américa andina alunos: adilson jr° / jelzimar jr° 9º do ensino fundamental

Post on 22-Apr-2015

104 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

TRABALHO DE GEOGRAFIA

América Andina

Alunos: Adilson jr° / Jelzimar jr°

9º do ensino fundamental

A América Andina é uma porção territorial da América do Sul. Recebe essa denominação pelo fato de ser cortada pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul do subcontinente. Os países que compõem a América Andina são: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Esses países correspondem a uma extensão territorial de 5,3 milhões de quilômetros quadrados, sendo habitado por aproximadamente, 144 milhões de pessoas. 70% da população é composta por ameríndios e mestiços, consequência da miscigenação entre o índio (população nativa) e o branco (colonizador europeu). 

Atualmente, os países membros da Comunidade Andina são: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, a sede do bloco está localizada na cidade de Lima, capital do Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006.

 

Sobre a America Andina:

BolíviaÁrea: 1.098.581 km² População: 9.862.860 Densidade demográfica: 9 hab./km² 

IDH: 0,643 Capital: La Paz

Idioma: Espanhol, Quínchua e Aimará. Moeda: Boliviano Expectativa de vida: 65 anos PIB: 16,7 bilhões de dólares.

Chile Área: 756.945 km² População: 16.970.265 habitantes Densidade demográfica: 22 hab./km² Idioma: Espanhol. Moeda: Peso Capital: Santiago Expectativa de vida: 78 anos IDH: 0,783 PIB: 169,4 bilhões de dólares. 

Colômbia 

Área: 1.138.914 km² População: 45.659.709 habitantes Densidade demográfica: 40 hab./km² Idioma: Espanhol. Moeda: Peso colombiano 

Capital: Bogotá Expectativa de vida: 72 anos IDH: 0,689 PIB: 242,2 bilhões de dólares

Equador

Área: 283.561 km² População: 13.625.069 habitantes Densidade demográfica: 48 hab./km²  Moeda: Dólar americano Capital: Quito IDH: 0,695 

Idioma: Espanhol.

Expectativa de vida: 74 anos PIB: 52,6 bilhões de dólares

Peru

Área: 1.285.216 km² População: 29.164.883 habitantes 

Moeda: Novo Sol Capital: Lima IDH: 0,723 

Densidade demográfica: 22 hab./km² Idioma: Espanhol, Quínchua, Aimará Expectativa de vida: 71 anos PIB: 127,4 bilhões de dólares.

Venezuela 

Área: 912.050 km² Idioma: Espanhol IDH: 0,696  Capital: Caracas População: 28.853.366 habitantesDensidade demográfica: 31 hab./km² Moeda: Bolívar Venezuelano Expectativa de vida: 73 anos  PIB: 313,8 bilhões de dólares.

Produção:A produção agrícola e extrativista são as principais atividades econômicas dos países andinos, sendo responsáveis pela absorção da mão de obra de grande parcela da população. A atividade pesqueira no Peru destaca-se em virtude de o mesmo ser considerado um dos maiores produtores de pescado do mundo. O Chile é grande produtor de cobre. A Venezuela, por sua vez, apresenta grandes reservas de petróleo, sendo grande produtora e exportadora do produto, cuja nação integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O Equador também é grande produtor de petróleo, no entanto, não integra a OPEP. Na Bolívia, destaca-se a exploração de estanho e gás natural. Um aspecto negativo é que a Colômbia, a Bolívia e o Peru são um dos três maiores produtores mundiais de cocaína. O setor industrial é pouco desenvolvido, sendo que o Chile é o principal representante desse segmento da economia. A indústria na América Andina fundamenta-se nos produtos têxteis, alimentícios, metalurgia, de bebidas e produtos agrícolas. 

Aspectos naturaisA característica mais marcante do relevo da América Andina é aCordilheira dos Andes que se estende de norte para sul acompanhando o oesteda América do Sul e é o aspecto comum do quadro natural dessa região.Encontramos também planícies litorâneas estreitas acompanhando o Pacífico eoutras planícies na porção oriental nas terras baixas amazônicas. Em meio àsmontanhas que formam os Andes também registramos a existência dosaltiplanos na Bolívia e no Peru.O clima na cordilheira apresenta o típico comportamento das áreas comelevada amplitude altimétrica. Ao subirmos a Cordilheira registramostemperaturas cada vez menores e a presença de neve permanente nos picosmais elevados. É o clima de montanha. No sentido norte-sul registramos osclimas: equatorial, tropical, desértico (sul do Peru e norte do Chile),mediterrâneo e temperado (diminuindo as temperaturas em direção ao sul doChile). A presença do Deserto de Atacama no Chile e Peru é explicada pelainfluência da corrente marítima fria de Humboldt. Suas águas geladasdificultam a evaporação e os ventos úmidos provenientes do Pacíficocondensam-se sobre ela provocando chuvas sobre o oceano. No continente,por essa razão, os índices de umidade são muito reduzidos. Esse deserto podeatravessar períodos de até 25 anos sem o registro de chuvas. Sua atmosferamuito seca é propícia à observação astronômica.A vegetação acompanha o clima observando-se a presença da FlorestaEquatorial Amazônica, arbustos como os lhanos da Venezuela, FlorestasTropicais, xerófitas e estepes (Atacama) e Floresta Temperada de Coníferas nosul do Chile.Os rios de maior destaque na América Andina são o Madalena naColômbia, o Orenoco na Venezuela e um trecho do rio Amazonas no Peru. Navertente do Pacífico os rios são curtos em extensão devido à proximidade dolocal de nascente (Andes) e o local da foz (Oceano Pacífico).

Aspectos econômicosA América Andina reúne países de economia primária mono-exportadora,principalmente de recursos minerais. São economias subdesenvolvidasdependentes de tecnologia e capitais e das cotações dos produtos primários nomercado externo.A Venezuela tem como destaque o petróleo, explorado pela PETROVENno baixo curso do rio Orenoco e na região do Lago Maracaibo. É grandeexportadora e membro da OPEP. Secundariamente poderíamos destacar ominério de ferro e o café. Sua renda per capita mais elevada em comparaçãoaos outros países andinos deve-se aos recursos obtidos pela exploração depetróleo, mas a renda é mal distribuída e a pobreza é expressiva nesse país.A Colômbia é o segundo maior produtor e exportador de café no mundo,concorrente direto do Brasil nesse mercado. Exporta petróleo mas não émembro da OPEP. Enfrenta graves problemas internos com a produção dedrogas e com o narcotráfico, atividades que se tornaram significativas naeconomia desse país.O Equador é um país muito pobre e sua economia depende dasexportações de banana e petróleo (já foi membro da OPEP). Recentementeeliminou sua moeda, o sucre, em favor da adoção do dólar. O Peru apresentauma pauta de exportações mais variada mas igualmente dependente deprodutos primários: prata, petróleo, pescado (favorecido pela Corrente deHumboldt), ferro, chumbo e algodão. A Bolívia é exportadora de estanho e gásnatural (gasoduto Brasil-Bolívia) e está aumentando sua produção de petróleo.Utiliza-se do porto de Santos para seu comércio exterior. Também enfrentaproblemas com o narcotráfico.O Chile apresenta a economia mais aberta e estável da região e de todaa América do Sul. No norte do país destacam-se as atividades mineradorascomo o cobre, principal produto de sua economia. A região central, de maiorconcentração populacional, apresenta a produção de cereais, frutas econcentração industrial. No sul atividades turísticas, exploração madeireira eagropecuária. A produção pesqueira também é grande favorecido pela mesmaCorrente de Humboldt. É exportador de vinho, azeite, pescado, cobre e temprocurado diversificar mais sua economia com o desenvolvimento do setorindustrial. Tem se caracterizado por uma economia muito aberta aosinvestimentos externos e busca associar-se ao NAFTA enquanto espera maiorevolução do MERCOSUL e a possível criação da ALCA. Apresenta os melhoresindicadores sociais e o melhor IDH da América do Sul

Comidas tipicasTem sua origem na mistura entre os pratos indígenas e espanhóis. Este particular encontro deu por resultado a cozinha crioula, caraterizada pelos sabores fortes, excitantes e, acima de todo, deliciosos. As comidas típicas da America Andina é diferem de cada região do país. Nas cidades da região ocidental ou andina a base dos pratos é o milho, queijo, carne suína, ovino, batatas, pimenta. Já nas cidades de vale (região central ) como Cochabamba, Tarija e Chuquisaca as comidas são variadas e consume-se bastante verdura, batata, milho e carne bovina. Na região oriental (Santa Cruz, Beni e Pando), os pratos são a base de arroz, mandioca (aipim), carne bovina, queijos, derivados de aves

Fotos da Bolivia

Fotos do Peru

Fotos do Chile

Fotos da Colômbia

Fotos do Equador

Fotos da Venezuela

top related