amar - informe 4º trimestre 2011- páginas 01-04

4

Click here to load reader

Upload: amar-jardim-oceanico

Post on 09-Jun-2015

851 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: AMAR - Informe 4º Trimestre 2011- páginas 01-04

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOSASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOSASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOSASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOS DO TIJUCAMAR E JARDIM OCEÂNICODO TIJUCAMAR E JARDIM OCEÂNICODO TIJUCAMAR E JARDIM OCEÂNICODO TIJUCAMAR E JARDIM OCEÂNICO

(Fundada em 27/01/1983) (Fundada em 27/01/1983) (Fundada em 27/01/1983) (Fundada em 27/01/1983) ---- CNPJ nº 04.495.053/0001CNPJ nº 04.495.053/0001CNPJ nº 04.495.053/0001CNPJ nº 04.495.053/0001----81818181

INFORME AMAR 4º TRIMESTRE DE 2011

AMAR - Se você deseja o melhor para o seu bairro, ASSOCIE-SE JÀ. Participe e Colabore ! - Não suje sua Cidade – Leia e Repasse ! Pág. 01

MEIO AMBIENTE

PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DO SISTEMA LAGUNAR DA BARRA E JACAREPAGUÁ

No dia 25 de outubro último, a AMAR, com o apoio do Marina Barra Clube, promoveu uma palestra com o Subsecretário Estadual do Ambiente, Dr. Antônio Da Hora, sobre os projetos de recuperação ambiental do complexo lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá que fazem parte do Caderno de Encargos das Olimpíadas de 2016, a saber:

I) Despoluição - Já foram investidos mais R$ 550 milhões para o saneamento da Barra, de Jacarepaguá e do Recreio dos Bandeirantes, que inclui a construção de 15 elevatórias, Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), emissário submarino e implantação de redes de esgotamento sanitário. Segundo a Cedae, 80% da Barra já têm esgoto tratado e até o final de 2012, o órgão espera que 90% de todo o esgoto receba tratamento adequado. No Recreio, o percentual chega a 70%. A meta é chegar a 2015 com cerca de 100%. Já em Jacarepaguá apenas 20% da região possui saneamento.

II) Desasseoramento - Será realizado a dragagem de aproximadamente 5,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos poluídos, desde a entrada do Canal da Joatinga, no Quebra-Mar, se estendendo pelas lagoas de Marapendi, Tijuca, Camorim e Jacarepaguá. Todo o material dragado será acondicionado em geobags em áreas próxima as margens das lagoas.

III) Ilha-Parque Ecológico – Parte desses geobags serão dispostos em uma área já assoreada, entre as lagoas do Camorim e da Tijuca, formando uma ilha de 444.660 metros quadrados. Os geobags serão cobertos por camadas de terra e argila formando uma ilha-parque, com árvores, trilhas, ciclovias, centro de visitação, áreas de lazer e atividades de educação ambiental e de ecoturismo. Esta foi uma solução encontrada para descartar o material e economizar de mais de R$ 100 milhões com o transporte dos detritos que serão extraídos.

IV) Prolongamento do Quebra-Mar – De há muito solicitado pela AMAR, o Quebra-Mar será prolongado entre 180 a 200 metros visando evitar o assoreamento e melhorar a troca de água entre o mar e a lagoa, além de facilitar a entrada e saída de embarcações no Canal da Joatinga. O projeto prevê ainda a construção de um restaurante panorâmico. A previsão é que obras comecem em julho de 2012, sendo concluídas antes da Copa de 2014.

CEDAE - TARIFA PROGRESSIVA Ação Rescisória impetrada pelo Governo do Estado

Conforme noticiamos no Informe do 3º Trimestre/2011, a Procuradoria Geral do Estado ingressou com uma Ação Rescisória a fim de suspender os efeitos da vitoriosa Ação Civil Pública da Tarifa Progressiva. A PGE pediu uma liminar para suspender todos os processos de execução que estavam em andamento. Tal pedido foi deferido pela Exmo. Desembargador da 7ª Câmara Cível. Logo, todos os processos de execução estão suspensos até a decisão final da referida Ação Rescisória. O departamento jurídico da AMAR está recorrendo e em breve voltaremos com notícias.

ELEIÇÃO BIÊNIO 2012-2014

Lembramos aos associados, quites com suas obrigações estatutárias, que será realizada no dia 27/01/2012, data em que a AMAR completará 29 anos de existência, a Assembléia Geral Ordinária para aprovação de contas e eleição da Diretoria e Conselho Fiscal referente ao biênio 2012-2014. Compareça prestigiando a sua entidade que tem a honra de representá-los indo ao Colégio Santa Mônica, sito à Av. Rodolfo de Amoedo, nº 420, das 19:00 às 21:00 horas, a fim de exercer o seu direito de voto.

PARCERIAS Conheça algumas das parceiras da AMAR que promovem descontos especiais aos seus associados:

• Barra Point Shopping

• Creche Escola Girassol

• Colégio Santa Mônica – matrículas abertas • Constrular 2000 – Material de Construção • Cooperativa Ocean Taxi Barra

• Estilo & Casa - Olegário/519 - até 40% de desconto • Novo Tempo – Presentes e Decorações • YES – Curso de Inglês e Espanhol • Restaurante Porcão Barra

• Restaurante O Bom Galeto Barra

No ano de 2012 esperamos crescer ainda mais esta relação.

FECHAMENTO DOS CANAIS De há muito vem a AMAR pugnando pelo fechamento, com a colocação de tampões, dos canais das avenidas Gilberto Amado e Fernando e Mattos. Nesse sentido, já enviamos ofícios ao Sr. Prefeito lembrando sua antiga promessa quando Subprefeito da Barra e, ao Presidente da Fundação Rio-Águas, tendo em vista que já existe naquele órgão antigo projeto sobre a matéria. Esperamos o cumprimento da promessa a fim de que o odor desagradável, o depósito de lixo e os mosquitos desapareçam daquelas artérias.

Page 2: AMAR - Informe 4º Trimestre 2011- páginas 01-04

AMAR - Se você deseja o melhor para o seu bairro, ASSOCIE-SE JÀ. Participe e Colabore ! - Não suje sua Cidade – Leia e Repasse ! Pág. 02

SEGURANÇA

NOVO COMANDANTE DO 31º BPM Após sucessivas trocas de comando no 31º BPM, recentemente, assumiu aquele posto o Ten. Cel. Marcus Vinícius dos Santos Amaral em substituição ao Cel. Cristiano Luiz Gaspar. A AMAR e demais entidades representativas da Barra da Tijuca, em função das constantes trocas de comando, solicitaram ao Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e este garantiu que os comandantes deverão permanecer à frente do Batalhão por pelo menos 1 ano. A AMAR formula votos de completo êxito ao novo Comandante e felicidades ao Cel. Gaspar em sua nova missão. REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA Pela terceira vez no ano de 2011, a Diretoria da AMAR esteve reunida com o Secretário de Segurança no último dia 20 de dezembro em seu gabinete. Nesta oportunidade, a AMAR, a Barralerta e a AMOR (Recreio) entregaram ofício subscrito por 7 entidades da Barra da Tijuca e Recreio em que é solicitado daquela autoridade atenção especial para os diversos problemas de grande importância para a comunidade. Entre as principais solicitações destacamos: I) Aumento dos efetivos do 31º BPM e das delegacias distritais (16ª DP e 42ª DP), bem como reforma e compra de material rodante (viaturas e motos) e equipamentos eletrônicos; II) Instalação de câmeras de monitoramento nas áreas externas das agências bancárias e nas vias públicas, principalmente nos pontos de maior “mancha criminal”; III) Inauguração do posto de Polícia Técnica, construído com o apoio dos empresários e entidades representativas da Barra na sede da 16ª DP, composto pelo ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) e IML (Instituto Médico Legal - para exame de vivos) visando a otimização dos serviços e melhora no atendimento; IV) Intensificação da Operação Verão com a implantação do projeto VIA LEGAL (de recolhimento de pedintes e inibição aos vendedores ambulantes nos sinais) e o retorno da operação Barrabacana realizada em conjunto com a SEOP (Secretaria Especial da Ordem Pública); V) remoção das carcaças de carros em frente da Delegacia de Homicídios e melhora na desordem do estacionamento.

ESTACIONAMENTO DA DELEGACIA DE HOMICÍDIOS

São pelo menos cinco veículos totalmente queimados, além de vários outros avariados, que permanecem há meses estacionados ao longo da Av. Alda Garrido e na Rua General Ivan Raposo, no Jardim Oceânico. O número de automóveis cresce a cada dia e a rua está virando um verdadeiro depósito de "ferro-velho" da Delegacia de Homicídios. Para piorar a situação, com a chegada do verão, muitos desses veículos poderão virar criadouros de mosquitos da dengue. De há muito, a AMAR reivindica uma solução para este problema, bem como a transferência da delegacia para outro ponto da cidade.

ORDEM PÚBLICA

CHOQUE DE ORDEM NAS PRAIAS – VERÃO 2012 A SEOP (Secretaria Especial de Ordem Pública) começou, em dezembro, a Operação Choque de Ordem nas Praias - Verão 2012, que fiscalizará a prática de esportes na faixa próxima ao espelho d’água, proibida entre 8h e 17h, e a presença de animais que podem transmitir doenças aos banhistas. Também está vetado o preparo de alimentos como churrasquinhos, camarões, queijos ou salgados e consumir bebidas em embalagens de vidro. O patrulhamento da orla contará com 481 guardas municipais e 50 agentes de Controle Urbano, que trabalharão diariamente nas areias das 6h às 20h. Nos fins de semana, mais 100 agentes integrarão as equipes. Serão instaladas 41 tendas para fiscalização e orientação dos banhistas. O Choque de Ordem nas praias conta ainda com reboques, picapes, quadriciclos e patinetes elétricos.

DESORDEM NO ESTACIONAMENTO DO CANAL DA JOATINGA

O estacionamento junto ao Canal da Joatinga na Av. Ministro Ivan Lins, próximo do viaduto do Joá, que deveria ser ocupado por carros de passeio e para embarque e desembarque de pequenas embarcações no canal, está sempre lotado de vans de transporte alternativo durante a semana e lotado de ônibus “fretado de turismo” nos finais de semana. Infelizmente, estes freqüentadores utilizam aquele local como banheiro, dormitório e cozinha. Moradores da região queixam-se da falta de fiscalização e as reclamações já chegaram até a AMAR. A SEOP informou que vai encaminhar uma equipe ao local para apurar se algum veículo está estacionado em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro e que vão intensificar a fiscalização que, segundo o órgão, já ocorre na região. A CET-Rio informa que não existe um ponto regulamentado para vans ficarem estacionadas. Já a Subprefeitura da Barra informou que não existem áreas para estacionamento de coletivos (ônibus fretado de turismo) e que as pessoas devem utilizar as linhas regulares para chegar às praias. Não há previsão de investimentos em infraestrutura para atender a população flutuante do verão, como a instalação de banheiros químicos ou permanentes. A AMAR também se posicionou sobre este problema através do “O Globo-Barra”.

Page 3: AMAR - Informe 4º Trimestre 2011- páginas 01-04

Av. Érico Veríssimo, 952 – Sala 205 – Barra da Tijuca – CEP 22621-180 – Rio de Janeiro, RJ – Tel/Fax. 2486-0654 Visite o nosso site www.amar-barra.com.br – E-mail: [email protected] – Não suje sua Cidade – Leia e Repasse. Pág. 03

CONSERVAÇÃO

VISTORIA NAS CALÇADAS DO JARDIM OCÊANICO A Secretaria de Conservação concluiu a operação de vistorias nas ruas do Jardim Oceânico. Ao todo, foram expedidas 495 notificações a estabelecimentos comerciais, residências, condomínios, prédios e concessionárias de serviços públicos, que terão 30 dias para cumprir as solicitações da Prefeitura. O objetivo da operação é melhorar a ambiência urbana no bairro e garantir maior segurança aos pedestres. - A responsabilidade da manutenção das calçadas da cidade é compartilhada. A Prefeitura está aumentando os investimentos nesta recuperação e chama os proprietários de imóveis para também fazer a sua parte - afirmou o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório. A AMAR já levou ao Subprefeito da Barra estes transtornos e obteve a promessa de em 2012 intensificar a operação.

REVITALIZAÇÃO DO PROJETO RIO CIDADE DA AV. OLEGÁRIO MACIEL A Secretaria de Conservação publicou no Diário Oficial do Município a licitação para a contratação de serviços de reforma e revitalização em áreas de projetos urbanísticos especiais na Barra da Tijuca e Jacarepaguá, para melhorar a ambiência urbana, garantir maior segurança aos usuários e prolongar a vida útil dos equipamentos. O projeto terá prazo de execução de um ano (360 dias corridos) e serão investidos mais de R$ 3,2 milhões. O Jardim Oceânico será beneficiado com a revitalização projeto Rio Cidade da Avenida Olegário Maciel. O trabalho inclui recuperação do pavimento de concreto, revitalização de paralelepípedos e pedras portuguesas, reassentamento de meio fio, pintura de mobiliários e concreto, nivelamento de tampões e recuperação de blocos intertravados. A AMAR vem lutando para esta execução.

VIÁRIO

PREFEITURA ALTERA PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA TRANSOESTE A Prefeitura fez uma revisão nos prazos e no projeto para a construção do corredor Transoeste do BRT, que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, pelo corredor central da Avenida das Américas. O trecho original, que vai até o Terminal Alvorada, teve o prazo mantido e entra em operação até o fim do primeiro semestre de 2012. Mas o chamado “Lote Zero”, entre o Terminal da Alvorada e o Jardim Oceânico, que devia ter sido licitado no fim de setembro e teve uma previsão de custo de R$ 47 milhões, ainda não tem data para sair do papel. No entanto, o prefeito garantiu que essa extensão ficará pronta até as Olimpíadas de 2016, permitindo integração direta com a Linha 4 do metrô. Logo, mantemos a nossa luta e esperança de levar o metrô até o Terminal da Alvorada.

ALTERAÇÕES VIÁRIAS O JARDIM OCEÂNICO Na Rua Omã foi alterado o regime de mão dupla para o regime de mão única de direção no sentido da Av. Monsenhor Ascâneo para a Av. Lúcio Costa (Praia). Na Rua General Sidônio Dias Corrêa foi alterado o regime mão dupla para o regime de mão única de direção, no trecho entre as avenidas Érico Veríssimo e Alda Garrido, no sentido da primeira para a segunda. Estas alterações foram solicitadas pelos moradores e levadas à CET-Rio e Subprefeitura da Barra pela AMAR.

SINAL LUMINOSO A AMAR apelou para a CET-Rio e Subprefeitura da Barra no sentido de que seja colocado novo equipamento de controlador semafórico no único sinal existente na Av. Olegário Maciel, esquina com a Av. Gilberto Amado. São freqüentes os seus defeitos demorando vários dias para serem reparados e, durante este período, constatamos a ausência de controladores de tráfego, o que pode provocar acidentes e atropelamentos.

METRÔ

É de se destacar a importância que a AMAR teve, capitaneando 16 entidades representativas da Barra, Recreio e Jacarepaguá, para uma decisão favorável de concessão de empréstimo pela AFD – Agência Francesa de Desenvolvimento – para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Serão financiados 500 milhões de euros para o Programa de Integração e Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, sendo 70% desta verba destinada às obras da Linha 4 do Metrô.

Por duas vezes a Diretoria da AMAR esteve reunida com os Diretores da AFD, uma em Brasília e outra aqui no Rio de Janeiro com a presença da Diretoria do Barralerta, para expor a nossa concordância com o financiamento, explicando os motivos, sua importância e esclarecendo alguns fatos distorcidos que lhe eram transmitidos por um movimento contrário a expansão metroviária na cidade do Rio de Janeiro que envidavam esforços para atrapalhar o processo de concessão deste empréstimo.

Mais uma vez vitoriosos, somos gratos aos franceses, pois deixamos as portas abertas para que o Metrô chegue até a Alvorada.

Page 4: AMAR - Informe 4º Trimestre 2011- páginas 01-04

Av. Érico Veríssimo, 952 – Sala 205 – Barra da Tijuca – CEP 22621-180 – Rio de Janeiro, RJ – Tel/Fax. 2486-0654 Visite o nosso site www.amar-barra.com.br – E-mail: [email protected] – Não suje sua Cidade – Leia e Repasse. Pág. 04

SAÚDE

BARRA E JACAREPAGUÁ REGISTRAM RESCIMENTO DO VÍRUS DA DENGUE

A Área de Planejameto 4 (AP4), que abrange bairros da Barra, Recreio e Jacarepaguá, registrou pelo menos um caso de dengue por hora, este ano. Os dados epidemiológicos são da Secretaria de Saúde e Defesa Civil e revelam que a doença cresceu em ritmo acelerado. O número de casos subiu de 482 registros, em 2010, para 9.403 ocorrências até a primeira semana de dezembro. O crescimento dos índices na AP4 acompanhou a espiral de ocorrências no Rio. Este ano, já são 73.818 casos. Em 2010, houve 3.171 registros da doença. Ou seja, a capital teve, neste ano, 70.647 pessoas infectadas a mais do que no ano passado. A população pode e deve colaborar na prevenção e no combate à dengue. Pedimos aos moradores que souberem de casas ou terrenos abandonados que possam ser criadouros do mosquito, que entrem em contato com Central de Atendimento da Prefeitura através do telefone 1746 ou diretamente com a AMAR.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INSPECIONA 121 QUIOSQUES E INTERDITA 23 NA BARRA

A ação especial de ano novo da Vigilância Sanitária Municipal inspecionou 121 quiosques da orla da Barra e do Recreio. Foram emitidos pelos ficais 23 editais de interdições, sendo 17 parciais e 6 totais; 31 autos de infração e 16 termos de intimação. Durante as inspeções, 31 quiosques foram multados, a maior parte por descumprimento de editais de interdição e termos de intimação expedidos em vistorias anteriores. Também foram registradas autuações por falta de higiene, comercialização de produtos impróprios para consumo e com validade vencida. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil recomenda que o consumidor fique atento a irregularidades encontradas e denuncie ao setor de reclamação da Vigilância Sanitária, pelo telefone 1746 ou diretamente com a AMAR.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Aqueles que possuem espírito associativo, bem sabem que é bastante difícil defender os direitos de cidadania e advogar reivindicações junto aos poderes públicos daquilo que achamos ser de direito e obrigatório e, para isso, temos lutado muito nesses anos de administração.

Mas a luta continua e contamos com o apoio incondicional da Diretoria, fazendo com que a AMAR seja respeitada, por suas atitudes e coerência, pelos associados, pelas demais entidades representativas e autoridades do poder público. É com base nesse tipo de relacionamento que agradecemos ao Governador, Prefeito, Subprefeito e demais auxiliares, o apoio até aqui recebido, permitindo que tivéssemos êxito em grande parte das nossas solicitações e pleitos.

Feliz 2012 é o que deseja a Diretoria da AMAR a todos os amigos e colaboradores !!

Lembramos aos Srs. Síndicos da importância de divulgar e compartilhar este informe com aos demais condôminos.

FECHAMENTO DE VARANDAS

É grande a expectativa dos proprietários de imóveis da Barra da Tijuca e Recreio com referência a possibilidade de fechamento das varandas, por meio de envidraçamento retrátil, sem o pagamento do elevado tributo e aumento de área para cálculo do IPTU. A expectativa é de que a regulamentação seja aprovada pela Câmara Municipal no ano 2012, conforme promessa pública do Presidente daquela Casa.

POLO GASTRONÔMICO O Jardim Oceânico brilhou no Natal

Pela primeira vez as avenidas Olegário Maciel e Érico Veríssimo receberam iluminação especial no Natal. A nova iluminação foi inaugurada junto com o lançamento da exposição fotográfica itinerante que foi realizado por meio do Concurso Cultural: Revele seu Amor pelo Jardim Oceânico. No total 12 fotos foram escolhidas por um seleto grupo de jurados que incluiu desde o Presidente da AMAR, Dr. Luiz Igrejas, até artistas de renome, como os cantores Erasmo Carlos e Rosemary. Parabenizamos o Pólo Gastronômico e, em especial, a Presidente Núbia Vigna, pela iniciativa que contou com apoio da AMAR.

Shopping BarraPoint

Evento: Bem Estar na Melhor Idade

Apresentação do Projeto Vida Ativa, com a coordenadora Myryam Ruth Coelho e palestra A Mulher de Vanguarda, com a psicanalista Sarah Buzak. Dia 26 de janeiro de 2012, às 16h. Inscrições pela administração do shopping nos telefones: 2491-6485/ 2491-3306.

Vagas limitadas !!

www.barrapointshopping.com.br