a vegetação do rio grande do sul

Post on 06-Jul-2015

31.902 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A vegetação do RSA vegetação do RS

Vegetação natural é o conjunto de Vegetação natural é o conjunto de plantas que se desenvolvem em uma plantas que se desenvolvem em uma região, sem ter sido plantadas por ninguém.região, sem ter sido plantadas por ninguém.

Ela depende basicamente das Ela depende basicamente das condições de clima e de solo de cada condições de clima e de solo de cada região.região.

Os benefícios da vegetação:Os benefícios da vegetação: Sombra Sombra Lazer Lazer Amortece ruídos das ruas, agentes anti-poluidoresAmortece ruídos das ruas, agentes anti-poluidores Reduz a poluição do arReduz a poluição do ar Abrigo para animais – tocas, ninhos, pousoAbrigo para animais – tocas, ninhos, pouso Alimentos: frutos, flores, folhas, caules e raizAlimentos: frutos, flores, folhas, caules e raiz EmbelezamentoEmbelezamento Essências (eucalipto, menta)Essências (eucalipto, menta) Produtos de higieneProdutos de higiene Madeira e papelMadeira e papel Medicina – remédios, xaropes, chás, pomadas, infusõesMedicina – remédios, xaropes, chás, pomadas, infusões

Perfumes e fragrânciasPerfumes e fragrâncias LenhaLenha Base de todas cadeias alimentaresBase de todas cadeias alimentares Esponja vegetalEsponja vegetal Porongo para cuia Porongo para cuia Conservam a umidade do arConservam a umidade do ar Evitam enchentesEvitam enchentes Extração de tintas, carvão vegetal, azeite, borrachaExtração de tintas, carvão vegetal, azeite, borracha Transmitem sensação de calma, conforto, anti-Transmitem sensação de calma, conforto, anti-

estresse, energia positivaestresse, energia positiva

Em nosso estado, essas condições permitiram o Em nosso estado, essas condições permitiram o aparecimento de campos, matas e florestas.aparecimento de campos, matas e florestas.

A vegetação depende basicamente das condições A vegetação depende basicamente das condições de clima e de solo de cada região.de clima e de solo de cada região.

A vegetação é o espelho do clima porque nos A vegetação é o espelho do clima porque nos indica:indica:

* Floresta rica em árvores => clima úmido;* Floresta rica em árvores => clima úmido;

* Vegetação rarefeita e pobre em espécies => * Vegetação rarefeita e pobre em espécies => clima frio e seco.clima frio e seco.

FlorestasFlorestas

Grandes áreas de vegetação densa, com árvores Grandes áreas de vegetação densa, com árvores altas, cujas copas se tocam.altas, cujas copas se tocam.

MatasMatas

Áreas menores, mas também cobertas com Áreas menores, mas também cobertas com árvores altas.árvores altas.

CamposCampos

Extensões cobertas por uma vegetação rasteira Extensões cobertas por uma vegetação rasteira chamada capim ou grama.chamada capim ou grama.

FlorestasFlorestas

No início, aproximadamente a metade do No início, aproximadamente a metade do território Rio-grandense era coberta por território Rio-grandense era coberta por florestas. Porém , a maior parte foi destruída florestas. Porém , a maior parte foi destruída pela ação do ser humano e, hoje, restam pela ação do ser humano e, hoje, restam apenas 2% de cobertura florestal. Isto significa apenas 2% de cobertura florestal. Isto significa que, de cada grupo de 100 árvores, derrubaram que, de cada grupo de 100 árvores, derrubaram 98.98.

O que levou o homem a destruir O que levou o homem a destruir as florestas?as florestas?

Quis as conseqüências dessa ação?Quis as conseqüências dessa ação?No soloNo soloO solo sem vegetação sofre a ação direta dos raios solares e do vento, O solo sem vegetação sofre a ação direta dos raios solares e do vento,

que o dessecam. Sem vegetação o solo sofre a ação da água das que o dessecam. Sem vegetação o solo sofre a ação da água das chuvas que provoca erosão.chuvas que provoca erosão.

A vegetação cobre o solo, protegendo-o, e as raízes das plantas fixam o A vegetação cobre o solo, protegendo-o, e as raízes das plantas fixam o solo.solo.

As raízes das plantas também agem na formação do solo porque As raízes das plantas também agem na formação do solo porque exercem pressão sobre as camadas mais profundas.exercem pressão sobre as camadas mais profundas.

As árvores fornecem matéria orgânica para o solo e criam ambiente As árvores fornecem matéria orgânica para o solo e criam ambiente favorável à vida dos pequenos animais que nele vivem.favorável à vida dos pequenos animais que nele vivem.

Sem árvores que as segurem, as margens dos cursos de água deslocam Sem árvores que as segurem, as margens dos cursos de água deslocam toneladas de camadas de solo para o fundo dos leitos, entupindo-os. toneladas de camadas de solo para o fundo dos leitos, entupindo-os. Isto provoca inundações.Isto provoca inundações.

Nos terrenos inclinados, sobretudo nas encostas, é importante a Nos terrenos inclinados, sobretudo nas encostas, é importante a vegetação, pois a água das chuvas vai levando camadas do solo com vegetação, pois a água das chuvas vai levando camadas do solo com seus nutrientes.seus nutrientes.

Resultado do desmatamento: desertificação.Resultado do desmatamento: desertificação.

DesertificaçãoDesertificaçãoJá atingiu grandes áreas em São Francisco de Já atingiu grandes áreas em São Francisco de

Assis, Alegrete e Itaqui.Assis, Alegrete e Itaqui.

No climaNo clima::

A água do solo, absorvida pelas raízes das plantas, é A água do solo, absorvida pelas raízes das plantas, é quase toda lançada na atmosfera pelo processo de quase toda lançada na atmosfera pelo processo de evaporação-transpiração.evaporação-transpiração.

A copa das árvores retém água da chuva, que depois A copa das árvores retém água da chuva, que depois evapora, sobe pelo ar e vai formar as nuvens.evapora, sobe pelo ar e vai formar as nuvens.

Florestas densas são grandes formadores de nuvens.Florestas densas são grandes formadores de nuvens.

Resultado do desmatamento: mudanças climáticas Resultado do desmatamento: mudanças climáticas drásticas.drásticas.

Para os animaisPara os animais

Quando se destrói a floresta, desaparecem Quando se destrói a floresta, desaparecem animais que nela viviam. Muitos desses animais que nela viviam. Muitos desses animais eram inimigos naturais das pragas animais eram inimigos naturais das pragas agrícolas. Por isso, existem pragas que atacam agrícolas. Por isso, existem pragas que atacam as plantações, nos dias atuais, porque não têm as plantações, nos dias atuais, porque não têm seus destruidores naturais. seus destruidores naturais.

Resultado do desmatamento: extinção de Resultado do desmatamento: extinção de inúmeras espécies de animais.inúmeras espécies de animais.

CamposCamposSão formados por uma São formados por uma

vegetação baixa e sem vegetação baixa e sem árvores, que cresce rente ao árvores, que cresce rente ao solo.solo.

Estão localizados no Estão localizados no oeste e no sul do RS, oeste e no sul do RS, formando grandes formando grandes pastagens naturais para pastagens naturais para criação de gado.criação de gado.

Podem ser chamados Podem ser chamados de pampa gaúcho.de pampa gaúcho.

Hoje, boa parte dos Hoje, boa parte dos campos transformou-se em campos transformou-se em área de cultivo de trigo, área de cultivo de trigo, soja, arroz, etc.soja, arroz, etc.

Mata SubtropicalMata Subtropical

Localiza-se na região Localiza-se na região do rio Uruguai e na encosta do rio Uruguai e na encosta do planalto. Nela do planalto. Nela encontram-se árvores de encontram-se árvores de grande valor econômico grande valor econômico como a canela, o ipê, o como a canela, o ipê, o louco e o cedro. As louco e o cedro. As madeiras que elas fornecem madeiras que elas fornecem são duras e resistentes, são duras e resistentes, ótimas para construção de ótimas para construção de móveis, casas e prédios.móveis, casas e prédios.

Mata dos PinhaisMata dos Pinhais Está localizada o Está localizada o

planalto Rio-grandense. planalto Rio-grandense. É formada É formada principalmente por principalmente por

pinheiros –araucária, pinheiros –araucária, largamente utilizados largamente utilizados

pelas indústrias de pelas indústrias de madeira e de celulose madeira e de celulose

(papel).(papel). Junto com os pinheiros Junto com os pinheiros

aparece a erva-mateaparece a erva-mate

Vegetação LitorâneaVegetação Litorânea

No litoral, que á a faixa de terra banhada No litoral, que á a faixa de terra banhada pelo oceano, o solo é arenoso e apresenta pelo oceano, o solo é arenoso e apresenta grande quantidade de sal. Por isso, a vegetação grande quantidade de sal. Por isso, a vegetação aí existente é pobre, pouco aproveitada pelo aí existente é pobre, pouco aproveitada pelo homem.homem.

É constituída principalmente por arbustos e É constituída principalmente por arbustos e plantas baixas, ou seja, é uma vegetação plantas baixas, ou seja, é uma vegetação rasteira.rasteira.

Reservas e parques florestaisReservas e parques florestaisáreas protegidas áreas protegidas

É obrigação de É obrigação de todostodos nós preservar, nós preservar, plantar e cuidar porque...plantar e cuidar porque...

Para proteger as árvores ...Para proteger as árvores ...

Existem leis, o estado possui um Código Existem leis, o estado possui um Código Florestal, desde 1992, que estabelece normas como Florestal, desde 1992, que estabelece normas como por exemplo: as árvores nativas não podem ser por exemplo: as árvores nativas não podem ser cortadas. Se houver corte, é obrigatória a reposição. cortadas. Se houver corte, é obrigatória a reposição. Para cada árvore nativa cortada, é obrigatório o Para cada árvore nativa cortada, é obrigatório o plantio de 15 mudas da mesma espécie. plantio de 15 mudas da mesma espécie.

A vegetação das beiras dos rios não pode ser A vegetação das beiras dos rios não pode ser cortada numa distância de 30m, no mínimo, para cortada numa distância de 30m, no mínimo, para preservar as margens.preservar as margens.

Oração pelo bosqueOração pelo bosque

Onde está o bosque que havia aqui? Onde Onde está o bosque que havia aqui? Onde está a fonte, os pássaros, os bichos? Onde está está a fonte, os pássaros, os bichos? Onde está a vida cantante da fonte? Onde está o rio? a vida cantante da fonte? Onde está o rio? Onde está o mundo pleno de vida que eu Onde está o mundo pleno de vida que eu encontrei? E destruí. Eu fui à Lua, e o que encontrei? E destruí. Eu fui à Lua, e o que trouxe de lá? Pedra. Eu fui à Marte, e o trouxe de lá? Pedra. Eu fui à Marte, e o encontrei? Apenas deserto. Enquanto quis encontrei? Apenas deserto. Enquanto quis saber o que há nas estrelas, eu perdi a Terra. saber o que há nas estrelas, eu perdi a Terra. Perdi os bosques, perdi os pássaros, perdi a Perdi os bosques, perdi os pássaros, perdi a fonte... Perdi a vida.fonte... Perdi a vida.

Deus, por que não me fizeste irracional? Deus, por que não me fizeste irracional? Irracional... Irracional...

Quem são os irracionais? Os pássaros Quem são os irracionais? Os pássaros que nada destroem? Os animais que vivem que nada destroem? Os animais que vivem como tu os ensinaste a viver? As árvores que como tu os ensinaste a viver? As árvores que só fazem o bem? só fazem o bem?

Deus, por que não me fizeste pedra? Deus, por que não me fizeste pedra? Como pedra eu não estragaria os bosques, não Como pedra eu não estragaria os bosques, não mataria os pássaros, não secaria a fonte.mataria os pássaros, não secaria a fonte.

Eu desci nas entranhas da Terra e busquei o ouro. Eu desci nas entranhas da Terra e busquei o ouro. E me cobri de ouro. Mas ouro não aplaca a sede que E me cobri de ouro. Mas ouro não aplaca a sede que eu tenho de água. Eu não sabia Senhor, que água é eu tenho de água. Eu não sabia Senhor, que água é mais valiosa do que ouro. Eu só pensei em mais valiosa do que ouro. Eu só pensei em grandeza ... E perdi a paz. Como fui cego! Andei de grandeza ... E perdi a paz. Como fui cego! Andei de olhos abertos e nada enxerguei.olhos abertos e nada enxerguei.

Nos meus campos eu queria apenas que se Nos meus campos eu queria apenas que se movessem homens e máquinas. E arrasei as árvores, e movessem homens e máquinas. E arrasei as árvores, e combati os pássaros, e enxotei os bichos ... A fonte combati os pássaros, e enxotei os bichos ... A fonte tristemente secou. Bichos? Como desprezei os tristemente secou. Bichos? Como desprezei os bichos! Ah! Deus, como Te desprezei, desprezando bichos! Ah! Deus, como Te desprezei, desprezando tanto a vida que fizeste!tanto a vida que fizeste!

Não quero Teu perdão Senhor ... Eu não Não quero Teu perdão Senhor ... Eu não mereço. Eu quero tempo, apenas tempo. Para mereço. Eu quero tempo, apenas tempo. Para que eu possa plantar novas sementes, e regá-que eu possa plantar novas sementes, e regá-las com lágrimas de arrependimento e cuidá-las com lágrimas de arrependimento e cuidá-las com amor como se cuida o último amor. E las com amor como se cuida o último amor. E crescerão as plantas, se formará o bosque, e crescerão as plantas, se formará o bosque, e verterá a fonte, e voltarão os pássaros ... E verterá a fonte, e voltarão os pássaros ... E amarei os bichos. E encontrarei a paz.amarei os bichos. E encontrarei a paz.

E a Terra inteira cantará a paz.E a Terra inteira cantará a paz.

Dá-me tempo, Senhor, apenas tempo!Dá-me tempo, Senhor, apenas tempo!

top related