alumni 50 years ebook

93
Alumni 50 years eBook

Upload: vuongthuy

Post on 31-Dec-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Alumni 50 years eBook

InglêsPortuguês

Mensagem do PresidenteMensagem do Consulado Geral dos Estados UnidosE foi assim que tudo começou

Capítulo I - A missão de promover a integração entre Brasil e Estados Unidos 1. Relações Culturais e Educacionais Brasil e EUA 2. Cultura em foco 3. Eventos sociais 4. Cidadania e responsabilidade social

Capítulo II - Excelência no ensino de idiomas 1. English up to date 2. Projetos corporativos 3. Inovação como prática 4. Alumni online 5. Muito além de uma escola de inglês

Capítulo III - 50 anos: resultado de uma administração séria, transparente e eficaz 1. Gestão de pessoas 2. Instalações 2.1.Unidades 2.2. Learning Centers 2.3. Biblioteca 3. Comunicação 4. Respeito ao meio ambiente

Capítulo IV - A vida começa aos 50

Linha do tempoConselho Diretor

256

910131617

202124252729

3031323233333435

36

3846

menú

2

Mensagem do Presidente

Celebrar os 50 anos da Associação Alumni é motivo de muita alegria para todos nós que fazemos parte de sua história. Após meio século de intensa atividade, a Alumni ostenta méritos e conquistas graças à excelência de seus serviços, presente em tudo o que faz, à abnegada dedicação de todos os seus conselheiros e sócios e ao reconhecimento de seus clientes, alunos e autoridades educacionais, bem como dos governos brasileiro e norte-americano.

Nessas cinco décadas, a Alumni ampliou seu alcance social e cultural, sempre fiel à missão de promover a integração entre os povos do Brasil e dos Estados Unidos por meio do ensino das línguas inglesa e portuguesa, da cultura e da responsabilidade social; três pilares que sustentam e norteiam todas as atividades da instituição, e que fizeram da Alumni referência em seu segmento.

O aconselhamento a interessados em estudar nos EUA, promovendo a integração de culturas, foi a primeira coluna de sustentação da Alumni, que surgiu idealizada por um grupo de brasileiros que haviam estudado nos Estados Unidos na década de 50. Além de experiência e novos conhecimentos, esses pioneiros trouxeram na bagagem o espírito empreendedor e a crença na cidadania e na responsabilidade social, característicos da sociedade norte-americana, elementos que compuseram o segundo pilar da Alumni. E para garantir que os estudantes brasileiros pudessem usufruir ao máximo de suas experiências no exterior e, desta maneira, melhor promover a troca cultural entre os dois países, a Associação fincou seu terceiro

pilar: o ensino da língua inglesa, fundamental para ampliar o entendimento entre as duas culturas.

A extensa lista de realizações destes 50 anos torna difícil mensurarmos com exatidão o vasto número de pessoas alcançadas pelos diversos programas e atividades da Associação Alumni, sejam elas crianças beneficiadas diretamente com bolsas de estudo, jovens selecionados para os diversos programas de apoio ao ensino desenvolvidos pela Alumni, ou estudantes da rede pública indiretamente beneficiados pelo programa de capacitação de professores promovido pela instituição. São muitos, ainda, os estudantes que, por intermédio da Alumni, realizaram seus estudos nos Estados Unidos, trazendo para o Brasil um volume inestimável de conhecimento e levando com eles aos Estados Unidos uma amostra da rica cultura brasileira.

É preciso destacar que, tão importante quanto essa trajetória de sucesso, é a constatação de que a Alumni, aos 50 anos, permanece inovadora, comprometida com a excelência, e segue à frente do mercado como forma de melhor cumprir a sua Missão e atender aos seus clientes.

Comprovação disso é a profunda reestruturação realizada em 2010 nos cursos direcionados ao segmento de adultos, criando um produto que, único no mercado, prepara nossos clientes para o uso do idioma inglês no ambiente de negócios em

menú

3

um prazo de 2 anos. Lançado no início de 2011, o ciclo Access reflete em cada detalhe as necessidades do público corporativo por meio de uma metodologia que privilegia a prática já a partir do primeiro módulo, de materiais complementares - os Business Add-ons - integralmente desenvolvidos pela Alumni, e do componente online proprietário que permite maior flexibilidade de horário e adequação à atribulada rotina dos profissionais modernos.

Ciclos complementares denominados Leader e Master, que utilizam esse mesmo conceito inovador, serão lançados, respectivamente, no segundo semestre de 2011 e no primeiro semestre de 2012.

Outro importante marco do ano de 2010 foi a consolidação das atividades da Alumni no segmento que denominamos “Alumni School Solutions”, um novo serviço que ministra cursos extracurriculares de inglês para crianças e jovens nas instalações de escolas de ensino fundamental e médio, bem como em clubes e instituições de ensino superior.

O grande reconhecimento de qualidade da marca Alumni permitiu que, em um curto período de 1 ano, conquistássemos como clientes algumas das mais importantes instituições de ensino de São Paulo, como o Colégio Dante Alighieri, o Colégio Pio XII, a Escola Lourenço Castanho e o Colégio Rio Branco, além do programa After School para crianças e adolescentes associados ao clube A Hebraica.

Essas inovações, entre outras realizadas, mostram a capacidade da Associação Alumni de se adaptar criativamente às expectativas do mercado, respondendo à

demanda de pais que buscam maior comodidade e segurança, e às necessidades das escolas, que buscam diferenciais competitivos para suas instituições por meio de parceiros capazes de agregar valores frente aos seus clientes.

Na mesma linha, para atender à demanda do público corporativo por cursos de inglês ministrados nas instalações das empresas, a Alumni lançou com sucesso, em 2010, o serviço “Corporate Solutions”, conquistando de pronto como clientes as empresas Astra Zêneca e TOTVS.

A Alumni também esteve dedicada a ampliar e aprimorar sua gama de serviços voltados à preparação de clientes para exames internacionais, por meio do desenvolvimento do curso preparatório para o exame GMAT, o mais importante teste para admissão em MBAs internacionais, bem como da atualização completa do TOEFL Prep.

Na área cultural, o ciclo de eventos voltados à fotografia, denominado Alumni Image Festival, será o grande marco de 2011, trazendo ao longo do ano palestras, workshops e exposições com participação de quatro dos mais importantes fotógrafos norte-americanos.

Ainda em 2010, merece destaque a escolha da Alumni como uma das 4 instituições premiadas, entre 450 centros binacionais em todo o mundo, com o ETS Excellence Award, prêmio internacional concedido pela Association of International Educators (NAFSA) e pelo Educational Testing Service (ETS), reconhecendo a excelência dos serviços prestados na área de aconselhamento para estudos nos EUA.

menú

4

Por fim, marcou o ano de 2010 o processo de recredenciamento da Alumni como Centro Binacional, realizado pelo Departamento de Estado dos EUA. A partir de análise detalhada das atividades da Associação, incluindo as áreas administrativa e acadêmica, uma equipe do Departamento de Estado do governo americano determinou, em relatório de boas práticas, que a Alumni atinge ou excede todos os requisitos de um centro binacional.

Assim, fundamentados em uma trajetória de muito sucesso e realizações, vislumbramos, aos 50 anos, a certeza de que a inegável contribuição feita pela Associação Alumni ao intercâmbio cultural e educacional das sociedades brasileira e americana ainda terá muitos capítulos, e todos serão preenchidos com competência, ética, respeito e disposição para entender as mudanças pelas quais passa constantemente o nosso mundo.

Por todos esses fatores, temos muito orgulho de participar deste momento festivo em que a Alumni celebra seus 50 anos. Percorra conosco, neste livro comemorativo, essa trajetória de sucesso. É provável que você fique lisonjeado ao perceber que também faz parte desta história.

Júlio Antônio d’Oliveira SampaioPresidente

menú

5

MENSAGEM DO CONSULADO GERAL DOS ESTADOS UNIDOS

Por parte do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e de toda a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, é uma honra dar os parabéns à Associação Alumni por ocasião do aniversário de 50 anos de atuação como uma das principais organizações promotoras de relações mais estreitas entre o Brasil e os Estados Unidos, tanto em nível individual como institucional.

Durante muitos desses 50 anos, a Alumni tem sido parceira do Consulado dos Estados Unidos no desenvolvimento de programas de ensino de idiomas, de intercâmbio cultural e de um forte senso de cidadania local e global. Acompanhamos a trajetória da Alumni até sua consolidação como um dos centros binacionais de elite do Brasil. Nós nos orgulhamos das parcerias empenhadas em conjunto com a Associação, através das quais afetamos a vida de centenas de milhares de pessoas.

No mundo atual, o domínio do idioma inglês é mais importante do que nunca. A Alumni teve a presciência de desenvolver programas de ensino de idiomas para enfrentar os desafios desse mundo globalizado em constante mutação em que o inglês é a língua franca.

A Alumni também tem sido um centro de intercâmbio educacional em escala ainda maior, abrigando o Alumni Advising - EducationUSA que, em reconhecimento

de sua excelência, recebeu recentemente o prêmio ETS Excellence Award, concedido pela Association of International Educators (NAFSA) e pelo Educational Testing Service (ETS). Este prêmio coloca a Alumni entre os cinco melhores centros desse tipo do mundo.

Não tenho dúvida de que a Alumni, sempre fiel à sua tradição de excelência acadêmica, continuará a crescer e a servir a comunidade de São Paulo. Espero também que nossa parceria e amizade continuem, servindo como exemplo perfeito de cooperação na promoção da educação, da cultura e dos vínculos fraternos que unem americanos e brasileiros.

Cônsul Geral Thomas P. KellyConsulado dos Estados Unidos em São Paulo

menú

6

Não houve década mais apropriada para idealizar e criar a Associação Alumni do que a efervescência dos anos 60. Pródiga em discussão de ideias, espírito de luta, revolução comportamental e manifestações socioculturais no Brasil e nos EUA, a década de 60 foi um período de profundas mudanças, que vieram para ficar.

Movimentos a favor das minorias, dos direitos civis, e contra a sociedade de consumo marcaram esse período da história do século XX. Surgiam os hippies, opositores ferrenhos dos valores considerados importantes até aquele momento, e exemplo inconteste da rebeldia. Os EUA ferviam com inúmeros movimentos como: contracultura, pop art (com expoentes como Andy Warhol e Roy Lichtenstein), música de protesto (com ídolos como Bob Dylan e Janis Joplin), transformação na moda e outras mudanças que eram compartilhadas pelo Brasil.

No meio de tanta turbulência, alguns brasileiros foram aos EUA com o objetivo de concluírem seus estudos em instituições americanas reconhecidas pela competência de ensino e pela preocupação em formar cidadãos. Após uma temporada, voltaram com uma nova visão de cidadania e ética, influenciados pelos hábitos, idioma, cultura e costumes americanos. Esse grupo resolveu, então, reunir-se com o objetivo de prorrogar essa sólida vivência, trocar informações e manter o idioma up to date. Além dos animados meetings, o maior prazer desse grupo era contribuir com outros brasileiros que planejavam estudar nos Estados

E FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU

Criação oficial da Associação Alumni: 8 de maio de 1961, em São Paulo - Capital

Minha história com a Alumni

A Alumni foi criada por brasileiros ex-bolsistas de universidades americanas que não queriam perder o contato. Quando fui convidada por minha prima Hely Villaça, em 1963, tinha acabado de voltar de uma viagem de aperfeiçoamento e achei boa a idéia de congregar pessoas que conheceram outra cultura e que gostavam e se interessavam em manter contato com os EUA. Era uma forma também de continuar a treinar o inglês, porque não havia muitas oportunidades para isso. Era engraçadíssimo, porque fazíamos reuniões, em geral, na casa do Harry Simonsen Jr. Lá, batíamos papo, discutíamos e conversávamos sobre os planos futuros. Éramos um grupo informal, espontâneo que foi se formando baseado em consenso. Cada amigo que ia aos Estados Unidos, a gente convidava para entrar como sócio. Só não aceitávamos os que tinham ido fazer turismo, pois nosso objetivo sempre foi conhecer profundamente a cultura americana e estimular o intercâmbio entre países, que é uma forma de unir povos, como acontece com uma Olimpíada e outros campeonatos esportivos. Por meio da cultura e do esporte, você pode conseguir a paz. E essa foi a ideia que germinou e formou a Alumni.

Maria José Villaça, Conselheira Vitalícia da Associação Alumni

menú

7

Unidos. Fiel ao significado americano da palavra alumni, o grupo queria compartilhar conhecimentos e incentivar outras pessoas a trilhar caminho semelhante. O espírito de solidariedade era inspirado pelo pensamento do presidente dos EUA da época, John F. Kennedy, sintetizado na frase: “não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer por seu país”.

No início, ajudavam as relações comuns, para as quais passavam dicas e orientações sobre as universidades, lugares para morar e comer, serviços, clima, comportamento, etc. Porém, à medida que este aconselhamento foi se tornando mais consistente e procurado, uma decisão se configurou: dar um passo na direção da criação de uma associação com a missão de promover a integração cultural entre o Brasil e os Estados Unidos, orientando e preparando outros jovens para a realização do objetivo de estudar nas universidades americanas.

Assim, surgia a Associação Alumni que, no início, realizava seus encontros nas casas de seus sócios fundadores, com um grupo de menos de 50 pessoas, todos voluntários. Naquela época, o número não era importante. A energia ficava por conta da empolgação, da motivação em colaborar e da soma de esforços para gerar resultados positivos e manter a chama acesa, espírito que se mantém até hoje.

Alguns fatores foram fundamentais para o sucesso que apareceu e prevaleceu por todos esses anos. Por meio desse primeiro grupo, composto por empresários, engenheiros, professores universitários, profissionais do consulado americano e outros entusiastas, a Associação começou a se fortalecer. Em 1969, a Alumni estabeleceu-se na Alameda Ministro Rocha Azevedo, na região da Avenida Paulista,

local onde ocorreu o crescimento sustentável da Associação Alumni e que foi palco de importantes eventos com foco na divulgação da cultura americana no Brasil.

Olhando para trás e analisando sua trajetória, destaca-se, entre os diferenciais da Associação Alumni, sua gestão empresarial. Além do quadro de sócios e do comitê executivo - todos voluntários e em constante renovação - há o suporte de uma equipe de funcionários qualificados e motivados. Este modelo de gestão é responsável pelas ações inovadoras que têm sido feitas ao longo dessas cinco

Once upon a time you dressed so fineYou threw the bums a dime in your prime, didn’t you?People’d call, say, “Beware doll, you’re bound to fall”You thought they were all kiddin’ youYou used to laugh aboutEverybody that was hangin’ outNow you don’t talk so loudNow you don’t seem so proudAbout having to be scrounging for your next meal.

1ª estrofe da música “Like a Rolling Stone”, de Bob Dylan, cujo auge do sucesso ocorreu nos anos 60, e que foi eleita a melhor música de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

Logotipo, 1976.

menú

8

décadas. Outro importante diferencial é a busca permanente pela excelência, seja na elaboração dos programas, na prestação de serviços ou na preocupação com a cidadania.

A Associação Alumni, que chegou com a empolgação típica da década de 60, manteve-se fiel ao ideal de promover o entendimento entre as culturas brasileira e norte-americana. Foi se atualizando de acordo com as mudanças pelas quais tem passado o mundo e continuamente desenvolvendo sua própria metodologia para ensinar, treinar e trocar conhecimentos. Escolheu o envolvimento solidário com a comunidade como um dos seus pilares empresariais e vem realizando inúmeras atividades que serão citadas neste relato. A responsabilidade social é uma característica reforçada pela cultura americana, generosa em criar formas de reverter benefícios à sociedade.

Os pioneiros da Alumni: Anna Maria Lobo, Dúlio Fabricatori, Harry Simonsen Jr., John Scafe e Maria Antônia Lopes.

Os sócios fundadores:Anna Maria Lobo, Dúlio Fabricatori, Harry Simonsen Jr., John Scafe, Maria Antônia Lopes, Carlos Ary Machado, Dulcidiva de Almeida Paccagnela, Edna Chagas Cruz, Eugene Allmendiger, Heloisa Fonseca, Jairo Henriques e Rachel Gevertz.

O 1º Conselho Consultivo:Jorge Americano, Fernando Eduardo Lee, Humberto Monteiro, Jaime Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque, Joaquim Muller Carioba, Marcos Pontual, Antonio de Barros Ulhoa Cintra, Paulo Ayres Filho, Cecil B. Cross, Arthur Bennet, Guy Fasoli, Harry T. Whitley, H.I.Mason, John Challinor, Richard L. Waddeli e William Cohran, Floriano Cavalcanti da Silva Martins, Hely Villaça, Jack E. Wyant, Maria José Villaça, Maria Luiza Steinman, Paulo Sérgio Queiroz Barbosa e Sérgio de Almeida Rodrigues.

Um dos motivos de orgulho para nós é que a Associação Alumni consegue brilhar como instituição com corpo diretivo todo voluntário. Uma das coisas singulares na Alumni é o amor que as pessoas têm pela instituição.

Eric Street, Vice-presidente da Associação Alumni.

menú

9

CAPÍTULO I

A MISSÃO DE PR OMOVER A INTEGRAÇÃO ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS

menú

10

A Associação Alumni foi fundada por um grupo de brasileiros que entenderam que suas vidas e carreiras haviam sido beneficiadas graças ao aprendizado acadêmico e social obtido nos Estados Unidos e que decidiram criar um programa de orientação ou Counseling para transmitir o conhecimento adquirido.

O Alumni Advising - EducationUSA, como hoje é chamado, representa a grande missão da Associação, a sua essência. A ideia de orientar interessados em estudar nos EUA expandiu-se ao longo destes 50 anos, fundamentada no intercâmbio cultural e educacional entre os dois países.

Ao longo da década de 60, o programa de Counseling foi se tornando conhecido por meio da divulgação boca a boca. O entusiasmo dos sócios da Associação que estavam à frente desta atividade refletia-se nos ensinamentos sobre a cultura americana e repercutia positivamente entre os bolsistas e estudantes que estavam se preparando para passar meses ou anos nos EUA.

Nas décadas seguintes, só cresceu o número de interessados nesse programa de aconselhamento, o que tornou o Alumni Advising - EducationUSA o grande responsável pela projeção nacional e internacional da Associação como organização de alto nível cultural, educacional e de responsabilidade social.

Somente em 2010, 37 mil pessoas buscaram orientação na Alumni, seja

1 . Relações Culturais e Educacionais Brasil e EUA

pessoalmente, por telefone ou email, por meio de palestras presenciais e virtuais e feiras educacionais ou, ainda, pelo Skype e site. Pelo link “Estude nos EUA”, a Associação recebeu mais de 30 mil internautas. Esses números estão refletidos no aumento de estudantes brasileiros nos Estados Unidos. Ainda em 2010, o Brasil ficou na 14ª posição no ranking dos países que mais encaminham alunos às instituições norte-americanas, de acordo com a publicação Open Doors, do IIE (Institute for International Education).

Formandos 2010, Access Microscholarship Program

menú

11

Trabalhando de forma integrada com diversas instituições educacionais dos Estados Unidos, a Alumni não mediu esforços para realizar inúmeras atividades com o propósito de aproximar os dois povos, o que a transformou em um Centro Credenciado da Embaixada Americana para assuntos de estudos nos Estados Unidos.

A Associação tem uma participação efetiva e crescente em feiras educacionais nacionais e internacionais, recebe representantes de instituições americanas, leva seus profissionais para palestrar no exterior, administra uma série de programas de bolsas de estudos e prepara jovens carentes brasileiros para estudar nos EUA. Para a Alumni, o intercâmbio cultural e educacional é uma forma fantástica de aprendizado e amplia o entendimento de que educação pode estar acessível a todas as camadas sociais.

Entre as relevantes atividades apoiadas pela Alumni, está a colaboração na escolha de bolsistas para programas organizados por diversas entidades internacionais.

Destacam-se, em 2010, os programas Oportunidades Acadêmicas, do Governo Americano, o Programa Jovens Embaixadores, da Embaixada Americana, e o GE Foundation Scholar Leaders, em conjunto com o IIE Latin America.

Ao longo de sua história, a Alumni tem atuado em diversos programas como o International Fellowship Program (IFP), Lucent Global Science Scholars, Goldman Sachs Global Leaders Program, Comissão Fulbright e Embaixada Americana. Esta atividade possibilita o contato com um grande número de instituições educacionais

brasileiras como a Universidade de São Paulo e de São Carlos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Fundação Getulio Vargas (FGV), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Por meio dos programas de bolsa, muitos jovens brasileiros têm a oportunidade de receber apoio completo ou parcial para estudar em instituições de ponta nos EUA.

8ª edição da EducationUSA Fair, realizada pelo Alumni Advising

Instituições que receberam nos últimos anos estudantes e profissionais orientados pela Alumni:University of Chicago, Stanford University, Harvard University, New York University, Massachusetts Institute of Technology, Dartmouth College, Boston University, Penn State University, University of Denver, Princeton University, Columbia University, Fordham University, University of Notre Dame.

menú

12

Em reciprocidade, a Alumni recebe estudantes e professores norte-americanos para conhecerem a cultura e a realidade brasileiras. Algumas instituições que participaram deste programa, que inclui palestras e visitas, são: Florida International University, Hobart &William Smith Colleges(NY), Loyola University, Union College e Lauder Institute.

O Alumni Advising - EducationUSA possui também estreito contato com diversas instituições de ensino fundamental, médio e superior, nas quais realizou palestras e feiras, visando promover e orientar alunos para estudos nos Estados Unidos. Entre estas instituições, podemos destacar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Universidade Mackenzie e os Colégios Bandeirantes, Rio Branco, Lourenço Castanho, Dante Alighieri e Pio XII.

Em 2010, o departamento participou, também, de 14 feiras internacionais de educação, entre elas o Salão do Estudante, Expo-Belta, Linden Boarding Schools Fair, World MBA Tour, FAAP Exchange Fair, The MBA Tour, e organizou, com grande sucesso, a 8ª edição da EducationUSA Fair de São Paulo, da qual participaram quarenta e duas universidades americanas que representaram o sistema de educação superior dos EUA bem como as várias regiões do país.

O mais recente serviço é a Orientação de Carreira, por meio do qual a Associação ajuda interessados na escolha da área de atuação, orienta na preparação de um currículo e no desenvolvimento de um plano de carreira. Atividades adicionais também fazem parte do Alumni Advising - EducationUSA, constituindo uma gama de serviços de excelência que justifica o prêmio ETS Excellence Award, concedido

Feiras e eventos em que a Alumni esteve presente no Brasil e nos EUA:EducationUSA Fair, da qual participam várias universidades americanas; Conferência de Educadores Internacionais - NAFSA, Conferência United States Achievers Program, Catholic Boarding Schools Association Fair, Art & Design Fair, Expo-Belta, Salão do Estudante, Feira da Fecap, Linden Tour, CIS Tour, The World MBA Tour e The MBA Tour-Fall.

A Alumni tem sido responsável por organizar as últimas edições da EducationUSA Fair, com apoio do governo americano.

pela Association of International Educators (NAFSA) e pelo Educational Testing Service (ETS), em 2010.

O serviço de “Counseling”, como chamavam os pioneiros, é, atualmente, motivo de orgulho não só para os sócios, comitê executivo, dirigentes, alunos, professores e funcionários, como também um exemplo para os demais centros binacionais brasileiros.

3% Doutorado2% Ensino Secundário1% Outros49% Graduação

10% Cursos de Extensão14% Cursos de Inglês

21% Mestrado

Alumni Advising - EducationUSA Objetivos Acadêmicos - 2010

menú

13

As sociedades brasileira e norte-americana são iguais na pluralidade cultural. A musicalidade que têm em comum vem produzindo ícones nos dois países e não é raro o intercâmbio entre cantores, compositores e músicos. Desde sua fundação, a Associação Alumni, dentro da missão de estreitar o relacionamento entre o Brasil e os Estados Unidos, privilegiou a realização de atividades na área musical.

Um dos grandes marcos do intecâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos viria a acontecer nessa década. Em 1967, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim - nosso Tom Jobim - compositor, cantor, violonista, pianista e um dos maiores expoentes da cultura brasileira, estimulado pelo interesse americano por nossa música, encontrou-se nos Estados Unidos com um dos maiores mitos norte-americanos: Frank Sinatra. Juntos, gravaram um disco, com arranjos de Claus Ogerman, incluindo versões em inglês das canções de Tom: “The girl from Ipanema”, “How insensitive”, “Dindi”, “Quiet night of quiet stars”, além de composições americanas, como “I concentrate on you”, de Cole Porter. Como um dos criadores da Bossa Nova, Tom Jobim foi um dos principais responsáveis pela divulgação deste gênero musical nos EUA.

Nesse contexto, no final dos anos 60, a Alumni trouxe para o Brasil dois gigantes: o pianista Oscar Peterson e o baixista Earl “Fatha” Hines. O jazz é um ritmo forte que surgiu no início do século XX, na região composta por cidades como New Orleans, Memphis, Kansas City, St. Louis, Dallas e, de uma forma especial,

2 . Cultura em foco

Sarau beneficiente com o pianista Thiago Bertoldi

História

Nós tínhamos bons laços com o Consulado Americano, pois a Anna Maria Lobo, uma de nossas pioneiras, trabalhava no departamento cultural e conseguia apoio para realizarmos alguns eventos. Todos nós trabalhávamos com o objetivo de manter o intercâmbio de cultura. Percebíamos que faltava orientação aos bolsistas que iam estudar nos EUA. Eles não sabiam nada sobre cultura e estilo de vida dos americanos. Então, nós preenchíamos esta lacuna.

Maria José Villaça, Conselheira Vitalícia da Associação Alumni

menú

14

Sedalia, no estado de Missouri. Sedalia foi a capital do ragtime, considerado o primeiro estilo do jazz. É um ritmo sincopado, de grande sonoridade, adequado para dança, resultante de um tratamento especial de instrumentos como banjo, bateria e sopros em geral.

Durante as últimas cinco décadas foram inúmeros os patrocínios e convites para celebridades nacionais e internacionais de várias expressões artísticas que se apresentavam nos encontros e reuniões dos sócios da Alumni e, posteriormente, para grupos de alunos e inúmeros convidados. Esta foi sempre uma das maneiras de divulgar as atividades da Associação, para promover a cidadania, a difusão de conhecimento e da cultura dos dois países.

Para a Associação Alumni, cultura faz parte do processo educacional. Personalidades para palestrar, conjuntos musicais, pianistas de fama internacional, orquestras filarmônicas, cantores líricos, grupos de jazz, exposições de fotógrafos renomados e de artistas plásticos, um número significativo de atrações que compõe a lista de celebridades cuja vinda ao Brasil foi realizada, patrocinada ou apoiada pela Alumni. Da mesma maneira, a Associação realizou, promoveu e patrocinou apresentações de artistas brasileiros para diversas plateias.

Um dos exemplos de intercâmbio cultural a ser citado pela relevância é o projeto Underfoot / Palmo Quadrado, iniciado em 2002. Composto por trabalhos, em sua maioria inéditos, em técnica mista, com até 25x25cm, Palmo Quadrado mostrou trabalhos de 46 artistas brasileiros, cujas obras refletem nossa rica diversidade cultural. Após permanecer no Centro Cultural Alumni, esta exposição percorreu museus norte-americanos e, desde 2006, integra o acervo permanente

Destaques dessas cinco décadas:

Música •Jazz com Jeff Gardner, pianista e compositor americano - 2000 e 2008•Broadway Classics, evento que focalizou os musicais que marcaram época na Broadway, apresentado por Ernesto D’Orsi e pelo pianista Fernando Patau -2005•Recitais com o pianista brasileiro Felipe Scagliusi -2000, 2005 e 2006•Trompetista norte-americano Wynton Marsalis - 2000•Concerto do duo de piano formado pelo brasileiro Marcelo Bratke e a argentina Marcela Roggeri, ambos radicados em Londres - 2000•Show com o guitarrista e cantor norte-americano John Pizzarelli - 2001•Grupo norte- americano de gospel D’Vine - 1999 e 2001•Pianista Oscar Peterson - 1967•Baixista Earl “Fatha” Hines - 1968•Apresentação da soprano Celine Imbert - 1999•Alaíde Costa e Monica Tomasi em apresentação comemorativa dos 40 anos da Bossa Nova - 1999

Dança•Pilobolus Dance Troupe - 2001

Literatura•Coleção Alumni Library 2000 e 2001•Noite de autógrafos com Ellen Geld, autora de Mulheres de Contendas (2001) e Susan Sontag, para lançamento de “Amante do Vulcão” - 1993•Encontro de escritores com a presença de John Updike - 1992

Palestras •Masterclass com o roteirista Syd Field - 2007 e 2008•Patch Adams - evento que contou com a participação de 3 mil pessoas e do famoso

do Museum of Latin American Art, em Long Beach, California.

menú

15

médico americano Hunther Adams ou “Patch Adams” - 2007•Contemporary Boutique: ciclo de debates com temas de relevância na sociedade contemporânea com a participação de renomados profissionais brasileiros - 2007, 2008 e 2009 •Juiz Antonin Scalia, Sandra Day O’Connor e Anthony M. Kennedy, da Suprema Corte Americana, visitam a Alumni para discursar sobre o poder judiciário norte-americano no ano em que estava sendo discutida a Constituição Brasileira -1988

Artes plásticas e fotografia•Exposição “Tropicália: uma revolução na cultura brasileira” no Museum of Contemporary Art (MAC) de Chicago - 2005•Exposição Palmo Quadrado - de 2002 a 2006•Exposição de gravuras contemporâneas com trabalhos de Sol Lewitt, Chuck Close e Jim Dine•Exposição do consagrado fotógrafo Robert Mapplethorpe - 1997•Exposição de fotografias de Cindy Sherman •Exposição de fotos, equipamentos e filmes de Man Ray

Exposição Underfoot / Palmo Quadrado no Centro CulturalAlumni, realizada em 2002

menú

16

Desde sua fundação, a Associação Alumni desenvolve atividades sociais para integração de seus associados, funcionários, professores, alunos e seus familiares por acreditar que melhoram a sintonia de todos os envolvidos, e refletem na excelente qualidade de trabalho. Uma estratégia é aproveitar as datas comemorativas do calendário dos Estados Unidos.

Em 1971 começaram os almoços ou jantares de Thanksgiving, muitas vezes preparados voluntariamente por funcionários da Associação. O Dia de Ação de Graças é uma data tradicional do povo norte-americano, comemorada na última quinta-feira de novembro, para celebrar a família, o alimento e Deus. Para a equipe da Alumni, a data também comemora os sucessos alcançados e a união da equipe.

Outra data de importância para o povo americano é o 4 de Julho, dia da Independência dos Estados Unidos que, em 2001, no 225º aniversário, foi comemorada pela Alumni em parceria com o Consulado Americano em São Paulo, evento que repetiu-se em 2009.

No Halloween, celebrado em 31 de outubro, a Alumni realiza um tradicional concurso de abóboras esculpidas e decoradas pelos alunos Juniors e Pre-Teens, que podem trazer amigos e familiares para brincar e fazer o tradicional Trick-or-Treat.

3 . E ventos Socia is

Além das datas típicas americanas, a Alumni aproveita outras datas para agregar e confraternizar, como os finais de ano e seus aniversários, sempre com muita música e animação.

menú

17

Imagine um verbete “Associação Alumni” em uma obra de referência de entidades brasileiras. Como seria sua definição? Centro de orientação binacional? Escola de idiomas? Instituição de intercâmbio cultural e educacional? Não há dúvida de que essas alternativas seriam citadas. Porém, a melhor e mais completa definição não pode deixar de incluir a efetiva participação, desde sua fundação, na formação de crianças e jovens carentes, bem como de professores. É por meio de programas sociais e de cidadania que a Alumni retribui para a sociedade o que vem obtendo em sua atividade empresarial.

A Alumni considera a responsabilidade social um compromisso com a comunidade, sobretudo com os jovens brasileiros e, para efetivar este comprometimento, utiliza seu conhecimento da cultura americana e do idioma inglês, bem como de parcerias com inúmeras instituições nacionais e internacionais. Ao longo destes 50 anos, liderou e participou de diversos projetos individuais ou em conjunto com entidades que beneficiam jovens carentes.

Se o core business da Alumni é o ensino do idioma inglês, foi nisto que ela se apoiou para dar propósito à herança adquirida da cultura norte-americana, qual seja a de retribuir à sociedade o que recebe dela. É este o legado que a Alumni aplica com muita competência em diversificados projetos de caráter social. No decorrer destes 50 anos, destacam-se alguns que, por períodos de tempo variados, receberam ou ainda recebem o apoio da Associação Alumni.

4 . C idadania e Responsabil idade social

Um dos mais longevos e de grande eficiência é o programa oferecido à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, iniciado em 1996 e mantido até hoje. Por meio dele, professores de inglês de escolas públicas são capacitados lingüística e pedagogicamente por membros do corpo docente da Alumni. O notável deste programa é que o aprimoramento do nível acadêmico dos professores das escolas públicas reflete diretamente na melhoria de aprendizagem dos alunos, num verdadeiro efeito multiplicador. É possível dizer que mais de 600 mil crianças foram beneficiadas nestes últimos 14 anos.

No rastro do sucesso deste programa, a Alumni fez uma parceria com a Associação Parceiros da Educação, que coordena um projeto em que escolas públicas estaduais pré-selecionadas são “adotadas” por empresas privadas que se responsabilizam pela melhoria física, estrutural e acadêmica. A participação da

Quando enumeramos todas as ações de caráter social que fizemos, fica clara a grande relevância da atuação da Alumni, que tem transformado, ao longo destes 50 anos, as vidas de centenas de milhares de pessoas.

Ricardo Julião, membro do Comitê Executivo da Associação Alumni.

menú

18

Alumni se dá mediante a qualificação dos professores de inglês de ensino médio, repetindo a estratégia de multiplicar o benefício, alcançando todos os alunos.

Outro êxito é a parceria que a Associação tem com o Consulado dos Estados Unidos para promover o intercâmbio entre as Universidades Zumbi dos Palmares/Unipalmares e Xavier University, de New Orleans, EUA, ambas dirigidas a afrodescendentes. A troca de estudantes e professores entre as instituições propicia intercâmbio cultural e educacional, enfatizando a importância da influência africana no Brasil e nos Estados Unidos. A Alumni tem um papel fundamental neste processo, uma vez que prepara alunos e professores brasileiros para o intercâmbio e auxilia na recepção dos pares estrangeiros. Em novembro de 2010, o Dr. Kenneth Gerard Boutte - Senior Associate Dean of Summer Initiatives and External Programs da Xavier University - veio ao Brasil com o propósito de avaliar as possibilidades de novas parcerias com outras universidades brasileiras.

Escolhida pela Embaixada Americana há 3 anos, a Alumni é um dos cinco centros binacionais que aplicam no Brasil o programa Access Microscholarship Program. Esta ação inclui aulas de inglês, durante dois anos, para alunos do ensino médio de escolas públicas, além de atividades culturais e socioambientais, em períodos de férias escolares. A primeira turma composta por 50 alunos formou-se em 2010 e na cerimônia para entrega dos certificados esteve presente o cônsul geral americano Sr. Thomas Kelly. Destes primeiros alunos, foram selecionados os 24 melhores para participarem do Access Extension: uma extensão de 18 meses integralmente oferecida pela Alumni, para que os alunos atinjam o nível Upper Teen 1, do curso Young Learners.

Marilena Fernandes, Supervisora Acadêmica da Associação Alumni, em cerimônia do Access Microscholarship Program

Uma história de solidariedade com a parceria Alumn

Numa noite fria, quando estava na Praça da República, vi um rapaz perdido que não falava nossa língua. Depois, descobrimos que ele tinha vindo da Nigéria, África. O nome dele é Eduardo. Estava com frio, sujo. Busquei ajuda da polícia e nos abrigos, mas, como ninguém recebeu o rapaz, o levei para minha casa onde ficou por duas semanas. Durante o dia ele permanecia na biblioteca da Alumni e todos gostavam dele. Com a ajuda dos funcionários da Associação, procuramos o consulado do país dele e conseguimos enviá-lo de volta. Ele me agradece até hoje, me chama de mãe e considera meus filhos os seus irmãos. Ele deixou uma carta na Alumni agradecendo a todos que o ajudaram.

Maria de Lourdes Souza Lima, funcionária que trabalhou mais de 40 anos na Alumni. Foi a coordenadora do GAS até se aposentar em 2010

menú

19

Desde fevereiro de 2010 está em andamento o 2º grupo de 50 jovens beneficiados pelo Access Microscholarship Program.

Outro projeto no qual a Alumni tem participação ativa, é o Programa Jovens Embaixadores, da Embaixada Americana. A Associação colabora na seleção de jovens carentes brasileiros, escolhidos anualmente em todo o país, para cumprir a importante missão de um jovem embaixador.

São três semanas nos Estados Unidos, em uma agenda de reuniões com instituições dos setores público e privado, visitas a escolas e participação em atividades culturais, de responsabilidade social, de empreendedorismo e de liderança, além de apresentações sobre o Brasil para jovens norte-americanos. Em 2010, uma das alunas da primeira turma do Access Microsholarship Program - Gabriela Benevides Tom - foi nomeada Jovem Embaixadora 2011.

Chama também a atenção o expressivo volume de bolsas de estudo oferecidas pela Alumni nessas cinco décadas. Atualmente, várias entidades são beneficiadas, como a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente, o Projeto Papel de Gente, a Associação Cultural do Reciclar, ABEM - Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, entre outras, que juntaram-se ao enorme grupo de instituições que já participaram deste e de outros programas, como a Casa do Zezinho, a Afrobrás e a Casa Hope.

Capacitando professores, apoiando iniciativas de intercâmbio, oferecendo bolsas de estudos e oportunidades para ampliação das perspectivas profissionais e pessoais dos jovens brasileiros, a Associação Alumni é incansável em sua jornada

em prol da cidadania e responsabilidade social. Dentro desta filosofia, utiliza seu prestígio e exemplo para estimular o voluntariado entre funcionários, professores, alunos e seus familiares em favor de setores mais carentes da população. Em 2003, estabeleceu as bases para o Grupo Alumni de Solidariedade (GAS), iniciado e coordenado por Maria de Lourdes Souza Lima, colaboradora que, desde longa data, dedica-se a ajudar pessoas desamparadas por meio de programas para arrecadação e doação de alimentos e agasalhos.

O papel da Alumni? O principal! A todos que fazem parte da família Alumni, o meu sincero muito obrigada.

Gabriela Benevides Tom, ex-aluna do English Access Microscholarship e jovem Embaixadora

Cursos regularesRede Pública

Parceiros da Educação

1983027

Sumário de Bolsas de Estudo 2010

menú

20

CAPÍTULO I I

E XCELÊNCIA NO ENSINO DE IDIOM AS

menú

21

O inglês, idioma oficial do mundo corporativo e das relações internacionais, pode ser considerado, atualmente, a língua mais difundida no mundo.

Na década de 60 o inglês já fazia parte do currículo das escolas brasileiras e tornou-se ainda mais relevante após o desenvolvimento do parque industrial brasileiro, quando muitas multinacionais aportaram por aqui com executivos que se comunicavam basicamente em inglês. E porque esta língua passou a ser uma competência frequentemente exigida dos profissionais brasileiros que cobiçavam estas empresas, a Alumni vislumbrou uma excelente perspectiva de mercado que, de fato, se consolidou.

No final dos anos 60, membros da American Society - grupo de americanos residentes em São Paulo - interessados em investir em projetos educacionais em parceria com a Alumni, propuseram a criação de cursos de inglês de excelência, preferencialmente com professores nativos. Foi apenas o começo de uma nova atividade de qualidade com a marca Alumni, que só cresceu ao longo dessas décadas. Em pouco tempo, o número de matrículas foi se multiplicando, a escola foi ficando mais conhecida e seus diferenciais de ensino e excelência foram se destacando.

E como em intercâmbio cultural e educacional estão implícitos entendimento e diálogo em dupla direção, ainda em 1969 surgiram os cursos de português para

1 . English up to date

estrangeiros e os cursos de tradução e interpretação. Estava, assim, definitivamente lançada a marca Alumni para ensino de idiomas.

Na década de 70, ocorreu a etapa de consolidação dos cursos e a Alumni tornou-se responsável também pela aplicação de testes de proficiência em inglês. Em 1997, a Associação foi indicada para ser o primeiro Prometric Center no país a aplicar exames de proficiência por computador. Anos mais tarde, em 2009, a Associação foi premiada pelo Prometric Test Center dos Estados Unidos como o melhor centro aplicador de provas da América Latina, Caribe e Porto Rico. Atualmente realizam-se 30 diferentes exames e os destaques são: PMP - Project Management Professional, GRE - Graduate Record Examination e TOEFL - Test of English as a Foreign Language. Em 2001, a Alumni já ocupava o 2º lugar da América Latina em número de TOEFLs aplicados.

O idioma inglês é falado oficialmente por apenas 8% da população mundial, mas tem alcance muito maior. Tornou-se língua franca. É o que o latim foi no passado.

Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio, Presidente da Associação Alumni.

menú

22

Naquela mesma década, em 1971, outro grande passo da Associação foi formalizar o departamento de Tradução e Interpretação que é um dos mais antigos e respeitados centros de formação de profissionais dessa área no Brasil. Reconhecido internacionalmente, o curso de Formação de Tradutores e Intérpretes proporciona uma formação prática, atual e eclética, abrangendo áreas como Tradução Literária, Semitécnica, Médica, Jurídica e Econômica. Estes cursos contam com certificados chancelados pela Embaixada dos Estados Unidos e são reconhecidos entre os melhores do mundo. Toda essa excelência tem rendido bons frutos para a Alumni. Em 2000, recebeu o título de Melhor Escola de Tradução e Interpretação pela Associação Profissional de Intérpretes de Conferências (APIC). Em 2009, pelo 3º ano consecutivo, a instituição foi selecionada para apresentar-se na Conferência Anual da Associação Americana de Tradutores (ATA), realizada em Nova York. Tem sido comum, no transcurso dessas décadas, que os docentes desse departamento sejam convidados para apresentar trabalhos relacionados às técnicas de ensino, à profissão de tradutor e ao treinamento em laboratório de interpretação simultânea em instituições americanas. Em 2010, o coordenador desse departamento, Jayme A. da Costa Pinto, foi convidado a proferir palestra para alunos da Universidade da Califórnia, em Berkeley, sobre temas ligados à língua portuguesa e à cultura brasileira.

Instituição de ensino inicialmente voltada para o público adulto, a Alumni começou a oferecer, em 1997, curso para crianças de 7 a 9 anos, intitulado Juniors, com uma concepção mais lúdica, apoiado em recursos como música, artes, culinária e jardinagem. A partir de então, a Alumni tornou-se tradicional no ensino da língua para jovens e crianças. Em 2010, 53% das matrículas registradas pela instituição foram realizadas por alunos na faixa de 5 a 17 anos, nos cursos

Young Learners: um programa pedagogicamente completo que inclui, além do ensino do idioma inglês, a formação do jovem como cidadão, a exemplo das escolas americanas.

Alunos Young Learners com a carteirinha do Alumni Club

menú

23

Em 2010 a Associação Alumni contabilizou, em todos os seus cursos, um total de 6.972 matrículas, assim divididas:

Por gênero Por curso Por período

Matrículas 2010

42% Adults

53% Young Learners

3% Tradução2% Preparatórios

29% Bimestral

50% Semestral

4% Mensal

17% Anual

42,8% Masculino

57,2% Feminino

menú

24

A Associação Alumni mantém uma tradicional área de Projetos Corporativos, responsável pelo desenvolvimento de uma série de produtos específicos para o mercado empresarial como: cursos de inglês personalizados em variadas áreas, para pequenos grupos ou aulas individuais, cursos de português para estrangeiros; serviços para avaliar o nível de proficiência em inglês de funcionários de empresas clientes e/ou acompanhar o progresso em programas de treinamento de idiomas; e seleção de candidatos a cargos para os quais o conhecimento do inglês é fundamental por meio da aplicação do Test of English for International Communication.

Em 2001, a Alumni desenvolveu uma estratégia comercial para ampliar o atendimento corporativo resultando em um crescimento expressivo, que foi se consolidando nos anos seguintes. A partir de 2007, esta área recebeu maior incentivo, direcionando seus trabalhos na conquista da fidelidade dos clientes.

A área de Projetos Corporativos desenvolveu, em 2009, módulos de português para estudantes estrangeiros na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Organizou o programa Brazil - Interdisciplinary Perspectives promovido pelas universidades Union College e Hobbart and Smith, ambas de Nova York, iniciativa realizada em parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado.

Em 2010, a Alumni organizou e supervisionou o programa de português para

2 . Pr ojetos Corporativos

estudantes de MBA do The Lauder Institute, da Universidade da Pensilvânia. Nesse mesmo ano, o projeto Corporate Solutions passou a levar as aulas de seus cursos regulares para turmas de colaboradores de empresas clientes.

menú

25

Pródiga em lançamento de novos cursos e em constante adequação ao mercado e às mudanças significativas pelas quais passa o mundo, a Associação Alumni não para de inovar. Em cinco décadas não foram poucos os cursos criados, atualizados ou reestruturados para atender seus públicos. Um marco foi o oferecimento de cursos híbridos - modalidades que mesclam atividades online e aulas presenciais - e cursos totalmente online, para atender aos alunos sem disponibilidade de comparecer às unidades.

Cursos altamente especializados, como os de terminologia jurídica, têm sido outro diferencial da Associação, que é procurada por possuir a melhor qualificação de inglês jurídico. Em 2008, por exemplo, foi lançado um curso preparatório para a obtenção do International Legal English Certificate (Ilec), direcionado principalmente a advogados em início de carreira, que teve imediato sucesso.

No final de 2009 foi lançado o Alumni School Solutions, programa de cursos desenvolvidos para colégios particulares de São Paulo, ministrados por professores da Alumni. Esta iniciativa mostrou perfeita adequação à preocupação das escolas em oferecer cursos extracurriculares com aulas ministradas dentro de suas instalações, minimizando necessidades de locomoção de pais e alunos e aumentando a segurança, itens fundamentais em uma grande cidade como São Paulo. Assim, em 2010 - primeiro ano de atividade do programa - importantes instituições passaram a contar com a Alumni para ministrar cursos extracurriculares

3 . Inovação como prática

de inglês em suas instalações: Colégio Rio Branco, em Higienópolis, Escola Lourenço Castanho, Clube A Hebraica, por meio do programa After School, Colégio Rio Branco, na Granja Viana, e Colégio Dante Alighieri, entre outras. Neste início de 2011, já são mais de 1.000 os alunos matriculados nos cursos Alumni School Solutions.

Estamos em um mercado altamente disputado. A inovação tem de ser parte do negócio.

Ricardo Julião, membro do Comitê Executivo da Alumni.

A marca da Alumni na 1ª década do século XXI é a reinvenção. Olhamos o mercado e recriamos nosso método de ensino. Adotamos aqui um dos atributos da cultura americana: a capacidade de recriação.

Eric Street, Vice-presidente da Associação Alumni.

menú

26

Em 2010, mais um largo passo em direção ao atendimento de necessidades de um mercado cada vez mais exigente. Foram idealizados cursos mais pragmáticos e de curto prazo para o segmento de adultos com uma nova metodologia. Não houve reformulação dos cursos anteriores, mas uma alteração completa; uma mudança profunda de foco baseada na expectativa do mercado. Para se chegar a um programa ideal, foram ouvidos, ao longo de 2010, alunos, professores e gestores da Alumni, consultores externos e representantes de empresas clientes. Uma verdadeira força-tarefa para chegar a uma solução ideal concluída no segundo semestre de 2010. Resultado desse trabalho, o curso Access, composto por 4 módulos semestrais, é um produto único no mercado, desenvolvido para ensinar inglês em 2 anos de maneira prática e objetiva, focando situações reais encontradas no ambiente corporativo. Em complementação ao Access, que entrou em operação no início de 2011, os igualmente inovadores ciclos Leader e Master serão lançados respectivamente no segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012.

O grande desafio deste século é o encurtamento do presente. Hoje, precisamos tornar o estudo mais eficiente, aproveitando melhor o tempo sem perda de qualidade.

Julio Antônio d’Oliveira Sampaio, Presidente da Associação Alumni.

Lançamento dos cursos Adults com palestra de Cesar Souza

Permeando todas as novidades sempre há o diferencial da Alumni, que é desenvolver os próprios programas, adicionando também materiais e conteúdos complementares exclusivos. Tudo feito sob medida para seu público, com a excelência e a qualidade percebidas por seus alunos que confiam na solução definitiva de seus problemas de aprendizado do idioma.

menú

27

Na primeira década do século XXI, a tecnologia digital deu um grande salto e a internet entrou definitivamente em nossas vidas. A evolução tecnológica, já a partir dos primeiros anos, foi tão intensa e sem precedentes que é possível dizer, sem incorrer em erro, que vivemos a década digital. IPods, IPhones, IPads, MP Players, redes sociais, Wikipedia, Youtube, a popularização dos laptops, das câmeras digitais e dos filmes em 3D, o conteúdo de grandes jornais e revistas oferecidos online, uma enxurrada de produtos e serviços que mudaram para sempre a forma de nos comunicarmos e obtermos informação. A década nos tornou anônimos e nos conectou a amigos, empresas e negócios que muitas vezes são apenas virtuais.

Diante disso, a Alumni avançou. O início da era digital na Alumni aconteceu na década de 90 com a oferta pioneira de cursos online.

Em 2001, a Associação já oferecia 7 cursos online e criava para o site o Test your English, para avaliar o nível de inglês de internautas interessados. Em 2002, foi criada a equipe E-Learning, responsável pela produção de cursos pela internet. Com isso, a Alumni ultrapassa definitivamente as fronteiras de São Paulo, podendo levar seu conhecimento, didática e excelência para todos os cantos. É também naquele ano de 2002 que a Alumni contabiliza 3000 alunos com senhas de acesso a mais de 500 exercícios, jogos interativos e demais atividades. Tudo pela internet.

4 . Alumni online

Oh babyIt might seem like a crushBut it doesn’t mean that I’m serious‘Cause to lose all my sensesThat is just so typically meOh baby, babyOops!... I did it againI played with your heartAnd got lost in this game, (oh baby, baby)

Estrofe da música “Oops!... I Did It Again”, cantada por Britney Spears - ícone pop dos anos 2000 e a artista que mais vendeu álbuns nessa década. Ao longo de 10 anos de carreira, ganhou dezenas de prêmios e foi a celebridade mais jovem a conquistar uma estrela na calçada da fama.

Antenada ao seu tempo, a Alumni faz uso das ferramentas virtuais no apoio ao ensino, o qual cresce ano após ano, com lançamento de cursos direcionados a várias necessidades, tais como: linguagem de negócios, aprimoramento de vocabulário, compreensão oral, escrita, gramática e listening. Em 2007, a ferramenta de classificação para alunos via internet - Placement Online - totalmente desenvolvida pela Alumni, alcança o reconhecimento da Cambridge University Press.

menú

28

Em 2008 foram adicionados componentes online a todos os estágios dos cursos High Intermediate, o que acrescentou importantes recursos para a prática e a fixação dos conteúdos ministrados em classe. A partir daí, a introdução de componentes online para complementar o aprendizado em classe e proporcionar aos clientes uma forma prática de realizar atividades de fixação de conteúdo tornou-se um grande diferencial da Alumni. Seguiu-se assim a criação de conteúdos digitais para os níveis Intermediate 1 e 2, bem como para os 4 cursos Avançados iniciais, em um processo que culminou com a aplicação desse recurso no inovador curso Access.

menú

29

Desde o início, a Associação Alumni tratou o ensino da língua inglesa de forma ampla. Para ela, o aprendizado não propicia apenas o entendimento do que se está falando, mas, sim, uma forma de expressão da cultura, permitindo o relacionamento e a interação entre pessoas de diferentes países.

Para isso, o professor é peça chave. Nestas cinco décadas, a Associação tem mantido sua preocupação com a capacitação e o aprimoramento do seu quadro docente. Por isso, há na Alumni um cargo ocupado por um profissional altamente categorizado, que responde diretamente ao presidente, responsável pela qualificação do corpo docente.

O ensino de idiomas é o core business da Associação Alumni. Mas não podemos deixar de enfatizar que ensinar inglês para brasileiros e português para estrangeiros foi, e sempre será, a base de sustentação que gera os recursos financeiros necessários para realizar o que há de mais importante em sua trajetória: a missão de estabelecer relações culturais e educacionais entre os povos do Brasil e dos Estados Unidos e de realizar seus importantes projetos sociais.

5 . Muito além de um a escola de inglês

Young Learners, aula interativa.

As pessoas podem ter a impressão de que a Alumni é uma escola de inglês. Você quer me ofender é dizer “A escola de inglês Alumni...”. Eu digo: não, ela não é. Ensinar inglês é uma ferramenta que permite à Alumni investir em atividades culturais e de responsabilidade social. O nosso ideal é o intercâmbio cultural, mostrar os valores da sociedade americana para os brasileiros: ideias de democracia, liberdade e de respeito ao outro e à privacidade.

Maria José Villaça, Conselheira Vitalícia da Associação Alumni.

menú

30

CAPÍTULO I I I

5 0 ANOS : RESULTADO DE UM A ADMINISTRAÇÃO SÉRIA , TRANSPARENTE E EF ICIENTE .

menú

31

Foi no final da década de 80 que a Associação Alumni deu ênfase especial ao desenvolvimento de um programa contínuo e estruturado de educação para seus professores, a fim de garantir a excelência do ensino. Em 1987, a Alumni decidiu pela criação de uma diretoria executiva com responsabilidades focadas na gestão da Associação, fortalecendo a grande parceria que sempre houve entre os profissionais remunerados e os membros voluntários do conselho.

Em 2010, a Alumni registrou 296 sócios e 260 funcionários. O intercâmbio de informações entre esses dois grupos é o que define a seriedade da Associação. É por meio das sugestões compartilhadas pelos sócios e funcionários, incluindo o corpo docente, e pelo aproveitamento de visões e pontos de vista diferentes, que a Alumni mantém-se sólida e atenta ao mercado.

Para tanto, o treinamento é uma tradição da Associação e todo ano são investidos recursos, viagens e horas em capacitação e aprimoramento. Para avaliar a eficácia deste investimento, a Alumni desenvolveu uma metodologia própria para mensurar os resultados de cada treinamento e a aplicabilidade dos conhecimentos obtidos no desenvolvimento das atividades.

Para aperfeiçoamento de profissionais de ensino, a Alumni mantém um calendário anual de eventos educacionais, incluindo a participação no Braz-Tesol e Tesol Conventions & Exhibits, que reúnem professores de inglês e permitem a

1 . Gestão de pessoas

troca de informações e conhecimento. Os profissionais da Associação estão sempre entre os palestrantes. Além disso, a Alumni realiza, desde 1975, a TEFL Conference, que conta com a participação de grandes educadores nacionais e internacionais, e propicia a troca de conhecimento entre professores de inglês.

A Associação tem total compreensão da importância de seus funcionários e professores no sucesso alcançado nestes 50 anos. Por isso, procura estar dentro dos parâmetros de mercado também quanto à remuneração, aos benefícios e ao plano de carreira. Investe continuamente no relacionamento com seus colaboradores por meio da oferta de oportunidades de aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de iniciativas para a melhoria da qualidade de vida.

Com o intuito de estabelecer um canal de comunicação mais efetivo com seus funcionários, a Alumni concluiu, em 2008, a reformulação da ferramenta Intranet. Entre as informações agora disponíveis estão o histórico da empresa, sua estrutura organizacional, o calendário acadêmico, comunicados internos e formulários oficiais da empresa.

menú

32

O crescimento da Alumni impulsionou, em 1976, a expansão de sua sede na Alameda Ministro Rocha Azevedo e a abertura de uma unidade na região sul de São Paulo, em 1979.

No final da década de 80, foi projetado o Centro Cultural Alumni, na Chácara Santo Antonio, também na região Sul de São Paulo, um prédio com arquitetura moderna, idealizado pelo arquiteto Sérgio Teperman. Neste local, inaugurado em 1992, a Associação abriga biblioteca, espaço para eventos, salas de aula e sua sede administrativa. Essa inauguração foi só o prenúncio de um período de importante expansão da Associação.

Com a virada do século, grandes transformações mundiais, tanto positivas quanto negativas, eclodiram. Na Alumni, o início dos anos 2000 seguiu a tendência mundial de maior parcimônia nos gastos e no crescimento. Permanentemente atenta às necessidades de seus clientes e às mudanças do mercado, seguiu fortalecendo sua gestão e criando diferenciais, sem deixar a trajetória de qualidade e excelência em todas as suas atividades.

A segunda metade dessa década foi de empolgação e de fértil criação. A inovação

2 . Instalações

2 .1 . Unidades nunca esteve tão presente na Associação. Seguindo o grande crescimento da internet, a velocidade das transformações tecnológicas e a consequente mudança de comportamento da sociedade, a Alumni investiu em suas instalações, equipamentos, capacitação de seu quadro de docentes e funcionários administrativos e em seus produtos educacionais. A Associação Alumni foi e tem sido fértil em diferenciais.

Centro Cultural Alumni

menú

33

A Alumni é a instituição que oferece, por meio dos Centros de Apoio ao Aprendizado, a mais completa estrutura de apoio extraclasse ao aprendizado. Nos Learning Centers, os alunos encontram serviços como: Pronunciation Pratice, Grammar Clinic, Conversation Corner, Audio Lab e Computer Lab, além de materiais em CD-ROM de preparação para o TOEFL®. Cada vez mais sofisticados, estes centros têm uma grande participação no aprimoramento dos alunos, tirando dúvidas, reforçando o aprendizado e divulgando sites que favoreçam o aprendizado da língua inglesa.

O compromisso da Alumni com o ensino se refletiu na constituição, manutenção e ampliação de suas bibliotecas. A primeira delas foi na então sede da Rua Ministro Rocha Azevedo, no final dos anos 60, batizada de Biblioteca Patricia Bildner, em homenagem a esta americana cuja família contribuiu com fundos para aquisição de obras para o acervo. Com extensões em todas as unidades, a Alumni mantém atualmente duas bibliotecas principais - Harry Simonsen Jr. e Patricia Bildner - e duas minibibliotecas com um acervo de mais de 18 mil volumes, que inclui: assinaturas de vários periódicos, vídeos, CDs, audiobooks, mapas,

2 . 2 . Learning Centers

2 . 3 . Bibl iotecas

obras de referência nas áreas de tradução e interpretação, turismo, administração, artes, ciência e tecnologia, direito, economia, dados estatísticos, história e meio ambiente, além de ficção, biografias e dicionários. As bibliotecas são gerenciadas por um sistema que permite a automação do setor de empréstimos, bem como a importação de dados da biblioteca do Congresso Americano. Anualmente, cresce o número de inscritos e são registradas em média 20 mil visitas.

Biblioteca Harry Simonsen Jr., Centro Cultural Alumni.

menú

34

Para a Associação Alumni, comunicação é de fato uma via de dois sentidos. Sempre atenta às opiniões de seus alunos, clientes e demais públicos, a Alumni não para no tempo. Seus canais de comunicação, como a Central de Relacionamento com o Cliente e a Ouvidoria, têm sistemas que possibilitam total gerenciamento dos contatos, sejam por telefone, pelo Fale Conosco do site ou por email. Com a constante capacitação de sua equipe de linha de frente, o atendimento é feito com alto grau de eficiência e cortesia.

As pesquisas de opinião são outra estratégia para conhecer e antecipar tendências. Em 2010, foi implantado um novo sistema de pesquisa de satisfação com foco na medição das percepções dos clientes sobre temas como qualidade de ensino e atendimento e adequação das instalações.

Atuando intensamente com o público jovem, a Associação tem atualizado com frequência seus meios de comunicação, criando perfis nos principais sites, gerenciando as redes sociais, observando o mercado, captando comentários de clientes e prospects, além de distribuir, via Twitter, dicas semanais de inglês. Com isso, a Alumni disseminou-se pela web e globalizou-se.

3 . Comunicação

menú

35

Os anos 2000 têm sido férteis em novidades em todos os setores. Acostumamos, por exemplo, com palavras como sustentabilidade e aquecimento global e aprofundamos nosso entendimento no quesito proteção ambiental. Sempre atenta, a Associação lançou, em 2009, o Eco Friendly Alumni, programa de capacitação para seus colaboradores, com informações e orientações sobre coleta seletiva, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos. Palestras, oficinas e a construção do blog ecofriendlyalumni.blogspot.com têm colaborado na manutenção e na ampliação desse conhecimento. Em 2010, por exemplo, a coleta seletiva resultou na reciclagem de 3.040 quilos de papel e na economia de 7.000 folhas de papel sulfite.

4 . Respe ito ao meio a mbiente

menú

36

CAPÍTULO IV

A VIDA COMEÇA AOS 50 ANOS

menú

37

Em cada década, a Associação imprimiu uma marca: 60’ - criação da Associação; 70’ - consolidação dos processos; 80’ - crescimento empresarial; 90’ - expansão física; e 00’ - reinvenção de seus programas educacionais. Mais jovem do que nunca, a Associação Alumni está preparada para as contínuas e rápidas transformações pelas quais o mundo certamente passará nos próximos anos. Por estar constantemente antecipando tendências e observando de perto as necessidades de seus públicos, se perpetuará com competência.

A Alumni tem sido periodicamente avaliada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Em 2010, foi aprovada em todas as suas áreas de atuação: acadêmica, cultural e de orientação educacional. O processo de recertificação de Centro Binacional, realizado pela Embaixada dos EUA, atestou que a Associação cumpre ou excede todas as exigências, elogiando a excelência do ensino da instituição, a promoção do intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos e o trabalho desenvolvido pelo Alumni Advising - EducationUSA.

Nosso conceito de crescimento é fazer sempre o melhor, tentando antecipar as demandas do mercado, com alta qualidade.

Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio, Presidente da Associação Alumni

www.alumni.org.br

menú

39

1961

Anos 60

1967

1969

1962

ALUMNI

8 de maio de 1961 - Fundação da Associação Alumni

ALUMNI

Visita do pianista norte-americano Oscar Peterson.

ALUMNI

1ª sede na Alameda Ministro Rocha Azevedo.

A Associação começa a ministrar aulas de inglês.

BRASIL

Brasil conquista, em Cannes, a Palma de Ouro pelo filme “O Pagador de Promessas”, dirigido por Anselmo Duarte.

BRASIL

Termina o mandato do presidente Juscelino Kubitschek.

Elis Regina grava seu primeiro disco.

BRASIL

Tom Jobim encontra-se nos Estados Unidos com Frank Sinatra.

Lançamento do Tropicalismo, liderado por Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros artistas brasileiros.

EUA

Toma posse o presidente Richard Nixon.

Em 20 de julho Neil Armstrong torna-se o primeiro homem a pisar na Lua.

Realizado em agosto em Bethel, Nova York, o Woodstock Music & Art Fair, que tornou-se símbolo da cultura hippie.

EUA

Andy Warhol, artista que revolucionou a pop art, reproduz em múltiplas serigrafias as latas de sopa Campbell.

EUA

Toma posse em janeiro o presidente John Fitzgerald Kennedy.

Em 5 de maio, o astronauta Alan Shepard é o primeiro norte-americano a ir ao espaço.

EUA

Estreia em outubro, em Nova York, o musical “Hair” que retrata a cultura jovem dos anos 60.

menú

40

1970

1972

1974

1971

ALUMNI

Início da aplicação de testes de inglês como TOEFL® e Michigan.

ALUMNI

Comemoração do 4 de julho com a presença do Cônsul Geral dos EUA.

ALUMNI

Aprovada a aquisição de um terreno para construção da sede própria.

ALUMNI

Início do curso de Tradutores e Intérpretes

BRASIL

Pela primeira vez na história da Fórmula 1, um piloto brasileiro vence o campeonato: Emerson Fittipaldi.

BRASIL

Carlos Drummond de Andrade torna-se membro honorário da American Association of Teachers of Spanish and Portuguese.

EUA

A sonda planetária Mariner 10 cruza a órbita dos planetas Vênus e Mercúrio. Foi a primeira sonda a visitar dois planetas.

EUA

Criado o Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations), a bolsa de valores eletrônica norte -americana.

Inaugurado, em outubro, o parque temático Magic Kingdom, idealizado por Walt Disney.

EUA

Michael Jackson lança seus primeiros álbuns em carreira solo.

1976 ALUMNI

Recepção para o Senador William Fulbright.

BRASIL

“Dona Flor e Seus Dois Maridos”, comédia de Bruno Barreto baseada no livro de Jorge Amado, é visto por 10,7 milhões de pessoas, recorde no cinema nacional por 34 anos.

EUA

Comemora-se 200 anos de independência dos Estados Unidos da América.

Anos 70

menú

41

1986

1987

1979

ALUMNI

Promoção do seminário “Constituinte: a Experiência Americana e o Processo Brasileiro”.

ALUMNI

Abertura da unidade na Alameda Jaú, 1208.

ALUMNI

Abertura da Unidade do Morumbi, na região sul de São Paulo.

BRASIL

É implantado o Plano Cruzado, um conjunto de medidas econômicas lançadas pelo governo do presidente José Sarney.

BRASIL

O piloto brasileiro Nelson Piquet consagra-se tricampeão mundial de Fórmula 1.

BRASIL

Após sucesso e muita contestação, encerra suas atividades o conjunto musical “Os Novos Baianos”.

EUA

Philip Johnson, um dos pais da arquitetura moderna, ganha o mais importante prêmio da arquitetura mundial, o Prêmio Pritzker.

EUA

“Who’s That Girl Tour”, primeira turnê mundial da cantora Madona, reúne, em 41 shows, mais de 2 milhões de pessoas.

1988 ALUMNI

Palestra do juiz Antonin Scalia, da Suprema Corte Federal dos EUA

BRASIL

Promulgada a nova Constituição Brasileira.

Ayrton Senna é campeão pela 1ª vez na Fórmula 1.

EUA

Durante a turnê “Break Every Rule”, Tina Turner entra para o Guinness Book ao cantar, no Rio de Janeiro, para um público de quase 200 mil pessoas.

Lançado na Broadway, em Nova York, o musical “The Phantom of the Opera”.

Anos 80

menú

42

1994

1995

1992

BRASIL

É lançado pelo então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o Plano Real.

ALUMNI

Abertura da unidade da Padre João Manoel, 319.

ALUMNI

Inaugurado o Centro Cultural Alumni, em Santo Amaro, prédio com arquitetura moderna, idealizado pelo arquiteto Sergio Teperman.

Palestra do escritor John Updike e encontro com escritores brasileiros.

EUA

Em São Francisco é realizada a primeira conferência inteiramente sobre o potencial comercial da World Wide Web.

BRASIL

Fernando Henrique Cardoso assume a presidência do país.

BRASIL

A ECO-92 ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento é realizada entre 3 e 14 de junho, no Rio de Janeiro.

EUA

O Dream Team, seleção de basquetebol dos Estados Unidos, vence invicta o torneio das olimpíadas de Barcelona.

Bill Clinton é eleito presidente.

EUA

É fundada a empresa norte americana Yahoo! Inc.

1996 ALUMNI

Iniciado o programa de capacitação e reciclagem linguística para professores de inglês da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

EUA

As olímpíadas de Atlanta, Georgia, marcam os 100 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Anos 90

menú

43

1999

2000

1997

ALUMNI

Abertura da Unidade Itaim.

Lançamento da coleção Alumni Library em inglês e português - Emily Dickinson e Edgar Alan Poe.

ALUMNI

Recebe o título de Melhor Escola de Tradução e Interpretação pela Associação Profissional de Intérpretes de Conferências (APIC).

Lançamento da coleção Alumni Library em inglês e português - Henry James e Walt Whitman.

ALUMNI

Alumni torna-se o primeiro Prometric Center no país a aplicar exames de proficiência por computador.

Iniciado o programa Juniors, curso para crianças de 7 a 9 anos.

Exposição fotográfica de Robert Mapplethorpe.

BRASIL

Brasil celebra 500 anos de descobrimento

EUA

O nome Google é registrado em setembro.

Anos 2000

menú

44

2001

2003

2007

2002

ALUMNI

Lançamento dos primeiros cursos online de inglês.

ALUMNI

Alumni estabelece as bases para o Grupo Alumni de Solidariedade - GAS.

ALUMNI

A ferramenta de classificação para alunos via internet, o Placement Online, totalmente desenvolvida pela Alumni, alcança o reconhecimento da Cambridge University Press.

ALUMNI

Criado o departamento de E-Learning, responsável pela produção de cursos pela internet.

BRASIL

Realizada a 3ª edição do Rock in Rio.

BRASIL

Entra em vigor o novo Código Civil brasileiro aprovado pelo Congresso em setembro de 2001.

BRASIL

A Petrobras anuncia descoberta de uma bacia gigante de petróleo e gás no litoral de Santos, São Paulo.

BRASIL

Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil.

EUA

Lançamento, em janeiro, da Wikipédia.

EUA

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 são sediados em Salt Lake City, no Estado norte-americano de Utah.

EUA

O político Al Gore recebe o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços na disseminação de conhecimento sobre as alterações climáticas.

menú

45

2008

2010

2009

ALUMNI

São adicionados componentes online em todos os estágios dos cursos High Intermediate.

A Alumni implanta o programa intitulado Access Microscholarship Program, em parceria com o Consulado dos EUA e com a Parceiros da Educação.

ALUMNI

A Alumni é premiada com o ETS Excellence Award.

Formatura da primeira turma do Access Microscholarship Program.

Alumni organiza o programa de português para estudantes de MBA do The Lauder Institute, da Universidade da Pensilvânia.

São idealizados cursos mais pragmáticos e de curto prazo para o segmento Adults.

A Alumni é recredenciada como Centro Binacional, após avaliação realizada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

ALUMNI

Pelo 3º ano consecutivo, a instituição é selecionada para apresentar-se na Conferência Anual da Associação Americana de Tradutores (ATA).

É lançado o Alumni School Solutions, programa de cursos extracurriculares de inglês ministrados em escolas de Ensino Médio e Fundamental.

BRASIL

O filme “Tropa de Elite” conquista o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim.

BRASIL

É eleita a primeira mulher para o cargo de Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff.

EUA

Barack Obama recebe o Nobel da Paz de 2009.

O filme norte americano de ficção científica Avatar, escrito e dirigido por James Cameron, revoluciona o cinema 3 D.

EUA

Barack Obama é eleito presidente.

EUA

Em janeiro, a Apple anuncia o iPad, um tablet que torna ainda mais simples a navegação na internet e o acesso às redes sociais, vídeos, livros e revistas.

menú

46

PRESIDENTE

Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio

MEMBROS VITALÍCIOS

Anna Maria Lobo Maria José Villaça Milly Teperman Paulo F. Bekin

MEMBROS EX-OFÍCIO

Thomas Kelly T.J.Dowling

CONSELHEIROS ELEITOS

Ana Carolina Ferraz Aidar Ana Maria Igel André Becker Pennewaert Clarice Messer Eric Street Ernesto d’Orsi Fernando Carramaschi Guido Padovano Jan Jarne Jayme Blay Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio Luca Borroni-Biancastelli Margot Brand Mauro de Salles Aguiar Pedro Luiz Mangabeira Albernaz

PRESIDENTE

Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio

VICE-PRESIDENTES

Ana Maria Igel Eric Street

MEMBROS DO COMITÊ EXECUTIVO

Ana Carolina Ferraz Aidar Ana Maria Igel Eric Street Ernesto d’Orsi Jan Jarne Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio Pedro Luiz Mangabeira Albernaz Ricardo A. Leite Julião

ÁREAS E DEPARTAMENTOS

Diretor ExecutivoMarcelo Roberto Escobar Amaral

Diretora EducacionalSilvia Helena R. D. Corrêa

Tradução e InterpretaçãoJayme A. da Costa Pinto

Projetos CorporativosMaria Elena Gam

Alumni Advising - EducationUSAThaïs Burmeister de Campos Pires

Conselho Diretor Comitê E xecutivo

Pedro Augusto Ribeiro NovisR. Duncan LittlejohnRicardo A. Leite Julião Ricardo BelottiRodrigo Santiago LourençoTomás Junqueira de Camargo

485152

5556596263

666770717375

7677787879798080

81

8391

Message from the PresidentMessage from the United States Consul GeneralAnd that was how it all started

Chapter I - The mission of promoting integration between Brazil and the United States 1. Brazil - USA Cultural and Educational Relations 2. Culture in focus 3. Social events 4. Citizenship and social responsibility

Chapter II - Excellence in language teaching 1. English up to date 2. Corporate projects 3. Ongoing innovation as a practice 4. Alumni online 5. Much more than an English school

Chapter III - 50 years: the result of serious, transparent and effective management 1. People management 2. Installations 2.1. Units 2.2. Learning Centers 2.3. Libraries 3. Communication 4. Environmental care

Chapter IV - Life starts at 50

TimelineBoard of Trustees

menú

48

Message fr om the President

Celebrating Associação Alumni’s fiftieth anniversary is a source of great joy for all of us who are part of the institution’s history. After half a century of intense activity, Alumni is proud to display its merits and accomplishments which stem from the visible excellence of its services, the selfless dedication of its trustees and members and the recognition of its clients, students and educational authorities, not to mention the Brazilian and North American governments.

In these five decades, Alumni has expanded its social and cultural reach, always aligned with its mission of promoting the integration of the peoples of Brazil and the United States through English and Portuguese language teaching, culture and social responsibility, three pillars which sustain and shape all the institution’s activities and which have made it a benchmark.

Providing counseling for those interested in studying in the USA, as a means of cultural integration, was the first pillar of Alumni’s activities, idealized by a group of Brazilians who had studied in the United States in the 1950s. In addition to experience and knowledge, these pioneers came back imbued with the entrepreneurial spirit and belief in citizenship and social responsibility characteristic of North American society, which constitutes Alumni’s second pillar. And to ensure that Brazilian students could get the most out of their overseas experience and better promote cultural interchange between the two countries, the Association established its third pillar, English language teaching, fundamental for broadening understanding

between the two cultures.

The accomplishments during these fifty years make it difficult to measure precisely the vast number of people reached by Associação Alumni’s diverse programs and activities, be it children benefiting directly from study scholarships, young people selected for the diverse educational support programs developed by Alumni, or public school students benefiting from the teacher training programs promoted by the institution. There are also the many students who, with Alumni’s intermediation, completed their studies in the United States, bringing back to Brazil an inestimable store of knowledge and providing the US with a sample of the wealth of Brazilian culture.

No less important is the fact that at fifty Alumni remains just as innovative, committed to excellence, and continues to lead the market as the most effective way of fulfilling its Mission and meeting its clients’ needs.

Proof of this is the in-depth restructuring of the adult courses in 2010, resulting in a unique product that prepares our students to use the English language in a business environment in two years. Launched at the beginning of 2011, the Access cycle fully corresponds to the needs of the corporate public, using a methodology that focuses on real-life activities from the very first module. This is backed up by complementary materials – the business Add-ons – developed entirely by Alumni,

menú

49

and the proprietary online component, which permits greater flexibility to fit the routine of today’s busy professionals.

Complementary cycles known as Leader and Master, using this same innovative concept, will be launched in the second semester of 2011 and in the first semester of 2012, respectively.

Another important milestone in 2010 was the consolidation of Alumni’s activities in the segment we call “Alumni School Solutions”, a new service offering extracurricular English courses for children and young people on the premises of schools, clubs and higher education institutions.

In just one year of activities, widespread recognition of the quality of the Alumni brand has led to contracts with some of the most important schools in São Paulo, including Colégio Dante Alighieri, Colégio Pio XII, Escola Lourenço Castanho and Colégio Rio Branco, as well as the After School program for children and teenagers at the club A Hebraica.

Similarly, to meet the demand for in-company courses, Alumni successfully launched its Corporate Solutions service, rapidly closing contracts with the companies Astra Zêneca and TOTVS in 2010.

Alumni also focused on expanding and enhancing its international exam preparation services with the development of a preparatory course for the GMAT, the most important test for admission to international MBA programs, as well as the complete updating of the TOEFL Prep.

In the cultural area, the main activity for 2011 will be a cycle of events focused on photography, called the Alumni Image Festival. This will comprise a series of talks, workshops and exhibitions involving four of North America’s most important photographers.

Innovations such as these demonstrate Associação Alumni’s capacity to respond creatively to market expectations: offering greater convenience and safety for parents and children, as well as providing schools with competitive differentials through partnerships that add value for their clients.

In 2010, Alumni was also selected among 450 binational centers worldwide as one of four winners of the ETS Excellence Award, an international award granted by the Association of International Educators (NAFSA) and by the Educational Testing Service (ETS), in recognition of the excellence of its advising services.

Finally, in 2010 Alumni was submitted to re-accreditation as a Binational Center by the US State Department. A detailed assessment of the Associação Alumni’s administrative and academic activities by a State Department team determined that Alumni either meets or exceeds all the requirements for a binational center.

Based on these many achievements, at 50 we are certain that Associação Alumni’s unputed contribution to cultural and educational interchange between Brazil and the United States will contain many more chapters, characterized by competence, ethics, respect and a disposition to understand the constant changes taking place in our world.

menú

50

For all these reasons, we are proud to celebrate Alumni’s 50th Anniversary. We cordially invite you to revisit these successes in this commemorative book. You will probably be flattered to find that you too are part of this history.

Júlio Antônio d’Oliveira SampaioPresident

menú

51

Message fr om the United States Consul General

On behalf of the United States Consulate General in São Paulo and the entire U.S. Mission in Brazil, I am honored to congratulate Associação Alumni on its 50th Anniversary as one of the principal organizations promoting closer relations between Brazil and the United States on both an individual and institutional level.

For many of these 50 years, Alumni has partnered with the U.S. Consulate in developing English language programs, cultural exchanges, and a strong sense of local and global citizenship. We have seen Alumni grow to be among the elite binational centers in Brazil. We are proud to have partnered with Alumni in programs that have touched hundreds of thousands of lives.

In today’s world, English language skills are more important than ever. Alumni has had the foresight to develop outstanding language programs to face the challenges of a constantly changing, globalized world in which English is the lingua franca.

Alumni has also been a center for educational exchange on a grander scale, housing the EducationUSA advising office for São Paulo. In recognition of its outstanding work, the Alumni Advising Center recently received the “Excellence Award for Overseas Educational Advising Centers” by the Association of International Educators (NAFSA) and the Educational Testing Service, which places it among the five best advising centers in the world.

I have no doubt that Alumni, ever true to its tradition of academic excellence, will continue to grow and serve the São Paulo community. I hope that our partnership and friendship will likewise continue to serve as a shining example of cooperation in promoting education, culture, and the fraternal bonds that unite Americans and Brazilians.

Consul General Thomas P. KellyU.S. Consulate in São Paulo

menú

52

AND THAT WAS HOW IT ALL STARTED

No decade could have been more appropriate for the idealization and creation of the Associação Alumni than the effervescent 1960’s. Marked by a profusion of ideas, a spirit of combat, a revolution in behavior and innumerable socio-cultural manifestations both in Brazil and the USA, the 1960’s was a period of profound changes which had come to stay.

The sixties witnessed the rise of minority groups, the civil rights movement and protests against the consumer society. There were the hippies, radically opposed to the values hitherto deemed important, a perfect example of rebelliousness. The United States seethed with innumerable movements such as: the counterculture, pop art (with exponents such as Andy Warhol and Roy Lichtenstein), protest music (with idols such as Bob Dylan and Janis Joplin), accompanied by radical transformations in fashion and other changes which were shared by Brazil.

In the midst of all this turbulence, a number of Brazilians went to the USA in order to complete their studies in American institutions recognized for their competence in teaching and their dedication to educating citizens. After some time, they returned with a new vision of citizenship and ethics, influenced by American habits, culture, customs and language. The formation of this group was a means of preserving and prolonging this experience, exchanging information and staying in touch with the language. In addition to the lively meetings, what the group most liked to do was to help other Brazilians who had plans to study in the United States. Faithful to the American usage of the word alumni, they wanted to share

Official creation of the Associação Alumni: May 8th, 1961, in the city of São Paulo

My history at Alumni

Alumni was created by Brazilians who had had scholarships at American universities and who did not want to lose contact with the us culture. When I was invited to join by my cousin Hely Villaça in 1963, I had just returned from a study trip and I thought it was a great idea to bring together people who knew another culture and were interested in staying in touch with the USA. It was also a way to practice English because we didn’t have that many opportunities. It was funny because we would normally meet at Harry Simonsen Jr’s house to chat and discuss our plans for the future. It was a spontaneous, informal group that grew out of consensus. We would invite friends who had been in the United States to join. We would not, however, accept people who had just gone there on vacation, because our objective was to gain in-depth knowledge of American culture and encourage interchange between the two countries. This was a way of bringing nationalities together, just like in the Olympics or other sports tournaments. Culture and sports were a way to promote peace. And this was the idea that led to the creation of Alumni.

Maria José Villaça, Life-Term Trustee of the Associação Alumni

menú

53

their experience and encourage others to follow in their footsteps. This spirit of solidarity was inspired by the thoughts of the US president at that time, John F. Kennedy, captured in the phrase: “Ask not what your country can do for you: Ask what you can do for your country”.

In the beginning, the group would help with more basic information, such as tips on universities, places to live, where to eat, the climate, behavior etc. However, as the demand for information increased, the decision was taken to create an association whose mission would be to promote cultural integration between Brazil and the United States, providing guidance and preparing other young people to study in American universities.

This led to the foundation of the Associação Alumni; the group initially met in the homes of the founding members and consisted of fewer than 50 people, all of whom were volunteers. At that time, the numbers were not important. What mattered was the enthusiasm and the desire to join forces and help, obtaining positive results and keeping the flame burning, a spirit which exists to this day.

A number of factors were fundamental for Alumni’s success and have been maintained throughout its history. Based on this first group, consisting of businessmen, engineers, university lecturers, staff from the American consulate and other enthusiasts, the Associação began to grow. In 1969, Associação Alumni was established at Alameda Ministro Rocha Azevedo, close to Avenida Paulista, an address which was to be the base for Alumni’s sustainable growth and the stage for important events promoting American culture in Brazil.

In retrospect, one of Associação Alumni’s differentials was the way it was managed. In addition to the members and the executive committee, all of whom were volunteers and were renewed constantly, it has a body of qualified and motivated employees. This management model has been responsible for the innovative actions

undertaken in the course of the last five decades. Another important differential has been a permanent striving for excellence, be it in the elaboration of the programs, the provision of services or the concern for citizenship.

Associação Alumni, which had its origins in the effervescence typical of the 1960s, has remained faithful to the ideal of promoting understanding between Brazilian and North American culture. It has kept abreast of the changes taking place

Once upon a time you dressed so fineYou threw the bums a dime in your prime, didn’t you?People’d call, say, “Beware doll, you’re bound to fall”You thought they were all kiddin’ youYou used to laugh aboutEverybody that was hangin’ outNow you don’t talk so loudNow you don’t seem so proudAbout having to be scrounging for your next meal.

1st verse of “Like a Rolling Stone” by Bob Dylan, who reached the peak of his success in the 1960s, elected the best song of all time by the magazine Rolling Stone.

Logotype, 1976.

menú

54

in the world and has continually developed its own methodologies for teaching, training and generating knowledge. Alumni also chose community involvement as a pillar of activity and has undertaken innumerable initiatives that will be described in this report. Social responsibility is a marked characteristic of American culture, which is prolific in generating ways for people to give back what they have gained from society.

The Alumni pioneers: Anna Maria Lobo, Dúlio Fabricatori, Harry Simonsen Jr., John Scafe and Maria Antônia Lopes.

The founding members:Anna Maria Lobo, Dúlio Fabricatori, Harry Simonsen Jr., John Scafe e Maria Antônia Lopes, Carlos Ary Machado, Dulcidiva de Almeida Paccagnela, Edna Chagas Cruz, Eugene Allmendiger, Heloisa Fonseca, Jairo Henriques and Rachel Gevertz.

The 1st Board of Trustees:Jorge Americano, Fernando Eduardo Lee, Humberto Monteiro, Jaime Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque, Joaquim Muller Carioba, Marcos Pontual, Antonio de Barros Ulhoa Cintra, Paulo Ayres Filho, Cecil B. Cross, Arthur Bennet, Guy Fasoli, Harry T. Whitley, H.I.Mason, John Challinor, Richard L. Waddeli e William Cohran, Floriano Cavalcanti da Silva Martins, Hely Villaça, Jack E. Wyant, Maria José Villaça, Maria Luiza Steinman, Paulo Sérgio Queiroz Barbosa and Sérgio de Almeida Rodrigues.

One reason we are so proud is because Associação Alumni excels as an institution run exclusively by volunteers. The remarkable thing about Alumni is the way people love it.

Eric Street, Vice president of the Associação Alumni

menú

55

CHAPTER I

The Mission Of Pr omoting Integration Between Brazil And The United States

menú

56

1 . Braz il - USA Cultural and Educational Relat ions

The Associação Alumni was founded by a group of Brazilians who believed that their lives and careers benefited from what they had learned in the United States and who decided to create a Counseling program to pass on the knowledge they had acquired.

Alumni Advising - EducationUSA, as it is known today, represents the Association’s major mission, its essence. The idea of counseling people interested in studying in the USA has developed in the course of the last 50 years, based on cultural and educational interchange between the two countries.

Throughout the 1960s, the Counseling program became known via word of mouth. The enthusiasm of the Association members involved in this activity was reflected in the information they provided on American culture and had a positive effect on the scholarship holders and students who were preparing to spend months or years in the USA.

In the following decades, the number of people interested in this counseling program grew significantly, making Alumni Advising - EducationUSA the main driver of the Alumni’s domestic and international projection as a socially responsible organization with high cultural and educational standards.

In 2010 alone, 37 thousand people sought counseling at Alumni, either in

person, by telephone, email, Skype, or through face-to-face or virtual talks, educational fairs or the organization’s website. More than 30 thousand internauts accessed the service via the “Study in the USA” link. These numbers are reflected in the increased number of Brazilian students in the United States. According to the IIE (Institute for International Education) publication Open Doors, Brazil came in 14th place in the ranking of countries sending students to North American educational institutions in 2010.

2010 Access Microshcolarship Graduates

menú

57

Working together with diverse educational institutions in the United States, Alumni spared no efforts to forge closer links between the two nations, earning it the status of American Embassy Accredited Center for studies in the United States.

The Association has an effective and growing participation in domestic and international education fairs. It receives representatives from American institutions, sends its professionals to give talks overseas, manages a series of study scholarship programs and prepares socially underprivileged young Brazilians to study in the USA. For Alumni, cultural and educational interchange constitutes an exceptional form of learning and reinforces the belief that education can be accessible to all social classes.

Other relevant activities supported by Alumni include helping to choose candidates for scholarship programs organized by diverse international bodies.

In 2010, these included the American Government’s Academic Opportunities program, the American Embassy’s Young Ambassadors program, and the GE Foundation Scholar Leaders program, together with the IIE Latin America.

Throughout its existence, Alumni has been active in diverse programs such as the International Fellowship Program (IFP), the Lucent Global Science Scholars, the Goldman Sachs Global Leaders, Fulbright Commission and the American Embassy programs. These activities permit contacts with a large number of Brazilian educational institutions such as Universidade de São Paulo, Universidade de São

Carlos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Fundação Getulio Vargas (FGV), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). These scholarship programs enable many young Brazilians to receive partial or full support for their studies at leading US institutions.

Eighth edition of the Education USA Fair, promoted by Alumni Advising

Institutions receiving students and professionals under guidance from Alumni in recent years:University of Chicago, Stanford University, Harvard University, New York University, Massachusetts Institute of Technology, Dartmouth College, Boston University, Penn State University, University of Denver, Princeton University, Columbia University, Fordham University, University of Notre Dame.

menú

58

Reciprocally, Alumni presents Brazilian culture and reality to North American students and teachers. Institutions participating in this program, which comprises talks and visits, are: Florida International University, Hobart &William Smith Colleges (NY), Loyola University, Union College and the Lauder Institute.

Alumni Advising – EducationUSA also has close contacts with a number of primary, secondary and higher education institutions at which it delivers talks and organizes fairs to promote study in the United States. These include Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Universidade Mackenzie and the schools Bandeirantes, Rio Branco, Lourenço Castanho, Dante Alighieri and Pio XII.

In 2010, the department participated in 14 international education fairs, including Salão do Estudante, Expo-Belta, Linden Boarding Schools Fair, World MBA Tour, FAAP Exchange Fair, MBA Tour It also organized the highly successful 8th edition of the São Paulo EducationUSA Fair, in which forty-two American universities participated, presenting the higher education system in different regions of the USA.

Alumni’s most recent service is Career Guidance, which helps candidates to choose a career and provides guidance on preparing a resume and developing a career plan. The range of first class services provided by Alumni Advising – EducationUSA which won it the ETS Excellence Award, granted by the Association of International Educators (NAFSA) and by the Educational Testing Service (ETS) in 2010.

Fairs and events attended by Alumni in Brazil and in the USA:EducationUSA Fair, in which a number of American universities participate; Association of International Educators Conference - NAFSA, United States Achievers Program Conference, Catholic Boarding Schools Association Fair, Art & Design Fair, Expo-Belta, Salão do Estudante, Feira da Fecap, Linden Tour, CIS Tour, The World MBA Tour and The MBA Tour-Fall.

Alumni has been responsible for the organization of the most recent editions of the EducationUSA Fair, with support from the American government.

3% Doctorate2% High School1% Others49% Undergraduate course

10% Extension courses14% English course

21% Master’s course

Alumni Advising - EducationUSA Academic Objectives - 2010

The Counseling service, as it was known to the pioneers, is currently a source of pride not only for members, the executive committee, managers, students, teachers and employees, but also serves as a model for the other Brazilian binational centers

menú

59

2 . Culture in focus

Brazil and North America are similar in terms of cultural plurality. The musicality they share has produced icons in both countries and interchanges between singers, composers and musicians are not uncommon. Ever since its foundation, Associação Alumni, aligned with its mission of developing closer relations between Brazil and United States, has dedicated special attention to organizing musical events.

One of the landmarks of cultural interchange between Brazil and the United States occurred in the 1960’s. In 1967, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, better known simply as Tom Jobim, composer, singer, guitarist and pianist extraordinaire and a major exponent of Brazilian culture, encouraged by American interest in our music, got together with an icon of the North American music scene: Frank Sinatra. Together they recorded an album with arrangements by Claus Ogerman, including English versions of Tom’s songs: “The girl from Ipanema”, “How insensitive”, “Dindi”, “Quiet night of quiet stars”, as well as American compositions like “I concentrate on you”, by Cole Porter. As one of the creators of Bossa Nova, Tom Jobim was instrumental in disseminating this music genre in the USA.

It was in this context that Alumni brought two giants to Brazil at the end of the 1960s: the pianist Oscar Peterson and the bass player Earl “Fatha” Hines. Jazz is a strong rhythm that emerged at the beginning of the 20th century from cities such as New Orleans, Memphis, Kansas City, St. Louis, Dallas and especially Sedalia, in the state of Missouri. Sedalia was the capital of ragtime, considered to be the

HISTORY

We had good connections in the American Consulate because Anna Maria Lobo, one of our founding members, worked in the cultural department and helped get its support for some events. We focused on maintaining a cultural exchange. We realized that many people with scholarships to study in the USA had no guidance whatsoever. They knew nothing about American culture and lifestyles. So we helped bridge that gap.

Maria José Villaça, Life-Term Trustee of the Associação Alumni

Fund-raising concert with Thiago Bertoldi

menú

60

father of all jazz. It has a full-sounding, syncopated rhythm with an ideal dance beat against an ever present backdrop of instruments such as the banjo, drums and wind instruments.

Over the last five decades Alumni has organized countless presentations in the most diverse styles by Brazilian and international celebrities at meetings for Alumni members and later for groups of students and guests. This has always been a key way of publicizing the Association’s activities, promoting citizenship and disseminating the cultures of the two countries.

For Associação Alumni, culture is an integral part of the educational process. Distinguished speakers, groups of musicians, internationally renowned pianists, philharmonic orchestras, lyrical singers, jazz bands, exhibitions of the works of famous photographers or artists are just some of the attractions that have come to Brazil at Alumni’s invitation or with its support. In parallel, the Association has organized, promoted and sponsored presentations by Brazilian artists to numerous audiences.

One noteworthy example of cultural interchange is the Underfoot / Palmo Quadrado project initiated in 2002. Consisting of mostly original works using mixed techniques and measuring up to 25x25cm, Palmo Quadrado showcased the work of 46 Brazilian artists, making up a mosaic of our rich cultural diversity. After being displayed at the Alumni Cultural Center, the exhibition was taken to a series of North American museums and since 2006 has been part of the permanent collection of the Museum of Latin American Art in Long Beach, California.

Highlights in the last five decades:

Music •Jazz with Jeff Gardner, American pianist and composer - 2000 and 2008• Broadway Classics – focused on musicals that made a mark on Broadway, presented by Ernesto D’orsi and by the pianist Fernando Patau -2005• Recitals by the Brazilian pianist Felipe Scagliusi -2000, 2005 and 2006• North American trumpet player Wynton Marsalis - 2000• Concert by the piano duo Marcelo Bratke, from Brazil, and Marcela Roggeri, Argentina, both resident in London - 2000• Show with the North American guitarist and singer John Pizzarelli - 2001• North American gospel group D’Vine - 1999 and 2001• Pianist Oscar Peterson - 1967• Bass player Earl “Fatha” Hines - 1968• Concert with participation of the soprano Celine Imbert - 1999• Alaíde Costa and Monica Tomasi in a presentation commemorating the 40th anniversary of Bossa Nova – 1999

Dance•Pilobolus Dance Troupe - 2001

Literature•Alumni Library Collection 2000 and 2001•Autograph night with Ellen Geld, author of Mulheres de Contendas (2001) and Susan •Sontag, for the launch of “Volcano Lover” - 1993•Writers meeting with John Updike - 1992

Lectures•Masterclass with scriptwriter Syd Field - 2007 and 2008• Patch Adams – an event with the famous US doctor Hunter “Patch” Adams, attended by 3 thousand people - 2007

menú

61

•Contemporary Boutique: a cycle of debates on themes of importance for contemporary society with renowned Brazilian professionals - 2007, 2008 and 2009 •The American Supreme Court judges Antonin Scalia, Sandra Day O’Connor and Anthony M. Kennedy visited Alumni to talk about the North American judiciary branch in the year in which the Brazilian Constitution was under discussion - 1988

Art and photography•Exhibition “Tropicália: uma revolução na cultura brasileira” in the Chicago Museum of Contemporary ART- 2005•Palmo Quadrado Exhibition - from 2002 to 2006•Exhibition of contemporary engravings with works by Sol Lewitt, Chuck Close and Jim Dine•Exhibition of the work of renowned photographer Robert Mapplethorpe - 1997•Exhibition of photographs by Cindy Sherman •Exhibition of photographs, equipment and films of Man Ray

Underfoot / Palmo Quadrado 2002 exhibit, held at theAlumni Headquarters

menú

62

Since its foundation, Associação Alumni has organized social activities aimed at integrating members, employees, teachers, students and their families, underpinned by the belief that this helps to create firm bonds and to boost the quality of our work. One strategy is to take advantage of commemorative dates in the United States calendar.

In 1971, the Association started to organize Thanksgiving lunches or dinners, frequently prepared voluntarily by the employees. Thanksgiving is a traditional North American holiday commemorated on the last Thursday of November to celebrate the family, bounty and God. For Alumni, it is also a celebration of the institution’s accomplishments and the unity of its team.

Another important date for the American people is the 4th of July, Independence Day in the United States. In 2001, Alumni celebrated the 225th anniversary of American independence in partnership with the American Consulate in São Paulo, an event that was repeated in 2009.

For Halloween, which falls on October 31st, Alumni holds its traditional contest with pumpkins sculpted and decorated by the Junior and Pre-Teen students, who are encouraged to invite their friends and family for games and the customary Trick-or-Treating.

3 . Social E vents

In addition to typical American holidays, Alumni takes advantage of other dates to get together and celebrate, such as New Year and a number of anniversaries, always accompanied by plenty of music and activities.

menú

63

Imagine the entry for “Associação Alumni” in a reference work on Brazilian organizations. How would it be defined? Binational counseling center? Language school? Cultural interchange and educational institution? Undoubtedly these alternatives would be mentioned. However, the best and most complete definition could not disregard the institution’s effective participation in the formation of underprivileged children and young people, not to mention teachers. It is through social programs and citizenship that Alumni gives back to society what it gains from its business activities.

Alumni considers social responsibility to be a commitment to the community, particularly to young Brazilians. And it exercises this commitment through its knowledge of American culture and the English language, as well as through partnerships with innumerable Brazilian and international institutions. In the course of the last fifty years, Alumni has benefited many needy young people in projects undertaken alone or in conjunction with other institutions.

Alumni has used its core business of English language teaching to put into practice a value inherited from North American culture, that of giving back to society what one receives from it. And the Association has applied this legacy with great competence in diverse social projects. Over the last fifty years, some projects that have received or that still receive support from the Associação Alumni are particularly worthy of note.

4 . C it izenship and Social Responsibil it y

One of the most longstanding and efficient projects is the program offered to the São Paulo Municipal Education Department, which began in 1996 and continues until today. This involves training in linguistics and methodology for public school teachers by members of the Alumni faculty. A remarkable feature of the program is its multiplier effect. The upgrade in the public school teachers’ skills directly impacts learning in the classroom, benefiting more than 600 thousand children over the last 14 years.

The success of this program inspired Alumni to form a partnership with the NGO Pró-Saber, which coordinates the project Parceiros da Educação or Education Partners. This involves the “adoption” of selected state schools by private companies, which promote physical, structural and academic improvements in the institutions. Alumni’s contribution is in the form of training for high school English teachers,

When we add up all the different social actions we have organized, we can see just how important Alumni has been in transforming the lives of hundreds of thousands of people over the last fifty years.

Ricardo Julião, member of the Associação Alumni Executive Committee

menú

64

replicating the strategy of multiplying this benefit to all the students.

Another successful initiative is Alumni’s partnership with the US Consulate promoting interchange between the Brazil’s Universidade Zumbi dos Palmares/Unipalmares and Xavier University, in New Orleans, USA, both institutions for black students. The exchange of students and teachers between the two institutions results in a cultural and educational interchange that underscores the importance of the African influence in both Brazil and the United States. Alumni plays a fundamental role in this process, preparing Brazilian students and lecturers for the exchange and assisting in the reception of the American visitors. In November 2010, Dr. Kenneth Gerard Boutte - Senior Associate Dean of Summer Initiatives and External Programs at Xavier University – visited Brazil to study the possibility of further partnerships with other Brazilian universities.

Three years ago, Alumni was one of the four binational centers in Brazil chosen by the American Embassy to apply the Access Microscholarship Program. This initiative involves a two-year English language program for public high school students, complemented by cultural and socio-environmental activities during the school holidays. The first group of 50 students graduated in 2010 in a ceremony attended by American Consul General Thomas Kelly. The top 24 students were selected to participate in the Access Extension program, an 18-month course offered exclusively by Alumni to enable them to complete the Upper Teen 1 level of the Young Learners course.

The second Access Microscholarship Program, also for 50 students, was initiated in February 2010.

A story of solidarity with Alumni as partner

It was a cold night. I was in São Paulo’s Praça da República when I saw a young man who looked lost and couldn’t speak our language. We later discovered he was from Nigeria, in Africa. His name was Eduardo. He was cold and dirty. I sought help from the police and shelters; since none was forthcoming, I took him home with me, and he ended up staying for two weeks. During the day he would remain in the library at Alumni, and everyone liked him. Helped by the Alumni staff, we got in touch with the Nigerian consulate and managed to get him a ticket home. He thanks me until today. He calls me mother and thinks of my children as his brothers. He left a letter at Alumni thanking everyone who had helped him.

Maria de Lourdes Souza Lima, an Alumni employee for more than 40 years. She coordinated the GAS until her retirement in 2010

Marilena Fernandes, academic supervisor, at the Access Microscholarship program ceremony

menú

65

Another project in which Alumni is actively involved is the American Embassy’s Young Ambassadors Program for underprivileged youngsters. The Association participates annually in the selection of candidates from all over Brazil.

The program consists of a three-week trip to the United States The itinerary includes meetings with public and private sector bodies, visits to schools, and activities centered on culture, social responsibility, enterprise and leadership. Participants also make presentations on Brazil to young North Americans. In 2010, one of the students from the first Access Microsholarship Program group - Gabriela Benevides Tom - was nominated Young Ambassador for 2011.

Also worthy of note is the large number of study scholarships Alumni has granted during these five decades. Currently a number of institutions benefit from these, including the AACD, an association for disabled children, the project Papel de Gente, Associação Cultural do Reciclar, ABEM, Associação Brasileira de Esclerose Múltipla. Beneficiaries in the past include Casa do Zezinho, Afrobrás and Casa Hope.

Training teachers, supporting interchange initiatives, offering study scholarships and opportunities to broaden the professional and personal prospects of young Brazilians, the Associação Alumni is relentless in its efforts to promote citizenship and social responsibility. This philosophy is extended to Alumni’s employees, teachers, students and their families, who are encouraged to do volunteer work for the less privileged layers of society. 2003 saw the foundation of the Grupo Alumni de Solidariedade (GAS), initiated and coordinated by Maria de Lourdes Souza Lima, an employee with a long-term involvement in helping the needy through

food and clothing donation programs.

Alumni’s role? The most important one! To all members of the Alumni family, my warmest thanks.

Gabriela Benevides Tom, ex-English Access Microscholarship student and young ambassador

Regular courses Public schools

Educational partners

1983027

Summary of Study Scholarships in 2010

menú

66

CHAPTER I I

E XCELLENCE IN LANGUAGE TEACHING

menú

67

English, the official language of the corporate world and international relations, may be considered the most widely used language in the world.

In the 1960’s, English was already on the curriculum in Brazilian schools and became even more important with ongoing industrialization and the arrival of many multinationals whose executives communicated mostly in English. Since English was frequently required of the Brazilians wanting to work in these companies, Alumni saw an excellent market opportunity, which did in fact fulfill its promise.

At the end of the 1960’s, members of the American Society – a group of Americans living in São Paulo – showed interest in partnering with Alumni and made a proposal to finance the creation of first-class English courses, preferably given by native teachers. This was the beginning of a new activity under the Alumni brand, one that has grown over the years. In a short while, the number of enrollments multiplied and Alumni’s reputation grew on account of its market differentials and overall excellence.

And since in cultural and educational interchange understanding and dialog in both directions are implicit, in 1969 the Portuguese courses for foreigners and translation courses were started. With this, the Alumni language teaching brand was truly established.

1 . English up to date

As the courses were consolidated throughout the 1970s, Alumni turned its attention to English proficiency tests. In 1997, the Association became the first Prometric Center in the country to apply computerized proficiency tests. Years later, in 2009, Alumni was recognized by the Prometric Test Center in the United States as the best test application center in the region encompassing Latin America, the Caribbean and Puerto Rico. Currently, 19 different proficiency tests are applied, the main ones being: PMP - Project Management Professional, GRE - Graduate Record Examination and TOEFL - Test of English as a Foreign Language. In 2001, Alumni was number 2 in Latin America in the number of TOEFLs applied.

Another important step taken in 1971 was the formalization of the Translation and Interpretation department, currently one of the oldest and most highly regarded centers for forming translation professionals in Brazil. Enjoying international

English is the official language of only 8% of the world’s population, but its reach goes far beyond this. It has become the world’s lingua franca. It is today what Latin was in the past.

Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio, President, Associação Alumni

menú

68

recognition, the Translators and Interpreters course provides students with a practical, up-to-date and eclectic grounding in a variety of areas such as literature, semi-technical language, medicine, law and economics. The courses are approved by the US Embassy and are generally regarded as the best in the world. This excellence has born fruit for Alumni. In 2000, it was elected the Best Translation and Interpretation School by APIC, the Brazilian conference interpreters’ association. In 2009, for the third year running, the institution was selected to present at the American Translators Association’s (ATA) Annual Conference in New York. Over the years, the faculty has received numerous invitations from American institutions to present works on teaching techniques, the translation profession, and simultaneous interpretation laboratory training. In 2010, the department coordinator, Jayme A. da Costa Pinto, was invited to deliver a lecture on Portuguese language and Brazilian culture to students at the University of California at Berkeley.

Originally catering to adults, in 1997 Alumni started to offer courses for children aged from 7 to 9 years. The program, called Juniors, adopted a more playful approach to teaching, incorporating resources such as music, the arts, cooking and gardening. Since then, English for children and young learners has grown in importance. In 2010, 53% of Alumni’s students were aged between 5 and 17. The Young Learners courses offer a pedagogically complete program which, in addition to teaching the language, is aimed at educating students as citizens, as in American schools.

Alumni’s Young Learners with their Alumni Club membership cards

menú

69

The total number of enrollments in all Associação Alumni courses in 2010 was 6,972, and breaks down as follows:

Gender Course Period

Enrollments 2010

42,8% Masculine

57,2% Feminine

42% Adults

53% Young Learners

3% Translation2% Preparatory

29% Bimonthly

50% Semi-annual

4% Monthly

17% Annual

menú

70

AAssociação Alumni has a longstanding Corporate Projects area, responsible for developing a series of specific products for the business market, such as customized English courses in diverse areas for individuals or small groups; Portuguese courses for foreigners; services to assess the English proficiency of clients’ employees and/or monitor their progress in language courses; and the selection of candidates for jobs requiring knowledge of English through the Test of English for International Communication.

In 2001, Alumni developed a strategy to expand its corporate services. This resulted in significant growth, which was consolidated in later years. From 2007, the focus shifted to strengthening customer loyalty.

In 2009, the Corporate Projects area developed Portuguese modules for overseas students at the Fundação Getúlio Vargas in São Paulo. It organized the Brazil - Interdisciplinary Perspectives program promoted by the New York universities Union College and Hobbart and Smith, in partnership with the Fundação Armando Álvares Penteado.

In 2010, Alumni organized and supervised the Portuguese program for MBA students at the University of Pennsylvania’s The Lauder Institute. In the same year, the Corporate Projects area made its regular courses available to groups of employees at client companies.

2 . Corporate Pr ojects

menú

71

Prolific in launching new courses and in constantly adapting to the market and responding to change, Associação Alumni never ceases to innovate. In five decades, it has created, updated or restructured countless courses to meet the needs of its clients. Especially noteworthy have been the hybrid courses - a combination of online and classroom components – and the 100% online courses for busy students who can’t attend classes regularly as their availability does not allow them to come to the branches.

Another Alumni differential is the number of highly specialized courses, an example being the much sought after ones on legal terminology, considered to be the best in the market. In 2008, for example, the preparatory course for the International Legal English Certificate (Ilec), aimed at lawyers beginning to exercise the profession, was an immediate success.

The end of 2009 saw the launch of Alumni School Solutions, courses for private schools in São Paulo delivered by Alumni teachers. This initiative fulfilled the schools’ demand for extracurricular English courses with classes on-site, reducing parents’ and children’s need to commute and offering greater safety, which are critically important considerations in a large city like São Paulo. In 2010 – the program’s first year– prominent institutions contracted Alumni to provide extracurricular English courses on their premises: Colégio Rio Branco in Higienópolis, Escola Lourenço Castanho, the club A Hebraica, through its After

3 . Ongoing Innovation as a practice

School program, the Rio Branco high school in Granja Viana, and Dante Alighieri, among others. At the beginning of 2011, more than 1,000 students were enrolled in

We are in a highly competitive market. Innovation has to be part of the business.

Ricardo Julião, member of the Alumni Executive Committee

The key for Alumni in the 1st decade of the 21st century has been reinvention. We looked at the market and recreated our teaching methodology. In this, we have adopted an important attribute of American culture: the capacity to reinvent oneself

Eric Street, Vice president of the Associação Alumni

menú

72

the Alumni School Solutions courses.

In 2010, another important step was taken towards meeting the needs of an ever more demanding market. Shorter and more pragmatic, courses were idealized for the adult segment, employing a new syllabus and methodology. This was a complete transformation rather than a mere reformulation of the existing courses, a profound shift in focus based on market expectations. To determine the ideal program, students, teachers, Alumni managers, external consultants and clients were consulted during the course of the year. A veritable task force was assembled, reaching a conclusion in the second half of 2010. The result of this work, the Access course, comprising four six-monthly modules, is unique in the market. It is designed to teach students English in two years, with a practical, straightforward methodology focused on situations encountered in the corporate environment. To complement Access, which was launched at the beginning of 2011, the equally innovative Leader and Master cycles will follow in the second semester of 2011 and the first semester of 2012, respectively

The great challenge this century is the shrinking of the present. Today we need to make study more efficient, using time more effectively without sacrificing quality.

Julio Antônio d’Oliveira Sampaio, President of Associação Alumni

A constant feature in all these innovations is the Alumni differential, which is the development of its own programs, with exclusive contents and complementary materials. Everything made to measure for Alumni students, who readily perceive the excellence and quality employed in providing a definitive solution for their language learning problems

Cesar Souza’s plenary at the launching of the new Adult Courses

menú

73

The first decade of the 21st century saw a boom in digital technology and the consolidation of the internet as an integral part of our lives. Technological evolution from the first years of the decade was so intense that it may truly be claimed that this was indeed the digital decade. iPods, iPhones, iPads, MP Players, relationship networks, Wikipedia, YouTube, laptops, digital cameras and 3D films, newspaper and magazine content available online, a plethora of products and services that has forever transformed the way we communicate and obtain information. The decade made us anonymous and simultaneously connected us with friends, companies and businesses, many of them virtual.

And Alumni was at the forefront of this process. The digital era at Alumni began in the 1990’s with the pioneering launch of online courses.

By 2001, the Alumni Associação was offering 7 online courses and was creating the Test your English site for online proficiency testing. In 2002, the E-Learning team was set up to produce internet-based courses, enabling Alumni to extend its influence beyond the borders of São Paulo and disseminate its expertise, methodology and excellence further afield. At this time, there were 3,000 Alumni students with passwords that granted them access to more than 500 exercises, interactive games and other activities via the internet.

Fully attuned with the times, Alumni increasingly supports learning with virtual

4 . Alumni online

Oh babyIt might seem like a crushBut it doesn’t mean that I’m serious‘Cause to lose all my sensesThat is just so typically meOh baby, babyOops!... I did it againI played with your heartAnd got lost in this game, (oh baby, baby)

Verse from the song “Oops!... I Did It Again”, sung by Britney Spears - pop icon of the 2000s with highest album sales in the decade. She has won dozens of awards during her 10-year career and was the youngest celebrity to get a star on the Walk of Fame.

tools, launching courses to meet specific needs, such as: business language, vocabulary enhancement, oral comprehension, writing, grammar and listening. In 2007, the internet-based student classification tool - Placement Online – entirely developed by Alumni, was recognized by Cambridge University Press.

2008 saw the addition of online components for all stages of the High Intermediate courses, adding important resources for practicing and fixing contents learned in

menú

74

class. From this point on, the introduction of online components to complement classroom learning and the provision of a practical manner of consolidating contents became a major Alumni differential. This led to the creation of digital contents for Intermediate levels 1 and 2, as well as for the first four Advanced courses, in a process that culminated in the application of this resource to the innovative Access course.

menú

75

Since the beginning, Associação Alumni has taken a broad-based approach to teaching English. Learning is not just a question of understanding what is being said, but rather of appreciating the expression of a culture, making it possible for people from different countries to relate and interact with each other.

And the teacher plays a key role in this. Throughout these five decades, Alumni has maintained a permanent focus on training and developing its faculty. This is why it has a highly specialized professional, reporting directly to the president, dedicated to the qualification of the teaching staff.

Language teaching is Associação Alumni’s core business. But it is never too much to emphasize that teaching English to Brazilians and Portuguese to foreigners has been, and always will be, a way to fund its overarching mission: establishing cultural and educational relations between the peoples of Brazil and the United States and executing its social projects.

5 . Much more than an English school

Young Learners, interactive class

People might have the impression that Alumni is an English school. If you want to insult me, just say “The English school Alumni...”. I will answer: no, it isn’t. Teaching English is a tool that enables Alumni to invest in cultural activities and exercise social responsibility. Our ideal is cultural interchange, showing Brazilians the values of American society: the ideals of democracy, freedom, privacy and respect for others.

Maria José Villaça, Life-Term Trustee of the Associação Alumni

menú

76

CAPÍTULO I I I

5 0 YEARS : THE RESULT OF SERIOUS , TRANSPARENT AND EFFICIENT M ANAGEMENT

menú

77

At the end of the 1980’s, Associação Alumni focused on developing an ongoing, well-structured educational program for its teachers to drive excellence. In 1987, an executive body was created to manage the organization, reinforcing the close partnership that had always existed between the paid professionals and the voluntary members of the board.

In 2010, Alumni had as many as 296 members and 260 employees. The excellence of the institution is determined by the exchange of information between these two groups. The suggestions shared by members and employees, including the teaching staff, and the respect for different opinions and viewpoints are what make Alumni robust and keep it focused on the market.

For this reason, training is a strong tradition at Alumni and every year it invests money, travel and time in qualifying and developing its staff. To measure the effectiveness of this investment, it has developed its own methodology for assessing the results of training courses and their relevance for the institution’s activities.

Alumni has an annual calendar of educational events for its teachers. This includes participation in Braz-Tesol and Tesol conventions & Exhibits, important forums for English teachers in which Alumni staff are always among the speakers. Additionally, since 1975, Alumni has organized its TEFL Conference, with the

1 . People m anagement

participation of important Brazilian and international educators, to stimulate exchanges and develop English teachers.

Alumni fully appreciates the contribution made by its employees and teachers to its success over the last fifty years. For this reason, it offers remuneration, benefits and career plans in line with the market. Alumni makes a point of nurturing employee relations, ensuring development opportunities and promoting initiatives to improve quality of life.

To establish more effective communication with employees, in 2008 Alumni reformulated its intranet. The information now available includes the company’s history, organizational structure, academic calendar, internal communications and the organization’s official forms.

menú

78

In 1976, Alumni’s growth led to the expansion of its building at Alameda Ministro Rocha Azevedo and the opening of an additional unit in the south of São Paulo in 1979.

At the end of the 1980’s, plans were made for the construction of the Centro Cultural Alumni in the Chácara Santo Antonio district, also in the south of São Paulo. This superb example of modern architecture, idealized by the architect Sérgio Teperman, was inaugurated in 1992. In addition to classrooms, it has a library, a space for events and Alumni’s administrative center. The opening of the center ushered in an important period of expansion for Alumni.

The turn of the century was a time of major transformations worldwide, both positive and negative. At the beginning of the 2000s, Alumni aligned itself with global trends of cost contention and restrained growth. Always attuned to clients’ needs and market changes, Alumni continued to reinforce management practice and guarantee its differentials, without jeopardizing its customary quality and excellence.

The second half of the decade was thrilling, with an upsurge in fertile creativity

2 . Installat ions

2 .1 . Units and unparalleled innovation at Alumni. In the wake of the internet boom, rapid technological transformation and the resulting changes in behavior, Alumni invested in its installations and equipment, in training teachers and administrative staff and in its educational products. The Associação Alumni is and always has been fertile ground when it comes to differentials.

Alumni Headquarters

menú

79

Alumni’s Learning Centers offer the most complete out-of-class learning support in the market. In these centers, students have access to services such as: Pronunciation Practice, Grammar Clinic, Conversation Corner, Audio Lab and Computer Lab, as well as Toefl® preparation materials on CD-ROM. Increasingly sophisticated, they play an important role in students’ development, clearing up doubts, reinforcing learning and disseminating English language learning websites.

Alumni’s commitment to teaching was reflected in the establishment, maintenance and expansion of its libraries. The first was opened in the original Alumni building in Ministro Rocha Azevedo at the end of the 1960’s. It was named the Patricia Bildner Library in honor of the American woman whose family funded acquisitions for the collection. With extensions at all units, Alumni currently maintains two main libraries - Harry Simonsen Jr. and Patricia Bildner – and two mini-libraries with a collection of more than 18 thousand volumes, comprising: journal subscriptions, videos, CDs, audio books, maps, reference works in translation and interpretation,

2 . 2 . Learning Centers

2 . 3 . L ibraries

tourism, management, the arts, science and technology, law, economics, statistical data, history and the environment, as well as fiction, biographies and dictionaries. The libraries run on software enabling automation of the loan area, as well as the importation of data from the American Library of Congress. The number of users is growing year on year, with an annual average of 20 thousand visits.

Harry Simonsen Jr. library, Alumni Headquarters

menú

80

For Associação Alumni, communication is a two-way process. Always attentive to the opinions of students, clients and other stakeholders, Alumni never rests on its laurels. Its communication channels, such as the Client Relationship Center and the Ombudsman, have systems that allow full contact management, be it by telephone, the website contact area or email. The front line team undergoes constant training, ensuring a high degree of efficiency and courtesy.

Surveys are another strategy for anticipating trends. In 2010, a new customer satisfaction assessment system was implemented, focusing on measuring customer perception of the quality of Alumni’s teaching, service and physical installations.

Working with many young learners, Alumni makes a point of frequently updating its communication channels, creating profiles on important websites, working the social networks, monitoring the market, capturing comments from customers and prospects, as well as broadcasting English tips on a weekly basis via Twitter. This has helped globalize Alumni and guarantee its presence on the web.

The 2000’s have been replete with novelties in all areas. We have become familiar with terms like sustainability and global warming and have deepened our

understanding of environmental protection. Fully aligned with this trend, in 2009 Alumni launched Eco Friendly Alumni, a training program providing employees with information and guidance on selective garbage collection, recycling and the reuse of solid waste. Talks, workshops and the creation of the blog ecofriendlyalumni.blogspot.com have helped nurture and extend this awareness. In 2010, for example, selective collection resulted in the recycling of 3,040 kilograms of paper and an economy of 7,000 sheets of bond paper.

3 . Communication

4 . Envir onmental care

menú

81

CAPÍTULO IV

L IFE BEGINS AT 50

menú

82

Each decade has a specific association for Alumni: the 60’s – its foundation; 70’s – consolidation of processes; 80’s – business growth; 90’s – physical expansion; and 2000’s – reinvention of its educational programs. Younger than ever, Associação Alumni is prepared for the continuous, rapid changes the world will surely undergo in the coming years. Constantly anticipating trends and responding to the needs of its stakeholders, Alumni will continue to thrive.

Alumni has undergone periodic assessment by the US State Department. In 2010, it was approved in all areas: academic, cultural and educational counseling. The Binational Center recertification process, undertaken by the US Embassy, confirmed that Associação Alumni complies with or exceeds all requirements. The report praised Alumni’s excellence in teaching, in promoting cultural interchange between Brazil and the United States and the work done by Alumni Advising EducationUSA.

Our concept of growth is to always do our best, anticipating market demands with products and services of the highest quality.

Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio, President of the Associação Alumni

www.alumni.org.br

menú

84

1961

1967

1969

1962

ALUMNI

May 8th,1961 – Foundation of Associação Alumni

ALUMNI

Visit of North American pianist Oscar Peterson.

ALUMNI

1st Alumni building, on Alameda Ministro Rocha Azevedo.

Start up of Alumni English classes.

BRASIL

Brazil wins Golden Palm at Cannes for the film O Pagador de Promessas, directed by Anselmo Duarte.

BRASIL

End of president Juscelino Kubitschek’s term of office

Elis Regina records first album.

BRASIL

Tom Jobim meets Frank Sinatra in the United States.

Launch of Tropicalismo, led by Caetano Veloso, Gilberto Gil and other Brazilian artists.

EUA

Richard Nixon assumes as president.

On July 20th, Neil Armstrong becomes the first man to land on the moon.

The Woodstock Music & Art Fair is held in August in Bethel, New York, becoming the symbol of hippie culture.

EUA

Andy Warhol, the artist who revolutionized pop art, shows his Campbell’s soup can lithograph series.

EUA

President John Fitzgerald Kennedy comes into office.

May 5th, astronaut Alan Shepard is the first North American in space.

EUA

New York debut of the musical Hair in October, portraying the 1960’s youth culture.

60 Years

menú

85

1970

1972

1974

1971

ALUMNI

Alumni starts to apply English tests, such as Toefl and Michigan.

ALUMNI

Commemoration of 4th of July, attended by US Consul General.

ALUMNI

Acquisition of plot of land to build own headquarters is approved.

ALUMNI

Start up of Translation and Interpretation course.

BRASIL

For the first time ever a Brazilian, Emerson Fittipaldi, is Formula 1 champion.

BRASIL

Carlos Drummond de Andrade is made an honorary member of the American Association of Teachers of Spanish and Portuguese.

EUA

The space probe Mariner 10 crosses the orbit of the planets Venus and Mercury, becoming the first probe to visit two planets.

EUA

Creation of Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations), the North American electronic stock exchange. Inauguration of Walt Disney’s Magic Kingdom theme park, in October.

EUA

Michael Jackson launches his first solo album.

70 Years

1976 ALUMNI

Reception for Senator William Fulbright.

BRASIL

Dona Flor e Seus Dois Maridos, a comedy directed by Bruno Barreto based on the Jorge Amado book, is seen by 10.7 million people, a record that lasted 34 years.

EUA

Celebration of 200 years of US independence.

menú

86

1986

1987

1979

ALUMNI

Organization of the seminar “Constituinte: a Experiência Americana e o Processo Brasileiro”.

ALUMNI

Opening of unit at Alameda Jaú, 1208.

ALUMNI

Opening of Morumbi unit, in the south of São Paulo.

BRASIL

Implantation of Cruzado Plan (February 28), a set of economic measures launched by the government of president José Sarney and the Finance minister Dilson Funaro.

BRASIL

Brazilian Nelson Piquet wins his third Formula 1 championship.

BRASIL

After a great deal of success and controversy, the band Os Novos Baianos splits up.

EUA

Philip Johnson, one of the fathers of modern architecture, wins the most important global architectural award, the Pritzker.

EUA

Who’s That Girl Tour, singer Madonna’s first world tour, with 41 shows for more 2 million people.

80 Ye ars

1988 ALUMNI

Talk by US Supreme Federal Court judge Antonin Scalia

BRASIL

New Brazilian Constitution comes into force.

Ayrton Senna wins Formula 1 championship for first time.

EUA

During her “Break Every Rule” tour, Tina Turner enters the Guinness Book of Records, for performing to an audience of almost 200 thousand people in Rio de Janeiro.

The musical The Phantom of the Opera is launched on Broadway, New York.

menú

87

1994

1995

1992

BRASIL

Launch of the Real Plan, by Finance Minister Fernando Henrique Cardoso.

ALUMNI

Opening of unit at Padre João Manoel, 319.

ALUMNI

Inauguration of the Centro Cultural Alumni in the São Paulo district of Santo Amaro, an example of modern architecture idealized by architect Sergio Teperman. Talk by author John Updike and meeting with Brazilian writers.

EUA

First conference dedicated to the business potential of the World Wide Web is held in San Francisco.

BRASIL

Fernando Henrique Cardoso becomes president.

BRASIL

ECO-92 or the United Nations Conference on the Environment and Development is held in Rio de Janeiro, from June 3 to 14.

EUA

The Dream Team, the US national basketball team, wins at the Barcelona Olympics, without losing a game.

Bill Clinton is elected president.

EUA

Foundation of Yahoo! Inc. in the United States.

1996 ALUMNI

Start up of linguistics and refresher program for São Paulo Municipal Education Department English teachers.

EUA

The Games in Atlanta, Georgia, mark the 100th anniversary of the modern era of the Olympic Games.

90 Years

menú

88

1999

2000

1997

ALUMNI

Opening of Itaim unit.

Launch of Alumni Library collection in English and Portuguese – Emily Dickinson and Edgar Alan Poe.

ALUMNI

Alumni elected Best Translation and Interpretation School by APIC (Associação Profissional de Intérpretes de Conferências).

Launch of Alumni Library collection in English and Portuguese – Henry James and Walt Whitman.

ALUMNI

Alumni becomes the first Prometric Center in the country to apply computerized proficiency exams.

Start up of Juniors program, for children aged 7 to 9 years.

Exhibition of photographs by Robert Mapplethorpe.

BRASIL

Brazil celebrates 500 years of discovery.

EUA

The name Google is registered in September.

20 0 0 Years

menú

89

2001

2003

2007

2002

ALUMNI

Launch of first online English courses.

ALUMNI

Establishment of Alumni Solidarity Group – GAS.

ALUMNI

Placement Online, an internet-based student classification tool developed entirely by Alumni, is recognized by Cambridge University Press.

ALUMNI

Creation of E-Learning department to produce internet courses.

BRASIL

Third Rock in Rio is held.

BRASIL

The New Brazilian Civil Code, approved by Congress in September 2001, comes into force.

BRASIL

Petrobras announces the discovery of huge oil and gas reserves off the coast of Santos, in São Paulo state.

BRASIL

Luiz Inácio Lula da Silva is elected president of Brazil.

EUA

Launch of Wikipedia in January.

EUA

The 2002 Winter Olympics are held in Salt Lake City, Utah.

EUA

Apple launches the iPhone, a touchscreen smartphone that revolutionizes the cellular telephone market.

Politician Al Gore receives the Nobel Peace Prize for his climate change initiative.

menú

90

2008

2010

2009

ALUMNI

Online components are added to all stages of the High Intermediate courses.

Alumni implants Access Microscholarship Program in partnership with the US Consulate and Parceiros da Educação.

ALUMNI

Alumni wins ETS Excellence Award.

Graduation of first Access Microscholarship Program group.

Alumni organizes Portuguese program for MBA students at The Lauder Institute, University of Pennsylvania.

More pragmatic, short courses idealized for the Adult segment.

Alumni is reaccredited as a Binational Center after an assessment carried out by the US State Department.

ALUMNI

For the third year running, Alumni is selected to present at the American Translators Association (ATA) Annual Conference.

Launch of Alumni School Solutions, extracurricular English courses for middle schools and high schools.

BRASIL

The film Tropa de Elite wins the Golden Bear award for best film at the Berlin Film Festival.

BRASIL

Election of the first female president of Brazil, Dilma Rousseff.

EUA

Barack Obama wins the 2009 Nobel Peace Prize.

The North American science fiction film Avatar, written and directed by James Cameron, revolutionizes 3 D cinema.

EUA

Barack Obama is elected president.

EUA

In January, Apple announces the launch of the iPad, a tablet that makes internet navigation and access to relationship networks, videos, books and magazines even easier.

menú

91

PRESIDENT

Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio

LIFE-TERM MEMBERS

Anna Maria Lobo Maria José Villaça Milly Teperman Paulo F. Bekin

EX-OFFICIO MEMBERS

Thomas Kelly T.J.Dowling

ELECTED TRUSTEES

Ana Carolina Ferraz Aidar Ana Maria Igel André Becker Pennewaert Clarice Messer Eric Street Ernesto d’Orsi Fernando Carramaschi Guido Padovano Jan Jarne Jayme Blay Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio Luca Borroni-Biancastelli Margot Brand Mauro de Salles Aguiar Pedro Luiz Mangabeira Albernaz

PRESIDENT

Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio

VICE-PRESIDENTS

Ana Maria Igel Eric Street

EXECUTIVE COMMITTEE MEMBERS

Ana Carolina Ferraz Aidar Ana Maria Igel Eric Street Ernesto d’Orsi Jan Jarne Júlio Antônio d’Oliveira Sampaio Pedro Luiz Mangabeira Albernaz Ricardo A. Leite Julião

AREAS AND DEPARTMENTS

Executive DirectorMarcelo Roberto Escobar Amaral

Educational DirectorSilvia Helena R. D. Corrêa

Translation and InterpretationJayme A. da Costa Pinto

Corporate ProjectsMaria Elena Gam

Alumni Advising - EducationUSAThaïs Burmeister de Campos Pires

Board of Trustees E xecutive Committee

Pedro Augusto Ribeiro NovisR. Duncan LittlejohnRicardo A. Leite Julião Ricardo BelottiRodrigo Santiago LourençoTomás Junqueira de Camargo