a compostagem

Post on 29-Dec-2014

1.742 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

A COMPOSTAGEM

Turma 6ºE

Objectivo do projecto “Orgânica Verde”

Reduzir a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterro, através de incentivos à compostagem e sensibilização sobre a problemática dos resíduos.

Resíduos Orgânicos

Actualmente, devido ao aumento do consumo, produz-se diariamente uma grande quantidade de resíduos, tornando-se cada vez mais importante dar-lhes outros destinos que não o aterro;

Cerca de 30% dos resíduos são orgânicos, como restos de vegetais, cascas de fruta…

Estes podem ser transformados em adubo para as suas plantas.

O que é a compostagem?

É o aproveitamento dos resíduos orgânicos para obter um adubo natural, que se pode aplicar no solo tornando-o mais fértil e as plantas mais saudáveis.

Os resíduos orgânicos decompõem-se na presença de água e oxigénio com a ajuda de microrganismos, dando origem ao composto, adubo natural com aspecto e cheiro a terra (húmus).

Vantagens

Evita o uso de fertilizantes químicos; Material rico em nutrientes; Retém a humidade e os nutrientes; Melhora a estrutura do solo; Reduz a quantidade de resíduos no

aterro.

Tipos de compostores

Comercial

Rede

Domésticos

Como fazer?

Materiais a colocar… Restos de fruta e legumes; Cereais; Borras de café; Restos de plantas e relva; Cascas de ovos; Migalhas de pão; Feno e palha; Serradura e aparas de madeira; Ramos pequenos, erva e relva seca; Cinzas de madeira.

Materiais a não colocar…

Comida cozinhada; Ossos e espinhas; Carne, peixe e marisco; Óleos e gorduras; Lacticínios; Excrementos de animais domésticos; Beatas de cigarros; Vidro, plástico e metal.

Factores importantes

Temperatura; Materiais ricos em carbono (palha,

feno…) e em azoto (restos de fruta, legumes…)

Tamanho das partículas; Tamanho do compostor; Humidade e arejamento.

top related