alô comunidade

8
Com o objetivo de contribuir para a efetiva articulação das comunidades da área de influência direta do Plano Baixio, iniciou-se em 2007 um trabalho de identificação de lideranças e associações, em seguida de fomento às iniciativas associativistas e posteriormente de formação de grupos de diálogo entre a PRIMA S.A. e as comunidades. Os referidos grupos atualmente são chamados de Comitês de Interlocução. Esta foi a alternativa trilhada na busca de se realizar um diálogo autêntico entre as pessoas do lugar e os gestores do empreendimento que está por vir. Com o intuito de continuar de forma transparente e autêntica a manutenção do diálogo entre a Prima S.A. e as comunidades que fazem parte do seu projeto foram realizadas durante o ano de 2009 uma série de reuniões nas quais participaram A IMPORTÂNCIA DOS COMITÊS DE INTERLOCUÇÃO integrantes dos comitês de interlocução e a comunidade local interessada. A manutenção deste canal de comunicação é de extrema importância para que de forma efetiva e legítima ocorra a participação social local nas ações sociais que a Companhia vem implementando de forma orgânica. Os comitês de interlocução e os integrantes das comunidades se constituem como parceiros importantes na construção, implementação e avaliação dos projetos sociais e a das ações formativas e mobilizadoras nas comunidades localizadas no entorno do Plano Baixio. Portanto, segue o nosso muito obrigado pela participação de todos nos processos trazidos pela PRIMA para serem desenvolvidos nas comunidades. A seguir algumas ações realizadas com participação direta dos comitês de interlocução: 2009

Upload: prima-empreendimentos-inovadores-sa

Post on 31-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Ser um bom cidadão é o desafio de todos que fazem parte de sua comunidade. Somos uma empresa e uma equipe consciente deste desafio, é por isso que promovemos uma série de ações que está dando oportunidades às pessoas a terem acesso a realidades antes fora do seu alcance.

TRANSCRIPT

Page 1: Alô Comunidade

Com o objetivo de contribuir para a efetiva articulação das comunidades da área de influência direta do Plano Baixio, iniciou-se em 2007 um trabalho de identificação de lideranças e associações, em seguida de fomento às iniciativas associativistas e posteriormente de formação de grupos de diálogo entre a PRIMA S.A. e as comunidades. Os referidos grupos atualmente são chamados de Comitês de Interlocução. Esta foi a alternativa trilhada na busca de se realizar um diálogo autêntico entre as pessoas do lugar e os gestores do empreendimento que está por vir.

Com o intuito de continuar de forma transparente e autêntica a manutenção do diálogo entre a Prima S.A. e as comunidades que fazem parte do seu projeto foram realizadas durante o ano de 2009 uma série de reuniões nas quais participaram

A IMPORTÂNCIA DOS COMITÊS

DE INTERLOCUÇÃO

integrantes dos comitês de interlocução e a comunidade local interessada. A manutenção deste canal de comunicação é de extrema importância para que de forma efetiva e legítima ocorra a participação social local nas ações sociais que a Companhia vem implementando de forma orgânica.

Os comitês de interlocução e os integrantes das comunidades se constituem como parceiros importantes na construção, implementação e avaliação dos projetos sociais e a das ações formativas e mobilizadoras nas comunidades localizadas no entorno do Plano Baixio. Portanto, segue o nosso muito obrigado pela participação de todos nos processos trazidos pela PRIMA para serem desenvolvidos nas comunidades.

A seguir algumas ações realizadas com participação direta dos comitês de interlocução:

2009

Page 2: Alô Comunidade

2 - Alô Comunidade

REUNIÕES DE ESCLARECIMENTO

A execução deste trabalho foi concebida partindo da articulação com representantes das comunidades, para a realização das visitas às áreas tradicionalmente freqüentadas na realização do extrativismo de piaçava, caju, mangaba, cambui. Dessa forma, nas reuniões dos Comitês de Interlocução foi comunicado à comunidade a necessidade da realização deste trabalho e acordado coletivamente quem seriam os representantes, daquela comunidade, que acompanhariam o trabalho.

Este mapeamento serve para demonstrar a atitude pro ativa da PRIMA S.A. diante da necessidade que as pessoas das comunidades possuem em continuar desenvolvendo suas atividades de coleta que em muitos dos casos representam a única fonte de renda do grupo extrator.

Foram realizadas reuniões de alinhamento e esclarecimento, sobre o processo de licenciamento ambiental, abordando aspectos relativos à visão das etapas do licenciamento, e este como um instrumento regulador da necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental, associado ao cumprimento de diretrizes, instituídas pelo Estado, com o objetivo de implementar o ordenamento territorial do espaço.

Apresentou-se também os tipos de licença, Localização, Implantação, Operação, e suas características, assim como os tópicos integrantes do EIA – Estudo de Impacto Ambiental e os órgãos que fazem parte do processo de licenciamento, tais como: CEPRAM, IMA, IPHAN,PREFEITURA MUNICIPAL, EMBASA, COELBA, AGERBA, TAMAR, APA, SEMA, MINISTERIO PUBLICO, INGÁ.

Após o alinhamento desses conceitos, apresentou-se um fluxograma com a explicação de todo o processo de licenciamento, desde a emissão do termo de referência até a reunião de audiência pública, aprovação pelo CEPRAM e publicação no Diário Oficial.

REUNIÕES DE ELABORAÇÃO

DE PROJETOS

Considerando as premissas que norteiam a linha da Gestão Social do Plano Baixio: Desenvolvimento Comunitário, aliado à crença de que um novo modelo de planejamento turístico é possível de ser implementado, desde que se considere o componente da participação comunitária como um elemento fundamental no processo de construção de projetos. Foram realizadas, no dia 18 de novembro de 2009, nas comunidades de Baixio e Subaúma, palestras com conteúdos relacionadas à educação sexual e ambiental, para que servissem de base ao direcionamento de conteúdos, por parte da comunidade, para serem aplicados nos programas de educação ambiental e sexual, no ano de 2010. As demais comunidades serão objeto desta metodologia, a partir das reuniões a serem agendadas durante os meses de dezembro e janeiro. Na metodologia das reuniões foram realizadas dinâmicas de apresentação do público presente, em seguida duas palestras com conteúdos de programas de educação sexual e ambiental e posteriormente, o público presente foi dividido em grupos para que realizassem as sugestões dos conteúdos a serem implementados nas suas comunidades.

COMITÊ DE INTERLOCUÇÃO

EM SUBAÚMA

Com o objetivo de integrar a comunidade de Subaúma nas ações desenvolvidas pela PRIMA S.A. na região, foi organizado o comitê de interlocução naquela comunidade. Os integrantes do comitê participaram da concepção e aplicação direta do diagnóstico socioeconômico da comunidade. Ainda neste fórum foi discutido e definido de forma participativa as diretrizes para a participação da comunidade no curso de Inglês - Projeto Turismo na Ponta da Língua - que teve ampla divulgação local, inclusive com carro de som. Através deste comitê também foi organizada a apresentação da pesquisa socioeconômica para a comunidade que ocorreu no dia 06 de outubro de 2009, no salão da igreja católica local. Aproveitamos para agradecer a todos que acreditaram nas ações propostas e discutidas, assim como agradecer à organização da igreja local, às asssociações e ao Coletivo Linha Verde.

ATIVIDADES EXTRATIVISTAS

MAPEAMENTO DE

As próximas ações previstas para a continuidade das reuniões de esclarecimento das etapas de licenciamento ocorrerão com o objetivo de apresentar o conteúdo do diagnóstico ambiental realizado na área.

Page 3: Alô Comunidade

Alô Comunidade - 3

Com o objetivo de manter a mobilização comunitária em função de atividades culturais e esportivas, foi implantado no mês de outubro o Projeto Ginga, na comunidade do Baixio, essa ação busca promover a valorização da cultura afro-brasileira e agregar outros produtos culturais às ação já desenvolvidas no Projeto de Música e Dança, atualmente participam do projeto 35 integrantes.

Já o projeto Cantores da Vila foi implantado com o objetivo de fortalecer a Igreja católica local através do Coral de São Francisco, atualmente participam do projeto 25 integrantes. Nesta ação contamos com o apoio dos Pousadeiros do Baixio que hospedam a professora de Canto. Obrigada dona Zezé por colaborar e apoiar esta iniciativa.

O grupo de Canto dos Cantores da Vila já foi convidado para apresentações em Salvador a exemplo do convite, realizado pelo Brotas Center, em comemoração aos festejos natalinos. Parabéns professora Célia, obrigado pela sua dedicação.

PROJETO CULTURAL CAPOEIRA E

IMPLANTAÇÃO DO

DO PROJETO CANTORES DA VILA

PRODUTIVAS LOCAIS

Como forma de incrementar a identidade visual dos produtos artesanais da região e dessa forma fortalecer a identidade cultural local e promover a venda com valor regional a partir da identificação das marcas, foi realizado pela PRIMA S.A. a criação da marca das associações de artesanato de Baixio e de Súbaúma que são a ASAS – Associação de Artesanato de Subaúma e a ARTE NATIVA- Associação de Artesãs e Doceiras do Baixio.

PROJETO DE ACERTE O PASSO

E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Como forma de homenagear o dia da Consciência Negra, foi realizado no dia 20 de novembro um cortejo nas ruas de Baixio pelos alunos de dança da professora Jusa e os alunos de percussão dos professores Walace e Jason, parabéns professores e alunos por mais uma vez trabalhar a conscientização para a importância da valorização da cultura de raiz que deu origem à mistura de raças do nosso país.

REUNIÃO COMITÊ DE INTERLOCUÇÃO

ASSOCIAÇÃO SOL NASCENTE

No dia 15/09 foi realizada a reunião de mobilização da comunidade do Riacho Grande, com o objetivo de manter a interlocução entre a PRIMA S.A. e as comunidades do entorno do Plano Baixio, assim como esclarecer algumas situações relacionadas aos acessos às lagoas da Fazenda Baixio, pontuadas na visita do IMA à localidade. Na oportunidade, aproveitamos para afirmar a importância do associativismo local como um instrumento mais eficaz no diálogo com a empresa e também como forma de fortalecimento do potencial social da região. Os gestores da associação relataram que após esta iniciativa o número de associados aumentou bastante. É a partir do fomento dessa consciência que acreditamos que as realidades sociais podem ser transformadas de forma sinérgica com os interesses e a cultura local.

Também em Subaúma foi realizada a apresentação do Plano Baixio, que teve como objetivo apresentar as ações propostas pela empresa quando da implantação do Plano Baixio. Este encontro ocorreu em maio de 2009 na escola local.

FORTALECIMENTO DE ATIVIDADES

Page 4: Alô Comunidade

4 - Alô Comunidade

GERAL DAS ESCOLAS DA

REGIÃO DA PRAIA

REUNIÃO COM A COORDENADORA

Na área de Gestão Social, algumas ações ocorrem em função das demandas que são observadas no dia a dia e em função das articulações já percebidas pelo desenvolvimento dos trabalhos na região. Esta reunião teve como objetivo discutir a formação do curso preparatório para o concurso público municipal que irá ocorrer em breve. A iniciativa demonstra a real preocupação com o sistema social, geração de aprendizado e conseqüentemente de renda para as comunidades localizadas na área de influência do Plano Baixio.

Foi detectado pela Professora Iolanda (Coordenadora Geral das escolas da região da praia do município de Esplanada) a grande quantidade de munícipes excluídos do sistema público em função da entrada, através de concurso, de pessoas de outros municípios. A falta de comprometimento com o ensino é sentida em função das faltas recorrentes destes concursados nas escolas da região. Dessa forma propomos um curso preparatório para o concurso público, direcionado às comunidades da região da praia do município. A primeira aula ocorreu no sábado dia 15/08/09 contou com a presença de 350 pessoas. O final deste projeto está previsto para o mês de novembro.

APRESENTAÇÃO PODER PÚBLICO ENTRE RIOS

No dia 28 de julho de 2009 mais uma etapa do Plano de Comunicação Social da Prima S.A. foi cumprida com a apresentação do Plano Baixio para o Poder Público de Entre Rios. A Apresentação aconteceu na Prefeitura Municipal estiveram presentes os Secretários Municipais de Cultura, Meio Ambiente , Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além do Prefeito Municipal.

APRESENTAÇÃO

DA PESQUISA DE OITIS

Em 19/08 foi realizada a apresentação do resultado da pesquisa realizada na comunidade do Oitis.

Em clima de curiosidade, a comunidade avaliou em conjunto com a equipe da Prima o resultado da pesquisa, debateu temas relativos ao controle de natalidade e a possibilidade de realização de uma capacitação dos moradores no segmento de panificação para criação de uma panificadora comunitária, já que na região não existe fornecimento de pão.

Ocorreu no dia 01 de novembro o torneio interno dos Meninos do Golf –parabéns aos participantes e aos campeões. Alguns alunos deste projeto já estão trabalhando na área, participaram do Torneio de Sênior no Iberostar, durante os dias 27 e 28 de novembro – e; em dezembro do torneio de profissionais que ocorreu no IBEROSTAR. Parabéns aos alunos e ao professor Gilmar.

Como ações de fortalecimento de projetos de intervenção social, executamos em momentos avaliados pelo professor e pela Marrikah, visitas técnicas, para vivências relacionadas aos conteúdos dos projetos. Neste caso os alunos do Projetos Meninos do Golf, visitaram o campo de Golf do Iberostar acompanhados por dois professores da escolas municipais e pela Marrikah (Lorena Ramos).

HOMENAGEM A

NEGUINHO DO SAMBA

Aproveitamos para fazer uma homenagem ao mestre Neguinho do Samba, por deixar em Baixio a marca do seu legado através do toque dos tambores. Neguinho você que amava o Baixio e sua gente será lembrado a cada batida de baquetas naqueles tambores que você fez a própria mão tenha certeza que ali está a sua marca, para sempre. Obrigada por acreditar neste projeto.

O PROJETO MENINOS DO GOLF

Page 5: Alô Comunidade

Alô Comunidade - 5

Foi realizado no dia 14 de agosto em Baixio a reunião de aproximação e alinhamento para a primeira visita guiada organizada pela Bahiaventura. Os condutores foram apresentados a Humberto, conversamos sobre os novos procedimentos para a realização da visitas para às lagoas. Foi organizado um próximo encontro entre os condutores e Humberto para alinhamento da visita guiada realizada no domingo 23 de agosto de 2009.

REUNIÃO ENTRE CONDUTORES DE

VISITANTES E BAHIAVENTURA

CORRIDA DE AVENTURA 25 E

26 DE JULHO

A Corrida de Aventura foi organizada pela Subzero (empresa especializada neste tipo de evento) a Marrikah Consultoria organizou a participação, treinamento e captação de parceiros patrocinadores da equipe Caiçara juntamente com o apoio da Renato Petersen Academia, Master Tênis e Terra Bike.

Esta iniciativa promoveu a valorização da auto-estima dos participantes da Caiçara (Didio – Guri – Kio – Luciana) e das comunidades das quais fazem parte. A Caiçara se colocou em segundo lugar dentre 25 equipes participantes.

Nesta atividade foram envolvidas as comunidades de Subaúma e Baixio. Em Subaúma a Associação

Foi realizado no dia 08 de agosto de 2009 uma das etapas do circuito nordestino de Surf. Como forma de apoiar as potencialidades existentes entre os moradores das comunidades da área de influência direta do Plano Baixio. O atleta Tiago Cassemiro, morador de Subaúma, recebeu o apoio da PRIMA S.A para a participação no campeonato que ocorreu em Salvador na praia de Stela Maris.

CAMPEONATO DE SURF

de Artesanato foi a responsável pelo fornecimento de alimentação de todos os participantes no dia 25 de julho. Já em Baixio, os integrantes do Projeto Cantos da Vila, organizaram o almoço e recepcionaram os integrantes no dia 26 de julho.

No final do evento contamos com a presença do Prefeito Municipal de Esplanada Sr. Diolando Batista. Que juntamente com a comunidade recebeu os integrantes da Caiçara na chegada da prova.

Foi realizada também uma reunião de alinhamento com a equipe da Prima S.A, Bahiaventura, Subzero, Renato Petersen Academia e integrantes da Caiçara.

A potencialização de talentos locais é prioridade para a Prima S.A..

Como forma de valorizar a já tradicional festa do padroeiro do Baixio. A Prima S.A. apoiou os festejos de São Francisco. Esta é uma forma de promover a valorização das manifestações locais e dessa forma contribuir para a permanência da memória cultural da região.

FESTA DE

SÃO FANCISCO

Page 6: Alô Comunidade

6 - Alô Comunidade

Durante o período de 31 de agosto a 04 de setembro, foi realizado o curso de alternativas alimentares, na sede da Associação de Moradores Unidos da Piaçava. As repercussões do curso foram muito boas e outras comunidades já solicitaram que o curso ocorra em suas áreas. Tivemos o total de 35 participantes com freqüência regular em todos os dias do curso. Atualmente os gestores da associação já estão vendendo produtos orgânicos que aprenderam a cultivar no curso realizado.

Este projeto é uma parceria entre a Prima S.A, CLN (Concessionária Litoral Norte), Associação de Moradores Sol Nascente, Associação de Moradores da Piaçava e a Associação de Moradores do Oitis.

PROJETO ALTERNATIVAS ALIMENTARES

Em 16 de julho foi realizada, em parceria com a Associação Educativa e Cultural Didá e a Prefeitura Municipal de Esplanada, uma sessão de cinema na Escola Municipal Maria Beatriz da Rocha. Os alunos lotaram o pátio da escola e assistiram ao filme, “Homens de Honra”, história baseada em fatos verídicos de um marinheiro negro, vítima de racismo, que não permite nenhum obstáculo em seu caminho para realizar seus sonhos. Após a sessão acompanhada de pipoca e refrigerante, os alunos debateram com os professores da Didá e, em especial, com Neguinho do Samba, renomado artista baiano, de projeção nacional, inventor do samba-reggae, temas como: discriminação racial, alcoolismo e determinação para atingir os objetivos pessoais.

DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

CORRIDA DA COPPA

COMPANHIA DE POLÍCIA

Como forma de instituir o fortalecimento de iniciativas comunitárias e de manifestações tradicionais locais, a PRIMA S.A. apoiou em parceria com os comitês de interlocução e as comunidades da área de influência direta do Plano Baixio a apresentação de quadrilhas locais o evento foi um sucesso, em 2010 promete ocorrer de forma mais forte.

SÃO JOÃO EM BAIXIO

A corrida da COPPA, que foi patrocinada pela PRIMA S.A. e ocorreu no Parque de Pituaçu, contou com talentos esportivos das comunidades de Mata e Palame. Parabéns Kio, Guri e Luciana, continuem treinando.

CINE PIPOCA

Page 7: Alô Comunidade

Alô Comunidade - 7

As mulheres integrantes do Projeto Cantos da Vila estão participando de forma ativa no fornecimento de alimentação para os policiais que ficam em Baixio. A prefeitura vem apoiando esta iniciativa que foi idealizada pela PRIMA S.A. com o objetivo de demonstrar para a comunidade que é possível obter renda a partir de atividades produtivas associadas ao turismo ao tempo que com esta ação se promove condições para fixação das comunidades locais em seus locais originais de moradia.

PROJETO CANTOS DA VILA

Durante os dias 10 e 11 de setembro foi realizada a inspeção do IMA na área da Fazenda Baixio e também nas comunidades que fazem parte da área de influência direta do empreedimento. Foram organizados encontros entre os comitês de interlocução das comunidades e os técnicos do IMA. No dia 11 de setembro a equipe visitou os municípios enquadrados na área de influência indireta, tais como: Cardeal da Silva, Conde e Jandaíra. Nestes municípios foram realizados encontros com os representantes do poder público e os técnicos do IMA.

IMA VISITA A FAZENDA BAIXIOPromover a formação profissional com qualidade e inovação. Foi assim que a Prima S.A. elaborou um projeto para ensinar as comunidades da área de influência direta práticas ligadas a área de turismo e hotelaria. É o Resortinho Escola,este projeto é a convergência de todos os projetos em andamento nas comunidades e foi aberto no último dia 07 de dezembro, reuniu moradores das comunidades e contou com a participação dos alunos de todos os projetos sociais da Prima S.A.. O Resortinho Escola possui uma infra-estrutura completa necessária para realização de aulas práticas e teóricas nas áreas de hotelaria e turismo de dos demais cursos de formação do Projeto Voar, da Prima S.A.. Conta com cozinha-experimental, auditório, unidades habitacionais e toda a estrutura básica e funcional de um hotel. O Resortinho Escola é um marco para uma nova fase de formação profissional e preparação da mão de obra local habilitando-a para atuar nos diversos setores de hotelaria e turismo especialmente os setores de reservas, recepção, governança e alimentos e bebidas.

RESORTINHO ESCOLA

Parabéns Mestre Valdo, pela iniciativa social de manter ocupados através do esporte, as crianças que fazem parte do seu grupo de capoeira El Shaday.

CAPOEIRA EM SUBAÚMA

Page 8: Alô Comunidade

8 - Alô Comunidade

MENSAGEM PRIMA S.A.

Para valorizar a produção artesanal, além de

promover a geração de renda para os associados

da Arte Nativa – AADB – a Prima S.A. presenteou

personalidades parceiras, nos festejos natalinos,

com maravilhosos materiais produzidos pelas

comunidades.

CAIXAS DE NATALSer um bom cidadão é o desafio de todos que fazem parte de sua comunidade. Somos uma empresa e uma equipe consciente deste desafio.

Aproveitamos para desejar a todos um ano de 2010 de saúde e prosperidade.

Nilson Nóbrega de FreitasDiretor Geral da Prima S.A.

QUEM É A PRIMA S.A.?

REUNIÃO PRIMA S.A.

PREFEITO MUNICIPAL DE ESPLANADA

No dia 10/08 de 2009, ocorreu na sede da Prima a terceira reunião entre o Poder público Municipal de Esplanada e a Prima S.A. Foram apresentados os conceitos que regem as ações da Prima S.A. nas comunidades, assim como discutido o apoio da Prefeitura aos Projetos Sociais da Prima na comunidade do Baixio.

Fundada em 2005, a Prima Empreendimentos Inovadores S.A. (Prima S.A.) é uma empresa que internaliza, além do capital, o conhecimento e a tradição empresarial de alguns dos principais grupos empresariais da Europa e do Brasil, com uma visão compartilhada de que o país se apresenta como uma opção importante de investimentos no mercado turístico e imobiliário. Constitui-se numa empresa de desenvolvimento turístico e imobiliário focada em produtos de alto valor agregado em acabamento, localização e serviços.

A preocupação com as questões sociais e a proteção ambiental são um diferencial da Prima S.A. na execução de seus projetos turísticos e imobiliários. Antecedendo a implantação de qualquer produto turístico/imobiliário, a Prima S.A. desenvolve no seu planejamento estratégico, como diferencial, a realização de trabalhos sociais, a fim de conhecer a comunidade local e prepará-la para o desenvolvimento pretendido, possibilitando assim, que as pessoas façam parte de forma integrada e sustentável.

A política de Responsabilidade Social da empresa visa potencializar os talentos e recursos já existentes nas comunidades em que atua, bem como suas relações, promovendo o desenvolvimento social cidadão, por entender que, a partir desse fortalecimento, as comunidades assumem papel de protagonistas e criam ações que multiplicam as oportunidades.