3 capitulo a colonização espanhola na américa

Post on 09-Jul-2015

1.829 Views

Category:

Documents

8 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA

* COMO TANTOS FORAM VENCIDOS POR TÃO POUCOS?

* EXISTIA UMA “SUPERIORIDADE” MILITAR EUROPÉIA: CAVALOS, CANHÕES E ARMAS DE FOGO.

* OS ÍNDIOS DESCONHECIAM ESSE MATERIAL BÉLICO E ISSO CAUSOU UM IMPACTO PSICOLÓGICO PROFUNDO ENTRE OS NATIVOS.

* OS ASTECAS TINHAM UM EXÉRCITO ESTIMADO EM 500 MIL HOMENS. OS ESPANHÓIS ESTAVAM EM ALGUMAS CENTENAS DE HOMENS.

* EXISTIA UMA IDEIA ENTRE OS ÍNDIOS DE QUE OS EUROPEUSFOSSEM DEUSES, QUE SEGUNDO SUAS PROFECIASRETORNARIAM PARA DOMINAR O IMPÉRIO. ISSO OCORREUTANTO ENTRE OS ASTECAS (QUETZALCÓATL) COMO ENTRE OSINCAS (VIRACOCHA) E PODE SER CONSIDERADO MAIS UMELEMENTO QUE FAVORECEU A CONQUISTA EUROPÉIA NAAMÉRICA.

* HERNÁN CORTEZ É CONSIDERADO O CONQUISTADOR DOSASTECAS (1519).

* FRANCISCO PIZARRO É CONSIDERADO O CONQUISTADOR DOSINCAS (1532).

* OS DOIS CONQUISTADORES ESPANHÓIS TIVERAM APOIODAQUELES QUE ESTAVAM DESCONTENTES COM A DOMINAÇÃOASTECA/INCA.

* A COLONIZAÇÃO SE FEZ ATRAVÉS DE CONTRATOS DEEXPLORAÇÃO. AQUELE QUE TINHA UM CONTRATO ERACHAMADO DE ADELANTADO.

* O ADELANTADO TINHA PODERES MILITARES EJURÍDICOS ALÉM DE SER RESPONSÁVEL PELACRISTIANIZAÇÃO DOS ÍNDIOS E PELOS PAGAMENTOS DEIMPOSTOS PARA A COROA ESPANHOLA.

* EM 1503 A ESPANHA CRIA A CASA DE CONTRATAÇÃOQUE GERENCIAVA O COMÉRCIO COLONIAL. TAMBÉM FOICRIADO O SISTEMA DE PORTO ÚNICO, QUE DAVA ASEVILHA O MONOPÓLIO DO COMÉRCIO COM AAMÉRICA.

* AS ESTRUTURAS POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS DA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA ESTAVAM BASEADAS NO:

- CONSELHO DAS ÍNDIAS (1524)

- AUNDIÊNCIAS

- VICE-REINOS

- CAPITANIAS GERAIS

* O PODER POLÍTICO E ADMINISTRATIVO FICOUNAS MÃOS DOS ESPANHÓIS, CHAMADOS DECHAPETTONES, QUE OCUPAVAM OS ALTOS CARGOSPÚBLICOS ALEM DE POSSUÍREM NEGÓCIOSIMPORTANTES.

* OS CRIOLLOS, ESPANHÓIS NASCIDOS NAAMÉRICA, OCUPAVAM A ADMINISTRAÇÃO DE VILASE CIDADES (CABILDOS). EM GERAL, ERAMPROPRIETÁRIOS DE TERRA E DE GADO.

* A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA NAAMÉRICA ESPANHOLA ERA A MINERAÇÃO.

* PARA EXTRAIR O METAL USOU-SE TANTO OSISTEMA DE REPARTIMIENTO QUANTO AENCOMIENDA.

* AS HACIENDAS FORAM GRANDESPROPRIEDADES MONOCULTORAS QUEPRODUZIAM ESSENCIALMENTE PARA OMERCADO INTERNO (COLÔNIA). UTILIZAVAM AMÃO-DE-OBRA ESCRAVA (INDÍGENA E, EMMENOR GRAU, A AFRICANA).

Mita (Peru) ou Repartimiento (México): era uma forma detrabalho compulsório herdada dos incas pelos espanhóisà época colonial. Consistia basicamente nasuperexploração da mão de obra indígena.

Cerca de 5% dos indígenas de cada distrito eramdeslocados de suas respectivas comunidades, geralmentepor um prazo de 4 a 6 meses (podendo chegar a 12meses), e enviados a regiões de extração de minérios, emespecial a prata e o mercúrio, ou de agricultura sazonal.

A prática da mita trouxe efeitos devastadores sobre asaúde daqueles que eram escolhidos para o trabalhocompulsório e contribuiu significativamente para adesestruturação de inúmeras comunidades indígenas.

Encomienda: Estabelecida a partir de um arranjocontratual, caracteriza-se pela submissão de um certo númerode indígenas “pagadores de impostos” a umencomendero, (inicialmente os mais notáveis soldadosespanhóis nas guerras de conquista) responsável por viabilizarsua incorporação aos moldes culturais, econômicos e sociaiseuropeus.No âmbito da circunscrição territorial, a encomienda não éuma concessão de terras, mas uma concessão derecolhimento de tributos.A encomienda era uma forma de trabalho compulsórioindígena, realizado nas zonas rurais, no qual a força detrabalho era trocada pela catequese. Devemos lembrar quenaquela época a forma de trabalho escravo era proibida pelaIgreja(para os não-negros). Ao receberem ensinamentosreligiosos, a Igreja se contentava e dizia que eles estariamganhando a catequese em troca de seu trabalho.Diferentemente do que ocorre com a escravidão, não éperpétua nem transmitida hereditariamente

(Fuvest) No século XVI, a conquista e ocupação daAmérica pelos espanhóis:

a) desestimulou a economia da metrópole e conduziu aofim do monopólio de comércio.

b) contribuiu para o crescimento demográfico dapopulação indígena, concentrada nas áreas de mineração.

c) eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos ebeneficiou exclusivamente a iniciativa privada.

d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturasagrárias anteriores à conquista.

e) impôs o domínio político e econômico dos criollos.

Os espanhóis chegaram ao continente americano em1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo nocomando das naus. Entretanto, a colonização só tomoufôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreasdas grandes civilizações pré-colombianas, principalmentedepois das expedições de Hernán Cortéz. A ação desteconquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e emqual região do continente americano:

a) Sobre os incas, na região andina.

b) Sobre os Astecas, nos territórios onde hoje se localiza oMéxico.

c) Sobre os maias, na região amazônica.

d) Sobre os tupis-guaranis, na bacia do Prata.

(UNIFOR/CE) As grandes navegações dos séculos XV e XVI operaramumaverdadeira revolução comercial, trazendo mercado amplamentevantajoso para aburguesia europeia. Em relação aos resultados daexpansão ultramarina, pode-se afirmarque os:

a) ingleses assumiram a liderança do comércio quando promoveram odeslocamentodo eixo econômico do Oceano Índico para o MarMediterrâneo.b) italianos, principalmente os genoveses e os venezianos, assumirama liderança do comércio europeu, promovendo a acumulação decapitais.c) espanhóis ficaram isolados comercialmente porque estavamenvolvidos em conflitos para expulsar os povos muçulmanos do seuterritório.d) europeus, com o objetivo de expandir o comércio e de propagar a fécristã, destruíram patrimônios culturais em outras regiões do mundo.e) portugueses realizaram tardiamente a expansão, pois tinhampoucos conhecimentostecnológicos voltados para o setor deconstrução naval.

(FUVEST/SP) “Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania eações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões depessoas...”

(Bartolomé de Las Casas, 1474 – 1466.

“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.”(Pablo Neruda, 1904 – 1973.3)

As duas frases acima colocam como causa da dizimação das populações indígenas aação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricasrecentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:

a) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais docolonizador.b) o conflito entre populações indígenas, rivais, estimulado pelos colonizadores.c) a passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crençasreligiosas.d) a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante denovos problemas ambientais.e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis (varíola, tifo e gripe), para as quais aspopulações indígenas não possuíam anticorpos.

(UFPR) “as minas americanas foram devoradoras de índios fornecidospela mita (rezava-se por eles o ofício dos mortos antes da partida”).

(CHAUNU, Pierre. História da América Latina. São Paulo: Difel, 1979, p. 55.)

Sobre a mita, é correto afirmar:

a) Era, a designação do repartimiento de índios nas regiões andinas eremetia à existência de instituição similar no período pré-colombiano.b) Era uma categoria de escravidão indígena que separava, em caráterdefinitivo, os índios de suas comunidades.c) Era a forma de colonização espanhola mais importante na Indo-América e consistia na incorporação de terras para a mineração.d) Era um contingente de trabalhadores composto principalmente demestiços, espanhóis e índios já desligados de suas comunidades deorigem nas regiões andinas.e) Era também conhecida como peonage, constituída por índios querecebiam algumdinheiro, rações de alimentos, uma cabana, um lote desubsistência e crédito no armazém.

(UFSCAR/SP) “Foi, portanto como (...) prêmio de vitória que foram dados os índios aosespanhóis. Como, depois de ganho o Novo Mundo, ficasse tão distante do Rei, nãopodia de modo algum mantê-lo em seu poder se os mesmos que o tinham descobertoe conquistado não o guardassem (...) acostumando os índios às nossas leis (...). Segue-se que tratemos do serviço pessoal dos índios, no qual se compreende toda autilidade que pode obter o encomendadero do trabalho do índio.”

Este texto foi escrito pelo cronista José da Costa, no século XVI. Para entendê-lo, éimportante considerar que, na sociedade colonial hispano-americana, no período daconquista da América, os índios:

a) tinham uma posição social semelhante aos guachupines, que eram brancos pobrestrazidos da Europa para trabalhar na lavoura, com direito também de exercer ofíciosartesanais;b) eram considerados como simples instrumentos de trabalho e podiam sercomprados, vendidos e doados, sendo utilizados na agricultura, nas minas, notransporte de mercadorias e nos serviços domésticos;c) permaneceram no regime de trabalho existente antes entre os incas, chamado decuatequil, no qual eram submetidos a uma servidão na agricultura, com fixação naterra e na comunidade originária;d) foram utilizados como mão-de-obra a partir da encomienda e da mita, sendo queno primeiro caso eram confiados a um espanhol a quem pagavam tributo sob a formade prestação de serviço;e) transformaram-se em súditos do rei da Espanha e deviam pagar a ele tributos,através da entrega periódica de metais preciosos e da prestação de serviços em terrascomunais, inclusive mulheres e crianças.

(UFMG) Leia este trecho:... “não somos índios nem europeus, masuma espécie intermediária entre os legítimos proprietários docontinente e os usurpadores espanhóis: em suma, sendo americanospor nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputarestes aos do país e mantermo-nos nele contra a invasão dosinvasores– encontramo-nos, assim, na situação mais extraordinária ecomplicada”.(BOLÍVAR, Simon, Carta de Jamaica, 1815.)

Ao escrever esse texto, o autor refere-se à situação ambígua dos:

a) criollos, formados na tradição europeia, mas identificados com oNovo Continente;b) escravos negros americanos, que perderam seus laços culturais coma África;c) mulatos libertos nascidos na América, divididos entre diferentestradições culturais;d) cholos, indígenas educados por europeus, afastados das suas raízesidentitárias originais.

(UEL/PR) Em termos demográficos a conquista da América pelos espanhóis revelou-seuma tragédia. A esse respeito, vários autores destacam o caso do MéxicoCentral, afirmando que entre os séculos XVI e XVII ocorreu uma dizimação daspopulações indígenas. Vários fatores contribuíram para esse genocídio. Sobreeles, considere as afirmativas a seguir:

I. Foi decisiva a ação dos espanhóis na desocupação das terras dos nativos, visando àexploração agrícola extensiva aos moldes europeus do período.II. Um fator importante foi a intensa utilização da mão-de-obra indígena na construçãodas cidades e no processo de mineração.III. Foi fundamental a profunda alteração efetuada pelos europeus no sistemaprodutivo e cultural das populações ameríndias, que levou fome e doenças àscomunidades.IV. A crise demográfica foi influenciada pela disseminação entre os membros dascomunidades indígenas de atitudes, como suicídio, infanticídio, abortos e abstinênciasexual entre os casais.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.b) I e III.c) III e IV.d) I, II e IV.e) II, III e IV.

Cortés chegou ao México com pouco mais de quinhentossoldados e Pizzaro entrou no Peru com cerca de 180homens. Como tão poucos espanhóis conseguiramderrotar milhares de astecas e incas? Existem váriasrazões para a vitória dos espanhóis. Dentre essas razõespodemos considerar, EXCETO:

a) a superioridade bélica caracterizada pela utilização dearmas de fogo.b) as doenças trazidas pelos espanhóis, tais comosarampo, gripe.c) o modo de agir e pensar dos espanhóis não eramcompreendidos pelos nativos.d) os nativos conheciam muito mais os costumes dosespanhóis do que estes dos nativos.

top related