ammonit sistemas de monitoramento de parques eólicos (scada) · ammonit sistemas de monitoramento...

2
Ammonit Sistemas de Monitoramento de Parques Eólicos (SCADA) medição eólica e solar www.ammonit.com Loggers Ammonit Meteo-40 - utilizados para monitoramento de parques eólicos com SCADA Uma vez que o parque eólico estiver ativado e funcionando, é necessário garantir a sua melhor performance. Para isto, é essencial monitorar e verificar sua operação. O Meteo-40 pode ser facilmente integrado ao sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) para prover dados meteorológicos comparativos confiáveis. Considerando as medições gravadas pelo Meteo-40, por exemplo, as previsões sobre a produção de energia anual de parques eóli- cos ou solares poderão ser verificadas. O Logger Meteo-40 registra os dados meteorológicos, que depois serão usa- dos pelos operadores de parques e investidores assim como para previsão meteorológica e de geração de energia. Com seu mapa de registros Modbus configurável, o Meteo-40 é projetado para operar na maioria dos sistemas SCADA existentes. Os parâmetros necessários são configurados através da interface web do Meteo 40. Tecnologia avançada para operação simples e conveniente. Suas vantagens em utilizar loggers Meteo-40 Ammonit para aplicações SCADA Acesso restrito aos dados, por endereço IP definido pela segurança TCP do Modbus. Transmissão de dados via protocolo padrão Modbus TCP/IP e Modbus RTU. Mapa de registros Modbus configu- rável para recuperação de dados. Comunicação via Ethernet (TCP/IP) ou RS485. Ammonit data-loggers Meteo-40 são compatíveis com a maioria dos sistemas SCADA existentes. Alta acurácia de acordo com as normas e standards industriais IEEE 754 floating-point values. Interface web intuitiva- mente configurável. Potente computador Linux™ para interpretação de dados. Modbus “Endianness” configurável para os servidores SCADA. SCADA Server Operation Center

Upload: lelien

Post on 11-May-2019

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ammonit Sistemas de Monitoramento de Parques Eólicos (SCADA) · Ammonit Sistemas de Monitoramento de Parques Eólicos (SCADA) medição eólica e solar Loggers Ammonit Meteo-40 -

Ammonit Sistemas de Monitoramento de Parques Eólicos (SCADA)

medição eólica e solar www.ammonit.com

Loggers Ammonit Meteo-40 - utilizados para monitoramento de parques eólicos com SCADA

Uma vez que o parque eólico estiver ativado e funcionando, é necessário garantir a sua melhor performance. Para isto, é essencial monitorar e verifi car sua operação. O Meteo-40 pode ser facilmente integrado ao sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) para prover dados meteorológicos comparativos confi áveis. Considerando as medições gravadas pelo Meteo-40, por exemplo, as previsões sobre a produção de energia anual de parques eóli-cos ou solares poderão ser verifi cadas. O Logger Meteo-40 registra os dados meteorológicos, que depois serão usa-dos pelos operadores de parques e investidores assim como para previsão meteorológica e de geração de energia.

Com seu mapa de registros Modbus confi gurável, o Meteo-40 é projetado para operar na maioria dos sistemas SCADA existentes. Os parâmetros necessários são confi gurados através da interface web do Meteo 40.

Tecnologia avançada para operação simples e conveniente.

Suas vantagens em utilizar loggers Meteo-40 Ammonit para aplicações SCADA

Acesso restrito aos dados, por endereço IP defi nido pela segurança TCP do Modbus.

Transmissão de dados via protocolo padrão Modbus TCP/IP e Modbus RTU.

Mapa de registros Modbus confi gu-rável para recuperação de dados.

Comunicação via Ethernet (TCP/IP) ou RS485.

Ammonit data-loggers Meteo-40 são compatíveis com a maioria dos sistemas SCADA existentes.

Alta acurácia de acordo com as normas e standards industriais IEEE 754 fl oating-point values.

Interface web intuitiva-mente confi gurável.

Potente computador Linux™ para interpretação de dados.

Modbus “Endianness” confi gurável para os servidores SCADA.

OR

SCADA Server Operation Center

OR

Page 2: Ammonit Sistemas de Monitoramento de Parques Eólicos (SCADA) · Ammonit Sistemas de Monitoramento de Parques Eólicos (SCADA) medição eólica e solar Loggers Ammonit Meteo-40 -

Ammonit Sistemas de Monitoramento de Parques Eólicos (SCADA)

Implementação conveniente do Meteo-40 em seu sistema SCADA

Para instalar o data-logger em um sistema SCADA, se deverá conectá-lo via RS485 ou Ethernet (TCP/IP) à rede do parque eólico. O Meteo-40 utiliza protocolos padrão Modbus TCP/IP e ou Modbus RTU para a transmissão de dados. Os dados medidos podem ser convenientemente recuperados via Mapa de Registros Modbus.

Você pode inserir todos os detalhes do SCADA, via interface web do Meteo-40. Após ter selecio-nado o protocolo SCADA e inserido os parâme-tros requeridos, o mapa de registros Modbus deverá ser confi gurado.

Dados em tempo real de todos os canais e chaves ativas poderão ser acessados, assim como dados estatísticos. Editando e confi guran-do o mapa de registros do Modbus, você poderá atribuir números de registro para cada valor. To-das as entradas e valores inscritos são checados sobre sua plausibilidade. Para o cliente SCADA, somente os valores com registro pré defi nido, serão visíveis ou estarão disponíveis.

© Copyright Ammonit 2013

Ammonit Measurement GmbH

Wrangelstrasse 100, D-10997 Berlin (Germany)T: +49 30 6003188-0, E: [email protected] www.ammonit.com

Meteo-40 e Modbus

Os valores das medições são representados como “single precision IEEE 754 fl oating-point numbers” que são ar-mazenados em dois registros Modbus subsequentes de 16-bits. Valores de data/hora, por exemplo: ano, mês, dia, hora, minuto e segundo, são representados como valores decimais, que são armazenados em um registro Modbus de 16-bits cada um.

Com referência ao mapa de registros Modbus editável, poderão ser visualizados e coletados em tempo real todos os dados dos canais ativos, assim como os comandos ou chaves e as estatísticas. As seguintes estatísticas estão à disposição:

• Média escalar ou vetorial• Mínima• Máxima• Desvio padrão• Mediana• Contador

Modbus Endianness (Ordenação de Bits) Modbus para servidor SCADAVocê pode confi gurar a ordenação de bits do Meteo-40 através da interface web.

Interpretação do endereço de registro ModbusPara confi gurar as tabelas registradoras do Meteo-40, você tem apenas que defi nir o registro (original/único/exclu-sivo) dos dados selecionados.

User-friendly e projetado para maior efi ciência.

File Edit View Go Bookmarks Tabs Help

Back https://d130080.local/communication/scada/

Help Logout(Admin on D130080)

Activate SCADA server

SCADA protocolModbus RTU

TCP port502

Allowed client IP address

Modbus unit id1

RS-485 slave speed9600 bps

RS-485 slave data format8N1

Statistic interval10 min

Save

Recording: On Switch off

Configuration: Saved Save

Connection: Ethernet,Tunnel

Remaining: ∞

Date/time: 2013-08-06 09:52:33 UTC+01:00

SCADA

SystemInformationAdministrationUpgradeDisplayWeb CameraSwitchesLogbook

MeasurementSensorsChannelsEvaluation

DataLiveStatisticsSource

CommunicationScheduleE-MailOnlineFTP/SCPSCADALANWLANModem Edit Modbus register map

Edit METEO-32 stream map

中文(简) English Español Português Français Deutsch Türkçe © 2011-2013 Ammonit Measurement GmbHwww.ammonit.com

File Edit View Go Bookmarks Tabs Help

Back https://d110017.local/helper/modbus

Two Registers (32-bit) LiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLiveLive Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr.Avr. StdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDevStdDev Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min.Min. Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max.Max. SumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSumSum MedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianMedianTop level main horizontal anemometer, Wind Speed (m/s) 1 71 281 211 141

Top level main vane, Wind Direction (°) 17 87 297 227 157

Main temperature sensor / hygrometer, Humidity (%) 37 107 317 247 177

Main temperature sensor / hygrometer, Temperature (°C) 29 99 309 239 169

Main atm. pressure sensor, Air Pressure (mbar) 33 103 313 243 173

Main rain gauge, Precipitation (mm) 111

A7 (V)

A8 (V)

A11 (V)

C1 (I)

C9 (I)

D1

Int. Voltage (V) 57 127

Int. Current (mA)

Int. Temperature (°C) 59 129

One Register (16-bit) Year Month Day Hour Minute SecondLive Date/Time 45 46 47 48 49 50

Statistics Date/Time 115 116 117 118 119 120

Switches

Modbus byte endiannessBig (most significant first)

Modbus word endiannessBig (most significant first)

Save

SystemInformationAdministrationUpgradeDisplayWeb CameraSwitchesSystem Log

MeasurementSensorsChannelsEvaluation

DataLiveStatisticsSource

CommunicationScheduleE-MailOnlineFTP/SCPSCADALANWLANModem

Back to SCADA