almoÇo de ideias destaca o valor do capital humano

20
INFORMATIVO ALMOÇO DE IDEIAS DESTACA O VALOR DO CAPITAL HUMANO Ano 4 - Edição 16 Abril/ Maio -2013

Upload: phamduong

Post on 10-Jan-2017

219 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

INFORMATIVO

ALMOÇO DE IDEIAS DESTAcAO VALOR DO cApITAL huMANO

Ano 4 - Edição 16 Abril/ Maio -2013

Página 2

EDITORIAL

ExpEDIENTE

Aitalianinha Pizzaria

Achei Negócios de Internet

Armazém Datacenter

Auto Posto Opa

Centro Médico Guabiruba

Confec. Olho D’Água

Coringa Confecções

Dadefer Usinagem

Diverty Boliche + Festas

Eurobrusque Purificadores

Fórmula Surfactantes

Iberal Viagens e Turismo

Informativo da Associação Empresarial de Brusque - Planejamento Gráfico: Ideia Comunicação Corporativa - Jornalistas Responsáveis: Guédria B. Motta e Priscila Viamonte - Veiculação Bimestral - 1200 Exemplares - Impressão: Gráfica Mercúrio - Contatos: [email protected] ou [email protected] - Telefone: (47) 9999-0138 (47) 9965-4010 Conselho Editorial: Valzete Walendowsky, Janice Kunitz, Cândido Horácio Godoy.

Edemar Fischer - Presidente ACIBr

A ACIBr utiliza material reciclado em sua embalagem de jornal.

Entre os dias 1 e 7 de junho será comemorada a Semana do Meio Am-biente e no dia 5 de junho comemo-raremos o Dia do Meio Ambiente. Em todo o universo haverá palestras e re-flexões sobre a responsabilidade do SER HUMANO na preservação do ambiente físico e dos seres vivos que nele vivem. A preservação ambiental determinará a saúde do nosso PLANETA. Estes eventos justificam o texto a seguir.

Nas últimas décadas se ouve falar muito sobre a agressão do homem ao ar, solo, água, florestas e animais que habitam o planeta. Frequentemente, nos deparamos com notícias e imagens que denotam a crescente devastação de nossas florestas, o amontoado de lixo doméstico jogado na rua, nos rios e córregos, favorecendo as enchentes nas enxurradas que assolam nossas cidades em determinadas épocas do ano.

Muito frequentemente, tomamos conhecimento de lixo e efluentes, oriun-dos de indústrias de vários segmentos, jogados nos rios, proporcionando invia-bilidade de qualquer forma de vida no meio fluvial e, indiretamente, no mar. Ao mesmo tempo ouvimos que o ar está saturado por gases emanados das indústrias e por monóxido de carbono oriundo da queima de combustível usado na frota rodoviária das cidades e rodovias de todo o país.

Sabemos que a camada de ozônio

da atmosfera está sendo destruída. Ela funciona como um escudo protetor do planeta Terra, uma vez que absorve 98% da radiação ultravioleta emitida pelo sol, radiação esta que pode causar da-nos à vida no nosso planeta. Por exem-plo, a existência de buracos na camada de ozônio pode favorecer o câncer de pele por impedir a absorção dos raios ultravioletas que alteram o DNA das cé-lulas. O buraco de ozônio também tem relação com o aquecimento global. A principal causa desta destruição é a reação química dos clorofluorcarbonos (CFCs) presentes, principalmente, em aerossóis, ar condicionado, gás de ge-ladeira, espumas plásticas e solventes.

As situações acima citadas são parte do que hoje prejudica o meio ambiente. Não cabe aqui listar todas as formas de agressões que conhecemos como poluição ambiental. Individualmente, cada um de nós em nossas casas e em nossas empresas pode e deve tomar pequenos cuidados, sistematicamente, para a manutenção de um ambiente sadio e saudável ao nosso redor, redu-zindo desta forma os efeitos danosos da poluição.

Cada indivíduo, independente da idade, deve modificar hábitos refe-rentes ao destino do lixo doméstico. A destinação do lixo é um problema cultural e ambiental, pelo qual todos nós somos responsáveis. Gesto simples como depositar o próprio lixo em lo-cais apropriados, lixeiras, sacolas, de modo que possa ser levado para reci-

clagem ou para um aterro sanitário é uma forma de evitar a poluição. Muito do que se descarta em nossas casas pode ser reciclado: papel, papelão, la-tas de refrigerantes e similares, garra-fas pet, embalagem de alimentos longa vida, vidros, plásticos, entre outros. O lixo orgânico, como cascas e restos de alimentos pode ser usado como adubo em plantações, quando decompostos. Evitar o uso de aerossóis, o descarte apropriado dos eletrodomésticos que contém CFCs reduzirá o avanço do bu-raco de ozônio na atmosfera.

Igual atitude sugerida aos indivíduos, em relação ao lixo doméstico, deve ser recomendada às empresas em geral. Tanto quanto possível é preciso substi-tuir os produtos descartáveis por simi-lares duráveis. Tanto quanto possível é preciso reutilizar o mesmo produto várias vezes. E, sempre buscar a reci-clagem das sobras de matéria prima, material de expediente e outros mate-riais que possam ser transformados em produtos novos.

Para que seja possível este trabalho de conscientização e mudança de hábi-tos em relação ao destino do lixo em geral faz-se necessário uma política pública que envolva a coleta seletiva do lixo doméstico e industrial, um progra-ma de educação em todos os níveis de escolaridade e uma ostensiva vigilância para que a mesma seja cumprida.

JC Malhas

JCanedo

Magrass

Panopratic

Phacz Empreendimentos

Pousada Costão do Sol

Results Assessoria

Sabino Comunicação

Santos & Malossi Têxtil

Smaniotto Imóveis

Stilo Maria Confecções

NOVOS ASSOcIADOS

O Meio Ambiente

Página 3

LAbORATóRIO WILLRIch cOMEMORA 50 ANOS DE FuNDAÇãO

No dia 8 de maio, o empresário Heinz Willrich foi homenageado

com uma Condecoração Legislativa da Câmara Municipal, pela passagem dos 50 anos de fundação de seu empreen-dimento, o Laboratório Willrich, em 27 de abril de 1963. A indicação foi do presidente da Câmara, o vereador Guilherme Marchewsky. “Sinto-me honrado e orgulhoso de estar diante desse homem que em 13 de dezembro de 1959, estava se formando no curso de Farmácia Bioquímica, do qual foi o primeiro lugar da turma. Seu exemplo profissional influenciou toda a família, e dos filhos as netas desde 1963 a 2013, são 50 anos de trajetória que devem perpetuar”, destacou o edil.

Além do laboratório, o patriarca da família Willrich ministrou aulas de bio-logia e química no Colégio Cônsul Carlos Renaux, na década de 60. Mas aprofundou sua carreira profissional no Laboratório de Análises Clínicas, sempre prezando pela excelência do serviço prestado. Con-

Em festa: Laboratório Willrich completa 50 anos de fundação

Pioneirismo, qualidade e inovação reconhecida pelo mercado

quistou o reconhecimento e respeito de Brusque e região e é um dos 100 primeiros farmacêuticos de Santa Catarina registra-dos pelo Conselho Regional de Farmácia, além de membro efetivo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas

“Desde o nosso primeiro dia de trabalho, a meta estabelecida é proporcionar à co-munidade brusquense o melhor atendi-mento e prestar um serviço de qualidade e confiança nos resultados de exames, pois deles depende a certeza dos diagnós-ticos e, consequentemente, o tratamento correto, por parte dos profissionais médi-cos”, afirma Willrich.

Hoje, seu empreendimento assumiu parcerias com grandes laboratórios e en-tidades nacionais e internacionais, que apoiam o desenvolvimento profissional científico e fornecem parceria para o acompanhamento na evolução da me-dicina, através do avanço no diagnóstico clínico laboratorial.

FAMÍLIA DE SAÚDE

O pioneirismo de Heinz Willrich serviu de inspiração e caminho para seus fi-lhos e netos. Seus filhos: Dr. Williams Willrich é médico reumatologista, Dra. Willmara Willrich, Dr. Wanderlei Will-rich e Dr. Wilson Willrich são farmacêu-ticos bioquímicos. Suas netas: Dra. Flo-ra Willrich é farmacêutica bioquímica e Carlen Willrich, formada em Adminis-tração que, como o genro, Volnei Eloir Ferreira, atua no laboratório.

Para garantir a qualidade nas análises laboratoriais, o Laboratório Willrich participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade, da Sociedade Brasileira de Analises Clínicas e men-salmente tem recebido aprovação com “Qualidade Excelente”, o que garantiu o Certificado Platina entregue pela en-tidade.

Heinz Willrich entre familiares e vereadores, durante a entrega da Condecoração

que recebeu da Câmara

Página 4

A bATERIA DA INDúSTRIA DE cARROS E MOTOS DO bRASIL

São mais de 40 anos de história, 300 colaboradores, um parque

fabril em plena expansão e o reco-nhecimento do mercado nacional. Esta é a síntese da história de sucesso da Baterias Erbs, com sede em Botu-verá. Da pequena oficina para refor-ma de baterias automotivas, fundada pelo empresário Nelson Erbs, o negó-cio tomou proporções gigantescas e hoje atende a maioria das marcas e modelos de carros e motos nacionais e importados, que circulam pelas es-tradas do país.

O impulso para o crescimento veio com a chegada dos filhos de Nelson ao negócio. Em 1987, devido à dificul-dade de aquisição de matéria-prima para a produção, a família decidiu montar uma estação de reciclagem de baterias usadas. Assim surgiam as primeiras baterias genuinamente Erbs para automóveis.

Já em meados do ano 2000 a empresa iniciou todo um trabalho de pesquisa para a fabricação de baterias motoci-

Baterias Erbs alcança reconhecimento nacional e investe na tecnologia e capital humano

clísticas, o que se concretizou cinco anos mais tarde. Esse crescimento envolveu os melhores profissionais da área e um alto investimento em tecnologia. Por essa razão, as baterias motociclísticas Erbs são totalmente seladas e não requerem água. Utili-zando o sistema VRLA, são montadas com separadores AGM importados que são apenas umedecidos, ao invés de inundados em solução ácida. To-dos os produtos são testados em um laboratório com aparelhos de última geração, no qual são indicados picos, amperagem, CCA e outras informa-ções pertinentes à qualidade.

CAPITAL HUMANO

Pela complexidade do processo, to-dos os colaboradores da Baterias Erbs são treinados e atuam em 19 setores distintos. Eles utilizam equipamentos de proteção individual, que mantém a saúde e a integridade física. Já os uni-formes são higienizados na própria

empresa, o que facilita o uso e evita qualquer tipo de contaminação.

Outro diferencial são os equipa-mentos utilizados na fabricação dos produtos e seus sistemas próprios de exaustão, que evitam a contamina-ção dos colaboradores. Ainda assim, a empresa recebe a visita semanal de um médico e realiza exames periódi-cos para acompanhar as condições gerais de saúde dos trabalhadores. Dois técnicos de Segurança do Tra-balho complementam esse arsenal preventivo, que elimina as possibili-dades de acidente.

SUSTENTABILIDADE

Preocupada também com o meio ambiente, a Erbs recicla uma quan-tidade de baterias muito maior do que fornece ao mercado, além de re-ciclar também baterias importadas sucateadas, as quais não são retiradas das ruas por seus fabricantes de ori-gem.

Com o parque fabril em Botuverá, a Baterias Erbs alcançou o reconhecimento nacional

Página 5

cOMIDA pARA AS pEquENAS E MéDIAS

Foi a experiência em bistrô e escola de culinária em Balneário Camboriú que

levou o empresário Tiago Franzen Vaz, 30 anos, a investir na Premier Refeições Co-letivas. O negócio, com sede em Guabiru-ba, foi fundado em agosto de 2012 e hoje já atende quatro empresas, totalizando 200 refeições diárias.

Focada em atender pequenas e médias empresas, a iniciativa está na contramão das cozinhas industriais. O objetivo é transportar as refeições em containers térmicos, ou seja, o alimento quando sai da panela vai direto para a cuba de inox e não sofre mais nenhuma manipulação até ser servido na empresa.

“Utilizamos um equipamento de ponta que preserva a temperatura da refeição. Assim, é mantida a qualidade e o frescor, sem ficar aquele cheiro e sabor de requen-tado. Não temos informação que qualquer outra empresa concorrente faça uso desse sistema na região”, afima Vaz.

Segundo ele, uma das principais vanta-gens do método utilizado está em elimi-nar os riscos de intoxicação, pois o ali-mento fica suscetível a bactérias quando exposto a uma temperatura abaixo de 60ºc. “O nosso negócio é oferecer re-

Premier Refeições Coletivas investe em diferenciais para servir empresas de Guabiruba

OUTROS DIFERENCIAIS

O cardápio da Premier envolve salada de folhas, prato quente, sobremesa e suco. As carnes de boi são de primeira qualidade e de cortes nobres. Toda a linha de hortifru-ti é fresca e proveniente de Florianópolis.

“Oferecer o alimento quente para o funcionário é uma comodidade para a empresa. Isso porque ela evita acidentes de trabalho durante o deslocamento na hora do almoço. Porém, é necessário um grande aparato para montar uma cozinha industrial. Assim, a Premier surge como uma alternativa e atende essa demanda com muita qualidade”, observa.

Para que a Premier possa servir as re-feições, basta que a empresa tenha um espaço destinado ao refeitório. Nesse momento, ela atua apenas em horário comercial, mas a expectativa é atingir o marco de 300 refeições até o final desse ano, embora tenha capacidade de servir até mil pessoas.

“Planejamos um crescimento ordenado, embora o saldo tenha sido positivo. A novidade gerou curiosidade. Algumas em-presas inicialmente não se acharam aptas para a parceria mas acabaram se surpreen-dendo com o resultado”, completa.

Mais informações sobre a Premier estão disponíveis no telefone (47) 3354-4004.

A bATERIA DA INDúSTRIA DE cARROS E MOTOS DO bRASILBaterias Erbs alcança reconhecimento nacional e investe na tecnologia e capital humano

O empresário Tiago Franzen Vaz aposta em sistema de ponta para atender as necessidades das pequenas e médias indústrias de Guabiruba

feições sem a necessidade de montar uma cozinha industrial e com a certeza de que não há nenhuma manipulação depois que a comida deixa a panela até seu encaixe no balcão térmico”, acrescenta.

DGPS

Página 6

E quANDO pRObLEMAS ELéTRIcOS cAuSAM pREjuízO?

A legislação brasileira determina que aquele que provoca dano ou prejuízo

a terceiro, deve indenizar o prejudicado, ressarcindo todos os danos e prejuízos en-frentados. A regra também vale para ou-tros contratos de prestação de serviço, tais como o fornecimento de água ou energia elétrica, ressalvadas as exceções legais, e que devem ser avaliadas em cada caso.

“A empresa também é uma consumidora e precisa ter o serviço garantido de forma segura e adequada. Mas muitos empresá-rios desconhecem essa possibilidade. Outros preferem não se incomodar ou as-sumir os custos legais”, destaca o assessor jurídico da ACIBr, Osmar Peron Junior.

Segundo ele, o primeiro passo para bus-car o ressarcimento é entrar em contato com a distribuidora de energia elétrica que, em Brusque, é a Celesc. Caso encon-tre alguma dificuldade nesse processo, instrumentos de Defesa do Consumidor, como o Procon, podem ser acionados. Outro caminho é uma denúncia formal para a Agência Nacional de Energia Elétri-ca (Aneel), pelo telefone 167, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou no endereço eletrônico da reguladora: www.aneel.gov.br.

“Se nada funcionar, resta as via judicial, e que deve ser analisada de acordo com cada caso. Um laudo técnico poderá ser solicitado, com dados de dia e hora apro-ximada do problema que causou o dano nos equipamentos”, ressalta Peron.

Assessor jurídico da ACIBr e gerente da Celesc dão dicas sobre como buscar ressarcimento

Casos que envolvem ressarcimen-to por danos provocados em in-

tempéries da energia elétrica estão regulamentados através da Resolução Normativa 414/2010, da Aneel, tema especificamente tratado no capítulo 16. A possibilidade é exclusiva para equipamentos elétricos, em rede de baixa tensão.

“Clientes ligados em alta tensão não estão amparados. Isso porque acima de 2,3 kV é necessário o uso de um transformador com proteção própria. Assim, apenas cabe o ressarcimento para clientes ligados em baixa tensão. Da mesma forma, os motores elétricos

industriais acima de 5 cv trifásico, só serão indenizados quando apresenta-rem relé de proteção”, explica o geren-te da Celesc de Brusque, engenheiro Pedro Paulo Tridapalli.

Hoje, em Brusque, ligadas em baixa tensão, estão 1600 unidades industriais e mais de 4.400 unidades comerciais. Já a incidência de casos em busca de res-sarcimento é baixa: a média de cinco solicitações por mês, em um universo de 50 mil unidades consumidoras.

“Para buscar o ressarcimento basta comparecer na sede da Celesc ou ini-ciar o processo pela internet. São exigi-dos os dados do cliente, o dia e a hora

aproximada da ocorrência, a descrição do que aconteceu e a síntese do dano elétrico gerado, se possível com um laudo técnico emitido e assinado”, o-rienta Tridapalli.

De acordo com o gerente da Celesc, só o titular da conta de energia pode soli-citar o ressarcimento. Para equipamen-tos que recebem alimentos ou medica-mentos, o prazo de vistoria da Celesc é de um dia e, para os demais, até 10 dias. O deferimento ocorre logo depois, em um prazo máximo de 45 dias.

Um livro contendo a íntegra da NR 414/2010 está disponível para consulta na ACIBr.

COMO PROCEDER

Tempestades e ventanias contribuem para danos elétricos nas empresas

Página 7

REDE DE VANTAgENS

Site da ACIBr disponibiliza promoções para empresários e seus colaboradores

Rede de Vantagens, Vanessa Apare-cida de Souza.

O projeto foi conhecido na Associação Empresarial de Joinville e, desde en-tão, adequações passaram a ser feitas, para que o sistema funcionasse com segurança e qualidade no endereço eletrônico da ACIBr. Semelhante aos sites e revistas de compra coletiva, a

proposta é por tempo ilimitado e está aberta a participação de outras empre-sas dos mais diversos ramos. O único requisito para anunciar ou aproveitar as ofertas é estar associado à ACIBr.

Para mais informações e esclare-cimentos de dúvidas basta entrar em contato com Vanessa, pelo telefone (47) 3351-1339.

Ser associado da ACIBr agora tam-bém é ter descontos exclusivos

em produtos e serviços. Mais do que isso: o projeto não está restrito apenas aos empresários e abrange também to-dos os colaboradores da empresa. Co-nhecida como “Rede de Vantagens”, a iniciativa já está disponível no site da entidade: www.acibr.org.br.

No mês de maio já estavam aber-tas seis promoções, no segmento de móveis, imóveis, curso de idiomas, de-senvolvimento de website, criação de software e serviços de impressão.

Para participar basta acessar o en-dereço eletrônico da entidade e fazer o login, composto pelo CNPJ da em-presa associada e um número de ca-dastro da mesma na Associação (que pode ser encontrado na parte superior esquerda do boleto de mensalidade da ACIBr).

“Outro benefício é que o empresário pode anunciar seu produto ou serviço gratuitamente, desde que ofereça um desconto”, explica a responsável pela

cIcLO DE ApRENDIzADO cONTINuADO

Associação Empresarial realiza mais uma etapa do Ciclo de Aprendizado Continuadoem parceria com Uniasselvi/ Assevim e Unifebe

O resultado alcançado na realização das três etapas do Ciclo de Aprendizado

Continuado, promoção da ACIBr em parce-ria com a UNIFEBE e GRUPO UNIASSELVI/

ASSEVIM, atingiu as expectativas dos organizadores. Os 12 módulos do Ciclo desenvolvidos até agora contaram com a participação de 337 colaboradores de

empresas associadas, inscritos nos dife-rentes cursos oferecidos. A próxima eta-pa, com mais quatro temas, está prevista para acontecer no mês de setembro.

Página 8

Página 9

O VALOR DO cApITAL huMANO

No dia 13 de maio, foi realizado nas dependências da Sociedade Es-

portiva Bandeirante, mais uma edição do Almoço de Ideias, promovido pela ACIBr. A palestra/debate “Gestão 4 x 4” reuniu três especialistas na área admi-nistrativa: Dante Quadros, Armando Ra-soto e José Eduardo Nasser.

Entre os principais assuntos aborda-dos mereceram destaque a administra-ção de recursos e tomada de decisões, bem como a importância de gerir com eficiência o capital humano da empre-sa.

Segundo o mestre em Administração e doutor em Gestão de Negócios, Dante Quadros, uma pesquisa realizada em 2006, em 11 capitais brasileiras, que ou-viu mais de mil trabalhadores, revelou que apenas 21% dos profissionais estão engajados. Os outros 61% não são enga-jados e o preocupante é que 18% são “ati-vamente desengajados”, ou seja, além de não colaborar, ainda comprometem a qualidade do serviço e do empregador. Na mesma pesquisa foi constatado que 84% dos trabalhadores que pedem de-missão foram motivados pela dificuldade de relacionamento com o seu superior

“Não tem como aumentar o capital sem investir em gente”

imediato. “Precisamos motivar o engaja-mento dos trabalhadores e fazer com que

sintam um prazer imenso ao executar o ofício diário”, afirmou Quadros.

NORTE FINANCEIRO

O especialista em Finanças e doutor em Engenharia de Produção, Armando Rasoto, falou sobre a gestão financeira e chamou os empresários à respon-sabilidade, atrelando os resultados mais aos processos operacionais do que à movimentação contábil. Segundo ele, o balanço mensal deve sim, interessar tanto o contador como os executivos da empresa. “O que falta muitas vezes é uma compreensão da linguagem fi-nanceira. Agora, se você não sabe o valor gasto e recebido, a sua empresa tem problemas”, analisou.

Para finalizar, o mestre em Ciência e Tecnologia da Informação, José Eduar-do Nasser, ressaltou a importância do capital humano. “Não tem como aumentar o capital sem investir em gente”, enfatizou.

O presidente da ACIBr, Edemar Fischer, ao lado dos palestrantes Armando Rasoto, Dante Quadros e José Eduardo Nasser

Página 10

NOTícIAS ASSOcIADOS AcIbR

Aumentando as possibilidades de sucesso no merca-do de trabalho e no mundo dos negócios. Visando

a necessidade de falar esta língua, em virtude da expan-são econômica da China e do alto consumo de produtos industrializados vindos de países orientais, a Wizard está com matrículas abertas para o curso de mandarim.Com professora nativa e com uma revolucionária me-todologia de ensino especialmente elaborada para brasileiros, a Wizard fundamenta-se em avançadas técnicas de neurolinguística, o que possibilita, desde a primeira aula, uma experiência de conversação na língua chinesa, através do sistema fonético Pinyin, praticando o ensino correto da pronúncia das pa-lavras. Mais informações pelo telefone 3350-6001.

WIzARD DISpONIbILIzA cuRSO DE chINêS (MANDARIM)

pRIME FILMES DESENVOLVE DOcuMENTáRIO SObRE bRuSquE

A Prime Filmes está desenvolvendo projeto de marketing cultural Brusque Histórias &

Conquistas, para produção do Documentário “Ex-pedições à Cidade Schneeburg”, aprovado pela Lei Rouanet/Artigo 18 – Lei de Incentivo Fiscal, con-forme publicado no Diário Oficial da União no dia 18/03/2013.

O documentário de 30 minutos pretende resgatar as raízes do município de Brusque com a saga dos desbra-vadores, a cultura, os costumes e a industrialização da cidade que hoje, é a capital nacional da pronta entrega no ramo têxtil e referência no setor metalomecânico. A captação dos recursos encerra em 31/12/2013. Cotas sugeridas: Bronze – R$ 5.000,00, Prata – R$ 10.000,00 e Ouro – R$ 15.000,00. Empresas interessadas podem ob-ter mais informações ou solicitar uma visita dos repre-sentantes da Prime Filmes através do fone (47) 3355-9341 ou [email protected]

cONTAbILIDADE MARTINENghI INAuguRA NOVA SEDE

Contabilidade Martinenghi comemora 13 anos de sucesso inaugurando sede em novo endereço, com

coquetel aos seus clientes que confiaram em seu tra-balho durante este período. Segundo seu proprietário José Martinenghi, tudo começou em uma pequena sala alugada no Bairro Dom Joaquim. “Agora inauguramos sede própria com uma ampla gama de clientes de to-dos os setores, em área de 230m2, fornecendo mais conforto para melhor atender, amplo estacionamento, facilidades de acesso, estando mais próxima do centro da cidade e podendo assim, atender clientes de toda a região de Brusque e Botuverá”, relatou.

Hoje, a Contabilidade Martinenghi é uma empresa consolidada e isso se deve ao trabalho realizado com competência, profissionalismo, seriedade, confiança e honestidade. O novo endereço está localizado na Rua Maximiliano Furbringer, 776 - Bairro Souza Cruz.

Página 11

A Delegacia Municipal de Brusque com o apoio do CRECI/SC e da ACIBr – Núcleo de Corretores e I-

mobiliárias de Brusque promoveu no dia 08 de maio, no Centro Empresarial, palestra sobre Incorporação e Fis-calização, ministrada pelo vice-presidente do CRECI/SC, Silvério Simoni. O encontro contou também com a pre-sença do Procurador Geral do CRECI/SC Dr. Daniel Co-bra e do Coordenador do Departamento d Fiscalização, Edson Thrun.

NúcLEO cORRETORES DA AcIbR pROMOVEu pALESTRA SObREINcORpORAÇãO E FIScALIzAÇãO IMObILIáRIA

A tradicional Festa Bergamasca, que em 2013 será realiza-da nos dias 7, 8 e 9 de junho, apresenta uma novidade: a

Mostra Industrial, desenvolvida pelo Núcleo de Empresários de Botuverá. A ideia surgiu em uma das reuniões do Núcleo, com o objetivo de apresentar aos moradores e visitantes, o que se produz na cidade. “O projeto é importante, pois torna mais conhecido o trabalho das empresas associadas e faz com que a co-munidade local e cidades vizinhas conheçam o poten-cial econômico de Botuverá”, explica o coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá, Ronimar Fachini; Todos os expositores integram o Núcleo da ACIBr e serão representantes de diversos segmentos.Hoje, as prioridades do Núcleo são desenvolver as empre-sas associadas, tornar conhecidos os produtos da cidade, treinar colaboradores e empresários para produzir mais com qualidade, unir forças com os poderes públicos mu-nicipal, estadual e federal para trazer desenvolvimento, fazer parcerias com escolas e grupos de ensino para au-mentar o conhecimento e fortalecer o associativismo.

NúcLEO DE EMpRESáRIOS DE bOTuVERá ORgANIzA MOSTRA DuRANTE FESTA bERgAMAScA

Durante encontro promovido no dia 16 de abril, na sala de reuniões da ACIBr, foi constituído o Núcleo

de Construtoras da ACIBr, tendo sido eleito como co-ordenador Ari Cesar Zanon (Phacz Empreendimentos) e vice Valdir Iatzac (IB Estaqueamento). Também par-ticipam do Núcleo representantes das empresas: Ares Empreendimentos, CRF Construtora, Depinho e Souza Empreendimentos, Dimensional Engenharia, Gartner In-corporadora, Imobiliária Moresco, Schama Construções, Vilas Dreans, WDF Construtora, Juma Empreendimentos, Moratta, Mineral Empreendimentos, Empreendimentos Isaias Hort, Sinduscon, TH Empreendimentos e Coin En-genharia. O grupo vai se reunir sempre na terceira terça-feira do mês, na sede da Associação.

cONSTITuíDO NúcLEO DE cONSTRuTORAS DA AcIbR

Página 12

A convite da direção da ACIBr, o presidente da Câ-mara Municipal de Brusque, Guilherme Marchews-

ky participou de uma reunião da diretoria executiva da entidade. Na oportunidade o presidente do legislativo brusquense enfatizou que a ACIBr tem papel fundamen-tal na sociedade e poderá auxiliar na discussão de proje-tos importantes para o município. Fez um breve balanço das atividades legislativas no primeiro trimestre, desta-cando os números de reuniões, audiências públicas, preposições e indicações dos vereadores, requerimentos, moções, pedidos de informações e projetos. Ressaltou a necessidade de se pensar na Sustentabilidade, tanto nas áreas da educação e saúde, como trânsito e habitação, já que é grande o número de imigrantes que chegam a Brusque e as pessoas precisam contar com infraestrutura e serviços de qualidade. “É aí que vejo que a ACIBr pode nos auxiliar. O empresariado é o nosso grande parceiro para que a cidade cresça e tenha um direcionamento correto nos próximos anos”, completou o visitante.

AcIbR REcEbEu pRESIDENTE DA câMARA DE VEREADORES

ERpA SEguROS – cREScER E EVOLuIR SEMpRE

Uma história de sucesso é construída com de-terminação, inovando sempre para superar

desafios. A Erpa Corretora de Seguros, com vasta ex-periência no mercado desde 1981, acredita no po-tencial do município de Brusque e por isso, transfe-riu-se para um novo espaço (moderno e amplo) com o objetivo de acompanhar o constante crescimento da região. Com plena confiança no potencial do em-presariado e de seus inúmeros clientes e a certeza de conquistar resultados cada vez mais positivos, a empresa atua com todos os tipos de seguros. O novo escritório da Erpa Seguros está localizado na Rua Matilde Schaefer, 200.

pRESIDENTE EDEMAR FISchER REcEbEu cOMENDA DE AMIgO DA pOLícIA MILITAR

O presidente da ACIBr, Edemar Fischer, os con-selheiros Márcio Belli, Osmar Zen e Artur

Marchi e o executivo Candido Godoy recepciona-ram o Comandante Regional da PM/SC, Cel PM Ál-varo Luiz Alves, o Comandante e o Sub-Comandante do 18º Batalhão PM Brusque, Ten Cel PM Heriberto Rocha Peres e Major PM Rubens Neumann, que es-tiveram na sede da Associação entregando convite para entrega título de “Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina”, cuja solenidade aconteceu no dia 03 de maio, em Florianópolis durante os festejos dos 178 anos da PM/SC. O evento contou com a presença dos presidentes da ACIBr, Edemar Fischer e da CDL, Altamir Antonio Schaadt.

Página 13

pOLíTIcAS púbLIcAS quE MEREcEM NOSSA ATENÇãO: OS SuRDOS E OS AFRO-bRASILEIROS

Tem sido um desafio a inclusão apresentada à sociedade, que

aparece como figurante nesse pro-cesso. Os indivíduos que se mostram aquém aos padrões sociais pré esta-belecidos, ainda enfrentam barreiras para ter seus direitos assegurados, conforme prevêem as leis. Nesse artigo será discutido o papel da sociedade no processo de inclusão e a diversidade étnica, apresentando os caminhos le-gais para assegurar o direito de acesso e permanência aos serviços públicos e da educação no Brasil.Duas políticas públicas que merecem nossa atenção serão os objetos deste artigo: os surdos e os afro-brasileiros. O qual a história destes públicos e, quais os avanços legais e sociais estão sendo dados para a superação dos precon-ceitos e discriminações que os atingem de forma muito comum do seu dia a dia.Entender a importância da Lei 10.639/03 na escola é reconhecer e valorizar práti-cas de educação existentes na história e na cultura do negro. Para os surdos a lei 10.436/02 obriga as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde em garantir atendimento e tratamento adequado aos deficientes auditivos.

dessas culturas, que tem uma trajetória marcada pela opressão desde o período imperial no Brasil. Atualmente por nos depararmos com um sistema social de acomodação e arrecadação, é “caro e burocrático” investir na formação profissional para o desenvolvimento de culturas, é fácil aceitarmos, acomo-dadamente a educação bancária que vem se difundindo com a integração e a exclusão. Vivemos em um país misci-genado, onde é necessária uma lei para garantir o estudo e reconhecimento de culturas, com a surda e a afro-brasileira. É neste cenário que surdos e afro-brasi-leiros afirmam suas identidades e convi-dam a sociedade civil, as instituições de ensino (públicas e privadas) e os órgãos representativos que compõe o pacto federativo (municipal, estadual e fede-ral) a se posicionar pelos direitos que a muito foram negados para estes sujeitos sociais. Neste artigo o que podemos concluir é reafirmar o convite que estes sujeitos sociais, continuamente, fazem à sociedade: vamos somar os esforços e compromissos para que possamos recriar laços de solidariedade, mudanças que possam fortalecer as conquistas e reivin-dicações destes sujeitos sociais.

Ambas as leis abordadas nesse estu-do prevêem a disseminação de cul-turas pouco difundidas nas escolas, isso para garantir que, surdos e afro-brasileiros passem a desenvolver a aprendizagem de forma significativa e conexa a sua identidade cultural. O papel das políticas públicas é asse-gurar que haja valorização e respeito

ARTIGO DO NÚCLEO DASINSTITUIÇÕES

EDUCACIONAIS

Página 14

SOLuÇõES FINANcEIRAS pARA quEM quER cREScER

O relacionamento que o cliente man-tém com o banco tem sido decisivo

nas aprovações de linhas de crédito. Mas, a parceria da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB), faz com que os associados à entidade já se-jam vistos com “bons olhos” pelas duas instituições financeiras. Além disso, a permanente divulgação das linhas de crédito permite que o empresário es-teja sempre bem informado e escolha o produto que se adeqüe à necessidade do seu negócio.

Desde os micro e pequenos, até as grandes empresas, existem soluções fi-nanceiras para todas as áreas, através de recursos próprios ou do Governo Fede-

Convênio com a Caixa e Banco do Brasil oferece linhas de créditos atrativas aos associados da ACIBr

CARTÃO BNDES: Financia máquinas, veículos, equipamentos, insumos e serviços dos mais de 37 mil fornecedores cadas-trados. A taxa (abril/2013) é de 0,86%aa, prazo de até 48 meses e um valor financiável de até 100%.

FINAME: São utilizados recursos do BNDES para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos nacionais novos. Taxa de 3% aa fixo e prazo de 60 meses com carência de até 12 meses.

PROGER: Linha de crédito instituída pelo Ministério do Trabalho, que utiliza recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Financia equipamentos novos e usados, nacionais e importados, além de veículos de frota ou utilitários de carga. Taxa de 5%aa + TJLP, prazo de até 48 meses, com seis de carência.

PROGRAMA EMERGENCIAL DE RECUPERAÇÃO (PER): Linha de crédito instituída pelo Governo Federal. Disponibiliza fi-nanciamentos para capital de giro nos municípios atingidos pelas enchentes de 2011, entre eles, Brusque. A taxa de juros está fixada em 5,5%aa, com prazos de até 120 meses, com carência máxima de 24.

BB CRÉDITO EMPRESA: Disponível com recursos próprios do Banco do Brasil. Financia máquinas e equipamentos nacio-nais novos. Taxa de juros de 3%aa, pagamento em até 60 meses, com três de carência. A proposta deve ser apresentada até 30 de junho de 2013.

BB MICRO CRÉDITO EMPREENDEDOR: Disponível com recursos próprios do Banco do Brasil. Prazo de até 12 meses para capital de giro ou de 18 meses para operações de investimento. Taxa de juros de 0,64%aa.

CAPITAL DE GIRO/ CDC: Disponível com recursos próprios da Caixa Econômica Federal. Limite de R$ 1 milhão, taxa de 0,94%am + TR e prazo de até 40 meses, com possibilidade de garantia através da alienação de imóveis ou caução de apli-cação financeira.

OPERAÇÕES ESTRUTURADAS: Disponível com recursos próprios da Caixa Econômica Federal. Financiamento de equipa-mentos importados, ampliação do parque fabril ou capital de giro. Nesta modalidade, os prazos e garantias são adequados à necessidade de cada empresa.

IMÓVEL COMERCIAL/ INDUSTRIAL: Disponível com recursos próprios da Caixa Econômica Federal. Financiamento da aquisição de imóvel comercial, terreno e/ou construção em terreno próprio. Taxas a partir de 11,50%aa + TR, prazo de até 180 meses, com carência na fase de construção de até 18 meses (opcional).

LCI CAIXA – LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO: Rendimento isento de imposto de renda para Pessoa Física, garantia do emissor e do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), lastro de créditos imobiliários e opção com ou sem resgate antecipado. O investimento mínimo de aplicação e aplicação complementar é de R$ 30 mil, o valor mínimo de resgate é de R$ 1 mil e o prazo mínimo de aplicação foi fixado em 60 dias.

CONHEÇA ALGUNS PRODUTOS DISPONÍVEIS

ral. A dica é pesquisar, conversar com o gerente e escolher o programa que con-

sidera mais atrativo, levando em consi-deração o próprio contexto.

Página 15

Página 16

SEjAM MuITO bEM-VINDOSNovos associados da ACIBr são recebidos com café da manhã

Duas vezes por ano a Associação Em-presarial de Brusque (ACIBr) rea-

liza um café da manhã para estreitar os laços com os novos associados. O último aconteceu no dia 4 de abril, na sede da entidade.

Para o presidente da ACIBr, o empresário Edemar Fischer, esse é o momento de apresentar os projetos desenvolvidos e a estrutura disponível, para que o novo membro da entidade possa explorar, visando seu aprimoramento pessoal e o crescimento da empresa. “Para nós é sempre motivo de orgulho essa reunião com os novos associados. Sabemos que ainda existem muitas coisas para se fazer e esperamos também deles essa indica-ção e resposta, sobre os caminhos que devemos seguir”, afirma Fischer.

Na oportunidade, estava presente o as-sessor jurídico da ACIBr, Osmar Peron Júnior. O profissional falou sobre a par-ceria com a entidade, que oferece uma primeira consultoria gratuita para aná-lise dos mais variados impasses jurídicos e o respectivo encaminhamento do caso. A iniciativa é destinada, sobretudo, aos micro e pequenos empresários, que nem sempre contam com essa assistência em seus negócios.

“O que aprendemos aqui na Associação é a importância de unir forças para con-quistar aquilo que jamais conseguiría-mos sozinhos. É assim que nós atingimos

grandes objetivos”, destaca Peron.De acordo com a diretora de Núcleos, a

empresária Rita Cassia Conti, o café com os novos associados superou as expectativas. “O evento foi participativo. Aqui unimos

empreendedores que buscam respostas e, ao mesmo tempo, mostram os serviços que oferecem. Quanto maior o número de participantes, mais representativa será nossa entidade”, avalia Rita.

cOMAD pROMOVE SEMANA MuNIcIpAL DE DIScuSSãO SObRE O uSO DE DROgAS

A programação da “Semana municipal de discussão sobre uso de dro-gas” consistirá em palestras em instituições de ensino de Brusque,

blits educativas, eventos com apresentações artísticas e esportivas no SESC. Estas atividades ocorrerão entre os dias 19 e 30 de junho de 2013.

Nesta semana também ocorrerá como parte integrante das atividades da semana o curso PROERD para Pais/ ou responsáveis ministrado pela Polícia Militar de Brusque.

O curso é aplicado à comunidade adulta, com a intenção de fornecer fer-ramentas para que os pais saibam como proceder junto a seus filhos, quando surgir alguma dúvida ou dificuldade relacionada às drogas ou à violência.

Informações sobre as atividades da “Semana municipal de discussão sobre uso de drogas” e inscrições (gratuitas) para o curso PROERD para Pais/ ou responsáveis junto ao SESC/Brusque, telefone: 3351-2599.

Página 17

São mais de 100 anos de presença e contribuição ininterrupta na edu-

cação de Brusque, através do ensino infantil, fundamental, médio, superior e MBAs. Os padres da congregação Sa-grado Coração de Jesus (SCJ) perpetuam as ideologias de seu fundador, o francês Pe. Leão João Dehon (1843-1925), que além do aspecto espiritual, esteve am-plamente envolvido com o operariado e a produção intelectual.

ENTRE OS MELhORES MbA’S DO MuNDOFaculdade São Luiz / ESIC propaga a pedagogia da cordialidade

O diretor da Faculdade São Luiz, Pe. Claudio M. Piontkewicz, reafirma o compromisso de oferecer educação de qualidade, inspirada pelos princípios cristãos

UM POUCO DE HISTÓRIA

Em 2013, o Colégio São Luiz comemora 110 anos de fundação. Em seu itinerário histórico, vale destacar a determinação dos imigrantes, que se empenharam para garantir a sua sobrevivência em terras tão distantes à sua pátria. De igual forma, é muito perceptível a consciência da importância da escola para seus filhos. O São Luiz, com o mesmo espírito, dos desbravadores, atua consciente da importância da educação para as futuras gerações.

Já em 1933, os padres dehonianos iniciaram o curso de Filosofia, o primeiro de Santa Catarina. Hoje lecionada na Faculdade São Luiz, a formação atingiu um dos melhores índices na avaliação do Ministério da Educação (MEC): nota quatro. Isso garantiu o sexto lugar no ranking das melhores instituições de Ensino Superior do Estado.

Desde 2009, a Faculdade São Luiz conta com a escola de negócios internacional ESIC para a oferta de MBAs e Masters. A ESIC tem sede na Espanha, está presente em 20 países e possui 50 anos de atuação. Sua linha de atuação é direcionada para as áreas de gestão, marketing e finanças.

Os alunos têm a oportunidade de participar do Módulo Internacional, para agregar valor de conhecimento e experiência, diante do contexto da globalização.

Os programas são estruturados em módulos, com disciplinas de curta duração e desenvolvidos por profissionais com grande experiência de mercado, em empresas de renome e possuem formação acadêmica em nível de Brasil e Internacional.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O mais recente ranking publicado pela revista América Economia, em maio de 2013, posiciona os MBAs da ESIC entre os 20 melhores do mundo. “É importante frisar que dentre os diversos critérios e indicadores adotados, a ESIC foi a única a ter 100% de índice na Relação Custo-Benefício, ou seja, é a instituição que é mais justa no valor cobrado pelo ensino em nível de excelência que proporciona”, acrescenta Pe. Cláudio. Este ranking é encabeçado por Escolas de Negócio já conhecidas como Harvard, Stanford e London Business School, e a ESIC cresceu seis posições em relação ao ano passado, ocupando agora a 16ª posição entre cen-tenas de Business Schools pelo mundo.

“O método proposto por Pe. Dehon é o da pedagogia da cordialidade. Ele en-tende que todas as dimensões da pes-soa e da sociedade devem ser devida e equilibradamente compreendidas e contempladas. “Educação dehoniana” implica necessariamente em “sair da escola” e ir ao encontro de todas as pessoas, usando de todos os meios dis-poníveis para que todos possam ter a oportunidade de acesso ao conheci-

mento”, explica o diretor geral da Fa-culdade São Luiz, Pe. Claudio M. Pion-tkewicz.

Segundo ele, mais do que professores, os educadores inspirados no carisma dehoniano assumem a missão de trans-formar as pessoas e a sociedade, em busca de um mundo mais justo, digno e livre de ameaças ao que o ser huma-no tem como anseio: verdade, justiça, amor e liberdade.

AVENIDADAS COMUNIDADES 233CENTRO | BRUSQUE | SC

WWW.FACULDADESAOLUIZ.EDU.BR

47 3396-7919 | [email protected]

WWW.ESIC.BR

MBAs

padr

ão in

terna

ciona

l

600

hora

s

confo

rme r

ecom

enda

ção

Execu

tive M

BA Cou

ncil

CURSO

S DE E

XTENSÃ

O:

PIDD -

PROGRAMA IN

TERNACIONAL D

E DES

ENVO

LVIM

ENTO

DIRETIVO

135H

MARKETING E

ESTR

ATÉG

IA EMPR

ESARIAL N

A ERA DIGITA

L 25H

CONSUMIDOR E MER

CADO NA ERA DO GEO

MARKETING 15

H

brusque.pdf 1 09/04/13 17:55

Página 18

EMpRESAS ANIVERSARIANTES - MêS DE MAIO

“Você sabe quem assina uma de-claração reconhecendo que seu

colaborador trabalha em condições desfavoráveis de saúde e se compro-mete em indenizá-lo caso aconteça uma doença ou acidente em decorrên-cia desta atividade? Toda a empresa que paga insalubridade”. A reflexão é do consultor da Ambientec, Marcos Barreto.

Com o propósito de reduzir riscos e despesas, a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) assinou um convênio com a Ambientec e, agora, disponibi-liza aos seus associados um projeto que garante zerar o número de acidentes e doenças do trabalho, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais das operações, o tempo para obtenção da Licença Ambiental e os custos opera-cionais com insalubridade e INSS.

“O objetivo de uma empresa, qualquer que seja a sua atividade, é a geração de bens ou serviços que atendam às ne-cessidades de consumo da sociedade, proporcionem lucro para seus investi-dores, integrem o cidadão à sua coletivi-dade, e preservem o meio ambiente. E na obtenção desses objetivos a empresa deve agir dentro dos princípios de sus-tentabilidade ética, ambiental, social e econômica. Esta forma de ser e agir está estabelecida na Constituição Brasileira, explícita em diversas obrigações legais

cONVêNIO ESTIMuLA SuSTENTAbILIDADE E SALubRIDADEAmbientec desenvolve projeto com a meta de zerar acidentes e doenças do trabalho

e, cada vez mais, cobrada pela própria sociedade e seus poderes constituídos”, explica Barreto.

Segundo o profissional, o primeiro passo para a sustentabilidade é a ca-pacitação das pessoas para entender e gerenciar o cumprimento efetivo das obrigatoriedades legais de natureza ambiental, civil, trabalhista e previden-ciária, de modo a transformar as amea-ças existentes nas leis em oportunidade de crescimento e melhoria.

“Nossa proposta é implantar nas em-presas associadas à ACIBr um pacote de serviços que atendam aos conceitos de sustentabilidade, através da capacitação

das pessoas e do atendimento integrado às obrigações legais. Com isso objetiva-mos melhorar o resultado da empresa, manter seus donos ou sócios informa-dos do que, dentro da questão da susten-tabilidade, é relevante para o negócio, auxiliar na tomada de decisão necessária e suficiente ao processo de certificação ambiental e ao cumprimento das obriga-ções legais, bem como executar serviços essenciais e que não sejam viáveis de se fazer internamente”, observa.

Outra vantagem é que o projeto es-timula a inovação no modo de gerir as obrigações legais, a partir de mais co-nhecimento conceitual.

É dever da empresa manter suas ope-rações e instalações físicas seguras e saudáveis para seus clientes e trabalha-dores. E estes, devidamente capacita-dos a agir em situações de emergên-cia.

Mas, como para “todo dano cabe uma reparação”, acidentes de trabalhadores ou clientes, decorridos da falta de se-gurança, são passiveis de indenização. Além disso, os responsáveis podem ser acionados criminalmente por imperí-cia, imprudência ou negligência.

Da mesma forma, está previsto na legislação trabalhista que toda empre-sa, independente do porte ou do setor econômico, deve resguardar a saúde, o conforto e a integridade física e men-

tal de seu trabalhador. É por essa razão que a Lei sobre Segurança e Saúde no Trabalho é constituída por Normas Re-gulamentadoras (NRs). Entre elas estão a NR09, que determina como devem ser as condições de trabalho para salu-bridade, a NR07, que estabelece crité-rios médicos para o monitoramento da saúde do trabalhador e a NR15, que caso não seja possível manter a condição sa-lubre, orienta o pagamento de um adi-cional de salário ao trabalhador, à título de compensação.

Para mais informações sobre o tra-balho, basta entrar em contato com o consultor da Ambientec, através do telefone fone (41) 3352-5352 ou pelo email [email protected].

OBRIGAÇÃO CIVIL1.LTCAT e PPRA.2.Laudo de Segurança das instalações.3.Auditoria às Normas do MTE.4.Mapa de Risco e Rota de Fuga.5.Capacitação do Gestor e funcionários

sobre Prevenção e Combate a Incêndio e Situações de Emergência.

6.Documento base do PCMSO.7.Coordenador Médico do PCMSO.8.Exames Médicos admissionais, demis-

sionais, periódicos, de mudança de função e retorno ao trabalho.

9.Relatório anual do PCMSO10. Promoção do controle de absenteísmo

através do registro em prontuário de todo o histórico de atestados médicos de doença de cada colaborador (Conforme Decreto 3.048/99 - Art. 75 - Par. 01).

11. Orientações quanto à correta emissão e encaminhamento das CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho).

O consultor da Ambientec, Marcos Barreto, fez uma explanação sobre a proposta para os colaboradores da ACIBr

SERVIÇOS PRESTADOS

Página 19

100 Nexo Com ConfecçõesAmora Branca

Art Cabelos EstéticaAuto Posto Cedro

Axel Operações de TransporteBanco do Brasil – Guabiruba

Bremensul Viagens e TurismoBrusfix

Brusque Exp. e Imp.Cajovil

Candido Ind AlimentosCavacos RescarolliConfecções Cadore

Confeitaria e Casa Café WegnerCresol BotuveráCriskel Malhas

Dalko ContabildiadeDianfra Confecções

Dieter Glenn PetersenDrogaria Botuverá

Estamparia Cores e TonsFine Collection

Ford DimasHar Textil

Iberal Agência Viagens e Turismo Imobiliária BaronIndustrial Appel

J Kohler PropagandaJúlio ImóveisKaza Móveis

M & G Mat ConstruçãoMais Brasil TêxtilMajovi Ind Com

Malharia LCMalhas MH

Malhas PitzerMineração Rio do Ouro

NCA TêxtilNilo Transportes e Turismo

Noulaik Confecções Etiquetas

EMpRESAS ANIVERSARIANTES - MêS DE MAIO

NT Ind ComOM Corretora Seguros

Perfil Asses. EmpresarialPhorman Móveis

Printmax Soluções em ImpressãoRedotex Tinturaria

Rieg Ind Com Pré-MoldadosSecrets Perfumes e Cosméticos

Speed PressTecelagem Atlântica

Tecelagem São FranciscoTinturaria Florisa

TJ Fischer Com Plantas e FloresTrans.Amilpe

Trumpet Ind ComUnicred – Brusque

Vantex TecidosWM Sharing Planos Odontológicos

Zen S/A

EMpRESAS ANIVERSARIANTES - MêS DE AbRIL

Dorita Medicamentos e PerfumariaDrogaria Mannrich

Edinho Mat ConstruçãoElétrica Santa Fé

Empresa Terraplenagem ZuccoFarmácia BotuveráFloricultura RistowFormabella Móveis

Geometral EngenhariaGoedert, Scalvim Advogados

Gráfica MercúrioGravacor Gravação CilindrosH. Zen Automação Industrial

Helena Salão de BelezaHHC Contabilidade e Asses. Empresarial

Ind de Vinagre e Plásticos HeinigIntelidata Informática

KimakKlann Contabilidade

Kohler Contabilidade e AssessoriaLaboratório Heinz Willrich

Laboratório Verner WillrichMagrass

A Italianinha PizzariaABO – Regional de Brusque

Acir ContabilidadeAçopeças

Âncora SerralheriaBig Ben Idiomas

BilitonBreitkopf

Brusfort Equip. GastronomiaBSC Química

C& R Ind Com FundidosCalçados GevaerdCirúrgica Tomazoni

Colégio Cônsul Carlos RenauxConsulmed

Cooperativa CDMCorema

D’Doors PropagandaDalfios Fiação

Debatin Mat ConstruçãoDedhas Ind Com

Diegoli EngenhariaDK Ind Com Confec

Malhas JagarMarcenaria Baron

Mat. Construção Águas ClarasMercado Ribeirão

Metalúrgica SiemsenNelson Imp. e Exp.

Ninno Lasanhas & MassasQueijo & Companhia

Recicle Catarinense de ResíduosRiantex MalhasRikju ConfecçãoSetrat Piscinas

Smalte MetalúrgicaTapeçaria Arte Moderna

Textil Renaux ViewTip Ind Com Confecções

Via CartórioVilmar Paloschi

VínculoZé Melo Mat Construção

ZM S/AZTL do Brasil Com Exterior

Zucco Equip. Cerâmicos

cONVêNIO ESTIMuLA SuSTENTAbILIDADE E SALubRIDADE

Página 20

A4_ESIC_jornalbrusque_v1.pdf 1 28/05/13 15:22