, avalsa está presente nos bailes dedebutantes e casamentos.

7

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND

Dança no Romantismo(séc. XIX)

• No século XIX, com o surgimento do movimento artísticoromântico, o balé se consolida como forma de expressãoartística. Com a ascensão da burguesia e a construção dosgrandes teatros, o balé deixa os salões dos palácios, para setornar um espetáculo.

• No final do século XIX, as antigas colônias americanascomeçam a criar sua própria reinterpretação da música e dadança europeias. Desta maneira, surge o canto gospel, nosEstados Unidos; o choro e o samba, no Brasil; e o tango, naArgentina e no Uruguai.

8

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC

DançaModerna(séc. XX)

• A dança moderna será aruptura do balé clássicopromovida na virada do séculoXIX para o XX.

• Com o crescimento dascidades e da expansão dasindústrias, parte da sociedadejá não se identificava comaquele tipo de espetáculo dobalé clássico. Surgem nomescomo Isadora Duncan (1878-1927), uma das primeiras aromper com os movimentosrígidos, o figurino de tutus, e oscenários grandiosos.

• Isadora Duncan preferiaroupas simples, dispensavacenários e dançava descalça.Sua obra abriu váriaspossibilidades para novaslinguagens na dançacontemporânea.

9

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA

DançaContemporânea(sécs. XX e XXI)

• Denomina-se dança contemporânea todaaquela criada a partida da década de 60, doséculo XX.

• Continuando as experimentações dadança moderna, os criadorescontemporâneos misturam teatro e dança,acabam com a figura do solista, eproporcionam maior igualdade entre ohomem e a mulher no palco.

• A busca de novas linguagens éfundamental para a dança contemporânea.

10

REFERÊNCIAS

BEZERRA, Juliana. História da Dança: origem, evolução e contexto histórico da dança -Tod... Disponível em: https://www.todamateria.com.br/historia-da-dança. Acesso: 29 jun. 2020,

11

top related