1. a.princípios básicos de funcionamento do clube a moral e o espírito de equipe são elementos...

Post on 18-Apr-2015

121 Views

Category:

Documents

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1

2

A. Princípios básicos de funcionamento do Clube A moral e o espírito de equipe são elementos que determinam o sucesso de todo Clube de Desbravadores. A equipe de liderança deverá verificar os seguintes itens:

1. Objetivos espirituais A equipe deverá se assegurar que o Clube funciona numa base espiritual. Este deve conservar em foco os princípios bíblicos, e usar todas as oportunidades que puder para apresentar a mensagem de Jesus Cristo.

3

2. Frequência Fazer constante esforço para atingïr 100% de frequência.

3. Contato com os lares É uma boa prática enviar uma Programação do Clube aos lares para que tanto o Desbravador como seus pais estejam cientes das atividades e reunioes.

4

4. Mesa-redonda Em alguma reunião do Clube, usar um pouco do tempo para abrir uma discussão em mesa-redonda sobre a questão: “O que poderíamos fazer para melhorar nosso Clube?” Encorajar os membros a contribuírem com suas opiniões quanto a atividades que gostariam de ver incluídas no programa.

5

5. Reunião do grupo de capitães Fazer uma reunião com os Capitães de Unidades de vez em quando. Deixar que eles falem livremente sobre os pensamentos, opiniões e comentários ouvidos em suas unidades, e o que gostariam de fazer. Incluí-los no planejamento dos programas futuros.

6

5. Receber bem os membros O novo membro deve perceber o calor do convívio que lhe é oferecido, tanto dos demais membros como da equipe de liderança.

7

7. Reunir os Amigos Sempre que possível, colocar o novo membro numa unidade onde ele já tenha amigos e onde estará com colegas de temperamento semelhante.

8. Rever o trabalho do conselheiro O Diretor do Clube ou a Direção Executiva estará revendo com frequência o trabalho do Conselheiro.

8

9. Planejar um programa equilibrado Levar o Desbravador à prática e aprendizado de novas habilidades. O juvenil gosta de exercícios.

10. Desenvolver unidades coerentes As unidades deverão ter a oportunidade de desenvolver espírito de lealdade e individualidade. O grupo pequeno de 06 ou 08 meninos ou meninas gera naturalmente a satisfação e o desejo de viver em grupo.

9

11. Local de reuniões dos Desbravadores O Clube deverá ter um local fixo para suas reuniões com mural e local para troféus e outros materiais.

10

11. Equipamento Materiais e ferramentas devem ser disponiveis segundo o número de Desbravadores participantes. E difícil conservar a ordem quando um Desbravador tem que esperar ferramentas que estão sendo usadas por outros membros.

11

13. Equipamentos de Camping Barracas Cozinha Utensílios de Cozinha

14. Materiais Didáticos Todos os livros da biblioteca deverão estar catalogados e colocados em estantes adequadas à disposiçáo de todos os membros do clube.

12

B. Objetivos da Disciplina do Clube de Desbravadores O objetivo da disciplina no clube é de guiar os desbravadores como filhos e filhas de Deus; demonstrando nosso amor e compreensão; ensinar-lhes o caráter de Deus revelado na ordem e disciplina através de todo o Universo; transformá-los em membros úteis da igreja e do seu país; ajudá-los a respeitar seus líderes e seus pais

13

Num Clube de Desbravadores, a boa disciplina provê um ambiente que propicia atitudes positivas e comportamento cooperativo. Dá ênfase à orientação ao invés de restrição; é construtiva ao invés de destrutiva. Não prejudica. Encoraja o autocontrole e a atividade determinada. A melhor forma de disciplina é a que está presente sem ser vista. Ensine a criança ou o juvenil a fazer a coisa certa, no tempo certo, de modo certo e pelo motivo certo. A boa disciplina evita problemas.

14

C. Regras básicas da disciplina Estabeleça normas e regulamentos; Todos os Desbravadores serão comunicados quanto às normas, suas expectativas, e métodos de observá-las; O treinamento disciplinar será aplicado de maneira consistente e diligente; Aconselhamento ao juvenil, antes de aplicar a disciplina. Os pais precisam também entender a importância do treinamento disciplinar a fim de cooperarem.

15

D. Casos de Disciplina 1. Insubordinação clara e injustificável. 2. Problemas de comportamento:

a) Imoralidade; b) Desrespeito e insolência para

com o Conselheiro;c) Linguagem ofensiva; d) Machucar ou ferir os outros; e) Dano à propriedade; f) Enganar e roubar.

16

E. Procedimentosa. Se um Desbravador não for obediente, o Conselheiro

deverá falar com ele, explicar o que se espera dele como membro do Clube, fazer- lhe uma visita em particular e orar com ele.

b. Se o Desbravador continuar a desobedecer e não cooperar, o Conselheiro deverá solicitar a ajuda do Diretor Associado responsável pela disciplina do Clube. Juntos devem aconselhá-lo em particular, energicamente, solicitando sua cooperação, e orar com ele.

17

c. Se for necessário abordá-lo uma terceira vez, o Conselheiro e o Diretor Associado deveriam encontrá-lo a sós para aconselhá-lo e explicar quão importante é terem o espírito de união, cooperação e entendimento entre os membros do Clube. Devem tentar convencê-lo da seriedade do problema. (quando o juvenil não “agir com honestidade”). Devem orar juntos marcando uma visita em sua casa para uma reunião com ojuvenil e os pais.

18

d. Se após todo esse procedimento o Desbravador continuar a ser desobediente e não cooperar, o Conselheiro poderia fazer-lhe uma nova visita para orarem juntos.

e. Se o mau comportamento continuar, o Conselheiro, o Diretor Associado, o Diretor e o Desbravador deveriam ter outro encontro juntos para definir se levam o caso à junta disciplinar para estudo posterior, ou o grupo poderá determinar se é apropriado dar ao juvenil um mês de férias do Clube, onde o conselheiro irá visitá-lo em seu lar durante esse período.

top related