a redação da ufrgs

Post on 28-Dec-2015

13 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A REDAÇÃO DA UFRGS

Número de linhas: A exigência é de 30 a 50 linhas (com tamanho de letra considerada “normal”).

Estrutura do texto dissertativo:INTRODUÇÃO: entre 6 e 9 linhasDESENVOLVIMENTO 1: entre 10 e 13 linhasDESENVOLVIMENTO 2: entre 10 e 13 linhasCONCLUSÃO: entre 6 e 9 linhas

Margens: Não deixe espaço entre as palavras e o traço de margem. É permitida apenas a utilização de caneta preta ou azul.

Letra: O mais importante é a legibilidade. É possível utilizar letra de forma, mas é necessário diferenciar claramente maiúscula de minúscula.

Retificações: Basta colocar a palavra errada entre parênteses e passar um leve traço sobre ela. Um texto repleto de retificações não causa boa impressão (máximo de 2 retificações), podendo ser razão para anulação da redação.

Títulos:a) Com verbos: letras minúsculas e ponto final. Exemplo: O Brasil necessita de

heróis?b) Com pontuação intermediária: letras minúsculas e ponto final. Exemplo: Herói:

superação de limite.c) Sem verbo e sem pontuação intermediária: letras maiúsculas e sem ponto final.

Exemplo: Heróis Brasileiros

Aspas: São usadas apenas para:a) Transcrições textuais;b) Palavras estrangeiras;c) Uso diferenciado de uma palavra (para enfatizá-la);d) Neologismos criados pelo autor do texto (a UFRGS não aceita);e) Gírias, quando necessárias;f) Ironia textual (figuras de linguagem);g) Citação de discurso.

Sublinhas: São usadas para enfatizar determinada palavra ou trecho que o autor julgue especialmente relevante para adequado entendimento do que quer dizer. Não se faz necessário e/ou obrigatório em uma redação (visto que ela deve apresentar um texto claro e objetivo).

Internetês: É considerada erro ortográfico, na prova de Redação, a utilização de registros gráficos próprios do internetês como vc, naum, pq, qq, td, eh, etc.

Separação de sílabas: Não é necessário colocar um hífen na linha seguinte quando uma palavra composta for translineada, a menos que se trate de evitar possível ambiguidade, como por exemplo, ver-me, que, sem o travessão no início da linha, pode ser lida como “verme”. Ao translinear, coloque o “tracinho” ao lado da palavra.

INSTITUTO SANTA LUZIAProfessora: Michele Silva Disciplina: Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio

Turma: __________ Data: ____/____/2013

Deve-se evitar: Ambiguidades, coloquialidade, erudição exagerada, cacofonia, pleonasmos, queísmo, coisismo, uso desnecessário de adjetivos, clichês (frases já conhecidas, slogans) e estrangeirismos.

top related