alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

12
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares Disciplina de ciências Trabalho realizado por: Martim Murta nº Ricardo Ribeiro nº Bruno Reis nº Nelson Diogo nº 18 9ºF

Upload: diogo-ramos

Post on 10-Jul-2015

220 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Alimentos saudáveis e transtornos alimentares

Disciplina de ciências

Trabalho realizado por:

Martim Murta nº

Ricardo Ribeiro nº

Bruno Reis nº

Nelson Diogo nº 18

9ºF

Page 2: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Introdução Neste trabalho proposto pela professora de ciências vamos falar dos

alimentos saudáveis e dos transtornos alimentares.

Alimentos saudáveis

Algumas regras e cuidados

Alguns benefícios

Roda e pirâmide dos alimentos

Transtornos alimentares

O que são ?

Alguns tipos de doença provocados

por uma má alimentação e sua prevenção.

Page 3: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Alimentação saudável

A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual se deve comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem fisicamente e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Page 4: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Roda dos alimentos

A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica criada em Portugal em 1977, no âmbito da Campanha de Educação Alimentar "Saber comer é saber viver", que ajuda a escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes É composta por sete grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:

Page 5: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Roda dos alimentos

Cereais e derivados, tubérculos 4 a 11 porções - 28%

Hortícolas 3 a 5 porções - 23%

Fruta 3 a 5 porções - 20%

Laticínios 2 a 3 porções - 18%

Carnes, pescado e ovos 1,5 a 4,5 porções - 5%

Leguminosas 1 a 2 porções - 2%

Gorduras e óleos 1 a 3 porções - 3%

Embora não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos, por se encontrar em todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida, recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 a 3 litros.

Page 6: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Roda e pirâmide dos alimentos

Page 7: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Transtornos alimentares

Os transtornos alimentares são graves distúrbios no comportamento alimentar. Alguns dos transtornos são a anorexia, a bulimia, compulsão alimentar e obesidade. Há dois extremos: uma grande redução na quantidade de alimentos ingeridos ou um excesso.

A anorexia e a bulimia atingem muito mais as mulheres do que os homens, devido à preocupação extrema com o corpo. Há uma distorção da própria imagem ao ponto de se sentirem gordos, quando na verdade estão abaixo do peso.

Page 8: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

AnorexiaA busca pela magreza é incontrolável, não há uma preocupação em manter o peso ideal e a alimentação saudável. O que importa é perder peso, seja como for, e algumas pessoas simplesmente deixam de comer, pois o medo de ganhar peso é ainda maior. Alguns optam pelo vômito induzido, outros pelos laxantes e diuréticos. A anorexia muda não só o comportamento alimentar, como o comportamento diante da vida, a insatisfação, irritabilidade, tristeza, insônia, complexos, são alguns dos sintomas constantes.

Page 9: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

BulimiaNa bulimia há um descontrole mental, a pessoa come grandes quantidades de alimentos em um curto espaço de tempo, mas depois fica com um peso na consciência. Após comer, a culpa vem à tona, a pessoa manifesta reações comportamentais que tentam diminuir essa auto- acusação, e à leva a ter atitudes que diminuam essa culpa, como o vômito induzido, os laxantes e diuréticos.

Page 10: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Compulsão alimentarDiferente da bulimia, os comedores compulsivos podem até sentir culpa por não conseguirem parar de comer, mas não possuem comportamentos para eliminar essa culpa. Pessoas que têm esse transtorno, passam por crises, nas quais não consegue parar de comer, comem o dia inteiro, escondidos ou às pressas. Acabam por se sentir envergonhados pela sua falta de controlo, sofrem de grandes depressões, e não conseguem seguir uma dieta.

Page 11: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Obesidade É um distúrbio caracterizado pelo excesso de peso no indivíduo. Este, alimentando-se indiscriminadamente, adquire um peso muito acima do previsto para a sua altura, idade e sexo e desenvolve, a partir daí, outras complicações na sua saúde física e mental como: altas taxas de colesterol e glicose no sangue, problemas de circulação, cardíacos e respiratórios, baixa auto estima, depressão, etc. Na maioria dos casos o indivíduo tem consciência do problema que adquiriu, por ser muito aparente, mas sofre preconceitos e piadinhas, o que dificulta a sua ida a um médico. É uma doença perigosa e que tem atingido uma grande quantidade de pessoas, na maioria dos casos por falta de balanceamento na alimentação e de atividades físicas.

Page 12: Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj

Curas Anorexia- Hidratar novamente o organismo, começando a alimentação por ser à base

de líquidos e soros e ir aumentando gradualmente a consistência dos alimentos ingeridos. A pessoa em tratamento devera reaprender a conviver com os outros durante as refeições, assim como ir ao supermercado, festas, ir as compras, enfim voltar a lidar com o mundo da comida novamente.

Bulimia - O diagnóstico precoce deste distúrbio é o melhor tratamento.

Compulsão alimentar- O êxito do tratamento deste distúrbio alimentar também é o diagnóstico precoce. E necessário um tratamento abrangente, são necessários um clínico, um nutricionista ou um terapeuta, para dar apoio emocional constante, durante o qual o paciente começa a entender a doença de uma forma de terapia que incide em alterar o pensamento e comportamentos anormais.

Obesidade- um plano alimentar com restrição calórica, combinado com uma atividade física adequada