absolutismo (resumo)

Post on 04-Jul-2015

522 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Resumo

TRANSCRIPT

Absolutismo na França

Os calvinistas franceses eramchamados de huguenotes.

O protestantismo foi combatidopelos reis franceses, quebuscavam o apoio da nobrezacatólica.

A dinastia Valois foi uma grandecombatente dos huguenotes.Francisco I (1515-1547) eHenrique II (1547-1559)perseguiram os huguenotes, oque provocou muitainstabilidade política na frança.

A morte de Henrique II marcouum período de conciliação entre

católicos e protestantes. CarlosIX permitiu que os huguenotesparticipassem do poder nabusca de trazer paz para aFrança. O líder dos huguenotesAlmirante Coligny foi convidadopara fazer parte do governo deCarlos IX.

Para consolidar a paz foiarranjado o casamento deMarguerite de Valois (católica) eHenrique de Navarra(huguenote). Os huguenotesforam convidados a viajar atéParis para assistir o casamento.

Os católicos mais radicaisresolvem conspirar contra oshuguenotes e usam o

casamento para executar umplano contra os huguenotes.

Na noite do casamento oAlmirante Coligny sofre umatentado, mas escapa com vida.A família Guise, católicosradicais, espalham o boato deque os huguenotes planejavaminiciar uma revolta. O rei épressionado a usar a forçacontra os huguenotes que sãomassacrados. O episódio ficaconhecido como a Noite de SãoBartolomeu.

Em 1589 é assassinado o últimorei da dinastia Valois, HenriqueIII. Como o rei não deixavaherdeiro assume o trono

Henrique de Navarra, que usa otítulo de Henrique IV,inaugurando a dinastia deBourbon.

Como Henrique IV erahuguenote foi exigido que ele seconvertesse ao catolicismo paraassumir a coroa da França.Porém por sua origemprotestante ele encerra aperseguição contra oshuguenotes.

A dinastia Bourbon marca oauge do absolutismo francês.

Após Henrique IV assume seufilho Luís XIII. Como o rei tinhaapenas nove anos o governo é

exercido pelo cardeal Richelieu.

Richelieu adota uma série demedidas para desenvolvimentoda economia, que aumenta opoder da França. Basicamentesuas medidas encarnam afilosofia do mercantilismo,buscando centralizar a cobrançade impostos, estimular odesenvolvimento das oficinasartesanais, estimular asexportações e dificultar asimportações. Além distobuscava ampliar as conquistascoloniais.

Richelieu reacende aperseguição aos protestantes,buscando o apoio da nobreza

católica. Da mesma forma buscaentrar em guerra contra o SacroImpério.

Além do apoio da nobreza,contente com a perseguição aosprotestantes e com as guerras, ogoverno recebeu apoio dosburgueses que receberamproteção e estímulo do estadopara os seus negócios.

Luís XIII morre em 1643,deixando como herdeiro Luis deBourbon, na época com cincoanos de idade. Assume ogoverno o cardeal Mazzarino.

A política de Richelieu é mantidapelo cardeal Mazzarino. Porém

seu governo sofre com asrevoltas denominadas frondas.

As frondas eram revoltasocorridas entre 1648 e 1653, orapela nobreza, ora pelaburguesia, sempre usando asclasses pobres. Basicamentevisavam combater acentralização do poder real, napessoa do cardeal Mazzarino.Porém as frondas não têmsucesso, e Mazzarino sai maisfortalecido, consolidando aindamais o absolutismo francês.

Em 1661 morre Mazzarino e écoroado Luis XIV, considerado osímbolo máximo doabsolutismo. Foi auto-intitulado

Rei Sol. Sua mais famosa frase,que resume a espirito doabsolutismo foi "L'État c'estmoi", que significa: O Estadosou eu.

Todas as nomeações passavampor Luis XIV, e ele podia criarcargos e distribuir pensões deacordo com seu desejo. Criouassim uma corte enorme, quevivia com grande luxo e muitaextravagância no Palácio deVersalhes.

Luis XIV aboliu a liberdade deculto que protegia minimamenteos protestantes, e buscouampliar a força do catolicismo,em oposição à Inglaterra que era

protestante.

Segue as ideias de Colbert,teórico do mercantilismo, ebusca estimular as atividadesartesanais e as exportações. Napolítica externa mantêm apolítica de guerrasexpansionistas.

Quando morre, em 1715, LuisXIV deixa um estado forte, rico,porém muito custoso ecentralizado na figura domonarca.

Absolutismo inglês

Entre 1455 e 1485 a Inglaterra sevê dividida pela Guerra das DuasRosas, que opunham as famíliasLancaster e York, quedisputavam o trono inglês.

Henrique VI, da famíliaLancaster, morre, iniciando adisputa pela coroa com a famíliaYork. A solução encontrada parapacificar o país é coroarHenrique VII, da família Tudor.

Henrique VII casa com Elizabethde York, unificando as duasfacções.

A Guerra das Duas Rosas tem

como resultado oenfraquecimento da nobreza e oaumento do poder real. Outrapeculiaridade da Inglaterra doperíodo é a força da burguesia,que era muito maior emcomparação aos outros estadoseuropeus.

A monarquia inglesa aindapossuía uma instituiçãoincomum: o parlamento. Umacasa onde nobreza e burguesiapodiam fazer propostas edebater as medidas do governoreal. O parlamento era divido emduas câmaras, a Câmara dosLordes e a Câmara dos Comuns.

Henrique VII morre em 1509,

passando a coroa para seu filhoHenrique VIII.

Henrique VIII foi o granderesponsável pela consolidaçãodo absolutismo inglês. Em 1530ela promulga o Édito deSupremacia, que funda a religiãoanglicana como a oficial doestado.

No anglicanismo o rei é o chefeda igreja, afastando assim ainterferência externa do papa e ainterna da nobreza católica.

Em 1558 assume Elizabeth I.Sua base de apoio foi aburguesia mercantil. Ela assumeo trono após o assassinato de

sua irmã Maria I, que eracatólica e perseguia osprotestantes. A morte de Maria Ipermitiu a Elizabeth governarcom estabilidade, buscandoequilibrar as forças de católicose os protestantes.

Sua principal estratégia napolítica externa foi combater odomínio espanhol sobre osmares. Ela vai derrotar Felipe II esua Invencível Armada. Assim aInglaterra se torna a grandepotência marítima do século XVI.

top related