a tradiÇÃo renovada com o bacalhau de sempre · com 1001 receitas por onde escolher, variedade...

Post on 01-Dec-2018

222 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A TRADIÇÃO RENOVADACOM O BACALHAUDE SEMPREO SEU FIEL AMIGO DESEJA-LHEUM FELIZ E SABOROSO NATAL.

Com 1001 receitas por onde escolher, variedade não vai faltar. O Bacalhau da Noruega é perfeito para qualquer ocasião, sejam refeições em família ou entre amigos. Sirva-o com a confiança de uma origem de qualidade premiada.

O Bacalhau da Noruega distingue-se por:

• apresentar uma cor palha, nunca demasiado branca• ter um rabo quase direito e de cor uniforme• ser bem seco e bem curado• estar limpo, bem tratado e sem manchas• a pele solta-se com facilidade• formar lascas bem definidas, depois de cozinhado• saboroso e de fácil digestão• rico em proteínas e vitamina D• ajuda na redução do risco de aparecimento de osteoporose

O Natal é a festa da família, da alegria, da partilha e, em Portugal, também é a festa do Bacalhau. Manda a já longa tradição que o fiel amigo tenha um lugar de destaque na mesa da consoada. É uma tradição que mostra o respeito pelos presentes e evidencia o gosto de servir o melhor que temos e sabemos fazer. É uma tradição que traduz o hábito de conviver à volta de comida, tão bem preparada pelo saber português. O sabor, esse, vem de onde sempre veio, das águas frias e cristalinas da Noruega.

Os melhores chefs nacionais recomendam, como já é hábito, o Bacalhau da Noruega para esta quadra tão especial. É essa a escolha que os próprios fazem para servir às suas famílias. Com Bacalhau da Noruega na mesa, o seu Natal está completo.

LASCA QUE É UM MIMOÉ BOM E FAZ BEM

O FIEL AMIGO DE PORTUGALNA RECEITA DO SEU NATAL

AS RECEITAS APRESENTADAS NESTA BROCHURA DESTINAM-SE A 10 PESSOAS. ADAPTE AS QUANTIDADES.

UM BACALHAU A SÉRIO UMA SÉRIA TRADIÇÃO.

Como demolhar?• Passar o bacalhau por água corrente• Colocar num recipiente com água fria, com a pele voltada para cima• Mudar a água com frequência• Se optar por congelar, retire o excesso de água com um pano.

RENDA-SE ÀS EVIDÊNCIAS,UM BACALHAU RENDE MUITOOs portugueses sempre souberam que, por ser bem seco e curado, um Bacalhau da Noruega inteiro dá para muitas refeições em família.

Hoje em dia, a versatilidade e a rentabilidade do fiel amigo tornam-no num forte aliado na cozinha dos portugueses, continuando a fazer parte das tradições e dos hábitos diários de milhares de famílias.

CORTAR BEMPARA RENDER MAISBem cortado, o Bacalhau da Noruega dá para muitas refeições porque para cada corte há uma receita. Como todas as partes se aproveitam, é um alimento económico. Aproveite-o até à última lasca.

SECO

DEMOLHADO

Quanto tempo?Siga as indicações da seguinte tabela para saber a duração da demolha consoante a categoria do Bacalhau. Os tempos apresentados dizem respeito às postas mais altas de cada categoria, devendo retirar as mais finas (abas e rabos) 6 horas antes.

FÁCIL DE DEMOLHARÉ TÃO FÁCIL POUPAR

Corrente

Crescido

Graúdo

Especial

CATEGORIA

0,5 a 1 kg

1 a 2 kg

2 a 3 kg

+ de 3 kg

PESO/PEÇA

36h

48h

55h

72h

DEMOLHA

* Com base em estudos desenvolvidos pela Nofima (www.nofima.no)

Por ser bem seco e curado, o Bacalhau da Noruega ganha até mais 35% de peso depois de demolhado. No fim de contas, por cada kg que comprar, terá aproximadamente 1350 gramas disponíveis, podendo assim preparar um maior número de refeições.

COMECE EM GRANDEE SIGA A MARINHACANJA DE BACALHAU À MARINHA GRANDE

Coza em água com o azeite, as postas e os rabos do bacalhau demolhado. Retire as pos-tas e o rabo de bacalhau, introduza o arroz no caldo a ferver e deixe cozer. Desfie o bacalhau em pequenas lascas e, quando o arroz estiver cozido, rectifique os temperos e adicione o ber-bigão e a hortelã. Quando o berbigão abrir, adi-cione o bacalhau já em lascas e sirva a sopa.

3 postas finas de Bacalhau daNoruega300 g de Bacalhau da Noruega (rabo)1 kg de berbigão depurado (sem areia)1 dl de azeite virgem extra10 folhas de hortelã2 c. sopa de arroz carolinoÁgua q.b.Sal marinho tradicional q.b.

O MAIS CLÁSSICODOS CLÁSSICOSBACALHAU COM TODOS

Coza os legumes em água temperada com sal, guardando a couve para o fim. Quando estiverem cozidos, adicione o bacalhau já demolhado e as couves e deixe ferver por 2 ou 3 minutos. Rectifique temperos. Retire e reserve. Sirva o bacalhau acompanhado dos legumes, temperado com o alho, a cebola, o azeite e o vinagre.

10 postas de Bacalhau da Noruega600 g de couve portuguesa arranjada400 g de batata250 g de cenoura200 g de grão-de-bico cozido130 g de cebola picada4 dentes de alho picados6 dl de azeite virgem extra1 dl de vinagre de vinho brancoSal marinho tradicional q.b.Pimenta de moinho q.b.

UMA RECEITA ESPECIAL,UM NOVO CLÁSSICOBACALHAU COM TODOSE BÉCHAMEL DE ESPECIARIAS

Escalde o bacalhau no leite depois de demolhado. Escorra e lasque. Coe o leite e reserve.Faça um puxado em azeite com a cebola picada, o alho picado e as especiarias. Junte a farinha e deixe cozer durante 10 minutos. Adicione o leite e deixe cozinhar até obter uma textura espessa. Tempere com sal e pimenta. Escalde os legumes separadamente.Coloque num recipiente de forno, um fio de azeite, os legumes, o bacalhau, o molho e por fim o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar.

1,5 kg de Bacalhau da Noruega 175 g de cebola picada6 dentes de alho picados750 g de couve portuguesa250 g cenouras em palitos250 g de nabo em palitos75 g de farinha1,25 dl de azeite virgem extra250 g de queijo da Ilha ralado1,25 l de leiteSal marinho tradicional q.b.Pimenta de moinho q.b.Noz-moscada q.b.Cravinho q.b.

CAMADAS DE TRADIÇÃOSERVIDAS COM SABERBACALHAU LASCADO COM GRELOSE CROSTA DE BROA DE MILHO

Coloque as postas de bacalhau demolhadas a assar no forno com o alho, a cebola e o azeite. A meio da cozedura, refresque com vinho branco. Depois de assado, retire as espinhas e as peles do bacalhau e reserve em lascas. Triture o fundo do assado para criar um molho cremoso e branco.

MIGAS - Coza os grelos em água temperada com sal e triture a broa. Faça um refogado com azeite, alho, cebola, azeitonas e uma folha de louro, junte a broa e envolva (se necessário, humedeça com um pouco da água de cozedura dos grelos). Num tabuleiro coloque pela seguinte ordem: uma camada de lascas de bacalhau, o molho, os grelos envoltos com a salsa e a broa de milho e leve ao forno a gratinar.

1,5 kg de Bacalhau da Noruega250 g de cebola em cubos6 dentes de alho picados1 dl de vinho branco1 dl de azeite virgem extra

MIGAS500 g de broa de milho500 g de grelos100 g de cebola picada6 dentes de alho picados30 g de azeitona preta laminada10 g de salsa em juliana1 folha de louroÁgua da cozedura dos grelos q.b.Pimenta de moinho q.b.Sal marinho tradicional q.b.Azeite q.b.

QUEM APOSTA NA INOVAÇÃOGOSTA DE SURPREENDERBACALHAU CONFITADO, TOMATE SECO,ALPERCE E PIMENTA VERDE

Demolhe o bacalhau e coloque-o num tabuleiro de forno e perfume com o azeite. Guarneça com o tomate seco, o alperce, a azeitona verde, o alho, a pimenta verde e o alecrim. Tape e leve a cozer em forno aquecido.

Sugestão: acompanhe com puré de batata, espinafres e alho-francês.

2 kg de Bacalhau da Noruega(lombos)50 g de tomate seco picado50 g de azeitona verde fatiada50 g de alperce seco picado5 dentes de alho laminados5 g de pimenta verde em grãoAlecrim em haste q.b.Azeite virgem extra q.b.

SEMPRE PRESENTEATÉ NO DIA SEGUINTEROUPA VELHA

Limpe o bacalhau de peles e espinhas e lasque. Corte em bocadinhos a couve e as batatas que sobraram do dia anterior.Pique alguns dentes de alho e aloure-os em azeite. Junte depois as couves, o bacalhau e as batatas. Rectifique temperos, mexa e deixe ao lume o tempo necessário para aquecer bem.

Postas de Bacalhau da Noruega cozido q.b.Couve cozida q.b.Batata cozida q.b.Alho picado q.b.Azeite virgem extra q.b.Sal marinho tradicional q.b.Pimenta de moinho q.b.

Das águas frias e cristalinas da Noruega chega-nos o ingrediente inseparável das refeições dos portugueses. Bem seco e curado, cor palha e com origem em pesca sustentável, garantida pela Norge e autoridades norueguesas, o Bacalhau da Noruega é preparado de modo tradicional e é desde sempre, um verdadeiro clássico nas mesas nacionais.

A Noruega foi novamente eleita como a melhor origem de Bacalhau no prémio Escolha do Consumidor 2014, uma iniciativa da ConsumerChoice - Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, monitorizados pela ACOP - Associação de Consumidores de Portugal e auditados pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação.

DIREITINHO DA NORUEGACOM ORIGEM SUSTENTÁVEL

Descubra as receitas em:www.bacalhaudanoruega.com

top related