1914 - 1918. antecedente econômico o imperialismo

Post on 07-Apr-2016

233 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1914 - 1918

Antecedente EconômicoAntecedente EconômicoO ImperialismoO Imperialismo

UNIFICAÇÃO POLÍTICA DA UNIFICAÇÃO POLÍTICA DA ALEMANHA E DA ITÁLIAALEMANHA E DA ITÁLIA

A Itália e a Alemanha, até o final do século XIX eram regiões descentralizadas politicamente, formada por diversos Estados independentes. Em 1871 ocorreu o processo de unificação política destes países e rapidamente houve o processo de industrialização, principalmente da Alemanha.

Quando a Alemanha se industrializa e necessita de novos mercados, a África e a Ásia já estava dominada pelas antigas potências imperialistas. O potencial industrial alemão não correspondia ao número de colônias que ela possuía. A Alemanha vai então reivindicar a redivisão do mercado colonial, aumentando as tensões mundiais, o que contribuiu para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

O Imperialismo na ÁsiaO Imperialismo na Ásia

Pausa

Franco-Germânico Anglo-Germânico Russo-Germânico Russo-Austro Sérvio-Austro Índice

Conflitos Políticos

a) Franco - Germânico

b) Anglo - Germânico

c) Russo - Germânico

d) Russo - Austro

e) Sérvio - Austro

Pausa

Ver Mapa

Índice

Franco - Germânico

DestaquesDestaques

•A questão da Alsácia - A questão da Alsácia - LorenaLorena•A questão MarroquinaA questão Marroquina

Ver Mapa

Índice

A Questão da Alsácia - LorenaA Questão da Alsácia - Lorena‘A França se opôs ao processo de

unificação política da Alemanha, processo que contribuiu para a Alemanha se tornar uma grande potência industrial.

Este oposição resultou na Guerra Franco-Prussiana, vencida pela Alemanha, o que obrigou a França a pagar à Alemanha uma vultuosa indenização de guerra e ceder o território da Alsácia-Lorena, rica em minério, o que a França nunca se conformou, criando um clima de rivalidade entre as duas nações.

A Questão MarroquinaA Questão MarroquinaA disputa do território do Marrocos

entre a Alemanha e a França, vencida pela França, aumentou a animosidade entre os dois países.

Antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial os dois países quase entraram em conflito militar direto.

ANGLO-GERMÂNICO

•Disputa imperialistaDisputa imperialista•Corrida NavalCorrida Naval•Estrada de FerroEstrada de Ferro

Berlim -BagdáBerlim -Bagdá

Ver Mapa

Índice

A disputa imperialistaA disputa imperialistaA produção industrial alemã

começava a superar a produção inglesa. Mercados tradicionais ingleses passam a sofrer a concorrência de mercadorias alemãs.

Surge na Inglaterra a crença de que se Alemanha fosse destruída, todo inglês se tornaria um pouco mais rico.

A Corrida NavalA Corrida NavalSe para a Inglaterra a indústria

naval era uma necessidade (devido a Inglaterra ser uma ilha), para a Alemanha era um mecanismo de expansão imperialista.

A indústria naval alemã começa a superar em eficiência à inglesa, aumentando o clima de rivalidade entre os dois países.

O Expresso do OrienteO Expresso do OrienteA construção da estrada de ferro

Berlim-Bagdá, pela Alemanha, poderia cortar o elo de ligação entre a Inglaterra e suas colônias na Ásia.

Para a Inglaterra seria inaceitável a Alemanha ter acesso e um possível controle das reservas petrolíferas do Oriente Médio, região sobre a dominação imperialista da França e da Inglaterra.

RUSSO-GERMÂNICO

•Estreito de Bósforo e DardanelasEstreito de Bósforo e Dardanelas•Estrada de ferro Berlim - BagdáEstrada de ferro Berlim - Bagdá

Ver Mapa

Índice

Estreito de Bósforo e DardanelosEstreito de Bósforo e Dardanelos

Ponto de passagem obrigatória entre o ocidente e o oriente, o controle do estreito de Bósforo e Dardanelos era um ponto estratégico para a expansão imperialista.

Para a Alemanha era a rota de passagem da estrada de ferro Berlim-Bagdá.

Para a Rússia um ponto de passagem fundamental para a sua expansão econômica sobre a Península Balcânica.

Pertencente ao decadente Império Turco, o seu controle era cobiçado também pela Inglaterra

RUSSO-AUSTRO

Península BalcânicaPenínsula Balcânica

Ver Mapa

Índice

A Questão dos NacionalismosA Questão dos NacionalismosO Império Austro-Húngaro era um

mosaico de povos, de origem eslava, dominados de forma autocrática. A política austro-húngara era de se expandir na região e reprimir todo movimento de caráter separatista e nacionalista.

A Rússia, interessada na expansão sobre a Península Balcânica, apoiava esses movimentos nacionalistas, objetivando enfraquecer o Império Austro-Húngaro e dominar economicamente a região.

SÉRVIO-AUSTRO

•Anexação da Bósnia - Anexação da Bósnia - HerzegovinaHerzegovina•Independência da AlbâniaIndependência da Albânia XX• A Grande SérviaA Grande Sérvia

Ver Mapa

Índice

A Grande SérviaA Grande SérviaA Sérvia acalantava o desejo de formar

uma grande nação na região (futura Iugoslávia), estabelecendo sobre esse território vários povos eslavos dominados pelo Império Austro-Húngaro. Apoiada pela Rússia, fomentava revoltas nacionalistas na região

O Império Austro-Húngaro acaba frustrando o sonho da Sérvia ao provocar a independência da Albânia, cortando a ligação da Sérvia com o mar e anexando ao seu território a região da Bósnia-Herzegovina.

NACIONALISMOS NACIONALISMOS EXARCEBADOSEXARCEBADOSA) Revanchismo Francês: consequência A) Revanchismo Francês: consequência

da questão da Alsácia – Lorena, a da questão da Alsácia – Lorena, a França nunca aceitou a perda desta França nunca aceitou a perda desta região, desenvolvendo um sentimento região, desenvolvendo um sentimento de vingança em relação à Alemanha.de vingança em relação à Alemanha.B) Pan- germanismo: A Alemanha B) Pan- germanismo: A Alemanha justificava seu expansionismo na justificava seu expansionismo na Europa através da necessidade de Europa através da necessidade de proteger os povos germânicos da proteger os povos germânicos da Europa.Europa. PausaÍndice

NACIONALISMOS NACIONALISMOS EXARCEBADOSEXARCEBADOSC) Pan - eslavismo: a Rússia justificava C) Pan - eslavismo: a Rússia justificava

seu expansionismo através da seu expansionismo através da necessidade de proteger seus irmãos necessidade de proteger seus irmãos eslavos da península balcânicaeslavos da península balcânica..

PausaÍndice

BLOCOS POLÍTICOS MILITARESBLOCOS POLÍTICOS MILITARES

A) Franco - Germânicob) Anglo - Germânicoc) Russo - Germânicod) Russo - Austroe) Sérvio - Austro

TrípliceEntente

ou Aliados

+ Itália

Tríplice

Aliança

ou

Potências

Centrais

PausaVer Mapa Índice

A PAZ ARMADAA PAZ ARMADALIVRO: A COLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA

As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores [...] Vós podeis negar, qualquer um pode negar que há mais justiça, mais ordem material e moral, mais eqüidade, mais virtudes sociais na África do Norte desde que a França a conquistou? (28 de julho de 1885).

(Apud M. Dubois & A. Terrier, As colônias francesas, 1902. Challamel.)

Ao mesmo tempo, Chamberlain, político inglês, congratulava-se com as conquistas dos ingleses:

O orgulho – Sim, eu creio nesta raça, a maior das raças governantes que o mundo jamais conheceu, orgulhosa, tenaz, confiante em si, resoluta, que nenhum clima, nenhuma mudança pode degenerar e que, infalivelmente, será a força predominante da história futura e da civilização.Eu creio no futuro deste império, grande como o mundo, do qual um inglês não pode falar sem um arrepio de entusiasmo. (Londres, 11 de novembro de 1895).

(Jean Defrasne et alii, op. cit., p. 271.)Índice Pausa

A corrida imperialista impôs a necessidade de desenvolvimento da indústria bélica, apesar de desde a derrota de Napoleão Bonaparte, em 1815, não ter havido uma guerra de caráter generalizado na Europa. A guerra e o espírito militarista, contudo, passaram a ser vistas como um valor positivo na sociedade europeia. Se desenvolve a ideia de que só as nações fortes e poderosas sobrevivem.

top related