amigo ogmo

6
Em breve não será permitida a entrada no cais de trabalhadores, prestadores de serviço e visitantes sem o MIFARE, o que significa maior agilidade e total segurança em vários procedimentos portuários. Entre as facilidades operacionais está a abertura da catraca apenas com a aproximação do cartão, sem gritos, sem checagem de lista. Os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) também poderão responder chamada de escala e escolher o trabalho. Há mais de seis meses o OGMO Santos, Órgão Gestor de Mão de Obra, tem direcionado todos os esforços para que os TPAs façam o credenciamento do cartão MIFARE. Desde junho, todas as requisições de mão de obra dos operadores do Porto Organizado de Santos são feitas de forma eletrônica. O processo, que substitui as requisições feitas por rádios Nextel, tornará o sistema muito mais ágil e seguro. Esta é mais uma etapa para a implantação da escala eletrônica da mão de obra avulsa no Porto de Santos, que começou com a Central do Controle de Escala, realizada pelo OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Santos), e se completará com a escala eletrônica dos trabalhadores. Só com este processo completo e em funcionamento, o Porto de Santos recebe o ISPS-CODE, certificação internacional de segurança. Para a Diretora-Superintendente do OGMO, Sandra Correia, estes são os passos decisivos para se ter um Porto seguro. “A participação de todos os agentes tem sido de grande importância para que consigamos atingir as nossas metas. Nesta etapa da escala eletrônica contamos com os operadores e agora será a vez dos trabalhadores e também da CODESP". Edição 2 - junho/julho/agosto 2010

Upload: mariana-pereira

Post on 10-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo Amigo OGMO

TRANSCRIPT

Page 1: Amigo OGMO

Em breve não será permitidaa entrada no cais detrabalhadores, prestadoresde serviço e visitantes sem oMIFARE, o que significa maioragilidade e total segurança em vários procedimentosportuários. Entre as facilidades operacionaisestá a abertura da catraca apenas com a aproximação do cartão, sem gritos,sem checagem de lista.Os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) também poderão responder chamada de escala e escolher o trabalho. Há mais de seis meses o OGMO Santos, Órgão Gestor de Mão de Obra, tem direcionado todos os esforços para que osTPAs façam o credenciamento do cartão MIFARE.

Desde junho, todas as requisições de mão de obra dos operadores do PortoOrganizado de Santos são feitas de forma eletrônica. O processo, que substitui as requisições feitas por rádios Nextel, tornará o sistema muito mais ágil e seguro.

Esta é mais uma etapa para a implantação da escala eletrônica da mão de obra avulsa no Porto de Santos, que começou com a Central do Controle de Escala,realizada pelo OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Santos),e se completará com a escala eletrônica dos trabalhadores. Só com esteprocesso completo e em funcionamento, o Porto de Santos recebe o ISPS-CODE, certificação internacional de segurança.

Para a Diretora-Superintendente do OGMO, Sandra Correia, estes são os passos decisivos para se ter um Porto seguro. “A participação de todos os agentestem sido de grande importância para que consigamos atingir as nossas metas. Nesta etapa da escala eletrônica contamos com os operadores e agora será a vez dos trabalhadores e também da CODESP".

Edição 2 - junho/julho/agosto 2010

01.qxp 2/8/2010 17:10 Page 1

Page 2: Amigo OGMO

Chegou a hora. A partir destesemestre, o Porto de Santos entra,finalmente, em um novo tempo.E o Trabalhador Portuário Avulso,que tem grande importância históricano desenvolvimento e nos recordesconsecutivos do maior Porto daAmérica Latina, mais uma vez échamado para fazer a sua parte.

A escala eletrônica de mão de obraé o que faltava para completar oprocesso que vai fazer do Porto deSantos um porto seguro. Um portocom competitividade e segurançapara abrir os seus berços paraembarcações de todo o mundo.

Os operadores já requisitam a suamão de obra de forma totalmenteeletrônica. O OGMO, por sua vez,já tem todo o sistema conectadoem sua Central de Processamentode Escala, bem como em seusquiosques nos Postos de Escala.A próxima etapa será o fechamento,pela CODESP, dos portões de acessoà área primária do cais, maisconhecidos como “Gates”.

O processo para implantação daEscala Eletrônica por parte dostrabalhadores levou em consideraçãoa cultura adotada por cada categoria.Através de diversas reuniõescom os sindicatos, foi discutidacada uma das formas adotadasno momento da escolha da mãode obra para cada trabalho.

Neste momento, é necessárioque cada TPA regularize asua situação, tirando ouatualizando o seu cartão Mifare. Este cartão, como todos sabem, contém os dados do seu portador.

A partir da regularização eexecução da Escala Eletrônica,com todas as suas etapas cumpridas,vamos iniciar o processo dequalificação. Temos que investirem treinamento e, com isso,criar um novo cenáriopara o trabalhador portuário.Uma grande tarefa para todasas entidades envolvidas com odesenvolvimento do nosso Porto.

JÚLIO BITTENCOURTGerente de Comunicação do OGMO

O TPA deve comparecer ao OGMO

sede. O OGMO terá 24 horas úteis

para emitir o Pedido no Sistema,

orientar o TPA para a realização

de foto e biometria e fornecer

o Atestado do Pedido. A Receita

Federal precisa de 48 horas úteis

para análise e autorização da

emissão. A Guarda Portuária (GPORT)

precisa de 72 horas úteis a partir

do comparecimento do interessado

(realização de foto e biometria)

para emissão do cartão. O OGMO

terá 24 horas úteis para retirada

do Cartão na GPORT e informará

o prazo de 10 dias úteis para

entrega ao TPA.

No pedido de 2ª via, o OGMO terá48 horas úteis para emitir o pedidoe o protocolizar na Guarda Portuária,que atenderá ao pedido de 2ª Viaem 48 horas úteis a partir doprotocolo em sua sede. O OGMOterá 24 horas úteis para retiradado cartão na GPORT e informaráo prazo de 7 dias úteis paraentrega ao TPA.

Se o TPA esquecer o cartão, será impedido de entrarna área do Porto. Segundo a CODESP, o regulamentodo ISPS Code não permite este procedimento. Dúvidas?Procure o Atendimento do OGMO ou ligue no 3228-9191.

Até chegar o cartão definitivo, o

OGMO emitirá um documento

(Atestado do Pedido), já usado

atualmente, que será entregue ao

trabalhador para ser utilizado

em conjunto com o ticket de

engajamento e o RG. O atestado

deve conter prazo de validade

equivalente à data de retorno para

recebimento do cartão e a ressalva

de que só vale em conjunto com

o ticket de engajamento e o RG.

Este documento deve ser emitido

a partir do ERP, que significa

Planejamento de Recursos

Empresariais, que registrará a

informação para ser enviada

à CODESP, ou seja, no envio da

informação da escala este

trabalhador deverá ser marcado

como em uso Contingência

(pedido de cartão).

02.qxp 2/8/2010 17:22 Page 1

Page 3: Amigo OGMO

FON

TE: G

erên

cia

ISP

S C

OD

E –

GP

- Cod

esp

TARJA VERDEUsuário com acesso

a bordo (navio).

Foto obrigatória neste modelo.

TARJA VERMELHAUsuário com acesso ao cais.Foto obrigatória neste modelo.

SEM TARJAUsuário sem

acesso a o cais.

Foto obrigatória neste modelo.

Nunca deixe seu cartão exposto ao sola altas temperaturas. Máximas temperaturas

de operação: -30 graus a 50 graus.Acima desta temperatura, o cartão

geralmente fica deformado e apresentaproblemas de funcionamento.

Nunca deixe seu cartão dentro deseu veículo ou exposto em cima do painel,

pois em dia de sol forte a temperaturainterna chega fácil a 80 graus.

Nunca deixe seu cartão próximo aequipamentos eletrônicos geradoresde rádiofreqüência ou micro-ondas,pois isto pode afetar o chip Mifare

interno, causando mal funcionamentoou perda de dados.

Jamais perfure qualquer região docartão, pois existe alto risco de afetaruma de suas microtrilhas da bobina

interna ou o próprio chip Mifare.

Jamais deixe seu cartão próximo a motoresou equipamentos de alta tensão, pois fortesruídos elétricos também podem causar danos

à memória do cartão ou ao chip Mifare.

Evite dobrar o cartão ou deixá-lo no bolsotraseiro da calça, pois grandes torções

podem causar rompimento entre as trilhasinternas da bobina e o chip Mifare.

3.qxp 2/8/2010 17:37 Page 1

Page 4: Amigo OGMO

Para que fique mais fácil lembrar da renovaçãodo Atestado de Saúde Ocupacional (ASO),o OGMO colocou o vencimento do documentona data do aniversário do TPA. A mudançaacontece a partir de agosto. O TPA deve irao setor de Medicina no Posto 3 (P3) parafazer o exame de renovação e não correr orisco de ser impedido de trabalhar porqueo exame é obrigatório com base em normaregulamentadora. O trabalhador que fizer aniversário em agostodeste ano já tem que se programar para a renovação do ASO.

O médico faz a avaliação da saúde do trabalhador e tambémsão verificadas as condições de trabalho. O atestado de saúdeocupacional faz parte de um conjunto de ações visando a saúde dotrabalhador e deve ser feito uma vez por ano (periódico), na admissão,na demissão, na troca de função e no retorno ao trabalho depoisde afastamento por doença.

Então, antes do “Parabéns a Você”, lembre-se de renovar o seu atestado!

O que é o Perfil ProfissiográficoPrevidenciário (PPP)?O PPP é o documento histórico-laboraldo trabalhador que reúne dadosadministrativos, registros ambientais eresultados de monitoração biológica, entreoutras informações, durante todo o períodoem que este exerceu suas atividades.Deverá ser emitido e mantido atualizadopela empresa empregadora, no caso deempregado; pela cooperativa de trabalhoou de produção, no caso de cooperadofiliado; pelo Órgão Gestor de Mão-de-Obra(OGMO), no caso de trabalhador avulso portuário; pelo sindicato da categoria, nocaso de trabalhador avulso não portuário.sindicato da categoria e o OGMO estãoautorizados a emitir o PPP somente paratrabalhadores avulsos a eles vinculados.

Quando solicitar o PPP?Em caso de aposentadoria; emcaso de desfiliação do Sindicatoe, consequentemente, do OGMO; eem caso de desligamento da empresa.

O que é a Aposentadoria Especial?Benefício concedido ao segurado que tenhatrabalhado em condições prejudiciais à saúdeou à integridade física. Para ter direito àaposentadoria especial, o trabalhador deverácomprovar, além do tempo de trabalho,efetiva exposição aos agentes nocivosquímicos, físicos, biológicos ou associaçãode agentes prejudiciais pelo período exigidopara a concessão do benefício (15, 20 ou25 anos). A aposentadoria especial serádevida ao segurado empregado, trabalhadoravulso e contribuinte individual, este somentequando cooperado filiado à cooperativa detrabalho ou de produção. Além disso, aexposição aos agentes nocivos deverá terocorrido de modo habitual e permanente, nãoocasional nem intermitente.Para ter direito à aposentadoria especial, é necessário tambémo cumprimento da carência, que correspondeao número mínimo de contribuições mensaisindispensáveis para que o segurado faça jusao benefício. A comprovação de exposiçãoaos agentes nocivos será feita peloPerfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

4.qxp 2/8/2010 17:56 Page 1

Page 5: Amigo OGMO

De uma forma bastante descontraída, TPAs e operadores portuáriosdo corredor de exportação participaram de um interessante bate-papo,durante seis dias no projeto “O Despertar da Consciência”, realizadoem junho no Posto de Escalação nº 3. Foi a terceira edição do projeto,já atestado por todos como um sucesso!

Entre os temas abordados, os portuários trocaram ideias sobresegurança, mercado de trabalho portuário, comprometimento com otrabalhador, o perfil do TPA que cada operador espera e o que opróprio TPA espera do operador, além do trabalho em equipe.O evento contou com o sorteio de bicicletas ao final de cada encontro.

Nome: Romildo Gerono PeroniFunção: Estivador, há 8 anosData de nascimento: 2/2/1968Local de nascimento: Santos/SPRelacionamento: SolteiroFilhos: Marcela, 23 anos, Nicolas,16,Gabriela, 13 e Mariah, 12Esporte favorito: futebolTime do coração: Santos Futebol ClubeJogador de futebol: RobinhoEstilo musical: SambaÍdolos: Roberto Carlos (cantor),Jorge Aragão, CartolaNas horas de folga: gosta de navegarna InternetAnimal de estimação: dois cachorrosLugares que gostaria de conhecer:Fernando de Noronha e AmazôniaBandas favoritas: Exaltasamba,Beatles, Bee GeesFilme favorito: Déjà VuTipo de filme: AçãoPrato predileto: Arroz, feijão, bifee batata frita.

5.qxp 2/8/2010 18:21 Page 1

Page 6: Amigo OGMO

No mês de abril, a Comissão dePrevenção de Acidentes no TrabalhoPortuário (CPATP) e o ServiçoEspecializado em Segurança e Saúdedo Trabalhador Portuário (SESSTP)realizaram a VIII SIPATP 2010 (SemanaInterna de Prevenção de Acidentesno Trabalho Portuário), no OGMO.

A primeira palestra foi Construção da Identidade Profissional, dada pelopsicólogo clínico e psicoterapeuta corporal, Edson Galvão de França.

“Achei a palestra muito interessante,principalmente para termos aconsciência da importância do nosso trabalho para o Porto”, afirmou o trabalhador portuário avulso, Luciano dos Santos Pereira.

No segundo dia de atividades, o temada palestra foi Atividade Física para aPromoção de Saúde e Qualidade deVida do Trabalhador, com o mestreem ciências e professor universitárioDilmar Guedes Júnior. “Se tivéssemostodas essas informações há maistempo e com mais frequência, comcerteza a qualidade de vida do pessoalmelhoraria muito", disse o estivadorClimaco Cesar Assunção.

Rogério Sampaio, judoca santistamedalhista de ouro nas Olimpíadasde Barcelona (1992), também marcoupresença, ministrando a palestraA Importância do Aquecimento eda Solidariedade no Trabalho emEquipe. “Comecei no judô com4 anos de idade. Aos 17, já fazia parteda seleção brasileira júnior damodalidade. Mas, em 1989, quandoera reserva da seleção principal, fuiafastado do esporte por problemasque tive com a confederação.

Discordava da situação do judô naépoca e lutava por melhorias.Em 1991, perdi meu irmão, o que foiextremamente triste para toda a família.Neste momento de adversidade decidi voltar a praticar judô, fazeralgo que eu realmente gostava parabuscar paz de espírito”, explicou.

O TPA João de Jesus Filho aprovou apalestra. “Conhecendo as dificuldadesvencidas por pessoas como o RogérioSampaio, nos deparamos com nossarealidade e ficamos estimulados alutar para vencer também”, disse.O estivador ganhou uma bicicletano sorteio do dia.

A assistente social do OGMO, ClaudiaMaria Ribeiro, também falou sobrea importância da prevenção contraas doenças sexualmente transmissíveis,com a palestra DST/Aids.

“A apresentação foi muito boa, muitoproveitosa”, afirmou o portuárioOrlando Policarpo dos Anjos.

No encerramento, teve performancedo Orgone Grupo de Teatro.O evento terminou com a premiaçãodo Concurso de Frases e sorteio debrindes. O estivador João de JesusFilho, autor da frase: “No costado, ouno porão, a segurança será a primeiraoperação”, ganhou o concurso elevou para casa um aparelho de DVD.

“Não esperava ganhar, mas sempreparticipo da SIPATP e tentei fazer umafrase que relacionasse a atividadeportuária e ao mesmo tempo, fizesse otrabalhador pensar primeiro na própriasegurança, para depois começar aoperação”, destacou o estivador.O sorteio premiou os portuários commais 3 bicicletas, entre outros brindes.

O SIPATP 2010 contou com o patrocínio da SOPESP, apoio SINDESTIVA, SINTRAPORT, SINDOGEESP, SIND. BLOCO, SIND. CONF. CARGA,SIND. CONF. CAPATAZIA, SIND. CONSERTADORES, SINDAPORT, SIND. RODOVIÁRIOS, SIND. VIGIAS PORTUÁRIOS.

Para melhorar a qualidade e a segurança do trabalho dos TPAs, o OGMO está reformando o PE 3, que ganhou isolamentoacústico e térmico. Outra melhoria é a instalação de monitores de LCD de 42 polegadas para que os TPAs possamver as escalas e para onde foram designados. O PE 3 ainda passa por outras melhorias que estão em andamento.

6.qxp 2/8/2010 18:50 Page 1