andaimes - confederación de empresarios de pontevedra prev triptico altura... · andaimes: os...

Post on 20-Jan-2019

219 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Define-se como trabalhos em altura a qualqueractividade que se realize de forma que se determinauma diferença de nível entre o ponto de apoio dotrabalhador e o seu meio. Pode dar-se ao desempenhardiferentes tarefas, com a característica comum dapossibilidade de queda a diferente nível, tanto dotrabalhador como de ferramentas ou materiais.

Os trabalhos em altura determinam uma série deriscos específicos que derivam, fundamentalmente,das características do espaço e estabilidade do mesmorelacionado com a tarefa.

Estes riscos vão depender de:

> O espaço de trabalho> A tarefa a realizar> Medidas de protecção necessárias> Estado ou condição da pessoa

Dentro das equipas de trabalho mais comuns devemosseguir diferentes normas de prevenção:

Escadas de mão ou portáteis(simples, extensíveis e tipo tesoura):

Antes de utilizá-las verificar o seu estado.

SIMPLES

Sujeitá-las num lugar fixo ultrapassando ao menos1mt do lugar onde se quer chegar.Os movimentos de subida e descida deverão sersempre feitos de frente e com as mãos livres.Só a pode usar um sozinho trabalhador ao mesmo tempo.A escada de apoio deverá ser colocada contra a paredeformando um ângulo de 75º em relação do solo.Devem de estar providas de sapatas anti-deslizantesno seu pé, ou ganchos de sucção na parte superior,e NUNCA apoiar sobre caixotes ou tijolos.

Nunca se deve pintar (salvo com verniz transparente),e estar bem limpo de toda a matéria deslizante.

TIPO TESOURA

Deverão ser apoiadas sobre solo estável, emsuperfície sólida e fixa e NUNCA usar o últimodegrau nem passar de um lado para o da escadapor sua vez superior.Devem de estar providas de correntes ou cabosque impeçam a sua abertura ao as utilizar.

EXTENSIVÉIS

Não deslocar na posição aberta nem colocar asmãos no sentido descendente.Não modificar os topos ou enclavamientos.Verificar todos os dispositivos de segurança(sapatas, juntes e cordas).

Escadas móveis:Verificar a estabilidade e resistência. A superfíciede apoio deverá ser adequada, uniforme e estável.Proibir o deslocamento mediante tracção mecânicacom trabalhadores a subir à escada.Cuidar da área de influência: queda de objectosou movimentos da escada por terceiros.

Andaimes:Os elementos que incidem na eleição de um andaimesão a segurança para o trabalho, fácil montagem edesmontagem e fácil adaptação ao trabalho.

Como medidas preventivas e gerais se indicam:

A montagem e desmontagem realizar-se-á porpessoal qualificado.

Dispor-se-ão arrostramientosss a pontos fortesde segurança para evitar movimentos indesejáveis.Antes de realizar os trabalhos sobre um andaimecom rodas deverá bloquear-se as mesmas.Antes de se deslocar andaimes sobre rodas deverácertificar de que não se encontra ninguém sobreo andaime.

As plataformas localizadas a mais de dois metrosde altura dispõem de corrimão perimetraless de90cm, barra intermédia e rodapé.Os andaimes deverão apoiar sobre uma superfíciefirme e sólida.A largura da plataforma de trabalho será de 60cmno mínimo.Se a plataforma de trabalho se encontra a 3,5mou mais dever-se-á utilizar uma equipa deprotecção anti-queda CE ou medidas de protecçãoalternativasAntes de subir a um andaime há que comprovarsua estabilidade, assim como, que esteja situadosobre uma superfície firme. Não apoiar sobre pilhasde materiais, bidões, etc.Delimitar a zona de trabalho evitando a passagemde pessoal por baixo.

RISCOS LABORAISEM TRABALHOS EM ALTURAE VERTICAIS

PREVENÇÃO

Não se devem realizar movimentos bruscos, colocarpesos violentamente sobre os andaimes nemsobrecarregar a plataforma de trabalho.No exterior não se deve trabalhar nos andaimescom condições climatológicas adversas (vento,etc.).

Telhados e cobertas:Dependendo do caso, podem ter que se utilizarEPI´S ou protecção colectiva (redes de segurança,barras de segurança,...).Nunca realizar trabalhos sobre cobertas.Examinar detalhadamente a coberta para conhecero seu estadoNão trabalhar quando a velocidade do vento ésuperior a 50km/h.Uso do arnês a pontos fixos e estáveis.Usar calçado adequado anti-deslizante.Evitar deslocar-se com carga nas mãos.

Estas condições, que aumentam os riscos derivadosdo trabalho em altura, devem ser controladas medianteas instruções precisas ou com a utilização de EPI´Squando de outra forma não fique totalmente garantidaa segurança do trabalhador.

OBRIGATÓRIO O USODE LUVAS

OBRIGATÓRIO O USODE CAPACETE

É OBRIGATÓRIOO USO DE CALÇADO

DE SEGURANÇA

Organiça Finança

Área de PrevenciónTelf: 986 439 611Fax: 986 434 822e-mail: prevencion@cep.esWeb: www.cep.es

Informaçoes:

Confederación de Empresarios de PontevedraAvenida García Barbón nº 104 - 36201 Vigo

top related