análise de possíveis temas para redação enem 2014 › conteudos › arquivos ›...

Post on 07-Jul-2020

1 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Análise de possíveis temas para redação ENEM 2014

Não há novidade em se afirmar que o resultado da redação do ENEM apresenta-se como grande diferencial para o candidato, mas vale reafirmar que não há como obter sucesso nessa etapa da avaliação sem que haja uma rotina de leitura de textos jornalísticos que abordem temas de relevância social.

Ressalta-se que não se trata de mera decodificação a partir da qual o indivíduo sente-se apto a reproduzir o conteúdo que leu. É bem mais que isso: produzir um bom texto argumentativo, seja oral ou escrito, no ENEM ou em qualquer outra situação enunciativa, requer atitude reflexiva a partir do entrecruzamento de posicionamentos acerca de um mesmo fato veiculado em diferentes gêneros, sejam eles, científicos, midiáticos ou jurídicos. Assim, os temas arrolados a seguir, apresentam-se como roteiro de leitura, não como varinha de condão capaz de transformar em texto a poeira em suspensão no entorno do candidato. É indispensável que haja muita leitura, pesquisa, reflexão, debate, escritas e reescritas, para que se chegue a um produto que apresente indícios de autoria.

Temas possíveis

Acessibilidade Os Direitos Humanos e a Constituição preveem o direito a igualdade de direitos, tanto que políticas afirmativas, como cotas raciais nas universidades e obrigatoriedade de deficientes no quadro das empresas já são realidade. Tem-se também investido em pisos em alto-relevo e aplicativos que favorecem o deslocamento de deficientes visuais, e na instalação de rampas e elevadores que favoreçam a autonomia dos deficientes físicos e idosos. Nesse contexto, a tecnologia a serviço da qualidade de vida e a inclusão dessas parcelas ganha relevância dentre temas possíveis a serem explorados no ENEM.

http://pixabay.com/en/handicap-accessible-disability-sign-39397/ -

Acesso em em 23 set. 2014.

Thinkstock - Acesso em 20 set. 2014.

Água Esse tema tem sido objeto de pesquisas, congressos, encontros internacionais: a preocupação com a água deve-se ao crescimento da população para a qual a água potável existente pode tornar-se insuficiente? Ou a preocupação deve-se à crescente poluição de rios, lagos e mananciais? A relação entre consumismo e consumo sustentável desse recurso é um recorte possível, no qual cabe a discussão sobre a chamada “água invisível”.

Água – crise energética A matriz energética do Brasil pauta-se, sobretudo, em hidroelétricas. Com a escassez de chuvas, quais seriam as melhores alternativas para o país?

Água e falta de chuvas no sudeste do país Pouco se fala sobre a relação entre desmatamento da

Amazônia e a falta de chuvas no Sudeste, que somente não é uma região de deserto em função das precipitações que decorrem da evaporação da água que as árvores da grande floresta buscam no subsolo. Menos árvores, menos evaporação, menos chuvas...

Água – racionamento Embora muito se fale na falta de chuvas, pouco se aborda sobre decisões políticas relacionadas ao uso da água e formas de gerar energia. O Brasil possui uma rede hidrográfica invejável, mas, constituída, em grande parte, por rios poluídos, o que torna inviável a utilização de suas águas para o consumo doméstico. Isso daria uma boa discussão.

Analfabetismo funcional Embora as notícias apontem para a queda sucessiva do analfabetismo no Brasil, os resultados do país no PISA não é motivo de orgulho. Pessoas escolarizadas não são capazes de entender textos simples, e, muito menos, utilizar-se da leitura para o exercício da cidadania.

(Fonte: Pisa/OCDE | Infografia: Natália Durães) http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/12/bbrasil-melhora-pontuacao-mas-bcai-em-ranking-do-pisab.html - Acesso em 20 set. 2014.

http://www.fundaplub.org.br/site/noticia/brasil-investe-metade-do-

recomendado-pela-ocde-para-o-ensino-basico/ - Acesso 20 set.

2014.

Thinckstock - Acesso 19 set. 2014

Aumento populacional e alimentação Segundo a ONU, a população mundial já é de 7,2 bilhões de pessoas, e o solo degradado, aquecimento global, possibilidade de escassez de água potável apresentam-se como desafios para a produção de alimentos para essa população que não para de crescer.

Bullying Não é necessário recorrer à mídia para tomar conhecimento de que da falta de tolerância às diferenças incorrem atitudes discriminatórias entre crianças e adolescentes, muitas vezes, não percebidas por aqueles que poderiam evitar as consequências desses atos. O sofrimento silencioso da vítima ou a violência contra os que o maltrataram são objetos de preocupação.

Thinkstock - Acesso em 18 set. 2014.

http://www.cnv.gov.br/ - Acesso em 23 set. 2014

Comissão da Verdade A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em maio de 2012. Tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. São recorrentes as notícias relacionadas ao tema. No ano em que se comemora 50 anos do Golpe de 64, e em que PT e Planalto discordam quanto a uma possível revisão da Lei da Anistia (embora seja também a favor, Dilma quer evitar crise com as Forças Armadas), esse tema apresenta-se como relevante.

Consumismo e ostentação A obsolescência, fruto do capitalismo, leva ao consumismo desenfreado como meio de projeção social. Celulares de última geração, joias, aparelhos ortodônticos, ainda que desnecessários e comprados em camelôs, são tomados como elementos mágicos a partir dos quais os jovens pensam dizer: eu sou, eu posso! Os “rolezinhos”, nesse contexto, também se apresentam como estratégia por meio da qual se busca a inserção social.

http://pixabay.com/en/fall-hurricane-money-

finance-163496/ - Acesso em 23. set. 2014.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ Acesso em set. 2014.

Consumismo e sustentabilidade Valores gerados pelo capitalismo levam ao consumismo desenfreado, que coloca o Planeta em risco. Extração de matéria prima, contaminação da água no processo de produção de bens materiais, acúmulo de lixo podem inviabilizar para as futuras gerações a vida com qualidade.

Corpolatria Produto de uma mídia que dissemina valores que interessam ao capitalismo, a corpolatria surge como busca do físico idealizado por muitos e inatingível para parte significativa da população. Considerando-se os riscos que o culto à beleza pode acarretar para a saúde, ela pode ser objeto de reflexão. Vigorexia, bulimia e anorexia são sintomas de corpolatria.

Thinkstock – Acesso 23. set. 2014.

http://pixabay.com/en/soldiers-military-usa-weapons-war-1002/ - Acesso em

23 set 2014.

Crimes contra a humanidade - Discriminação Ações neonazistas em diferentes partes do mundo, uso de armas químicas na Síria, intolerância religiosa e em relação aos homossexuais são alguns dos fatos relacionados ao tema em questão.

Dependência química e alcoolismo na adolescência/juventude Em tempos em que se discute a viabilidade de legalização da maconha, em que acidentes provocados por motoristas alcoolizados ceifam vidas, e pouco se tem falado sobre a Lei Seca, o consumo de álcool tem crescido entre os adolescentes e não há políticas voltadas para essa realidade.

http://pixabay.com/en/alcohol-hangover-event-death-drunk-428392/ -

Acesso em 23 set. 2014.

Thinkstock - Acesso 23 set. 2014

Desmatamento O desmatamento da Amazônia aumentou. As taxas anuais,

que havia caído nos últimos anos, aumentaram 29% entre

agosto de 2012 e julho de 2013. É a primeira vez em cinco

anos que o índice de destruição cresce na região conhecida

como Amazônia Legal, que cobre nove Estados. 5.891

quilômetros quadrados (km²) foram desmatados no período,

comparados a 4.571 km² entre agosto de 2011 e julho de

2012.

Energia e sustentabilidade - Matrizes energéticas O aumento populacional e o consumismo demandam produção crescente de energia. Para essa produção são necessárias pesquisas com o propósito de definição de matrizes energéticas que impactem minimamente o meio ambiente. A sensibilização para a redução do consumo é urgente.

Thinkstock - Acesso em 23 set. 2014

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/foto/2014-07/copa-do-mundo-das-

favelas?id=922349 - Acesso em 23 set. 2014.

Esporte como forma de inclusão social O Brasil, como palco da Copa das Confederações, em 2013, Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíada, em 2016, suscita a discussão sobre os benefícios do esporte para a sociedade: saúde física, geração de empregos e inclusão social.

Fome x consumismo e desperdício O Brasil tem reduzido a miséria e a morte em decorrência da desnutrição, mas a fome ainda é uma realidade entre nós. Nesse universo, parte significativa dos alimentos é desperdiçada desde sua produção até a cozinha dos domicílios. Há desperdício em todo o trajeto pelo qual passam os alimentos: lavoura, transporte, armazenamento, distribuição, sacolões, processamento industrial de alimentos e preparação de refeições nos domicílios... Meios para evitar o desperdício com fins na redução de custos e viabilização da aquisição de alimentos pela população carente são um desafio.

http://www.portalopovo.com.br/noticia_detalhe.php?id=9256 - Acesso

23 set. 2014

http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Brasil_em_1964#mediaviewer/

File:Golpe_de_1964.jpg - Acesso 23 set. 2014

Golpe Militar

Em 2014, completaram 50 anos do Golpe Militar, para alguns, Revolução de 64. Trata-se de um marco na democracia do Brasil e o candidato pode ser levado a revelar sua consciência sobre o fato. No ano em curso, foram muitos os depoimentos de militares e torturados na Comissão da Verdade, e a frieza com que justificam seus atos, como cumprimento de dever, espanta até os menos sensíveis.

Legado da Copa A Copa passou e o hexa não veio, mas restou o legado desse evento. É importante frisar que tanto há o legado positivo quanto o negativo, antes de discorrer sobre o tema. De estádios que serão subutilizados à profissionalização de detentos para suprir a falta de mão de obra na construção civil e projetos que favoreceram a mobilidade urbana devem ser considerados.

http://www.brasil.gov.br/ - Acesso em 23 set. 2014.

http://pixabay.com/en/marijuana-leaf-drug-pot-weed-34353/ - Acesso

em 23 set. 2014

Legalização da maconha e internação compulsória

De um lado, os que defendem a legalização da maconha, visto que têm sido obrigados a contrabandear medicamentos à base de cannabis para tratamento de doenças graves e raras, de outro, os que buscam alternativas para livrar seus familiares do vício das drogas. A internação compulsória é uma realidade recente, mas não é nova a ausência de leitos em número suficiente para atender a todos os dependentes químicos que necessitam de ajuda. Surge o impasse quanto à legalização da maconha, visto que seu uso não seria limitado a fins terapêuticos e que pessoas têm sido hospitalizadas, contra a própria vontade e com autorização legal, para que lhe seja assegurado o direito à vida.

Lixões O prazo para que as prefeituras acabassem com os lixões a céu aberto encerrou-se no dia 2 de agosto de 2014, de acordo com determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. No entanto, a maior parte das cidades não conseguiu cumprir a meta e agora pode perder recursos do governo federal e investimentos para o setor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterro_sanit%C3%A1rio#mediaviewe

r/File:Aterro_Sanitario.jpg - Acesso em 23 set. 2014

http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/galeria/2013-04-27/manifestacao-em-

sao-paulo-pede-reducao-da-maioridade-penal - Acesso em 23 set. 2014.

Maioridade penal

Trata-se de um vulcão adormecido. Pouco se tem falado sobre o tema que, em 2013 esteve recorrentemente na mídia. Os sucessivos crimes bárbaros cometidos por menores alimentam a polêmica sobre a viabilidade da redução da maioridade penal, que tem sido a proposta de governo de alguns dos candidatos a deputado.

Mobilidade urbana Obras de aeroportos inacabadas, ruas e avenidas superlotadas de automóveis, promessas de novas linhas de metrô que não se concretizam, desrespeito à faixa de pedestres e às ciclovias... Ir e vir é um direito, mas faltam equipamentos e respeito por parte de todos para seu exercício.

http://pixabay.com/en/bicycle-ride-pictogram-sign-grey-310542/ - Acesso

em 23 set. 2014.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_contra_a_Copa_do_Mundo_de

_2014#mediaviewer/File:914784-protesto_copa_rio_de_janeiro-2219.jpg - Acesso em 23 set. 2014

Manifestações populares No título II, da Constituição Federal, Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I, afirmar-se que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, e que “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente; [...] O brasileiro fez uso do que a lei lhe garante, mas o vandalismo esteve presente em muitas das manifestações ocorridas, e o papel da polícia foi questionado. As motivações, as polêmicas e os resultados relacionadas a esses fatos merecem reflexão.

Mídia e formação de opinião Manifestações, Copa, eleições... uma sucessão de fatos cobertos por uma mídia que nada tem de imparcial. A Globo chegou a ser atacada em meio às manifestações, acusada de tendenciosidade. Às vésperas das eleições quais seriam as estratégias a partir das quais a mídia interfere na formação de opinião?

http://www.revistafinal.com - Acesso em set. 2014.

O papel da mulher na sociedade contemporânea Exaltar o papel da mulher na sociedade contemporânea seria uma forma de combater a

http://pixabay.com/en/women-s-power-specialist-454873/ - Acesso 16 set. 2014.

discriminação em relação a ela? Vivemos um século em que mulheres tiveram destaque na política mundial – Alemanha, Argentina, Brasil são alguns dos países que tiveram seus destinos selados pela presença feminina –, ganharam títulos mundiais nos esportes, assumiram o manche de aeronaves na aviação civil e nas forças armadas. Isso, porém, não tem sido suficiente para cessar com o assédio no trabalho ou em transportes públicos e a violência doméstica. A discussão do alcance da Lei Maria da Penha também pode ser uma via de acesso ao tema.

Papel da polícia na democracia Frente às sucessivas manifestações ocorridas no país a atuação da polícia foi polêmica. Para muitos, ainda com vestígios da ditadura, ela não estaria preparada para atuar em uma sociedade democrática. Para outros, ela foi tolerante frente à destruição do patrimônio privado. Direito à segurança, direito à propriedade, direito a manifestar-se... Como equilibrar tudo isso?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_em_2013#mediaviewer/File:Tropa_de_c

hoque_em_S%C3%A3o_Paulo_1.jpg - Acesso em 23 set. 2014.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_em_2013#mediaviewer/File:A

Br17062013JFC2558.jpg - Acesso em 23 set. 2014.

Participação do jovem na sociedade O país aderiu a manifestações organizadas por jovens que fizeram uso das redes sociais por algo que em muito extrapola o bate-papo. Entretanto, o percentual de jovens entre 16 e 18 anos que emitiram seus títulos para votar nas Eleições 2014 foi o menor do século. Muitos dos jovens que saíram às ruas clamando por serviços públicos de qualidade participarão do ENEM e votarão, para presidente, pela 1ª vez, no mês de outubro. Nesse contexto, espera-se um posicionamento dessa juventude frente à democracia.

Pedofilia

O crime de pedofilia indigna o mundo. Seus praticantes, na maioria das vezes, são pessoas aparentemente respeitáveis e que nada apresentam de suspeito. As redes sociais têm sido sua arma, seu disfarce e escudo a partir dos quais aliciam e traumatizam milhares de crianças. Muitas famílias, entretanto, não denunciam o agressor. Por que e como combater esse crime?

Thinkstock – Acesso 23 set. 2014.

]

http://revistagalileu.globo.com/Revista Acesso em set. 2014.

Preconceito linguístico Variantes linguísticas é um conteúdo presente em todas as edições do ENEM e o respeito aos diferentes registros, assim como o ajuste da linguagem a diferentes situações enunciativas apresenta-se como tema possível para redação de 2014.

Publicidade infantil A maioria dos produtos consumidos pelas famílias é escolhida pelas crianças, 83% deles influenciados pela publicidade, 72% associados a personagens famosos. O fato de a infância constituir mercado altamente lucrativo suscita a preocupação com esse consumidor que ainda não sabe como se proteger dos estímulos da propaganda, uma vez que está em desenvolvimento biofísico e psíquico.

http://altamiroborges.blogspot.com.br - Acesso em set. 2014

http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/galeria/2013-01-09/disputa-entre-indios-e-produtores-rurais-

expoe-diferentes-visoes-sobre-uso-e-valor-da-terra - Acesso em 23 set. 2014

Questões indígenas O acirramento das disputas em terras indígenas, o que tem resultado no aumento da violência contra as comunidades e na elevação do número de assassinatos dentro das comunidades merecem especial atenção. Durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), em 2013, os índios conclamaram pelo direito de serem ouvidos nos processos de desenvolvimento de políticas públicas voltadas a eles.

Racismo no futebol

Em 2014, quando passaram por nossos gramados, ídolos do futebol das mais diferentes nacionalidades e etnias, casos de racismo contra jogadores negros ganharam espaço na mídia. A provocação tem sido a mesma ao redor do mundo: jogar bananas e imitar macacos. Há aqueles que, como Pelé, acreditam tratar-se de algo natural no futebol e que não merece atenção por parte do agredido, outros, porém, assim como Ronaldo Nazário, defendem que o racimo deve ser recriminado em qualquer ambiente. A polêmica está instalada, resta o posicionamento da sociedade e a ação.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/foto/2014-05/direitos-das-criancas-no-

pais-da-copa-belo-horizonte?id=914732 – Acesso em 23 set. 2014.

http://pixabay.com/en/ball-networks-internet-network-142738/ -

Acesso em 23 set. 2014.

Redes sociais e os direitos humanos Os Direitos Humanos, bem como sua divulgação, têm sido

ampliados a cada ano, mas em ritmo que muito se distancia

da velocidade com que as redes sociais e os motores de

busca propagam-se. E essas têm sido alguns dos meios pelos

quais o direito à igualdade, à privacidade e à propriedade têm

sido violados. Por outro lado, elas se prestam à concretização

do direito de expressar-se, manifestar-se e à informação. Vilãs

ou mocinhas? Eis a questão.

Saúde pública

A recorrência de notícias relacionadas à situação em que se encontra a saúde pública no Brasil e a série de medidas anunciadas pelo governo para esse setor, como efeito das manifestações, assim como as propostas apresentadas pelos presidenciáveis, fazem desse um tema possível para o ENEM.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/foto/2014-04/medicos-fazem-manifestacao-no-dia-mundial-da-saude?id=910144 - Acesso em

23 set. 2014

Thinkstock - Acesso em 23 set. 2014

Tráfico de pessoas

O tráfico de pessoas está relacionado à exploração sexual, ao comércio de órgãos, à adoção ilegal, à pornografia infantil, às formas ilegais de imigração com vistas à exploração do trabalho em condições análogas à escravidão, ao contrabando de mercadorias, ao contrabando de armas e ao tráfico de drogas e representa a violação de vários direitos humanos. A focalização do tema pode contribuir para dar visibilidade e busca de soluções para o problema.

Violência urbana A violência, em seus diferentes desdobramentos – esporte, trânsito, doméstica, praticada por justiceiros... – tem promovido alterações na estrutura física de estádios, promulgações de leis como a Seca e a Maria da Penha, motivado o desenvolvimento de equipamentos como o botão do pânico, para que mulheres agredidas peçam por socorro em tempo real, e desencadeado discussões sobre a prática da justiça com as próprias mãos. As motivações para a violência e os meios de combatê-la podem levar a diferentes posicionamentos.

Thinkstock - Acesso em set. 2014

http://oglobo.globo.com/pais/manifestacoes-contra- pastor-marco-

feliciano-7793255. Acesso 21 jun. 2013.

Voto consciente

Vivemos um ano eleitoral entrecortado por campanhas nas

mídias digitais para que o eleitorado não vote em branco ou

nulo, visto que é uma tentativa inócua de protesto. A mesma

TV que mostrou o brasileiro nas ruas alerta para a

necessidade do voto consciente, afinal país mal governado é

resultado de eleitor desinformado, passivo, omisso. Depois de

tantas manifestações e de gritos de “o Gigante acordou”, é

esperado que ele não cochile nas urnas.

ATENÇÃO

Essa ou outras listas somente serão úteis se associadas ao domínio de pré-requisitos, dentre os

quais são enumerados alguns a seguir:

1) Sensibilidade para percepção da realidade em que está inserido;

2) Atualização diária em relação aos principais acontecimentos no Brasil e no mundo;

3) Capacidade investigativa para verificar se o que é enunciado é apresentado com o mesmo foco

em diferentes canais, jornais ou sites;

4) Focalização do fato pelo viés de diferentes pontos de vista;

5) Acionamento de conhecimentos científicos adquiridos ao longo do processo escolar nessa

análise investigativa;

6) Senso crítico frente a esses fatos, com discernimento das razões que o levaram ao

posicionamento adotado;

7) Esboço de possibilidades de resolução de situações problemas inerentes ao fato focalizado.

Para esse último item, é necessária reflexão sobre as causas do problema. Se o tema a ser

desenvolvido é, por exemplo, a “fome no mundo”, pense em suas causas: falta de domínio de

tecnologia agrícola, domínio do mercado de sementes por poucos, falta de água para o cultivo,

solo estéril em algumas partes do planeta, desperdício... Diante disso, reflita sobre o que seria

eficiente para neutralizar as causas apontadas: tratado internacional para intercâmbio de

tecnologia, quebra de cartéis, investimento na pesquisa de reaproveitamento de água para

irrigação, divulgação de iniciativas que evitem o desperdício. Complete a proposta de ação

indicando, quando possível, a quem caberia a implantação da ação proposta, de onde viriam os

recursos financeiros, se for o caso. Sem um conhecimento de mundo e científico consistentes

acerca do objeto de estudo, não há como contribuir com sugestões que possam aprimorar a

relação entre pessoas ou dessas com o meio ambiente, recorrentemente inerentes às propostas

de redação no Exame Nacional do Ensino Médio.

É indispensável também o domínio da tipologia dissertativa-argumentativa: não se pode confundir

o texto argumentativo com o expositivo. É indispensável que o participante tenha clareza:

1) do que é uma tese;

2) de que o desenvolvimento está a serviço dela;

3) de que a tese deve ser comprovada por meio da exposição de argumentos;

4) de que os argumentos, por sua vez, devem ser fundamentados a partir do acionamento de

estratégias argumentativas, tais como a exemplificação, dados numéricos, citações, analogias,

contraposições, dentre outras, que não surgirão do vazio, mas de um conhecimento amplo do que

é veiculado pela mídia.

Por fim, cabe um alerta para o rigoroso cuidado com a competência 1: registro padrão. A

imprensa tem denunciado alguns desvios presentes em redações nota 1000 e infiltrado

jornalistas dentre os candidatos para aferir o rigor da correção quanto a esse critério, de

modo que é possível que haja maior penalização quanto a aspectos como pontuação,

acentuação, concordância, regência, etc.

top related