alexandra ilda

Post on 22-Dec-2014

116 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Zonas Húmidas

O que são as zonas húmidas?

Zonas húmidas são áreas de pântano, charco, ou água, naturais ou artificiais, permanentes ou temporárias, que normalmente albergam uma grande

biodiversidade, tanto em termos de plantas como de animais aquáticos, ou os que se alimentam daqueles .

Pântano: Pântano é uma área plana de abundante

vegetação herbácea e/ou arbustiva, que permanece grande parte do tempo inundada.

O surgimento dos pântanos geralmente ocorre em áreas onde o escoamento das águas se torna lento, assim o entulho ocasionado pela massa orgânica além de se decompor, ocasiona mais represamento da vazão da bacia hidrográfica.

Charco:Os charcos são massas de água parada ou de

corrente muito reduzida, de carácter permanente ou temporário, de tamanho superior a uma poça possível e inferior a um lago de superfície e uma profundidade que permite a sua estratificação. A duração dos charcos pode ser muito variável consoante o clima e a geologia do local.

As zonas húmidas são: Por vezes consideradas ecótonos, zonas de

transição entre o rio ou o mar e o ambiente terrestre. Apesar de muitas vezes possuírem espécies próprias, como as espécies de árvores do mangal, ou o caniço, em zonas alagadas de água doce, abrigam geralmente espécies de animais aquáticos próprias dos ecossistemas terrestres circundantes. Em termos de mamíferos, várias espécies utilizam estes ecossistemas para se alimentarem dos vegetais e frutas que ali se desenvolvem e doutros pequenos animais.

Os sites: - Google; - Wikipédia;

Fim

Trabalho realizado por:

Ilda Benta 8ºA nº12Alexandra Miranda 8ºA nº1

top related