amidas e uréia 3a3

6
AMIDAS e URÉIA Equipe : Daniel Sumik , Janderson , Leandro Série : 3 ° 03 Data : 14/07/2010 Disciplina : Química

Upload: eeb-francisco-mazzola

Post on 27-Jul-2015

2.185 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Amidas e uréia 3a3

AMIDAS e URÉIA

Equipe : Daniel Sumik , Janderson , Leandro Série : 3 ° 03 Data : 14/07/2010 Disciplina : Química

Page 2: Amidas e uréia 3a3

Amidas Amidas 

As amidas são todos os compostos orgânicos que derivam de ácidos carboxílicos através da substituição do grupo – OH pelo radical – NH2. 

As amidas apresentam o grupo 

Page 3: Amidas e uréia 3a3

Propriedades físicas Possui pontos de ebulição muito superiores aos dos ácidos

correspondentes, apesar da massa molecular ser aproximadamente igual. Isso se deve à formação de maior número de ligações de hidrogênio e maior formação de "moléculas dímeras" pelas amidas. Pode-se provar esse fato, substituindo os hidrogênios do grupo amino por radicais CH3. Verifica-se que os pontos de fusão e ebulição diminuem, apesar do aumento da massa molecular:

Estrutura da amida mm PF (°C) PE (°C) H3C-CO-NH2 59 81 222

H3C-CO-NH(CH3) 73 28 206

H3C-CO-N(CH3)2 87 06 166

Page 4: Amidas e uréia 3a3

Métodos de Preparação As amidas normalmente não ocorrem na natureza, e

são preparadas em laboratório. Uma importante amida é a acetanilida (veja aqui a síntese da acetanilida). As amidas podem ser preparadas principalmente por:

Aquecimento (desidratação) de sais de amônio: R-COONH4 R-CONH2 + H2O

Hidratação de nitrilas (catalisada por H2SO4): R-CN + H2O R-CONH2

Reação de cloretos de ácido com amônia (ou com amina) (pode-se utilizar também, no lugar de cloreto de acila, anidridos ou ésteres)

Page 5: Amidas e uréia 3a3

Propriedades químicas A presença do grupo C=O confere às amidas

um caráter polar. Normalmente o grupo C=O não sofre qualquer modificação permanente no decorrer da maioria das reações e, por consequência, aparecem intactos nos compostos resultantes. A sua presença, no entanto, determina o comportamento químico das amidas, assim como o dos demais derivados dos ácidos carboxílicos.

Page 6: Amidas e uréia 3a3

Ureia A Ureia é uma composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula

(NH2)2CO, com um ponto de fusão de 132,7 °C. Tóxica, a ureia forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente; constitui o principal produto terminal do metabolismo protéico no ser humano e nos demais mamíferos. Em quantidades menores, está presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos, nos excrementos de peixes e de muitos outros animais inferiores. Altamente azotado, o nitrogênio da ureia (que constitui a maior parte do nitrogênio da urina), é proveniente da decomposição das células do corpo e também das proteínas dos alimentos. A ureia também está presente no mofo dos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais. É solúvel em água e em álcool, e ligeiramente solúvel em éter.