a avaliacao da aprendizagem como processo construtivo do aluno autor

Post on 02-Jul-2015

1.281 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDESECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAISDIVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

AVA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

ATIVIDADE 3.2 - MÓDULO - III

Desenvolvimento de apresentação do texto

clássico por meio do SlideShare

“A avaliacao da aprendizagem como processo construtivo do aluno autor”

AUTORA: Lázara Lima de Oliveira

A avaliacao da aprendizagem como

processo construtivo do aluno autor

A avaliacao da aprendizagem como processo construtivo do aluno autor

O sistema educacional do Brasil na grande maioria usa a avaliação apenas de maneira classificatória.

O estudante quando avaliado nesse método se encontra numa situação estática, definitivamente classificada como inferior, média ou superior.

É necessário perceber o real valor da avaliação o qual aparece no momento em que, o aluno toma conhecimento de seus avanços e dificuldades.

Valorizar o todo .

Luckesi (1999) “cabe ao professor desafiá-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos”.

Se abrindo para receber do professor um norte, um incentivo, um posicionamento e não somente um resultado.

Entendemos que, o momento de avaliação deveria ser uma parada ao longo do caminho, ou seja, um momento onde o aluno pudesse parar e respirar.

É necessária a mudança na aplicação da avaliação, passando a ser tratada como avaliação da aprendizagem e não avaliação da classificação.

O progresso do aluno só pode ser percebido quando comparado com ele mesmo, isto é, o professor poderá informá-lo: como estava? como está? e direcioná-lo no sentido que, ele perceba seu próprio nível de aprendizagem e se encontre nas ações aplicadas pelo professor com intenções de retomar ou avançar na sua particular aprendizagem.

E para alcançar tais objetivos Libâneo (1994) assegura que, “é necessário o uso de instrumentos e procedimentos de avaliação adequados”. Compreender que a utilização da avaliação como instrumento de aprendizagem é utilizar sua função principal, é contribuir para que o aluno aprenda se encontrando nas intervenções realizadas pelo professor e que o professor tenha a oportunidade de mediar, determinando o quanto e em que nível os objetivos foram alcançados.

Isso nos remete a busca por mudanças!

?

Segundo a afirmação de Perrenoud (1993), “mudar a avaliação significa provavelmente mudar a escola”, não de lugar, mas transformar a idéia da “avaliação do ensino” para a “avaliação da aprendizagem”, siguinifica mudar automaticamente o método da avaliação, é mudar os nossos próprios hábitos, é mexer em todo o nosso banco de dados, são ações que, irão gerar mudanças em série atingindo implacavelmente todos os celeiros educacionais desde o mais próximo do aluno como a família e a orientação pedagógica até os cientistas educacionais e ministério (MEC).

Certamente inúmeras problematizações irão ocorrer , angustias e inseguranças com o novo, mas que se fazem necessárias para alcançarmos os objetivos propostos.

Para o professor a avaliação deverá ser um componente de reflexão sobre os conhecimentos expostos pelo aluno e sobre a sua prática pedagógica.

E para o aluno deverá ser uma oportunidade de perceber o seu nível de aprendizagem e ou de reorganizar e expor seus conhecimentos e ainda como instrumento de reflexão sobre os próprios conhecimentos construídos bem como os procedimentos dessa aprendizagem.

os novos paradigmas da educação que contemplam o qualitativo.

“Por traz da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam. Há uma criança que pensa”.

Emilia Fereiro

Referências

http://www.arealocal.com.br/blog/marketing-o-poder-do-posicionamento/http://lubarrach.blogspot.com/2010/11/construtivismo-o-que-e.html

http://anapaulapedagogiaufpa.blogspot.com/2010/10/avaliacao-da-aprendizagem.html

http://brutoon.blogspot.com/2008/11/cartoon-xvi-os-tentculos-da-avaliao-dos.html

http://professorempanico.blogspot.com/2010_11_01_archive.htmlhttp://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=69197&chapterid=18999http://www.toondoo.com./Search.toon?searchfield=aula%20coletiva&searchFrom=toonhttp://gabipedagoga.blogspot.com/http://blogdarosangelaoliveira.blogspot.com/2010/08/avaliacao-de-desempenho.html

http://rhproducao.wordpress.com/2010/03/21/como-se-auto-avaliar/

http://apaixonadosporletramento.blogspot.com/2009/09/frase.html

http://blog.cancaonova.com/ead/tag/erros/

http://prazerdevivereaprender.blogspot.com/2010/08/qualidade-na-educacao.htmlhttp://ednatelles.blogspot.com/

http://www.vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=1784&/aprovada.pec.que.impede.escolas.de.recusare.maiores.de.18.anos.com.deficiencia

LUCKESI. C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. Editora, São Paulo, 1999. HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1993. LIBÂNEO, J.C. Didática. 15. Ed. São Paulo: Cortez, 1999

Bibliografia

top related