a ecologia é uma ciência autônoma?

Post on 02-Aug-2015

44 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ORIENTAÇÃO DE PROJETOS I

Prof. LeonardoCTMA – 2º Período –

A Ecologia é uma ciência autônoma?

ECOLOGIA É CIÊNCIA!

CIÊNCIA

RECONHECIMENTO DA ECOLOGIA COMO CIÊNCIA AUTÔNOMA

Séc. XX – Década de 20: reunião de ecólogos, botânicos e zoólogos rompem definitivamente com a tradicional separação entre ecologia vegetal e animal. Destaque para a obra de Eugene Odum.

Reflexões e análises nas áreas da ecologia repensam o que seria a natureza: conjunto de fatores de dimensões física e química, e o somatório de variáveis complexas e variadas como a política, a cultural e a econômica são levadas em consideração holística e multi/interdisciplinar.

ECÓLOGOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A AUTONOMIA DA ECOLOGIA – SÉC.

XX

J. Carpenter – Glossário de nomenclatura ecológica em 1938.

Clement e Shelford – Tratado de Bioecologia em 1950.

Clarke – Elementos de Ecologia em 1954.

Eugene Odum – Fundamentos da Ecologia em 1953.

Ralph Buchsbaum – Ecologia Básica em 1957.

SÍNTESE DA ESTRUTURAÇÃO HISTÓRICA DA ECOLOGIA COMO

CIÊNCIA AUTÔNOMA

Teve origem nas Ciências Biológicas.

Século XX – Estuda os processos naturais, mas considerando uma série de sistemas complexos de ordem cultural, social, política e outras, de forma holística e multi/interdisciplinar.

POR ONDE TUDO COMEÇOU

Ernst Haeckel – Século XIX

Oikos= casa logos= estudo.

Podemos pensar então: lugar onde se vive: da casa onde moramos à ecosfera (lar que partilhamos com bilhões de outros seres vivos).

ECOLOGIA NA AURORA DO SÉCULO XXI

Duas ecologias convivem lado a lado:

Ecologia dos biólogos mais radicais = insistem nos processos físico-químicos, estudo das plantas e animais.

Ecologia Social – inclui na análise anterior, sistemas complexos de ordem cultural, social, econômica, política e outras.

AS CIÊNCIAS ECOLÓGICAS

É plural: são dezenas de campos das ciências, tais como: naturais, humanas, sociais, políticas, econômicas, na cultura, na arte, nas filosofias e nas tradições, num conceito de “Ecologia Integral”.

Pesquisado 28 classificações da Ecologia, mas vamos apresentar somente dez.

O próximo slide lista as 28 Ciências Ecológicas.

ECOLOGIA MULTI/INTERDISCIPLINAR

Ambiental, Energética, Cósmica, Mental, Evolutiva Humana, Cultural, Informacional, Educacional, Emocional, Sensorial, Médica, Profunda, Transpessoal, Espiritual, Histórica, Jurídica, Planetária, Magnética, Política, Econômica, Urbana, Industrial, da Paisagem, dos Saberes, da Criatividade, do Ser, da Consciência, do Trabalho.

ECOLOGIA AMBIENTAL

Estuda os seres vivos, animais e vegetais - local, regional e global e sua inserção no ambiente da atmosfera, litosfera(solos e recursos minerais), hidrosfera, pirosfera (interior quente da terra) no contexto cósmico (o sol, galáxia, o universo).

ECOLOGIA DO SER

Visa a saúde física, emocional, mental e espiritual para o desenvolvimento da paz.

ECOLOGIA DO TRABALHO

Análise dimensional da força de trabalho. Otimização da procura e formação de mão-de-obra. Estuda os aspectos ergonômicos de ambientação e o estudo de programas de benefícios, lazer e de integração social no trabalho.

ECOLOGIA SOCIAL

Considera que a crise ecológica é essencialmente uma crise social. Tenta definir o posto da humanidade na natureza. Os seres humanos não são apenas uma de tantas formas de

vida!!!

ECOLOGIA DOS SABERES

Propõe uma articulação entre o saber popular, social, como saber técnico e científico, num processo de mútua fertilização e de inclusão do conhecimento social excluído das universidades.

ECOLOGIA INFORMACIONAL

Experiências, estímulos, informações e a interação com outros seres humanos são processadas pelo indivíduo e constituem um de seus aspectos essenciais.

ECOLOGIA DA CRIATIVIDADE

Relações entre situações e fatorespsicológicos e o desenvolvimento de idéias, deteorias, de inovações técnicas e cientificas eda criação artística.

ECOLOGIA EMOCIONAL

Transformação ativa da tensão e o alcance doequilíbrio. Relaxamento, auto-observação eaceitação, que permitem o fortalecimento doser.

ECOLOGIA DA PAISAGEM

Estuda os padrões espaciais do ecossistema e a

análise da estrutura da paisagem com ainfluência humana e o uso da terra.

ECOLOGIA DA MEDICINA

É o campo do conhecimento que estuda as relações entre o organismo e o meio ambiente, relacionando o fator físico e biológico com a saúde.

A portaria 1.253 de novembro de 2013, elevou a idade das mulheres de 40 para 50 anos como prioridade para exames de prevenção do câncer.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Raízes da Ecologia Social: O Percurso Interdisciplinar de uma Ciência em Construção – Vilson Sérgio de Carvalho – Ano 2005 – UFRJ

observatóriodoensinosuperior.blogspot.com.br

Centro de Ecologia Integral – As Ciências Ecológicas – Maurício Andrés Ribeiro

Textos em PDF.

top related