a riqueza da ramada na agricultura familiar

Post on 23-Jul-2016

224 Views

Category:

Documents

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

É bonito de se vê a diversidade da produção e a organização da distribuição das tarefas do plantio até a comercialização. Ao redor da casa se misturam plantas frutíferas e medicinais num total de mais de 30 e s p é c i e s . E m s e g u i d a f i c am l o c a l i z a d o s o aprisco e o aviário aonde tem as criações animais com caprinos, ovinos, bovinos, galinha caipira, guinés e perus.

TRANSCRIPT

A riqueza da Ramada na Agricultura Familiar

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 7 • nº1856

Outubro de 2014

Augusto Severo

A unidade produtiva familiar conhecida como Sítio Ramada fica localizada a 4 km da sede do município de Campo Grande/RN. A área de 40 ha foi suficiente para o Sr. Vaqueiro (67) e D. Madalena (66) criar com sacrifício, muito amor e alegria os seus 08 filhos e filhas. É bonito de se vê a diversidade da produção e a organização da distribuição das tarefas do plantio até a comercialização. Ao redor da casa se misturam plantas frutíferas e medicinais num total de mais de 30 e s p é c i e s . E m s e g u i d a f i c a m l o c a l i z a d o s o aprisco e o aviário

aonde tem as criações animais com caprinos, ovinos, bovinos, galinha caipira, guinés e perus.

Depois das criações está localizada a mais recente conquista da família que é a cisterna d e c a l ç a d ã o q u e reforçou a atividade do plantio de hortaliças. “Nós criamos nossos filhos vendendo verdura, mas nos anos mais fracos faltava água porque o açude é pequeno e usado por muitas famílias que tem posse nele. Mas agora o cisternão vai garantir a produção o ano inteiro”, disse D. Madalena. As atividades

produtivas não param por aí. Ainda tem mais o plantio da vazante que é garantido pelo pequeno açude comunitário local que ao baixar o nível da água vai deixando a umidade no solo suficiente para o cultivo de plantas de ciclos curtos. “Na vazante temos feijão verde, batata doce, melão de cheiro, melancia, milho e capim para os animais”, relaciona Sr. Vaqueiro.

Sr. Vaqueiro em sua horta Organica

Entrada do sítio de Sr. Vaqueiro

Criação de cabras de Sr. Vaqueiro

Vazante de Sr. vaqueiro

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Rio Grande do Norte

Realização Apoio

Junto com a aposentadoria do casal, o conjunto das atividades produtivas criam condições de segurança alimentar e aumentam a renda através de uma boa estratégia de comercialização. No caso dos caprinos e ovinos a venda é periódica, de acordo com a necessidade da família. Já as frutas e hortaliças são comercializadas na cidade pela filha mais nova, Sinária Farias (27). E as galinhas caipiras são vendidas abatidas e tratadas, sob encomenda.

Mas os motivos da realização da família com o local da moradia vão muito além da produção e da renda. Ali na unidade produtiva familiar de Sr. Vaqueiro e D. Madalena é o lugar aonde está a história da vida de cada um e continua sendo o ambiente ideal de encontro e diversão da família que se reúne sempre que pode para fortalecimento dos laços afetivos lembrando que foi no sertão aonde cresceram, sofreram, sorriram, viveram e se realizaram em meio a este belo e apaixonante Semiárido Potiguar.

Sr. Vaqueiro e sua filha Sinária em uma de suas hortas

Quintal produtivo de Sr. Vaqueiro Sinária e D. Madalena de olho no futuro.

Criação de Galinha Caipira

Contato de Sr. Vaqueiro84 9667-4943

top related