20160805 dw debate:paradigma de desenvolvimento humano: além do crescimento económico

Post on 08-Apr-2017

89 Views

Category:

Government & Nonprofit

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O PARADIGMA DO O PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO HUMANODESENVOLVIMENTO HUMANO

ALÉM DO CRESCIMENTO ECONÓMICO, ALÉM DO CRESCIMENTO ECONÓMICO, UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA O UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA O

DESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTO Glenda Gallardo Conselheira Económica do

PNUD-Angola

CONTEÚDO

1. O PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO

HUMANOAspectos ConceptuaisAspectos Conceptuais

“O desenvolvimento humano , como uma abordagem , lida com aquilo que eu considero ser a idéia básica do desenvolvimento: especificamente, o aumento da riqueza da vida humana em vez da riqueza da economia em que os seres humanos vivem, apenas uma parte da própria vida”

Profesor Amartya SenProfessor de Economía, Universidade de Harvard

Premio Nobel de Economía, 1998

O PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOO desenvolvimento humano é um processo pelo qual expandem-se novas oportunidades para os indivíduos.O objetivo do desenvolvimento é criar um ambiente que permite que as pessoas desfrutem de uma vida longa , saudável e cheia de criatividade.

O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Ele inclui a criação de um ambiente no qual as pessoas podem desenvolver as suas vidas de forma criativa, potencial, produtiva e de acordo com suas necessidades e interesses.

Isto pode parecer uma verdade óbvia , embora muitas vezes nos esqueçamos, por causa da preocupação imediata de consumo e a acumulação da riqueza financeira

.

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E AS SUAS CAPACIDADES1. A formação das capacidades

2.O uso das capacidades

Estes dois aspectos devem ser equilibrados.

TRÊSOPORTUNIDADES ESSÊNCIAIS:

Se estas oportunidades essenciais não estiverem desponiveis, muitas outras alternativas continuarão de igual modo sendo inaccesivéis.

OUTRAS OPORTUNIDADES ALTAMENTE VALORIZADAS Liberdade política Liberdade económica Liberdade social Possibilidade de ser creativo e productivo Respeitar -se a si mesmo Disfrutar de uma garantía dos dereitos

humanos.

PILARES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

O DESENVOLVIMENTO HUMANOE O RENDIMENTO (RENDA) O paradigma do desenvovimento humano promove a idéia de que não existe um vínculo automático entre crescimento económico e progresso humano.

Isto pode dar lugar a interpretações errada.Se podería pensar que o desenvovimento humano promove apenas o desenvolvimento social, acima do desenvolvimento económico.

A RENDA

Algumas vozes sugerem que a renda é um substituto para todas as outras escolhas humanas

Porquê? Se considera que o acesso à maior renda permite o exercício de qualquer outra opção

O argumento apresentado é parcialmente verdadeiro , por várias razões

PORQUÊ QUE O RENDIMENTO NÃO É SUFICIENTE?O rendimento pode ser distribuído de forma desigual dentro da sociedade.Assim, as pessoas que não têm renda ou acesso limitado a ela, começam a ver as suas opções bastante limitadas.Em muitas sociedades , o crescimento económico não atinge os mais pobres.

PORQUÊ QUE A RENDA NÂO É SUFICIENTE?Às vezes nos esquecemos de que o uso de renda, é mais importante do que o seu montante. Não há relação automática entre renda e vidas humanas.Para que o rendimento tenha um impacto positivo na vidas das pessoas , é necessário que se tomem medidas de prioridades a nível nacional:

Um crescimento sem emprego,Um crescimento cujos benefícios vão para os mais ricos, deixando ainda mais pessoas na pobreza,

Um crescimento sem voz, ou seja, quando o crescimento económico não é acompanhado por uma extensão da democrácia ou empoderamento

Um crescimento sem raízes, o que significa que o crescimento que põe em causa a identidade cultural do povo

Um crescimento sem futuro, onde as gerações presentes desperdiçam os recursos necessários para as gerações futuras.

ALÉM DISSO, SE NÃO EXISTIR UMA LIGAÇÃO CLARA ENTRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E CRESCIMENTO ECONÓMICO, PODE

PRIORIDADES NACIONAIS PARA QUE O RENDIMENTO MELHORE A VIDA DAS PESSOAS

INDEPENDENTEMENTE DA RENDA…Uma familia não precisa ser rica para respeitar os dereitos de cada um dos seus membros.

Um país não precisa ser rico para tratar os homens e mulheres com igualdade.

valiosas tradiciões sociais e culturais podem ser, preservadas, mantendo o mesmo nível de renda.

COM OU SEM RENDIMENTO (RENDA)Muitas das opçôes humanas podem extender-se para além do bem-estar económico:A educação, A saúde, Um meio ambiente limpo, A liberdade política Os simples prazeres do cotidiano

Todos estes aspectos não dependem exclusivamente ou em grande medida do rendimento .

O PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E O CRESCIMENTOO paradigma do desenvolvimento humano não rejeita a importância do crescimento económico.O crescimento económico é esencial para reduzir e/ou erradicar a pobreza. Mas a qualidade do crescimento é mais importante do que a quantidade.

O DESENVOLVIMENTO HUMANOORIENTANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS

1. AS PESSOAS OCUPAM UM LUGAR CENTRAL

2. DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DAS MESMASA formação das capacidades humanas: como formas melhorar a saúde, conhecimento as habilidades, entre outras.

O uso das capacidades: No emprego, actividades productivas, assuntos políticos e nos tempos livres.

3. DISTINÇÃO ENTRE FINS E MEIOS

4. ABARCA TODA A SOCIEDADE, E NÃO APENAS A ECONOMIA.Os factores políticos, culturais e sociais lhes são prestados igual atenção que os factores económicos.

O estudo da relação entre o ambiente económico e não económico é um dos aspectos mais importantes da análise.

5. AS PESSOAS: MEIO E FIM DO DESENVOLVIMENTOAs pessoas não devem ser vistas como meros instrumentos para produzir bens através do aumento do "capital humano”.

Devemos recordar que os seres humanos são o fim último do desenvolvimento

2. ORÍGENS DO DESENVOLVIMENTO

HUMANO

“A riqueza não é , evidentemente, o bem que procuramos , pois é meramente útil, e persegue outra coisa”

Aristóteles(384 a. C. – 322 a. C.)

Filósofo da Antiga Grecia

IDEIAS SOBRE BEM-ESTAR HUMANO

As ideias que agora entendem o desenvolvimento humano não são uma nova invençãoA ideia de que a ordem social deve ser julgado pelo grau em que promove o "bem humano " data desde o tempo de Aristóteles.

IDEIAS SOBRE BEM-ESTAR HUMANOEmanuel Kant (1724 – 1804), continuou a tradição de tratar os seres humanos como o verdadeiro fim de todas as atividades quando disse: “Então, agir como para tratar a humanidade , seja em sua própria pessoa ou na de outro , em qualquer caso como um fim , nunca como apenas um meio "

Adam Smith, um dos pais da economia , expressa em seu livro " A Riqueza das Nações " que o desenvolvimento económico deve permitir que as pessoas misturem-se livremente com os outros sem “vergonha de aparecer em público”.

SITUAÇÕES QUE CONDUZEM A UM NOVO PARADIGMA1. São cada vez mais crescentes as evidências das

falhas das forças de mercado para difundir a prosperidade e reduzir a pobreza

2. Altos custos humanos dos Programas de Ajustamento Estructural

3. Enfermidades sociais continuam a se espalhar , mesmo com um crescimento económico forte e consistente;

4. A onda de democratização no início dos anos noventa aumentou as esperanças em torno de modelos de desenvolvimento centrado nas pessoas.

ABORDAGEM DAS CAPACIDADESA abordagem das capacidades , base conceitual do desenvolvimento humano, foi inicialmente concebido no início de 1980 como uma abordagem à economia do bem-estar ou economia do desenvolvimento.

Nesta abordagem, Amartya Sen reuniu uma série de idéias que até então haviam sido excluídas ( ou mal formuladas ) em abordagens tradicionais para a economia do desenvolvimento .

A ideia central da abordagem das capacidades é que as pessoas são capazes de fazer.

ABORDAGEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANOA abordagem do desenvolvimento humano nasceu em parte como resultado da crescente crítica da abordagem do desenvolvimento predominante na década de 1980 , que envolveu uma estreita ligação entre o crescimento económico nacional e expandindo-se as escolhas individuais.

O RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANOFace as situações que ocorreram na década de oitenta , Mabub ul Haq apresentou ao PNUD, a proposta daquilo que, eventualmente, seria o Relatório de Desenvolvimento Humano.

O RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANOFoi acordado que o relatório como tal, deveria ser independente de qualquer autorização formal das Nações Unidas. Ul Haq e o administrador do PNUD, William Draper III concordaram que só um diálogo franco, desinibido, sobre políticas de desenvolvimento serviría os interesses da comunidade mundial.

O RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANOO primeiro Relatório Mundial sobre Desenvolvimento Humano foi publicado em maio de 1990.

Desde então , a produção dos relatórios têm sido anuais

O relatório tem acompanhado o progresso da humanidade , em particular através do ranking dos países de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano.

Também coloca uma nova questão do desenvolvimento e analisa em profundidade.

B. CONFLITO ENTRE OS RECURSOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Muito obrigadaMuito obrigada

top related