a construção de scripts tema 2

Post on 13-Jan-2015

144 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

A construção de Scripts TEMA 2

TRANSCRIPT

“ o que acontece entre frames é mais importante do que acontece em cada uma. (Solomon, 1987)”

StorytellingPense nas formas como no dia-a-dia nos é exigido que construamos e entendamos histórias: quando contamos eventos a outras pessoas, quando nos envolvemos com artigos de jornais, quando lemos instruções, etc, estes são alguns exemplos de diferentes modelos de narrativas. O escritor e conceptores utilizam estes recursos todos os dias para criar filmes animados.

Tradicional Scriptwriting: individuo ou grupo escrevem um script baseado em texto, utilizando a linguagem standard convencionada  Studio-process script development: um grupo de artistas criativos desenvolve um script a partir de uma ideia original ou Brief, empregando texto escrito e visualização de materiais.  Series-originator writing: um individuo, grupo ou equipa criam, que inclui informação fundamental, criam as personagens, contexto, temas e propostas de storylines para o projecto piloto ou primeiros guiões.  Creator-driven writing/devising: um individuo ou um pequeno grupo criativo desenvolvem projectos independentes utilizando várias estratégias.     

 Metamorfose: A capacidade para facilitar a mudança de uma forma para outra sem necessidade de editar.

Condensação: O máximo nível de sugestão no mínimo de imaginação. Antropomorfismo: A imposição de trocas humanas em animais, objectos e ambientes.  Fabricação: A criação física e material de figuras e espaços imaginários. Envolvimento: A visualização do interior psicológicos, físicos e técnicos inimagináveis.  Associação Simbólica: O uso de sinais visuais abstractos e os seus significados relacionados.  Ilusão pelo Som: A completa construção artificial de uma banda sonora para suportar o silencio intrínseco das formas animadas.  

A grande diferença do Interactive Storytelling é que o curso dos acontecimentos muda consoante a resposta do utilizador.

AMBIENTES REACTIVOS

Uma estória segue um protagonista interessante que tenta atingir um objectivo através da passagens por diferentes níveis de dificuldade e sucessos.

ELEMENTOS CENTRAIS PARA A ESTRUTURA

- PROTAGONISTA- OBJECTIVO- O DESAFIO

Duas actividades: Escolher e Ordenar

Dualidade da Personagem- A imagem exterior- Características intrinsecas

Mudanças As alterações que a personagem provoca no

ambiente externo O crescimento da personagem

▪ Acontece forçado pelo eventos ▪ Questionamento

Criar sequências de eventos no Plot que obriguem a mudanças no comportamento da personagem

Provoca o envolvimento do utilizador

Complexidade Contraditórias Componente psicológica Apenas recolher da realidade o

essencial Conduzidas por paixões irresistíveis O desejo por algo A tenção do conhecido e do

desconhecido

Acto 1: A base (um estado de desequilíbrio) Acto 2: Desenvolvimento Acto 3: A resolução

OS PASSO1. A NORMALIDADE2. O DESEJO DE AVENTURA3. A CONSCIÊNCIA DA SITUAÇÃO4. O CONTACTO COM MEIOS DE RESOLUÇÃO5. AS ADVERSIDADES6. A VISÃO DA RESOLUÇÃO7. A APROXIMAÇÃO8. A RESOLUÇÃO

PLOT

PRESSÃO

A PERSONAGEM

ACÇÃO

1. Psicologia – as necessidades básicas2. Segurança 3. Aceitação Social4. Auto-Estima5. Cognição6. Aestética7. Actualização/Reflexão8. O transcender do ser

Curiosidade

Simpatia

Identificação

Empatia

Tranferência

top related