america espanhola

Post on 07-Jun-2015

4.730 Views

Category:

Documents

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

AMÉRICA ESPANHOLAProfº Ulisses Martins

POR QUE A ESPANHA

RESOLVEU ENFRENTAR OS PERIGOS DOS

MARES E REALIZAR UMA EXPANSÃO

MARÍTIMA?

Conquista de Constantinopla (1453)

• Os turcos conquistaram Constantinopla e bloquearam o comércio de especiarias realizado pelo mar Mediterrâneo, unindo os europeus na busca de um novo caminho até os fornecedores orientais.

Cerco à ConstantinoplaJean Chartier (séc. XV)

Necessidade de novos mercados• Descobrir novos caminhos para o oriente

significava, também, conquistar novos mercados consumidores para o artesanato e as manufaturas européias. Além disso, a Europa necessitava de matérias-primas. Essas necessidades só poderiam ser atendidas com a ampliação de mercados fora da Europa.

Reprodução de afresco do Castelo de Issogne, Itália (séc. XV), representando uma loja de especiarias.

O maior bazar de Istambul com quase 5.000 lojas! É chamado em Turco

"Kapalicarsi" ou seja mercado coberto. O Grande bazar é o bazar mais

conhecido de todo o mundo com várias mercadorias a venda

Falta de metais preciosos• Os metais preciosos europeu eram

permanentemente enviados ao Oriente para a compra de especiarias e artigos de luxo. As minas de ouro e prata já não produziam quantidade suficiente de metais para a cunhagem de moedas. Para solucionar o problema da escassez de metais, os europeus precisavam descobrir novas jazidas em outras regiões.

Minas de ouro e prata na América do Sul

Interesse dos Estados nacionais

• A expansão comercial aumentaria os poderes do rei, manteria os privilégios da nobreza e elevaria os lucros da burguesia. Além disso, os Estados nacionais também deram total apoio à expansão marítima para poderem arrecadar novos impostos

Propagação da fé cristã

• Os participantes da expansão marítimo-comercial européia herdaram da Idade Média algo do entusiasmo cavaleiresco e do ideal das Cruzadas de propagar a fé cristã. Assim, são marcantes, nesse período, a influência religiosa e a justificativa de conquistar e converter povos não-cristãos do mundo

Ambição material

• Os líderes envolvidos na expansão marítima eram movidos, sobretudo, pela ambição de valer mais, que significava, simultaneamente, ter mais e ser mais.

Progresso tecnológico• A expansão tornou-se possível graças ao

desenvolvimento científico-tecnológico, que permitiu as navegações a grandes distâncias. Ilustram esse desenvolvimento: o uso do da bússola, do astrolábio e do quadrante, a invenção da caravela pelos portugueses, o aperfeiçoamento dos mapas geográficos e a aceitação da noção de que a Terra é redonda

Bússola Quadrante marítimo Astrolábio

Caravelas Mapas geográficos mais precisos

ATRASO ESPANHOL

• A Espanha se atrasou no processo de Expansão Marítima graças a sua Guerra de Reconquista.

• No mesmo ano (1492) da expulsão definitiva dos muçulmanos do último território espanhol ainda ocupado (Granada), Colombo alcança a América

Descobrimento da América• Com três caravelas (Santa

Maria, Pinta e Nina) concedidas pelos reis espanhóis, Colombo e sua tripulação partiram do porto de Palos em 3 de agosto de 1492. Em 12 de outubro, chegaram à América, mas pensavam ter alcançado a Índia. Por isso, os habitantes da nova terra foram chamados de índios.

Cristovão Colombo

Navegações Espanholas

Disputas Portugal X Espanha• Bula Intercoetera (1493): o papa estabeleceu

que as terras da América seriam divididas entre os reis de Portugal e Espanha. Um meridiano situado a 100 léguas a oeste de Cabo Verde dividiria essas terras: tudo o que estivesse a oeste pertenceria à Espanha, e tudo o que estivesse à leste pertenceria a Portugal.

• Tratado de Tordesilhas (1494): esse tratado traçou uma nova linha divisória, agora a 370 léguas, dividindo o mundo descoberto entre os dois países, gerando protestos dos demais.

Divisão do Mundo

Impacto da ConquistaNa América, o contato entre europeus e indígenas teve profundo impacto para ambos. Representou, segundo o historiador Sérgio Buarque de Holanda:

“o confronto entre duas humanidades diversas, tão heterogêneas, (...) que não deixa de impor-se entre elas uma intolerância mortal”Cortez fazendo contato com um

indígena do Novo Mundo

Descoberta X Conquista

• Segundo o historiador Tzvetan Todorov:

“o encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra, uma conquista”

GENOCÍDIO• O encontro entre as duas culturas provocou

um enorme genocídio. Segundo Todorov, quando os europeus chegaram, a população do Novo Mundo era de mais ou menos 80 milhões de pessoas. Uns trinta anos após a conquista este número baixou para 10 milhões. Nessa mesma época Portugal e Espanha, juntos, não somavam 11 milhões de habitantes.

• Frei Bartolomé de Las Casas (1474-1566) deixou relatos comoventes desse grande genocídio:

“Se tivéssemos que refletir as particularidades das crueldades e matanças que os espanhóis cometeram e cometem ainda diariamente no Peru, sem dúvida alguma falaríamos de coisas espantosas e em tão grande número que tudo que se praticou em outras partes das Índias ficaria esmaecido e pareceria pouca coisa em face da gravidade e grande número dos crimes que se perpetraram no Peru”

SE OS ÍNDIOS ERAM TÃO

NUMEROSOS POR QUE ELES FORAM DIZIMADOS TÃO RAPIDAMENTE?

Superioridade Bélica• Com armas de fogo, os conquistadores

evitavam combate corpo a corpo. Além disso, a explosão provocada por essas armas, desconhecidas dos povos indígenas, causava-lhes enorme susto.

Uso do aço pelos espanhóis• As armas feitas de aço, por serem

resistentes, davam aos conquistadores mais recursos de luta. Já as principais armas empregadas pelos indígenas eram arcos, flechas envenenadas, pedras, lanças, machados e atiradeiras de pedra.

Cavalo• Os indígenas desconheciam e temiam os

cavalos, que permitiam aos espanhóis grande mobilidade durante os combates. No princípio da conquista, os indígenas supunham que cavaleiro e cavalo fossem uma única criatura.

Crenças religiosas

• Os indígenas acreditavam estar sendo castigados por deuses e por isso combatê-los era uma tarefa quase divina. Como superar seu deus numa batalha?

Doenças contagiosas• Doenças contagiosas como sarampo,

coqueluche, tifo, varíola, malária e gripe. Nem sempre transmitidas de forma deliberada pelos europeus, eram, em geral, letais para os indígenas, que não tinham resistência imunológica contra elas. Espalhando-se rapidamente, provocavam epidemias, matando milhares deles.

Imposição do catolicismo• De modo geral, religiosos e conquistadores

associavam-se para dominar os povos indígenas. A ação evangelizadora católica centrou-se na catequese, no batismo das crianças, em sua educação cristã e na conversão dos líderes indígenas. Para tornar mais eficientes seus esforços de conversão junto aos indígenas, os jesuítas criaram aldeamentos (ou missões)

VANTAGENS ESPANHOLAS

• Lucros expressivos com a conquista e colonização dos indígenas

• Deslocamento do eixo econômico do mar Mediterrâneo para o Atlântico

• Tornou-se um dos países mais importantes do mundo ao lado de Portugal

• Impulso de vários setores culturais e científicos

FALAMOS MUITO NOS INDÍGENAS ATÉ AQUI. MAS QUE POVOS ERAM ESSES? COMO ELES VIVIAM? COMO SE ORGANIZAVAM? EM QUE

ACREDITAVAM?

ERAM OS ASTECAS, INCAS E MAIAS

MAS ISSO JÁ É ASSUNTO PARA UM PRÓXIMO ENCONTRO!!!

ATÉ A PRÓXIMA!!

PARA REFLETIR EM CASA

• Interprete a frase abaixo, do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973), associando-a ao conteúdo visto:

A espada, a cruz e a fome foram dizimando a família indígena

top related