amar - informe do 3º trimestre de 2012- páginas 01 a 04

4

Click here to load reader

Upload: amar-jardim-oceanico

Post on 09-Jun-2015

643 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: AMAR - INFORME do 3º Trimestre de 2012- páginas 01 a 04

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOSASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOSASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOSASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOS DO TIJUCAMAR E JARDIM OCEÂNICODO TIJUCAMAR E JARDIM OCEÂNICODO TIJUCAMAR E JARDIM OCEÂNICODO TIJUCAMAR E JARDIM OCEÂNICO

(Fundada em(Fundada em(Fundada em(Fundada em 27/01/1983) 27/01/1983) 27/01/1983) 27/01/1983) ---- CNPJ nº 04.495.053/0001CNPJ nº 04.495.053/0001CNPJ nº 04.495.053/0001CNPJ nº 04.495.053/0001----81818181

INFORME AMAR 3º TRIMESTRE DE 2012

AMARAMARAMARAMAR - Se você deseja o melhor para o seu bairro, ASSOCIE-SE JÀ. Participe e Colabore ! - Não suje sua Cidade – Leia e Repasse ! Pág. 01

TRÂNSITO

Pesquisa referente à Alteração Viária na Rua Henrique de Moura Costa

Recentemente, a Prefeitura do Rio alterou o tráfego na Rua Henrique Moura Costa: a rua deixou de ser mão dupla e passou a ser mão única no sentido da Rua Pedro Bolato para a Rua Pedro Lago. Além dos constantes desrespeito por parte dos motoristas que insistem em trafegar pela contramão, o que motivou 4 reportagens do Jornal O Globo, tal modificação gerou ainda uma enxurrada de cartas, e-mails e telefonemas para a AMAR, onde diversos moradores, principalmente, insatisfeitos, enviaram suas críticas, comentários e sugestões. Diante de tamanho impasse, a Diretoria da AMAR deliberou em fazer uma pesquisa para ouvir os moradores de todas as ruas que foram impactadas, a saber: Rua Pedro Bolato, Rua Aldo Bonadei, Rua Manuel Brasiliense, Rua Pedro Lago e Rua Henrique de Moura Costa; a fim de embasar nosso pedido antes de encaminhá-lo, novamente, para à CET-Rio e Subprefeitura da Barra.

Então, no mês de novembro estaremos enviando aos condomínios e casas das ruas mencionadas acima, um pequeno formulário de pesquisa, que deverá ser respondido e devolvido para a AMAR até o dia 30 de novembro. Os moradores interessados poderão enviar suas respostas por e-mail, por fax, entregar na sede da AMAR, sito à Av. Érico Veríssimo, nº 952, sala 205, ou agendar pelo telefone 2486-0654 a retirada do documento no seu condomínio ou residência.

Com o intuito de buscar uma solução definitiva que agrade a maioria dos moradores desse trecho, solicitamos o seu apoio e colaboração no sentido de participar dessa pesquisa, pelo qual, desde já, agradecemos.

Em breve o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas deverá chegar no Jardim Oceânico

Com grande alegria e satisfação que comunicamos mais uma parceria entre a AMAR e a Prefeitura do Rio, desta vez, através de sua Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Solidário (SEDES). Estivemos reunidos com representantes da Subprefeitura da Barra da Tijuca, com a diretora de Economia Solidária e Comércio Justo da SEDES, com representantes da ABIO (Associação de Agricultores Biológicos), com a principal finalidade de trazer para nosso bairro a Feira de Produtos Orgânicos do Circuito Carioca, que já é realizada semanalmente em outros Bairros como Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Glória e Copacabana. Aqui no Jardim Oceânico, esta feira deverá ser realizada na Praça do “O” e, a princípio, seu dia será sempre às terças-feiras pela manhã, iniciando às 7hs e terminando às 13hs. Os detalhes estão sendo devidamente acertados e logo que tenhamos a confirmação, estaremos divulgando em diversos pontos do Bairro. Fiquem atentos, pois provavelmente a inauguração da 1º Feira de Orgânicos da Barra da Tijuca deverá acontecer em meados de Dezembro deste ano.

PARCERIAS

Conheça algumas das parceiras da AMAR que promovem descontos especiais aos seus associados:

• Creche Escola Girassol • Colégio Santa Mônica – Matrículas abertas • Constrular 2000 – Material de Construção • Cooperativa Ocean Taxi Barra • Estilo & Casa - Olegário/519 • Novo Tempo – Presentes e Decorações • YES – Curso de Inglês e Espanhol

Lembramos aos Srs. Síndicos da importância de divulgar e compartilhar este informe com aos demais condôminos.

Projetos executivos de ampliação do Elevado do Joá e de túneis ficam prontos até dezembro

Mais de um ano após ser ressuscitada pela prefeitura como mais uma solução para o trânsito entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul, a tempo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a ampliação do Elevado do Joá e dos túneis do Joá e de São Conrado começa a tomar forma. A Geo-Rio deverá concluir até dezembro os projetos executivos de implantação de uma 3ª faixa de rolamento na pista superior do elevado, junto à encosta. O início das obras está previsto para o 2º semestre de 2013, com prazo de duração de pelo menos 2 anos.

Feira de Artesanato da Praça do Ó Os versos da música “A feira”, do grupo O Rappa, dizem um pouco sobre o clima convidativo que a feira de artesanato da Praça do Ó, no Jardim Oceânico, apresenta a moradores e visitantes. O programa acontece todo domingo, das 8h às 20h; e, no verão, também aos sábados, das 16h às 23h. Segundo o organizador e criador do evento, Alcebíades Braga, a feira levou vida ao local. Ela existe desde 1995 e nasceu para suprir a carência do bairro. Atualmente, mais de 2000 pessoas circulam pela feira a cada domingo.

Page 2: AMAR - INFORME do 3º Trimestre de 2012- páginas 01 a 04

AMAR AMAR AMAR AMAR - Se você deseja o melhor para o seu bairro, ASSOCIE-SE JÀ. Participe e Colabore ! - Não suje sua Cidade – Leia e Repasse ! Pág. 02

Alterações viárias no Jardim Oceânico

Por determinação da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias, CET-Rio e Subprefeitura da Barra foram feitas as seguintes alterações viárias no Jardim Oceânico:

Na Av. Monsenhor Ascâneo foi implantado um segundo quebra-molas asfáltico com a devida sinalização vertical e horizontal, na descida entre a Praça do Ó e a Rua Omã, aproximadamente em frente ao número 580.

No início da Av. Alda Garrido, junto à Praça do Pomar, foram instalados e devidamente sinalizados 4 quebra-molas asfáltico, 2 em cada sentido, visando facilitar a travessia de carrinhos de bebês que se dirigem para a Praça do Pomar ou para a creche .

Na Av. Afonso de Taunay, entre à Av. Alda Garrido e Av. Armando Lombardi, os dois quebra-molas confeccionados por tachões plásticos, que estavam danificados e faltando pedaços, foram substituídos por quebra-molas asfáltico.

Na Av. Rodolfo de Amoedo, junto a rotatória com a Av. Alda Garrido e a Praça Prof. Souza Araújo (popularmente conhecida como Praça Macaco Tião) foi instalado radar de fiscalização eletrônica com a velocidade máxima regulamentada em 40 Km/h.

Na Av. Fernando de Mattos, segundo informou a Subprefeitura da Barra, em breve, também serão instalados quebra-molas ou redutores de velocidade a fim do coibir os abusos de velocidade que são frequentemente relatados à AMAR.

Solicitamos aos moradores que respeitem as novas alterações viárias e que nos envie suas críticas, sugestões ou comentários para o e-mail: [email protected]

METRÔ LINHA 4

Ponte Estaiada do Jardim Oceânico O premiado arquiteto espanhol Santiago Calatrava deverá assinar o projeto da ponte estaiada da Linha 4 do metrô. A ponte vai passar sobre o Canal da Joatinga, ligando o túnel da Pedra do Focinho do Cavalo à estação Jardim Oceânico, que ficará subterrânea no canteiro central da Av. Armando Lombardi. Calatrava é o arquiteto responsável pelo Museu do Amanhã.

Quatro imóveis da Av. Armando Lombardi serão desapropriados

Conforme divulgado pelo Jornal O GLOBO-Barra e confirmado pela assessoria de imprensa do Consórcio Construtor Rio-Barra, responsável pela implantação do trecho Oeste da Linha 4 do Metrô, os imóveis situados na Avenida Armando Lombardi — números 601, A, B e C e Lote 1 quadra 10 — já estão em processo de desapropriação para a construção dos acessos de entrada e saída da futura estação Jardim Oceânico do metrô.

Andamento das obras As obras da Linha 4 do Metrô foram iniciadas em junho de 2010 pelo Jardim Oceânico e deverão ser concluídas em dezembro de 2015, quando as 6 estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) serão inauguradas. Já há mais de 3 mil metros de túneis escavados entre a Barra da Tijuca e São Conrado. As obras estão concentradas nas seguintes frentes de serviço: Estação Jardim Oceânico, túneis Barra–São Conrado e Estação São Conrado, túneis São Conrado–Barra.

A Estação Jardim Oceânico já conta com a estrutura pronta das paredes diafragma e já iniciou as escavações no local. A Estação São Conrado também já começou a ser construída.

Novos hotéis começam a surgir na Barra da Tijuca

A rede Windsor inicia sua ampliação com a construção de mais duas unidades na Barra da Tijuca. Na Rua Martinho de Mesquita, nº 129, no Jardim Oceânico, estão em curso às obras do edifício criado para servir de extensão do Windsor Barra da Avenida Lucio Costa, nº 2.630. A expansão do Windsor Barra e o novo hotel a ser construído na Av. Lúcio Costa, nº 5.400 deverão estar prontos no primeiro semestre de 2014, a tempo da Copa, quando gerarão 815 empregos diretos e mais 1.500 indiretos. Ambos os projetos contarão com tecnologias verdes visando à preservação do meio ambiente.

Operação de remoção na Joatinga

Uma operação realizada no dia 19/09 pela Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, motivada por uma denúncia, retirou uma construção irregular próximo da placa “Sorria você está na Barra”, na saída do Túnel do Joá, sentido Barra da Tijuca.

4ª Edição do Evento Barra Sustentável - 2012 Em solenidade realizada no Hotel Sheraton foi apresentado o documento denominado ‘Pacto Local e seu Termo de Compromisso’, com as principais demandas da população da região. O documento foi oficialmente apresentado ao poder público do Rio de Janeiro, a fim de garantir a adesão e comprometimento dos candidatos a prefeito e vereadores da Cidade. O Pacto Local, que continha 8 metas e 28 submetas, foi elaborado numa série de encontros realizados no período de novembro de 2011 a julho de 2012, por 6 Comitês (Transportes, Praias, Lagoas, Vargens, Comunicação e APA Marapendi) integrados por 40 associações comunitárias e empresariais da região da AP4 (Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Vargens e Grumari). A AMAR teve o prazer de presidir o Comitê de Transportes e participar do Comitê de Comunicação.

Page 3: AMAR - INFORME do 3º Trimestre de 2012- páginas 01 a 04

AMAR AMAR AMAR AMAR - Se você deseja o melhor para o seu bairro, ASSOCIE-SE JÀ. Participe e Colabore ! - Não suje sua Cidade – Leia e Repasse ! Pág. 03

Eleições na Barra: os dois lados da questão (Moradores x Candidatos)

Às vésperas das eleições para Prefeito, os moradores da Barra, representados por suas associações, se uniram e redigiram documentos que foram apresentados aos 5 principais candidatos à Prefeitura do Rio: Eduardo Paes (PMDB), Otávio Leite (PSDB), Rodrigo Maia (DEM), Aspásia Camargo (PV) e Marcelo Freixo (PSOL). A AMAR, além de subscrever um documento em conjunto com a Barralerta, ACIR (Associação Comercial e Industrial da Região Transoeste) e CCBT (Câmara Comunitária da Barra da Tijuca), redigiu e entregou um documento próprio com as principais reivindicações do Jardim Oceânico e Tijucamar.

No documento em conjunto, as principais reivindicações eram: levar o metrô até o Terminal da Alvorada; sugestões alternativas para desafogar o trânsito na Avenida das Américas, como a abertura da Avenida Dulcídio Cardoso até o Recreio; construção de um elevado sobre a Lagoa da Tijuca, na altura do Itanhangá; abertura e conclusão da Avenida Via Parque (Via 4), indo do Itanhangá até a Avenida Luiz Carlos Prestes; acabar com os cruzamentos na Américas, construindo um mergulhão ligando a Avenida General Felicíssimo Cardoso à Luiz Carlos Prestes, e outro na altura da Avenida Afonso Arinos de Melo Franco, saindo próximo ao Città America.

No documento enviado pela AMAR foram 8 as solicitações, a saber:

1 – Extensão do metrô até o Terminal da Alvorada; 2 – Não construção dos terminais de ônibus do BRT no Jardim Oceânico; 3 – Não execução da obra do viaduto de BRTs em frente ao Condado dos Cascais, sobre a Av. Armando Lombardi; 4 – Elevação das pontes ‘Velha’ e ‘Nova’ existentes na ligação do Jardim Oceânico–Itanhangá-Barrinha, facilitando a passagem de embarcações; 5 – Implantação de uma UOP (Unidade de Ordem Pública) no Jardim Oceânico e Tijucamar; 6 – Construção de uma passarela de pedestres sobre o Canal de Marapendi ligando o Jardim Oceânico à Av. das Américas (Downtown - Cittá América); 7 – Fechamento dos canais da Av. Gilberto Amado e da Av. Fernando de Mattos; 8 – Duplicação da Av. Niemayer e duplicação da Autoestrada Lagoa-Barra. Em resposta a todas as reivindicações e solicitações enviadas pelos moradores e seus representantes, cada um dos candidatos elaborou um conjunto de propostas que foram publicadas no Jornal O Globo. Confira abaixo o que o Prefeito reeleito Eduardo Paes prometeu fazer na Barra da Tijuca em seu próximo mandato:

Transporte e Infraestrutura

Tirar do papel os três mergulhões projetados; construir uma ponte na Avenida General Felicíssimo Cardoso, para ligar as avenidas das Américas e Lucio Costa; fazer a terceira pista do Elevado do Joá; inaugurar a Transcarioca e a Transolímpica; manter ajuda ao Estado para obter as licenças para implantação do metrô; estudar construção de acesso da Avenida Benvindo de Novaes para a Américas. Saúde

Triplicar a capacidade de atendimento intensivo, além de absorver todas as emergências clínicas, com a abertura da Coordenação de Emergência Regional (CER) da Barra, ao lado do Lourenço Jorge; manter o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso; contratar mais médicos, reforçando o atendimento no Lourenço Jorge e nos postos de saúde da área; estudar a implantação de mais uma UPA para atender o Recreio e as Vargens. Educação

Criar mais sete Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) na Área de Planejamento 4 (que abrange Barra, Jacarepaguá e Cidade de Deus); oferecer ensino integral para mais crianças. Meio Ambiente

Continuar a macrodrenagem dos rios da Baixada de Jacarepaguá e o programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá.

Olimpíadas e Pós-Olimpíadas

Entregar mais de 20 mil novos quartos de hotel, muitos desses na região da Barra; manter as atividades do Parque dos Atletas.

Turismo

Levar à região um hotel com 400 quartos, a ser construído no Parque Olímpico; e investir em qualificação de profissionais desta área.

Page 4: AMAR - INFORME do 3º Trimestre de 2012- páginas 01 a 04

Av. Érico Veríssimo, 952 – Sala 205 – Barra da Tijuca – CEP 22621-180 – Rio de Janeiro, RJ – Tel/Fax. 2486-0654 E-mail: [email protected] – Não suje sua Cidade – Leia e Repasse. Pág. 04

SEGURANÇA Carcaças de carros abandonados em frente à Delegacia de Homicídios

Uma das mais recorrentes reclamações dos moradores é com referência às carcaças de carros abandonados que degradam a área nas proximidades da Delegacia de Homicídios há alguns anos. Várias reportagens já foram feitas e a AMAR repassou diversas reclamações aos órgãos competentes visando uma solução para o problema. Parece que o local se transformou num verdadeiro estacionamento rotativo de carros abandonados: Logo após sair um, outros são largados. Por outro lado, o atual Delegado Titular, Rivaldo Barbosa, afirma que tem procurado amenizar o problema realizando com maior rapidez a remoção dos veículos da área em frente à especializada. Somente esse ano, já foi retirado mais de 120 carros periciados. O que a AMAR deseja é o fim desse ciclo com a transferência, em definitivo, da DH para outra localidade da Barra ou Recreio.

Em recente palestra promovida pelo Roraty Clube da Barra com a Chefe da Polícia Civil, Dra. Marta Rocha, mais uma vez foi anunciado que a Secretaria de Segurança estaria iniciando os trabalhos para transferência, buscando terrenos para alocar a nova Delegacia de Homicídios. A Secretaria de Segurança informou, por meio da assessoria de imprensa, que a Divisão de Homicídios ganhará um novo prédio, a ser construído, como parte do projeto Delegacia Legal.

Uma das justificativas para a transferência, segundo a Dra. Marta Rocha, é que as instalações do prédio situado no Jardim Oceânico já ficaram pequenas para a demanda desta delegacia especializada e que acaba gerando a desordem que temos acompanhado.

Eleições do 31º CCS – Conselho Comunitário de Segurança Em agosto de 2012 foi realizada a eleição no 31º CCS - Conselho Comunitário de Segurança, após a alteração da resolução nº 781/2005 do SSP. Pelo novo texto, as eleições, que eram anuais, passarão a ser realizadas a cada dois anos. E, a partir de agora, os cargos de Presidente e Vice-Presidente não poderão concorrer à reeleição, exceto se estes membros vierem candidatos para os demais cargos efetivos da estrutura do CCS. A AMAR deseja sucesso à nova diretoria do 31º CCS, que foi eleita por aclamação.

A OAB-Barra e as associações da região se unem para aumentar o efetivo policial Motivado pelas solicitações dos moradores da Barra, Recreio e Vargens nas últimas reuniões mensais do 31º Conselho Comunitário de Segurança, a OAB-Barra elaborou um ofício com vários pleitos de há muito reivindicados para uma significativa melhoria na segurança de nossos bairros. No encontro realizado no auditório da OAB-Barra foi apresentado os termos do documento, cujos os principais pedidos eram o aumento do efetivo policial para o 31º BPM e para as delegacias 16ª DP e 42ª DP, além do aumento das câmeras de segurança na região. O Presidente OAB-RJ, Dr. Wadih Damous se colocou a disposição para entregar pessoalmente o documento ao Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro. O ofício foi subscrito pelas seguintes entidades e instituições: OAB-Barra, AMAR, Barralerta, CCBT - Câmara Comunitária da Barra, ACIR-Transoeste, 31º CCS, Associação de Moradores Nova Barra Bonita, AMAVAG, FAMBARRA, Condomínio Santa Helena e o Conselho Distrital de Saúde da AP-4.

CONSERVAÇÃO Iluminação na orla

A Prefeitura do Rio informou que a Rioluz realizou diversas operações na orla da Barra da Tijuca entre a Avenida Lúcio Costa, número 8.000, até a Avenida do Pepê, na altura do Quebra-Mar. O trabalho incluiu a retirada de rede aérea irregular, equipamentos de telefonia desativados e de postes danificados. Além disso, A Coordenadoria Geral de Conservação notificou as concessionárias de telefonia móvel Oi, Tim, Claro, Vivo e Nextel para que regularizem sua rede aérea. Afirmou ainda que está em fase de elaboração um projeto de reformulação da iluminação de toda a orla da Barra. Já a CET-Rio deu início à retirada de 23 postes de sinalização vertical danificados.

Praça do Pomar A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, com o apoio da Comlurb e da Fundação Parques e Jardins, está providenciando várias intervenções na Praça do Pomar. Em especial, a reforma das grades e protões que vinha sendo solicitado de há muito.

Asfalto Liso e Operação Tapa-Buracos Durante os últimos meses, a Prefeitura do Rio executou importantes obras de conservação no Jardim Oceânico. A exemplo disso foi a implantação da Operação Asfalto Liso com o recapeamento asfáltico e nova sinalização de várias vias importantes de nosso bairro, como as Avenidas Olegário Maciel, Érico Veríssimo e Ministro Ivan Lins, os entornos das Praças do Pomar e Euvaldo Lodi (da Paróquia de São Francisco de Paula) e as Avenidas do Pepê e Lúcio Costa. Além disso, realizou a Operação Tapa Buracos em diversas outras ruas do bairro.