alimentos & bebidas

36
www.alimentosebebidas.com.br REVISTA TÉCNICA Ano IV - 2013 Edição06 Alimentos Bebidas & A REVISTA DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS REVISTA Nova aguardente Pesquisadores desenvolveram uma nova aguardente utilizando subprodutos das indústrias de suco de laranja e cervejeira Curso para engarrafadores Filtração industrial ALIMENTOS - BEBIDAS Editora Casa Grande Ltda Revista do setor fabricante de alimentos e bebidas. MATÉRIA DE CAPA DESTAQUES

Upload: casa-grande

Post on 08-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Revista Alimentos & Bebidas

TRANSCRIPT

Page 1: Alimentos & Bebidas

www.alimentosebebidas.com.br

REVISTA TÉCNICA

Ano IV - 2013Edição06Alimentos

Bebidas&A REVISTA DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS

REVI

STA

Nova aguardentePesquisadores desenvolveram uma nova aguardente utilizando subprodutos dasindústrias de suco de laranja e cervejeira

Curso para engarrafadoresFiltração industrial

ALI

MEN

TOS

- BE

BID

AS

Edito

ra C

asa

Gra

nde

Ltd

a

Revi

sta

do

se

tor f

ab

rica

nte

de

alim

ent

os

e b

eb

ida

s.

MATÉRIA DE CAPA

DESTAQUES

Page 2: Alimentos & Bebidas
Page 3: Alimentos & Bebidas
Page 4: Alimentos & Bebidas

04

Diretor Presidente: Eric Mitsuo ToguchiDiretora Com. e Mkt: Elizabeth Cabral

Comercial:[email protected] / 2669-8564

Imprensa:[email protected]

Depto de arte:[email protected]

Contato geral:Tel: (11) 2669-8563 / 96584-6043contato@editoracasagrande.com.brwww.embalagemetecnologia.com.br

ParceirosOrganizadores:BTS - Brazil Trade ShowsReed Alcantara MachadoNurnberg MesseGreenFieldClarion EventsNew Trade

Associações e Entidades:AFREBRAS.

ParceirosFeiras e Eventos:Fispal TecnologiaFispal FoodserviceVinotechFi Food IngredientsVitafoods

Publicação: TrimestralDistribuição: Indústrias e Fabricantes de:Alimentos e Bebidas

Alimentos & Bebidas é uma revista técnica de circulação nacional, direcionada às Indústria e Fabricantes de Alimentos e Bebidas traz informa-ções e tecnologias importantes para o desenvol-vimentos e manutenção das empresas do setor.

Para anunciar ligue: (11) 2669-8563 / 96584-6043Email: [email protected]

Editora Casa Grande Ltda MeSão Bernardo do CampoTel: (11) 2669-8563 / 2669-8564 / 96584-6043

*As matérias, artigos assinadas por colaboradores, são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião da revista. As opiniões expressas no veículos da Editora Casa Grande são de responsabilidade exclusiva de seus autores

IndiceMATÉRIAS - ARTIGOS - NOTAS

A RCCI treina engarrafadores para superar os padrões técnicos e de qualidade locais, nacionais e internacionais.

Curso para engarrafadores 06

Pesquisadores desenvolveram uma nova aguar-dente utilizando subprodutos das indústrias de suco de laranja e cervejeira.

Nova aguardente 10

A importância da filtração na Indústria dealimentos e bebidas.

Filtros 14

Promete limpeza eficiente e sustentável para a indústria de alimentos e bebidas.

Vidro Líquido 11

Indústrias de alimentos e bebidas precisam se atentar para as normas da Anvisa antes de fazer reformas.

Cuidado redobrado 12

Entrevista com o especialista Kerstin Bernhart, Chefe de Marketing Internacional e Gerencia-mento de Produtos da Mettler-Toledo

Sob controle 16

FEIRAS E EVENTOS

Cobertura da feira.

Vitafoods 32

Antecipação da feira.

Fi Food Ingredients 34

Nestlé Waters adquire mais uma fonte de água mineral no Rio de Janeiro.

Mais uma fonte 20

Aaumenta prazo de validade de alimentos.

Tecnologia brasileira 08

A Gelita desenvolveu o Verisol®, produto inovador voltado aos cuidados com a pele e que possui inúmeras aplicações.

Gelita apresenta soluções 30

Certificado pela AOAC para detecção daSalmonella.

DuPont™ BAX® System 18

Coca-Cola vai investir R$ 1 bilhão em nova fábrica no Brasil

Coca Cola 22

Alimentos & Bebidas

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Page 5: Alimentos & Bebidas
Page 6: Alimentos & Bebidas

RCCI realiza seminários para seus engarrafadores em todo o mundo

Royal Crown Cola International (RCCI), divisão da Cott Bevera-ges Inc., inaugurou recentemente uma oficina de treinamento regio-nal para um de seus parceiros localizado na Guatemala.

O treinamento fez uso dos 107 anos de experiência da RCCI em bebidas carbona-tadas, proporcionando orientação na quali-dade e consistência do produto, com foco particular em mercados emergentes como a África, América Latina e sudeste da Ásia.

Um programa regular de seminários e trei-namentos é oferecido a rede global de en-garrafadores exclusivos da RCCI como par-te de seu programa de suporte aos serviços técnicos.

A oficina combina com uma série de pa-lestras técnicas sobre bebidas ministradas por Prem Virmani, vice-presidente sênior de Ciência e Investigação na Cott Beverages, incluindo treinamentos sensoriais e ava-liações organolépticas, para ajudar os en-garrafadores a produzir bebidas da melhor qualidade para os clientes.

Os engarrafadores da Guatemala haviam sido obrigados a terceirizar esse componen-te de formação, mas agora podem trabalhar diretamente com a RCCI para auditar seus processos e preparar-se para a certificação nos melhores padrões e práticas da indús-tria mundial de bebidas.

As séries de palestras associadas con-centraram-se em problemas reais que os engarrafadores enfrentavam como sane-amento, armazenagem e logística, com o objetivo de melhorarias em suas operações de negócios em todos os níveis.

“Esse é o melhor suporte que já rece-bemos de qualquer empresa”, afirmou Roxana Munoz, Gerente de pesquisa e desenvolvimento da Fabrica de Bebidas Gaseosas Salvavidas, engarrafadora ex-clusiva da RCCI na região da Cidade da Guatemala. “Foi um treinamento valioso e abrangente composto a partir de nos-sas necessidades específicas”, acres-centou a gerente.

A

A RCCI treina engarrafadores para superar os padrões técnicos e de qualidade locais, nacionais e internacionais, assim como para aumentar a eficiência de produção

A RCCI realiza regularmente uma série de seminários para seus engarrafadores em todo o mundo, com pequenas oficinas ocor-rendo por várias vezes ao ano em todas as regiões onde a RCCI opera.

A RCCI identifica assuntos sobre bebidas que são de relevância particular para as necessidades de uma região ou engarrafa-dora, como uma certificação de qualidade, sistemas de qualidade, excelência de ope-rações, ou como produzir um ótimo produto, e então trabalha com seus engarrafadores para confirmar os assuntos sobre as bebi-das e agendar seminários.

Além disso, a cada ano é coordenado um seminário em grande escala em diferentes partes do mundo para que vários engarrafa-dores participem.

Os seminários começam com apresenta-ções de especialistas da indústria de be-bidas convidados pela RCCI para compar-tilhar informações sobre as mais recentes

tecnologias, metodologias, práticas reco-mendadas do setor, tais como melhorias de saneamento, técnicas de redução de custo ou melhorias contínuas.

O restante do seminário concentra-se nas palestras técnicas sobre bebidas da RCCI e uma discussão aberta com todos os engar-rafadores participantes.

06

Foto

: Divu

lgaçã

o

Page 7: Alimentos & Bebidas

“Na RCCI, estamos comprometidos em fornecer nossos engar-rafadores e qualquer suporte que precisarem para maximizar

suas operações de negócios e criar as melhores bebidas possí-veis”, diz Moshy Cohen, vice-presidente de marketing da Royal

Crown Cola International. “Descobrimos que os seminários anuais em grupo juntamente com as oficinas regionais, trimes-

trais, fornecem a melhor combinação de discussões em alto nível e treinamento prático no local”.

Sobre a Royal Crown Cola International (RCCI)

A RCCI tem uma equipe de mais de uma dúzia de engenheiros técnicos e gerentes de suporte de campo encarregados de for-necer aos engarrafadores as práticas reco-mendadas para melhorar a eficiência opera-cional e a relação custo-benefício.

A equipe da RCCI treina engarrafadores regularmente em mercados emergentes, abordando assuntos como: tratamentos de água e açúcar, saneamento, sistemas de qualidade, certificações de qualidade – incluindo GMP, FDA, ISO, GFSI e HAC-CP – bem como os fundamentos de como executar um negócio com sucesso, desde a contabilidade até manuais de funcionários e sinalização de fábricas.

“Por meio da parceria com a RC Cola International, nossos engarrafadores e distribuidores têm acesso a uma equipe global de especialistas em bebidas, en-genheiros e gerentes de suporte de qua-lidade de campo” continua Cohen.

“A orientação da equipe em cumprir, e superar, os padrões de qualidade locais, nacionais e internacionais, bem como o aumento da eficácia de produção, de-monstra ainda mais o nosso compromis-so em apoiar os negócios de nossos en-garrafadores da RC Cola desde a fábrica até a prateleira do varejista”.

O portfólio da Royal Crown Cola Internatio-nal (RCCI) dispõe de uma grande varieda-de de bebidas. Sua marca principal, a RC® Cola, uma das bebidas de cola originais dos Estados Unidos e marca líder há 107 anos, é acompanhada pelos sabores frescos e frutados da RCQ®, o sabor lima-limão fres-co da Upper 10®, os sucos naturalmente deliciosos da Chadwick Bay™, a mistura energética refrescante da Cott Rain® e as misturas de matar a sede da Ben Shaws®. Apreciados por consumidores de todo o mundo, os produtos da RCCI estão disponí-veis em mais de 60 países por meio de uma rede global de engarrafadores e distribuido-res. A Royal Crown Cola International é uma divisão da Cott Beverages Inc., uma subsi-diária da Cott Corporation (NYSE: COT, TSX: BCB). O status do registro de marca comercial varia dependendo da localização geográfica.

Contato: Media YounceGerente de programas de marketingRoyal Crown Cola [email protected]

Page 8: Alimentos & Bebidas

08

Tecnologia brasileira Nanox obteve o registro da Food and Drug Administration (FDA), agência regulamentadora de ali-mentos e fármacos dos Estados Unidos, para comercializar ma-teriais bactericidas para aplica-ção em embalagens plásticas de

alimentos. A empresa foi criada a partir de um grupo de pesquisa do Centro Multidis-ciplinar para o Desenvolvimento de Mate-riais Cerâmicos (CMDC) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

A empresa também foi contemplada, pela segunda vez, pelo programa Global En-trepreneurship Lab (G-LAB), da Escola de Administração do Massachusetts Institute of Technology (MIT Sloan). Desde setembro recebe consultoria de estudantes da insti-tuição no desenvolvimento de um plano de negócios para preparar sua entrada no con-corrido mercado norte-americano.

Em janeiro, uma equipe de estudantes do programa visitou a sede da empresa, em São Carlos, no interior de São Paulo, para

Aaumenta prazo de validade de alimentos

concluir o trabalho.Com o plano de negócios em mãos, aNanox pretende abrir uma subsidiária nos Estados Unidos e atrair investidores para auxiliá-la a montar a operação.

“Nós já conversamos com representan-tes de alguns fundos de investimento no Vale do Silício para ajudar a desenvolver toda a parte estrutural da subsidiária que pretendemos abrir nos Estados Unidos”, disse Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox, à Agência FAPESP.

De acordo com o pesquisador, o material bactericida que pretendem comercializar nos Estados Unidos é a mais recente apli-cação de uma linha de antimicrobianos inor-gânicos – batizada de “NanoxClean” , que começaram a desenvolver em 2005.Por meio de um projeto apoiado pelo Pro-

grama Pesquisa Inovativa em Pequena Empresa (PIPE), a empresa, que na época tinha o nome Science Solution, começou a produzir inicialmente partículas nanoestru-turadas (em escala na bilionésima parte do metro) à base de prata, com propriedades bactericidas, antimicrobianas e autoesterili-zantes.

O material foi aplicado na superfície de me-tais – em instrumentos médicos e odonto-lógicos, como pinças, bisturis e brocas –, em secadores de cabelo, purificadores de água, tintas, resinas e cerâmicas.A partir de 2007, passaram a estender a aplicação do produto para plásticos usados para embalar e conservar alimentos, com certificação obtida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2012 para essa finalidade.

“A tecnologia que desenvolvemos para colocar prata em uma matriz cerâmica e, depois, adicionar esse material a um polímero, também resultou no depósito de algumas patentes no Brasil e nos Es-tados Unidos”, contou Simões.

Aumento da vida útilSegundo Simões, as embalagens plásticas com os antimicrobianos inorgânicos desenvolvidos por eles aumentam o prazo de validade de alimentos acondicionados com o material. Dessa forma, o produto pode ser consumido por muito mais tempo.

“Um produto que durava seis meses, por exemplo, se armazenado em uma embalagem com o material bactericida, passa a durar de oito meses a um ano”, comparou.O material, segundo Simões, pode ser aplicado em qualquer tipo de plástico de alimento – de sacos de supermercados a plásticos mais rígidos, como potes de margarina –, com um aumento de custo muito baixo em relação ao polímero convencional.Para iniciar a comercialização do produto nos Estados Unidos, a Nanox realiza atualmente testes com cinco potenciais clientes – entre eles uma grande rede de supermercados e um fabricante de embalagens.A empresa é a única fabricante do produto no Brasil. No mercado internacional, no entanto, enfrenta a concorrência de indústrias japonesas, que desenvolveram inicialmente a tecnologia, além de alemãs, que dominam a fabricação de produtos à base de prata.A Nanox, contudo, desenvolveu uma tecnologia própria que utiliza entre 10 a 15 vezes menos prata do que seus concorrentes, ao mesmo tempo em que mantém a transparência do plástico – atributo considerado fundamental para o produto.

Ampliação de mercadoA Nanox pretende obter a certificação do produto nos Estados Unidos para outras aplicações, como, por exemplo, em saúde. O processo de registro de um produto na área de saúde junto ao FDA, no entanto, é mais demorado e complexo do que em aplicações em alimentos, exigindo a realização de estudos clínicos para garantir a segurança dos consumidores.“Nossa previsão é de comercializar o produto para embalagens alimentícias no mercado norte-americano entre três e cinco anos e, depois disso, obtermos certificações para aplicação em cateteres e equipamentos de ultrassom, por exemplo”, disse Simões.A Nanox já exporta para o México e a Itália e começou a ingressar no mercado chinês. De modo a conseguir manter seu plano de expansão e crescimento, por meio de um projeto PAPPE/PIPE fase 3, a empresa começou a aumentar nos últimos anos sua escala de produção.A meta da empresa é aumentar dez vezes a escala de produção de partículas antimicrobianas nanoestruturadas, saltando dos atuais 10 quilos para 100 quilos por dia. “Estamos testando diversas metodologias para aumentar nossa escala de produção”, disse Simões.

Fonte: Planeta Universitário

Page 9: Alimentos & Bebidas
Page 10: Alimentos & Bebidas

Pesquisadores desenvolveram uma nova aguardente utilizando subprodutos das indústrias de suco de laranja e cervejeira

udo começou quando profissio-nais da indústria de suco de la-ranja procuraram a Universidade interessados em fazer pós-gradu-ação. Sabendo-se que o “liquor” de laranja (líquido resultante da prensagem do bagaço da laranja)

é um subproduto que não pode ser descar-tado no meio ambiente e é rico em açúca-res, surgiu a ideia de desenvolver uma bebi-da destila a partir deste subproduto.

Para a fermentação do “liquor”, foram testa-dos vários tipos de leveduras normalmente utilizadas na produção de cachaça e pos-teriormente a levedura de descarte da in-dústria cervejeira. Durante a produção da cerveja, o mesmo fermento é utilizado no máximo cinco ciclos de produção, a fim de garantir a qualidade e padronização da be-bida. Assim, fermentos totalmente viáveis (apenas 2% de células mortas) devem ser descartados, sendo, portanto necessário o seu armazenamento na indústria até que o

T

Professor responsável pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Qualidade da Cachaça: Prof. Dr. João Bosco Faria.

Aluna que atualmente trabalha com a aguardente de “liquor” de laranja:Mestranda Crislaine Alvarenga Perez.

teor de células mortas ultrapasse 80% da população total para que seja doado a pro-dutores rurais para servirem como adubo.A produção da aguardente de “liquor” de laranja proposta segue basicamente as mesmas etapas da produção da cachaça. Primeiramente o “liquor” é fermentado pelas leveduras de descarte da indústria cervejei-ra e após essa etapa, o “liquor” fermentado é destilado em alambiques de cobre.

Diferentemente da cachaça, a nova aguar-dente passa por uma segunda destilação vi-sando assim melhorar a qualidade sensorial

da bebida. A última etapa da produção é o envelhecimento, sendo a bebida armazena-da em tonéis de madeira para o desenvolvi-mento do sabor e aroma característicos das bebidas envelhecidas.Um estudo da viabilidade econômica da produção da nova aguardente já realizado

mostra que se todo o “liquor” produzido no país fosse destinado para a obtenção dessa nova aguardente, o volume produzido seria superior a um bilhão de litros por ano.

A equipe de pesquisadores já entrou com pedido de patente da nova aguardente.

10

Foto

: Divu

lgaçã

o

Foto

: Divu

lgaçã

o

Page 11: Alimentos & Bebidas

promete limpeza eficiente e sustentável para a indústria de alimentos e bebidas

vitar a contaminação de produtos na indústria de alimentos e bebi-das é um desafio, que deve ser encarado com a adoção de me-didas preventivas de limpeza e sanitização. Elas são fundamen-tais para eliminar sujeiras e os

micro-organismos que podem comprometer a qualidade dos produtos e a saúde do con-sumidor.Boas práticas com a higiene garantem a segurança da estocagem, o que reflete na comercialização bem-sucedida do produ-to, na satisfação do cliente e possibilita a permanência de uma imagem positiva da empresa.O mercado avança e apresenta novidades para atender essa demanda. O Brasil acaba de receber um produto conhecido no exte-rior como “vidro líquido”, uma tecnologia capaz de impermeabilizar superfícies de diversos materiais, como madeira, pedra, telha, vidro, entre outros.

E

“A indústria pode aplicar no piso, parede, teto, utensílios,

na fachada e em muitos outros locais que exijam atenção ex-trema com a limpeza”, explica-Paulo Loria, diretor da empre-sa que está comercializando o

produto.

O “EcoGlas” pode ser aplicado em ambien-tes externos e internos.

Com dióxido de sílica (SiO2) na fórmula, o Ecoglas, desenvolvido na Alemanha, é 500 vezes mais fino do que um fio de cabelo. Seu processo de impermeabilização acon-tece quando uma camada de 100 nanôme-tros reveste os materiais, criando uma tra-ma que impede a passagem de moléculas grandes. Além do composto químico SiO2, também existe uma substância secreta na composição do produto que dificulta a apro-ximação de bactérias.Testes mostram que é possível diminuir a atuação de bactérias em até 50% de uma só vez no lugar aplicado. Além disso, man-

tém o ambiente limpo por mais tempo. A aplicação do Ecoglas é fácil e pode ser realizada por meio de spray ou pano úmido. “A camada protegida com o produto é flexível, respirável, antiaderente e, portanto, fácil de limpar”, acrescenta.

Loria explica que é possível evitar o acúmulo de gorduras e sujeiras pesadas, que exigem o uso de produtos com ingredientes prejudiciais ao meio ambiente para sua total remoção.Além disso, o produto é seguro para os funcionários, pois não agride a pele. “É uma tecnologia sustentável”.

O produto tem sido usado no exterior para proteger muros de pichações, latarias de carros de riscos e faz sucesso em hospitais por manter o local limpo, evitando a contaminação de bactérias causadoras de doenças.

Tem duração de até cinco anos depois de aplicado e ainda não tem custo definido no Brasil. “Estamos avaliando cada caso e a quantidade de produto a ser vendido. Também estamos fechando parcerias para a comercialização e aplicação do produto em todo o país”, finaliza.

Onde encontrar EcoGlas: (21) 2714-9268 www.dpmtecnologia.com.br

Foto

: Divu

lgaçã

o

Vidro Líquido

Page 12: Alimentos & Bebidas

Cuidado redobrado

os últimos meses, a Agência de Vigilância Sanitária Nacional - Anvisa tem intensificado as inspeções para que indústrias de alimentos e bebidas tomem os cuidados necessários para manter uma boa infraestrutura e oferecer sempre um produto de quali-dade ao consumidor. Na indústria alimentícia, uma preocupação constante são os pisos, que precisam estar adequados às várias normas e possibilitar que a indústria mantenha seu ritmo de produção. N

Indústrias de alimentos e bebidasprecisam se atentar para as normasda Anvisa antes de fazer reformas

Segundo o parágrafo 4.1.3 da RDC 216 da ANVISA:4.1.3 – As instalações físicas como piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável. Devem ser mantidos ínte-gros, conservados, livres de rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos, infiltrações, bolores, descascamentos, dentre outros e não devem transmitir contaminantes aos alimentos.

Agora vejamos o que diz o parágrafo 9.2 da Portaria CVS-6/99:9.2 PisoMaterial liso, impermeável, lavável, de cores claras e em bom estado de conservação, antiderrapante, resistente ao ataque de substâncias corrosivas e que seja de fácil higienização (lavagem e desinfecção), não permitindo o acúmulo de alimentos ou sujidades. Deve ter inclina-ção suficiente em direção aos ralos, não permitindo que a água fique estagnada. Em áreas que permitam existência, os ralos devem ser sifonados, e as grelhas devem possuir dispositivos que permitam o fechamento.

12

Foto

: Divu

lgaçã

o

Page 13: Alimentos & Bebidas

Grandes empresas procuram revestimentos que apresentem estas características. Foi o caso da Ceratti.A empresa resolveu colocar em parte das suas dependências a resina metilmetacri-lato, ou como é comumente conhecida, o MMA, resina de alto desempenho ultrarre-sistente importada com exclusividade pela Miaki revestimentos.

Para o Gerente Industrial da Ceratti, José Janércio de Lima, o maior diferencial perce-bido com o novo revestimento é justamente o grau de segurança que o mesmo apre-senta. “O operador tem elogiado o piso

pela sua resistência”. O MMA é uma re-sina que cura em apenas duas horas. Essa característica facilita a aplicação, evitando que a empresa pare suas atividades para fazer a reforma. “A obra é feita e liberada para uso com rapidez, não atrapalhando no cotidiano da fábrica, é como trocar o pneu da bicicleta com ela em movimen-to” justificou Lima.

Segundo José Moreira, Diretor de Vendas da Miaki e responsável pela obra em ques-tão, a Cerrati proporcionou um reconhecido crescimento à equipe pelos desafios en-frentados. “Lá no início, na construção da

fábrica, foi aplicado um outro tipo de reves-timento. A Ceratti dispunha de um piso que não resistia às solicitações químicas, mecâ-nicas e térmicas exercidas sobre ele, além de que, este não apresentava um grau de antiderrapância que garantisse a segurança operacional de sua equipe de trabalho.

Estes são alguns dos problemas mais co-muns enfrentados pelas indústrias, quando não utilizam pisos apropriados.

A Ceratti descobriu isto a tempo e nós, so-lucionamos este problema. E o melhor, com garantia de durabilidade.”

Segundo o gerente de relacionamentos da Miaki revestimentos, Luiz Antonio Gama, o desafio que este segmento proporciona faz parte de um aprendizado contínuo.

“Coordenei o trabalho das equipes por seis anos e no decorrer desse período en-contramos vários desafios, um deles com certeza foi o de aplicar revestimentos nos pisos do segmento alimentício, que possui ambientes geralmente úmidos, com varia-

A Ceratti demonstrou-se bas-tante satisfeita com o resulta-do. “Estamos muito satisfeitos.

Quando a Ceratti contrata este tipo de obra, levamos em consideração o que chamamos de ‘tripé‘, que é a avaliação do

preço, produto e resultado.

Em todos estes requisitos, a Miaki destacou-se, desde os

produtos de alta qualidade por ela fabricados, cumprimento

de prazos em contrato, execu-ção da obra e principalmente atendimento. (...) Estamos muito satisfeitos”, avaliou

Lima.

ções térmicas, ataques químicos, entre ou-tros fatores. Isso sem falar dos períodos de paradas que, quando ocorrem, são curtos, transformando nosso trabalho em um de-safio a ser superado com uma grande es-trutura logística, de profissionais, técnicos, equipamentos modernos e material de qua-lidade, sempre levando em consideração a segurança e integridade física de todos os envolvidos”, concluiu Luiz.

Sobre a Miaki:A Miaki é uma indústria de revestimentos de alto desempenho, localizada em São Bernardo do Campo, SP com quase duas décadas de expertise no universo dos pisos erevestimentos!

Mais informações em: www.miaki.com.brTelefone.: (11) 2164-4300

Sobre a Ceratti:A Ceratti tem 80 anos de experiência na fabricação de embutidos e é uma das empresas mais renomadas do país.

Mais informações em: www.ceratti.com.brTelefone.: (19) 3836-6300

Foto

: Divu

lgaçã

o

13

Foto

: Divu

lgaçã

o

Page 14: Alimentos & Bebidas

as indústrias de alimentos e bebidas, a filtração aparece em inúmeros processamentos, tais como, na clarificação de suco de frutas, produção de queijo, lati-cínios desnatados, manteigas, óleos vegetais, vinho, cerveja,

chope, água mineral e destilada, na con-centração de proteínas encontradas em soja e em muitos outros.

A filtração destes produtos consiste basi-camente no atendimento da satisfação do consumidor, na melhoria do aspecto visual, como a redução da turbidez, para a esta-bilidade físico-química, o aumento da vida de prateleira com a estabilização microbio-lógica e na garantia da estabilidade orga-noléptica.

A busca pela Inovação tem gerado avan-ços na tecnologia de filtração, resultando em inúmeras soluções para o controle de partículas e microrganismos em diversas aplicações.Estas inovações melhoram a eficiência do processo de purificação de fluídos, permi-tindo que os clientes alcancem o cresci-mento na eficiência de seus processos pro-dutivos e também na redução dos custos de produção.

A 3M Purification é líder mundial no de-

N

senvolvimento, produção e comercializa-ção de soluções inovadoras que dispõe de especialistas em filtração para atender as necessidades do mercado de Alimentos e Bebidas.

Em cervejas, por exemplo, a grande pre-sença de células de leveduras e de partícu-las de proteínas coaguladas em suspensão, após a maturação, faz com que seja neces-sária a operação de filtração, pois a presen-ça dessas substâncias em suspensão torna a cerveja turva, impedindo que a mesma apresente uma característica límpida.

Os elementos filtrantes 3M, entretanto, po-dem ir muito além de uma simples clarifica-ção, ela também está presente na produção da cerveja, na filtração da água utilizada no processo, na esterilização de ar e gases, no polimento e no controle de particulado na cerveja e o controle microbiológico.

A busca pelo aumento da qualidade do pro-duto final é um dos grandes objetivos das indústrias produtoras de refrigerantes.

Para atender as exigências do mercado, a

3M Purification oferece uma grande varie-dade de sistemas de filtração que atuam na remoção de partículas e microrganismos da água de processo, na esterilização de ar e CO2 e na remoção de finos de carvão de xarope. Estes sistemas garantem a qualida-de do produto final, agregando segurança e confiabilidade no processo.

14

Foto

: Divu

lgaçã

o

Foto

: Divu

lgaçã

o

Foto

: Divu

lgaçã

o

Alimentos e BebidasA importância da filtração na Indústria de

Page 15: Alimentos & Bebidas
Page 16: Alimentos & Bebidas

16

m controle de qualidade superior é fundamental para os fabricantes de alimentos, que enfrentam as ameaças da recessão global, as regulamentações mais rígidas e a preocupação ampliada dos consumidores em relação à segurança dos fabricantes de ali-mentos. Novas tecnologias para inspeção de produtos permitem aos fabricantes centralizar a coleta de dados e monitorar várias instalações em tempo real. Este artigo aborda os desafios atuais face ao controle de qualidade na fabricação global de alimentos e oferece idéias de como navegar por um cenário regulatório complexo e em mudança. U

Entrevista com o especialista Kerstin Bernhart, Chefe de Marketing Internacional e Gerenciamento de Produtos da Mettler-Toledo Garvens, sobre como a conectividade dos controladores de peso impulsiona a produtividade dos fabricantes de alimentos

Os fabricantes de alimentos estão enfren-tando crescentes regulamentações, crise econômica e pressões exclusivas e cons-tantes mudança dos clientes no varejo.Em geral, há uma conscientização mais am-pla dos consumidores sobre questões em torno da segurança dos alimentos, e isso exerce mais pressão sobre os varejistas e os fabricantes que os abastecem.

Os fabricantes que operam globalmente precisam lidar com regulamentações em mudança e variações regionais e geográfi-cas a respeito da inspeção de alimentos e embalagens.

As regulamentações relacionadas a pesos, conteúdo líquido e valores máximos de va-riação permitida para embalagens mudam entre as regiões, e os fabricantes precisam estar atentos às leis específicas não apenas dos países onde operam, mas também para onde exportam.

Fabricantes alemães, por exemplo, que exportem produtos para o Reino Unido e os EUA precisa aderir às leis alemãs de embalagem conhecidas como as Ferti-gpackungsverordnung (FPVO), enquanto também cumprem as regulamentações de segurança definidas pela Food Standard Agency (FSA, ou Agência de Padrões de Alimentos) do Reino Unido, bem como pelo Departamento de Agricultura (USDA) e pela Administração de Alimentos e Drogas (FDA) dos EUA.

Quais são os fatores atuais do mercado em relação às tecnologias de controle de peso?

Somado a isso, os instrumentos e equipa-mento de medição dentro da Europa estão sujeitos às diretrizes definidas pela Europe-an Instruments Directive (MID, ou Diretiva de Instrumentos de Medição), válida para todos os membros da União Europeia (EU) e os países da Associação Europeia de Li-vre Comércio (EFTA).

Isso está mudando a maneira como o equi-pamento de inspeção é desenvolvido, e os fabricantes precisam levar todos esses fatores em consideração ao determinarem quais equipamentos de controle de peso vão instalar.

Há também um aumento no número de em-presas de marcas para o consumidor de-senvolvendo iniciativas de sustentabilidade e adotando códigos de conduta ambiental que reduzem o desperdício e aprimoram sua reputação.

Isso, por sua vez, está pressionando os fornecedores de equipamentos e serviços para ajudá-los a atender padrões mais rigo-rosos de controle da qualidade e gerencia-mento dos resíduos.

Por exemplo, varejistas europeus criaram o Código de Sustentabilidade Ambiental para o Setor Varejista para reduzir ou eliminar o desperdício, e o código prende os fabrican-tes a exigências rígidas para a entrega de produtos com o peso exato divulgado nas etiquetas dos mesmos.

Isso tem a vantagem de minimizar a per-da de produtos, mas o mais importante é que também reduz os riscos à segurança e a possibilidade de haver recalls de pro-dutos devido a imprecisões na pesagem. Especialmente com produtos farmacêuticos e outros destinados a cuidados de saúde, mesmo ligeiras variações de peso no pro-duto podem comprometer de modo adverso a segurança do consumidor.

Os fabricantes dos produtos precisam fa-zer a diligência devida fornecendo todos os dados e registros relevantes, inclusive infor-mações da validação dos testes de equipa-mento e os programas de manutenção pre-ventiva planejados.

Dadas essas pressões do mercado, combi-nadas a uma recessão econômica global, não é de admirar que os fabricantes este-jam procurando soluções para operar seus equipamentos da maneira mais eficiente possível.

Tudo isso tem tornado as tecnologias inte-gradas de inspeção de produtos mais atra-entes que nunca na indústria de alimentos. Elas fornecem os meios para monitorar e avaliar equipamentos e processos em tem-po real, aumentando o gerenciamento do controle de qualidade e otimizando proces-sos.

Mantendo a fabricação de alimentos

sob controle

Page 17: Alimentos & Bebidas

Duas áreas críticas para os fabricantes in-cluem obter mais controle sobre as opera-ções de enchimento e o suporte documen-tal. O enchimento de produtos é uma área onde melhores tecnologias de precisão e inspeção de produtos podem ajudar a mi-nimizar o desperdício. As capacidades de documentação são também críticas para

Quais são as maiores necessidades dos fabricantes para ajudar a atender as demandas do mercado?

Há um grande número de benefícios em conectar um sistema de inspeção de pro-dutos. Primeiro, isso centraliza o controle da qualidade, de modo que um supervisor de linha pode monitorar as operações de diversas partes do equipamento a partir de uma única estação, em tempo real. É possí-vel identificar imediatamente uma parte do equipamento que esteja funcionando mal ou precise de manutenção em qualquer lu-gar ao longo da linha. Isso permite aos su-pervisores serem mais proativos em vez de

Quais os benefícios específicos de se interligar sistemas de inspeção de produtos?

Há um grande número de opções de sof-tware e hardware para conectar sistemas de inspeção de produtos, dependendo das necessidades e capacidades do fabricante. Se o fabricante possui um computador ou rede de computadores disponíveis, podem ser instaladas interfaces de dados para enviar os dados de pesagem diretamente ao computador. Controles remotos permi-tem aos processadores interagir com os controladores de peso para o envio de es-

Que opções de conectividade existem para os fabricantes de alimentos?

Se os fabricantes de alimentos não põem em rede seus sistemas de inspeção, eles se colocam em desvantagem competitiva. Eles vão precisar de pessoal adicional para monitorar os processos de pesagem e cole-tar os dados manualmente. Sem nenhuma coleta centralizada de dados, isso significa que o pessoal ficaria encarregado de de-senvolver muitos mais relatórios escritos.

Quais as desvantagens de não interligar um sistema de inspeção de produtos?

ajudar a atender as exigências regulatórias; os fabricantes precisam demonstrar confor-midade aos padrões ao longo de cada pas-so do ciclo de fabricação.

Um sistema de controle de peso em rede e consolidado, instalado em uma linha de pro-dução, pode ajudar os fabricantes a atender

essas demandas. Através da integração do sistema, os fabricantes podem monitorar os dados vindos dos seus controladores de peso em tempo real, em múltiplos locais. Isso oferece uma visão instantânea das operações e permite a identificação e reso-lução imediatas dos problemas que ocor-ram ao longo de uma linha de produção.

reativos, para que se possa lidar com e re-solver as perturbações na linha rapidamen-te e com o mínimo tempo de inatividade. Outro benefício é a coleta centralizada de dados. Isso economiza uma quantidade imensa de trabalho, pois não é necessário pessoal para coletar manualmente dados de cada máquina; em vez disso, os dados são coletados online, o que também reduz a possibilidade de erro humano. Permite aos gerentes reagir rapidamente se ocorrer al-guma falha na linha de produção.

Um sistema em rede também leva à efici-ência do processo. Informações detalhadas sobre cada controlador de peso que seja incluído levam a menos perda de produto.

Um sistema integrado de inspeção de produtos também ajuda os fabricantes a cumprirem com mais facilidade as regula-mentações de segurança alimentar, porque melhora a rastreabilidade. É fácil imprimir os relatórios e demonstrar a conformidade com as regulamentações para embalagem.

tatísticas, de gerenciamento de produtos e de informações de alterações do produto para sistemas em várias linhas. Há ainda opções de software em múltiplos idiomas que integram controle de peso, detecção de metais e dispositivos de raios-x dentro de uma linha, para dar uma visão geral holís-tica e instantânea de todo um processo de produção.

Outras opções de conectividade incluem

módulos de interface e interligação de ob-jetos e ainda a incorporação de servidores para o controle dos processos. Tais tecnolo-gias de interligação permitem a comunica-ção automática entre o maquinário da linha de produção e, portanto, fornecer uma visão geral da produção mais ampla e precisa. In-formações valiosas, tais como gráficos dos principais valores e relatórios de rejeição de produtos, podem ser facilmente acessados e produzidos.

Quando mais relatórios manuais, maior a probabilidade de erros.Sem um sistema interconectado, é mais difícil otimizar um processo de produção. Produtos enchidos a menos - ou a mais - não podem ser monitorados tão facilmente, e essa falta de controle resulta em mais desperdício de produto e, inevitavelmen-te, em custos mais altos. Sem um sistema

conectado, os fabricantes estão mais vul-neráveis a prejuízos à sua reputação. Se forem necessários dados de conformidade ou relatórios de rastreabilidade imediata-mente, vai levar mais tempo para gerá-los. Se houver um recall do produto, a reputa-ção de uma empresa pode ser prejudicada facilmente por não fornecer dados precisos de imediato.

Talvez o maior desafio seja vencer o medo de que instalar um sistema interligado den-tro de uma infraestrutura de TI será demo-rado e irá resultar em inatividade. Isso pode ser atenuado se os fabricantes escolherem um fornecedor de serviços e equipamentos experiente.

Que desafios existem para implementar soluções de conectividade?Outro desafio é a segurança de dados. Como em qualquer aplicativo em rede, as empresas precisam se precaver contra pos-síveis invasões.

Talvez o maior desafio de todos seja não conseguir alavancar os dados gerados uma

vez que o sistema integrado esteja instala-do.Os dados precisam ser analisador de modo a otimizar o desempenho do processo. Se não tirar proveito dos dados, você está des-perdiçando seu investimento.

De modo geral, uma grande tendência são os equipamentos de fabricação que vão tornar a instalação de sistemas conectados mais fácil e rápida de implementar. Outra tendência é a manutenção por diagnóstico

Qual é o futuro da conectividade para sistemas de controle de peso?remoto e a capacidade de analisar a “saú-de” de uma parte do equipamento através da análise de dados. Claramente, a ten-dência da indústria é para a conectividade, e veremos mais fabricantes tomando deci-

sões de compra com um olho voltado para a inserção em rede da sua fabricação, para permanecerem competitivos e garantirem a segurança do produto.

17

Page 18: Alimentos & Bebidas

é certificado pela AOAC paradetecção da Salmonella

m novo teste para detectar a Salmonella em alimentos com o sistema DuPont™ BAX® foi certi-ficado como método#081201 Per-formance TestedSM pelo instituto de pesquisa AOAC. Essa análise utiliza a poderosa tecnologia de

reação em cadeia (PCR) da polimerase em tempo real para entregar resultados rápidos e exatos.

“Estamos muito satisfeitos em ter esse cer-tificado para a nossa linha BAX® System de diagnóstico avançado de alimentos”, afirma DorisEngesser-Sudlow, líder global de diagnósticos da DuPontNutrition& Heal-th. “Agora, as empresas alimentícias que exigem métodos de teste certificados podem usar essa análise de Salmonella para ajudar a acelerar o lançamento de produtos, reduzindo custos com esto-ques e estendendo a vida útil nas prate-leiras.”

O instituto de pesquisa da AOAC- organiza-ção científica internacional sem fins lucrati-vos que administra o programa de métodos testados de desempenho - fornece uma avaliação independente para métodos pro-prietários de análise de modo a assegurar que os produtos tenham o desempenho declarado.

A validação dessa análise BAX® Systemde-monstrou que o sistema é um método eficaz para detectar Salmonella em carne moída crua, água de rinsagem de carcaça, requei-jão, alface ensacado, rações secas para animais e em superfícies de aço inoxidável.

As empresas de processamento de alimen-tos em todo o mundo confiam no BAX® System para detectar agentes patogênicos ou outros organismos em ingredientes crus, produtos acabados e amostras ambientais.

O sistema automatizado usa tecnologia de ponta, incluindo análises PCR, reagentes em tabletes e mídia otimizada para detectar Salmonella, espécies de Listeria, Listeria-monocytogenes, Escherichia coli O157: H7

UAnálise PCR em tempo real para Salmonella recebe status de método PerformanceTestedSM

DuPont™ BAX® System

Para obter mais informações sobre o BAX® System, um dos mais avançados sistemas de detecção de agentes patogênicos disponíveis para empresas alimentícias, visite:

Sobre a DuPont Nutrição & Saúde

www.fooddiagnostics.dupont.com.

Dupont Nutrição & Saúde responde aos desafios mundiais em alimentos, oferecendo uma vasta linha de bioingredientes sustentáveis e soluções avançadas de diagnóstico microbio-lógico para proporcionar alimentos mais seguros, saudáveis e nutritivos. Por meio de uma estreita cooperação com os clientes, a DuPont combina conhecimento e experiência com paixão por inovação, para entregar aos clientes um valor inigualável no mercado.Mais informações estão disponíveis em www.food.dupont.com.

Sobre a DuPontA DuPont (NYSE: DD) traz ao mundo o melhor da Ciência em forma de produtos, mate-riais e serviços inovadores desde 1802. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente.Para mais informações sobre a DuPont e seu compromisso com a inovação, acesse:www.dupont.com.

O logo oval da DuPont, DuPont™, The miraclesofscience™ e BAX® são marcas comerciais ou marcas registradas da DuPont ou de suas afiliadas. BAX® é marca registrada da DuPont para sua linha de equi-pamentos, reagentes e software utilizados para analisar amostras de contaminação microbiana.

PerformanceTestedSMé marca de um serviço da AOAC ResearchInstitute.

e STEC, Campylobacter, Staphylococcus aureus, Vibrio, leveduras e mofo. Muitos desses testes foram certificados pela AOAC,AFNOR e/ou aprovados por agências governamentais nas Américas, Ásia e Europa.

18

Page 19: Alimentos & Bebidas
Page 20: Alimentos & Bebidas

Em sua 14ª edição, a Pesquisa Líderes de Vendas 2013, promovida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), premiou mais de 95 empresas fabricantes das marcas líderes, entre elas a Vinícola Salton, que foi a campeã de vendas com os seus espumantes na categoria “Champagne”. O evento foi realizado em São Paulo e o prêmio recebido pelo diretor de vendas, Cleber Slaifer.“Ficamos muito contentes com a premiação, pois isso só reforça a qualidade de nossos produtos que são reconhecidos pelo consumidor”, ressalta Slaifer.

Elaborados com as melhores uvas e tecnologia de última geração, os espumantes da Vinícola Salton são reconhecidos pela qualidade e por possuírem produtos que agradam a todos os gostos como o Salton Reserva Ouro, Salton Moscatel, Salton Poética, Prosecco Salton, Salton Demi-Sec, Salton Brut, Salton Meio Doce, Salton Espumante Seco, Salton Évidence e o Salton Gerações Antonio Domenico Salton.

Saltoné a marca mais vendida em todo o Brasil na categoria “Champagne” do Prêmio Líderes de Vendas 2013

A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do país, sendo líder na comercialização e de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. A empresa busca sempre oferecer produtos que aliem a qualidade excepcional de suas uvas aos sofisticados métodos de produção utilizados na vinícola.

Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS e São Paulo, a Salton espera receber cerca de 100 mil visitantes para este ano. Centená-ria e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes, e suco de uva de altíssima qualidade. Além disso, a qualidade dos produtos da Salton é atestada pelas mais de 200 medalhas já conquistadas em premiações nacionais e internacionais de renome tais como a Expovinis (Brasil), a The International Wine and Competition (Inglaterra), a Challenge International Du Vin (França), a San Francisco International Wine (EUA), entre muitas outras.

Sobre a Vinícola Salton

A Nestlé Waters anuncia a aquisição da fon-te de água mineral Vale do Sol e de seus ativos, localizados no município de Silva

Jardim, na Região dos Lagos, distante 110 km da cidade do Rio de Janeiro. Este proje-to engloba um investimento total de R$ 117

milhões, que vai garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio de águas da Nestlé no mercado brasileiro, principalmen-te no Estado do Rio, onde já possui a Água Mineral Petrópolis. Vale do Sol está situada em 300 hectares, cercada por 1.100 hectares preservados em área de proteção ambiental, assegurando uma água pura e de alta qualidade.

A nova unidade, que deve começar a ope-rar em julho, vai gerar 100 empregos dire-tos em uma primeira fase e cerca de 800 indiretos. A água mineral será envasada em embalagens de pequenos formatos, a partir de 300 ml, com e sem gás, além das retor-náveis de 10l e 20l. “Esta aquisição vai possibilitar a consoli-dação da nossa posição de líder no Rio de Janeiro, em grandes redes de supermer-cado, com participação de 30%, e acelerar o crescimento em um dos principais polos para o mercado de águas no Brasil”, afirma Alexandre Carreteiro, diretor geral de Nestlé

20

Foto

: Divu

lgaçã

o

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nestlé Waters adquire mais uma fontede água mineral no Rio de Janeiro

Page 21: Alimentos & Bebidas

Waters no Brasil. A nova unidade vai abas-tecer o Rio de Janeiro, além dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

John J. Harris, CEO global da Nestlé Wa-ters, considera o Brasil um país estratégi-co para a expansão do segmento. “Este investimento no Rio de Janeiro reafirma a nossa confiança no potencial de cres-cimento das águas engarrafadas no país.A preocupação crescente com a obesi-dade associada ao baixo consumo de água deve criar uma oportunidade de crescimento sustentável para nós. Esta aquisição também vai permitir o desen-volvimento da marca Nestlé no Estado do Rio de Janeiro”.

De acordo com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o investimen-to da Nestlé vai ajudar a alavancar o desen-volvimento econômico do Estado: “A vinda de uma segunda fábrica no setor de água mineral permitirá que este mercado seja abastecido de forma ainda mais eficien-te. Ter a marca Nestlé cada vez mais pre-sente é uma demonstração de confiança em nosso Estado”.O novo investimento de Nestlé Waters no Rio de Janeiro reforça a relação histórica com o Estado, estabelecida desde 1992 quando adquiriu Petrópolis, marca tradicio-nal dos cariocas há quase 60 anos. Recen-temente, a empresa realizou o maior inves-

timento em marketing da história da marca Petrópolis com uma campanha descontraí-da para a TV e mídias sociais, destacando o conceito “Tem sempre um jeito divertido de ficar em forma. Petrópolis: sua parcei-ra para ficar em forma”. Em tecnologia, a empresa lançou, ainda no final de 2012, a garrafa PET mais leve do mercado para as linhas Petrópolis e Nestlé Pureza Vital, com redução de 20% do plásti-co e sem comprometer a qualidade.Com design moderno, a embalagem man-tém a consistência firme e, ao mesmo tempo, auxilia no processo de reciclagem. Outra inovação é a logomarca gravada em linguagem braile para facilitar a identifica-ção do produto pelos portadores de defici-ência visual.O segmento de águas vem crescendo con-sistentemente no Brasil nos últimos quatro anos, registrando avanço de 14% em valor e 5% em volume nesse período, impulsio-nado, principalmente, pela tendência de o consumidor buscar bebidas saudáveis para o seu dia a dia.

E o Estado do Rio de Janeiro avança acima da média nacional, com 19% (valor) e 7% (volume). Para garantir a presença de suas marcas no Sudeste e nos Estados do Paraná e da Bahia, também importantes pólos de consu-mo de água engarrafada em embalagens de pequeno formato (menos de 20l),

Nestlé Waters acaba de estabelecer um acordo com a Ambev para distribuição nos canais bar, mercearias, padarias, adegas e supermercados de pequeno e médio porte nessas localidades.As águas engarrafadas na fonte Vale do Sol também integrarão essa rede de distribui-ção.

Sobre a Nestlé Waters – Nestlé Waters detém a liderança global do mercado de águas engarrafa-das. No Brasil possui cinco fábricas no Brasil, nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Nestlé Pureza Vital é a marca líder mun-dial em volume, alindo a expertise da qualidade da Nestlé a uma água pura e leve para toda a família. A água mineral Petrópolis, da

Nestlé, tem mais de 50 anos de existência e é uma marca forte e reconhecida pelos consumidores do Rio de Janeiro. O produto, que está disponível em garrafas de 510 ml e 1,5L, é distribuído prin-cipalmente no estado fluminense e traz em sua embalagem uma homenagem à cidade serrana de Petrópolis, destacando suas belezas naturais, como montanhas e cachoeiras. Já São Lourenço é uma água mineral com características únicas, pois é naturalmente gasosa.

É comercializada também na versão sem gás. A Nestlé Waters ainda comercializa no Brasil as águas importadas S.Pellegrino e Acqua Panna (ambas italianas), e a francesa Perrier.

Page 22: Alimentos & Bebidas

22

NotasNotas do setor de embalagem

Com a evolução da indústria de embalagens para os setores de alimentos e bebidas, uma nova ge-ração de máquinas e equipamentos está surgindo para aumentar a capacidade produtiva do setor. A linha de produtos compactos e soluções que integram sistemas e processos da unidade So-luções Industriais da Bonfiglioli do Brasil, estará sendo apresentada na 29ª Fispal Tecnologia, de 25 a 28 de junho, em São Paulo. No portfólio da marca, soluções completas em redutores de velo-cidade, motores elétricos e inversores de frequên-cia, terão destaque no evento este ano.

Entre as novidades que serão expostas pela em-presa, os redutores planetários de precisão séries LC e MP, projetados especialmente para aplica-ções no setor de embalagem, têxtil, madeira e má-quinas automáticas em geral que necessitam de alta precisão. Disponíveis na configuração linear e angular, com torque máximo de até 1.000 Nm, podem ter 1, 2 ou 3 estágios de redução, além do jogo reduzido que atinge a precisão máxima de 3`, permitindo uma operação silenciosa por toda a vida útil do equipamento. A divisão Tecnoingra-naggi, responsável por esta linha de redutores no Grupo Bonfiglioli, está entre as líderes globais no desenvolvimento de unidades de precisão.

Também estará presente a linha carro-chefe da Bonfiglioli, os motoredutores rosca sem-fim, utili-zados por grandes OEM’s do mercado mundial. A tecnologia garante flexibilidade absoluta através da escolha entre numerosas configurações do produto. Os equipamentos permitem aplicações de torque de até 7.100 Nm, estão disponíveis na versão com pés, flange, eixo de saída maciço ou oco e limitador de torque como opcional.E na parte de motores elétricos, a linha BE, usada principalmente em transportadores horizontais e verticais, misturadoras e máquinas de processa-mento, como linhas de corte, laminadores, entre outras. Além da eficiência energética, a tecno-logia dos motores BE destaca-se pelo tamanho compacto, instalação mais rápida e corte térmico otimizado. Com certificação do INMETRO, os pro-dutos seguem a norma IEC 60034:30.

Bonfiglioli do Brasil oferece solu-ções completas em redutores de velocidade para as indústrias de alimentos e bebidas

//////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Bralyx promove cursos gratuitos de massa fresca e salgados durante a 16 Fennopan

A Bralyx, fornecedora de máquinas para a indús-tria alimentícia e líder do segmento equipamentos para a produção de coxinhas, salgados e doces, oferece dois cursos gratuitos de qualificação e profissionalização para o segmento de padarias durante a 16ª Fennopan – Feira Norte-Nordeste de Panificação e Food Service, que será realizada entre os dias 4 e 6 de abril, no Centro de Conven-ções de Pernambuco, em Olinda.

A grande novidade é o programa inédito com foco na produção de massas frescas, com os pales-trantes Adalberto Poletto e Sandro Castorani.

O curso é voltado para a diversificação do food service dentro das padarias, que hoje se tornam verdadeiros centros gastronômicos devido à diver-sidade de produtos e serviços oferecidos.

Outro destaque é o curso direcionado a coxinhas, salgadinhos e biscoitos em máquinas, ministrado por Adalberto Poletto e Clara Eneida Rocha, mes-tre em engenharia de processos, pós-graduada em controle de qualidade e desenvolvimento de processos e especialista em Gastronomia.

A iniciativa estimula os empresários da panifica-ção a expandirem o food service e o delivery, au-mentando sua rentabilidade.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), a panificação é responsável por 36% do faturamento do food service.

A ampliação de portifólio, com maior oferta de mix e produtos, a modernização e o avanço nos processos de gestão fizeram com que o índice de crescimento das empresas de Panificação e Con-feitaria fosse de 11,6% em 2012, o que representa um faturamento de R$ 70,29 bilhões – foi o sexto ano consecutivo com crescimento acima de 10%.

Entre os destaques no estande da Bralyx, estão as máquinas da linha italiana Monferrina, con-siderada a melhor do mundo para o preparo de massas laminadas, extrusadas ou recheadas; e a Piccola, formadora de coxinhas, salgados e do-ces da linha Maxiform, especial para produção de salgadinhos e doces para festas com capacidade para produzir até 1,8 mil peças por hora.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

O portfólio de produtos da marca, que vai de redutores, motores e inversores de fre-quência, terá destaque na Fispal Tecno-logia 2013

Empresa oferece treinamentos gratuitos para empresários e profissionais com foco em confecção automatizada de sal-gados, doces e massas finas; mercado de panificação já responde por 36% do food service e exige mais qualificação e profissionalização de padarias e de seus funcionários

Vonpar Alimentos tem novo ge-rente de Marketing - PDV News

Carlos Eduardo Speltri é o novo gerente de Ma-rketing da Vonpar Alimentos. Speltri assumiu o cargo em fevereiro e é o responsável por todas as atividades de marketing e trademarketing da companhia no Brasil. Aos 38 anos, tem MBA em Gestão Empresarial na FGV, especialização em Marketing na University of California/Berkeley, especialização em Gestão de Competitividade Comercial na FIA e é graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM. Trabalhou por 15 anos na área de Marketing no Grupo Arcor e Perdigão (atual BRF), contando com ampla experiência internacional. Seu grande desafio é expandir na-cionalmente as tradicionais marcas da empresa, como Neugebauer, Stikadinho e Bib´s.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Coca-Cola vai investir R$ 1 bi-lhão em nova fábrica no Brasil

O plano é que a unidade, que ficará loca-lizada em Duque de Caxias/RJ, entre em operação em 2014

A Coca-Cola vai investir R$ 1 bilhão na construção de uma nova fábrica de bebidas no Rio de Janeiro.O plano é que a unidade, que ficará localizada em Duque de Caxias, no terreno da antiga fábrica de tecidos Nova América, entre em operação em 2014.

A escolha do município de Duque de Caxias se deu por conta de sua localização estratégica, a 8 km do Arco Rodoviário Metropolitano, o que faci-litará as nossas operações logísticas”, disse, em nota, o presidente da Coca-Cola Andina Brasil, Renato Barbosa.

Com capacidade para produzir 1,2 bilhão de litros de bebidas por ano, a nova fábrica visa a atender o aumento de demanda esperado durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

Page 23: Alimentos & Bebidas
Page 24: Alimentos & Bebidas

24

Onde encontrar:www.fortress-iis.com.br

VitrineNOVIDADES - LANÇAMENTOS

O detector de metais Phantom in-foil é utilizado para detectar materiais ferrosos tais como ferro e aço em produtos embalados in foil.

Disponível na versão BSH extra-resistente com certificação IP69K para um melhor desempenho sobre ambientes de produção sob condições rigo-rosas, tais como o de lavagem, o sistema é capaz de identificar contaminantes ferrosos apesar da presença de alumínio em embalagens metaliza-das.

Detector de metais in Foil

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Tanques para Alimentos e Bebidas

A Ricefer tem uma ampla linha de produtos, atu-ando hoje em diversos setores, produzindo cada equipamento conforme a necessidade de cada cliente, obedecendo às normas e padrões de se-gurança e acabamento, garantindo a qualidade de nossos produtos.

Exemplos de produtos com os quais lidamos:Caixas de papelão ou produtos em embalagens plásticas, como frascos de detergente, pacotes de papel higiênico, produtos alimentícios, produ-tos de higiene pessoal e outros produtos grandes, bem como grandes fluxos de itens menores.

Transportador com esteira larga de total flexibilidade

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Lubrificação de Correntes

O lubrificador automático garante que a corrente receba, de forma simples e segura, o lubrificante adequado e na quantidade necessária.Uma lubrificação traz vantagens como:Desgaste reduzido, proteção contra corrosão de sujeira abrasiva, economia de óleo lubrificante, extensão da vida útil do equipamento e custos de manutenção mais baixos.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Analisador de Textura - CT3

O analisador de Textura CT3 avalia os parâme-tros de tensão e compressão em testes únicos ou cíclicos para amostras líquidas, sólidas e semi--sólidas.Indicado para o desenvolvimento, controle de processo e garantia da qualidade de diversos produtos como: alimentos, cosméticos, fármacos, rações, domissanitários, borrachas, tintas, argilas, espumas, ceras, polímeros, adesivos, etc.Permite a programação da velocidade e a distân-cia da penetração das pontas de prova, o modo de teste e o tipo de leitura desejada.Opera na modalidade autônoma através do visor do próprio equipamento ou interfaceado a um computador.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Detecta materiais ferrosos em embala-gens metalizadas!

Onde encontrar:www.flexlink.com

Onde encontrar:www.ricefer.com.br

O sistema de movimentação com estei-ra larga é uma solução flexível com boa relação custo-benefício desenvolvida es-pecialmente para o transporte de itens grandes.

Uma das causas mais freqüentes nas correntes danificadas (desgastadas ou torcidas) é a lubrificação inadequada. A troca freqüente de correntes resulta em altos custos de manutenção, paradas de equipamentos e, conseqüentemente, per-da de produtividade.

Onde encontrar:www.perma.com.br

Onde encontrar:www.braseq.com.br

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Acidulantes, Edulcorantes, Estabilizantes, Con-servantes, Espessantes são os alicerces da gran-de maioria dos produtos alimentícios e, portanto, não poderiam faltar em nossa linha.Importados de vários países, com qualidade ates-tada e disponibilidade local a partir do nosso esto-que na cidade de Amparo – SP.

San Leon - Ingredientes

Onde encontrar:www.sanleon.com.br

Page 25: Alimentos & Bebidas

23

Page 26: Alimentos & Bebidas

Bruce Dickinson, vocalista do Maiden, teve um papel muito importante no desenvolvimento do sa-bor original da cerveja, fazendo cursos e visitas a cervejaria Robinson em Stockport. No palco Bruce com sua roupa militar e a bandeira britânica é um verdadeiro ícone dos shows da banda e “The Tro-oper”, escrita pelo baixista Steve Harris, é uma das canções mais populares do Iron Maiden e um dos pontos altos de qualquer apresentação da banda.Ao anunciar a parceria, Oliver Robinson, diretor da Robinsons, disse: “Esta parceria - entre duas gran-des histórias britânicas de sucesso - se transforma em um complemento ideal e natural; Bruce Dickin-son ama cerveja, e a Robinsons Brewery é uma das mais bem sucedidas e respeitadas cervejarias fami-liares da Grã-Bretanha”.

Bruce Dickinson acrescentou: “Eu sou um fã de lon-ga data da tradicional cerveja inglesa, eu pensei que tinha morrido e ido para o céu quando fomos convi-dados para criar a nossa própria cerveja, e eu tenho que dizer que estava muito nervoso: a Robinsons foi a única a fazer um teste em 30 anos. Sua magia tem sido a de criar o casamento alquímico de sabor

e textura que é a cerveja Trooper! Eu amei isso.” A Robinsons fabrica a premiada Unicorn Brewery, em Stockport, há 175 anos. Mais conhecida por seu lendário “Old Tom” a forte cerveja, foi eleito a “melhor cerveja do mundo” pela International Beers of the World Publication.Oliver Robinson disse: “A Trooper é uma cerveja premium britânica com uma verdadeira profundidade de caráter e sabor. Por mais de 30 anos, o ícone inconfundível Eddie, mascote da banda instantaneamente reconhecível, decorou cada capa de álbum, camiseta e cartaz - por isso, é justo que Eddie esteja agora na bomba do barril e no centro do rótulo do garrafa da Trooper.”

26

VitrineNOVIDADES - LANÇAMENTOS

Com sabor levemente amargo, Chinotto é 100% natural. Seu extrato, composto pelos vegetais aro-máticos camomila, genziana, asperula, chiretta, assenzio romano, canela e pela frutinha chinotto, é semelhante ao da bebida consumida da Itália. Também é lá onde esse cítrico semelhante a uma laranja cresce, principalmente na região da Ligu-ria.Na Itália, o Chinotto é uma tradição e os consumi-dores podem encontrar o refrigerante em pizza-rias, lanchonetes e supermercados, tanto que no país existem marcas conhecidas mundialmente como a San Pelegrino que envasa a bebida por lá.No Brasil, a Refrigerantes Convenção é a única a produzir o Chinotto que é pasteurizado, sem adi-ção de conservantes e ideal para ser consumido durante e após as refeições e para acompanhar bebidas destiladas como vodka, whisky, rum e gim.

Chinotto é o primeiro refrige-rante com o “legítimo sabor da Itália”

O Vinho Emilia chega ao mercado brasileiro para agradar desde leigos à amantes do bom e velho vinho argentino.O lançamento já está sendo apresentado em qua-tro variedades, dois tintos com as uvas emblemá-ticas da Argentina, Malbec e Bonarda, o branco com Chardonnay e Viognier e o Malbec Rosé. “É um vinho de cor intensa, com muita fruta em nariz e em boca como nenhum outro vinho ar-gentino”, afirma Maurício Marcondes, sommelier da Casa Nieto de São Paulo. O teor de álcool é moderado, o que possibilita tomá-lo normalmente em temperatura ambiente ou gelado, de acordo com a ocasião ou a época do ano, sem alterar seu aroma ou gosto. “E é o fato de poder tomá-lo a qualquer hora do dia, em qualquer ocasião, com a mesma refrescância, que está chamando a aten-ção dos brasileiros, bem como a excelente quali-dade do vinho”, afirma Federico Dorr, Gerente deMarketing da marca Nieto Senetiner na Argentina.

Vinho Emilia Linha Harald Melken Unique agora tem cacau fino 100% brasileiro

Com o objetivo de valorizar o cacau brasileiro e difundir o conceito de Chocolate Gourmet, a Ha-rald, pioneira na fabricação de chocolates no País, renova a Linha Harald Melken Unique, trazendo para o mercado brasileiro o padrão dos chocolates europeus produzidos com matérias-primas de fa-zendas da Bahia e da região amazônica do Pará.

Na linha Harald Melken Unique os chocolates são oferecidos em embalagens de 1 kg, 500g e 400g em gotas, barras, grânulos e pó, embalados em sistema stand up pouche, o que garante o perfeito armazenamento e a manutenção de suas proprie-dades sensoriais.

Em todas as embalagens são impressas as coor-denadas geográficas identificando a localidade de procedência do cacau.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

O mais novo lançamento da vinícola ar-gentina Nieto Senetiner é opção refres-cante com sabor e aroma delicados

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Iron Maiden: conheça a “Trooper”, cerveja oficial da banda

O Iron Maiden se juntou aos cervejeiros da família Cheshire Robinsons para criar uma nova cerveja, a “Trooper”, a cerveja oficial do Iron Maiden!

Empresa reforça presença no mercado gourmet de chocolate com linha de pro-dutos elaborados com cacau de origem voltada para o mercado de luxo

Informações Técnicas:Layout das embalagens: Agência Team Creatif

Material Utilizado: Linhas barra, pó e granulé: laminado de polipropi-leno biorientado mate e metalizado com polietileno Linha Gotas laminado de poliéster com aplicação de verniz fosco, polipropileno metalizado com po-lietileno.

Diferencial das embalagens:Tem efeito fosco o qual confere um aspecto nobre/sofisticado ao produto. Além disso, estão impres-sas nas embalagens a localização geográfica de cada fazenda, garantindo ao consumidor a proce-dência do cacau fino.

Linha granulé e pó:O saco apresenta um zíper, dispositivo que per-mite fechar a embalagem após sua abertura em situação de consumo fracionado.Linha gotas, granulé e pó: formato stand up que permite melhor exposição no ponto de venda

Empresa que produz as embalagens:Linha Gotas e Barras - Celocorte Embalagens

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Page 27: Alimentos & Bebidas

A Festpan Indústria, empresa nacional de produ-tos para panificação e confeitaria, que atua há mais de 30 anos nestes segmentos, lança a linha de Mousse Docefest, pertencente aos produtos de confeitaria Docefest. São seis sabores da mousse cremosa: cappuccino, chocolate, choco-late branco, frutas vermelhas, limão e maracujá.

Além de ser prático e rápido de preparar, o pro-duto é versátil. Para obter uma consistência mais cremosa da mousse Docefest, é necessário colo-car a mistura no liquidificador e, se preferir mais aerada, utilizar a batedeira.

A sobremesa é válida por 180 dias, e é vendida em uma embalagem kraft contendo cinco sacos plásticos de 1kg (fracionado).

A Panco renova sua linha de macarronadas e traz dois novos sabores: Frango ao Molho Branco eAo Sugo, que vieram completar a linha junto com os já conhecidos Bolonhesa e Frango ao Molho de Tomate.Um novo conceito, “O sabor da Itália em 3 minu-tos”, segue a ideia que inspirou os layouts das embalagens e associa o tradicional sabor da ma-carronada italiana à praticidade dos 3 minutos de preparo.Inspirado na gastronomia italiana, nas decora-ções das famosas cantinas e nos ícones de arte da culinária ítalo brasileira, o layout das embala-gens renasceu: As macarronadas Panco são mais cremosas e por isso devem ser preparadas com menos água. Enquanto os sabores da linha tra-dicional pedem 450 ml de água, elas devem ser cozidas em 250 ml de água. A linha pode ser encontrada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e, também, na cidade de Curitiba. O preço sugerido é 0,82 por unidade.

Macarronadas PancoO sabor da Itália em 3 minutos

//////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Campari do Brasil lança Bourbon Wild Turkey e tequila Espolòn na APAS 2013

Em maio, a Campari do Brasil participará da APAS 2013 - 29º Congresso de Gestão e Feira Interna-cional de Negócios em Supermercados, um dos mais importantes eventos do setor supermerca-dista. Durante a feira, a empresa, além de apre-sentar a edição limitada 2013 de bebida Campari, anunciará dois novos produtos que farão parte do seu portfólio premium no país: o Bourbon whiskey americano Wild Turkey e a tequila mexicana Es-polòn.

A feira acontece de 6 a 9 de maio,das 14 às 21h, no Expo Center Norte em São Paulo. O espaço da empresa terá 100m2 e estará localizado entre as ruas R9 e S9, no número 764.

“A APAS é uma das principais oportunidades que a empresa tem de estreitar relacionamento com seus clientes e mostrar que estamos conectados com o mundo, trazendo novidades para que todos – empresa, clientes e mercado – possamos evoluir juntos”, afirma Sandro Martins, gerente nacional de vendas da Campari do Brasil.

Além de poderem degustar o Bourbon whiskey americano Wild Turkey e a tequila mexicana Es-polòn, os visitantes terão à disposição todo o por-tfólio da empresa que inclui as bebidas Campari, Aperol, SKYY VODKA, SKYY INFUSIONS, Saga-tiba, Dreher, Dreher Cremoso, Drury’s, Old Eight, Old Eight Coco, Cynar, Frangelico, Carolans, Glen Grant, Riccadona e Cointreau.

Um portfólio altamente competitivo, com produtos da mais alta qualidade, formado por marcas líde-res não só no Brasil, como em todo o mundo.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Festpan Indústria apresentaao mercado a Mousse Docefest

Além de ser prática e cremosa, a sobre-mesa tem uma variedade de sabores

Além de lançar no país dois produtos pre-mium de renomes internacionais, a em-presa também aproveita a ocasião para apresentar a edição limitada 2013 da in-confundível bebida vermelha, Campari

Wild TurkeyOriginal da região de Kentucky, nos Estados Uni-dos, o Wild Turkey 81 faz parte da família de

produtos do famoso whiskey Wild Turkey e foi de-senvolvido por meio de extensa pesquisa, inspira-da no gosto dos apreciadores de whiskey – como é chamada a bebida feita e produzida nos Estados Unidos. A bebida é feita a base de milho, não con-tém corante e é envelhecido em barril de carvalho novo, o que proporciona um sabor suave, puro e natural, com um leve toque de baunilha e carame-lo, típico da marca.

EspolònA marca já é sucesso há 20 anos no mercado in-ternacional e chega ao Brasil em duas versões: Espolòn Blanco e Reposado, esta última, envelhe-cida em barril de carvalho. Produzida com 100% de Agave Azul - planta nativa do México e matéria prima da tequila – o que deixa a bebida mais sa-borosa e ao mesmo tempo mais suave, Espolòn é fabricada em uma das mais renomadas destilarias do México, a San Nicolas, premiada como a me-lhor produtora de tequila do país latino, pela esco-la de Engenheiros e Arquitetos de Jalisco.

Campari – Edição LimitadaA inconfundível bebida vermelha terá, em sua edi-ção limitada 2013, um rótulo criado especialmente para os países da América do Sul pelo artista ita-liano Ugo Nespolo. O rótulo traz a imagem estili-zada de um copo da bebida e rodelas de laranja, uma alusão ao famoso drink Campari Orange.

Chegaram ao mercado as novas embalagens de Fermento Biológico Fresco 500g Itaiquara. O tra-dicional fermento que você conhece e confia ga-nhou novas embalagens, mais modernas.

Mas as mudanças foram apenas no visual das embalagens. A tradição, qualidade e caracterís-ticas do Fermento Itaiquara continuam as mes-mas: alto poder fermentativo, crescimento rápido das massas, miolo do pão mais uniforme, e mais aroma e sabor aos pães e pizzas, tornando as re-ceitas ainda mais especiais. Com as novas emba-lagens, o Fermento Biológico Fresco Itaiquara in-dicado para massas doces também ganhou uma cor diferente! O produto passou a ser identificado pela cor verde, e a embalagem da versão para pães, pizzas e massas salgadas em geral mante-ve a tradicional cor azul, já utilizada.

Novo fermento biológico fresco da Itaiquara

27

Page 28: Alimentos & Bebidas

De 19 a 21 de março, a Bela Ischia apresentará toda sua linha de produtos na Super Rio Expofood 2013, no Riocentro. Este ano a empresa, líder na venda de sucos nos estados de Rio de Janei-ro, Minas Gerais e Espírito Santo (segundo pesquisa do Instituto AC Niel-sen), lança um novo sabor de suco pronto: o Maçã Light.

De acordo com Kátia Freire, diretora da Bela Ischia, o suco Maçã Light foi desenvolvido a pedido do público que, segundo ela, está cada vez mais criterioso na escolha de produtos saudáveis. ”O ponto de destaque da Bela Ischia é a utilização da sucralose em toda sua linha de sucos light.

A sucralose é o adoçante geralmente indicado para crianças, gestantes e diabéticos, pois é mais natural e oferece menos riscos a saúde”, explica Kátia. Segundo Renata Tilli, diretora de Marketing, a empresa, que cresce cerca de 35% ano, investiu aproximadamente R$200 mil no lançamento.

A indústria produz sucos prontos, concentrados e polpas de frutas em As-tolfo Dutra, interior de Minas Gerais. “O diferencial da Bela Ischia está na capacidade de produção e estocagem para manter a linha completa de pro-dutos durante o ano inteiro nas gôndolas, mesmo com a sazonalidade das frutas”, completa Renata.

VitrineNOVIDADES - LANÇAMENTOS

A tradicional linha de sobremesas lácteas da Da-none traz o novo sabor Danette chocolate meio--amargo para completar a linha de sobremesas cremosas.

Com a novidade, a marca, que já possui em seu portfólio os sabores Danette Chocolate ao Leite e Danette Chocolate Branco, entrega para o consu-midor toda a satisfação de paladar que só o cho-colate consegue proporcionar.

“Em nossas diversas interações com os consu-midores, um dos sabores mais requisitados para Danette era o chocolate meio-amargo.

Portanto, incluir esse sabor em nosso portfólio atende diretamente aos desejos dos consumido-res brasileiros” explica Benoît Angénieux, gerente da marca. “Seguimos investindo em tendência de sabor para fortalecer o vinculo da marca com cho-colate, garantindo aos fãs do produto uma experi-ência única de cremosidade e satisfação”, enfatiza

Danette adiciona novo sabor no segmento de sobremesas lácteas

Sentar no bar, terá um novo sabor. Os fãs de cer-veja poderão começar o fim de semana experi-mentando o sorvete Skol, que chega a 38 pontos de venda, sendo 27 em São Paulo e 11 no Rio de Janeiro.Em São Paulo, os consumidores poderão pro-var a novidade em bares da Vila Madalena, Vila Mariana, Itaim Bibi, Pacaembu, Vila Leopoldina e Praça Panamericana. Já no Rio de Janeiro, os ba-res contemplados estão divididos entre Ipenama, Leblon, Gávea, Barra, Copacabana e Flamengo. O produto, que tem 81g e será vendido por R$5, une a cremosidade do sorvete com o sabor da cerveja.

A venda será feita sempre com a presença de uma promotora, que irá certificar-se da maioridade do consumidor. A comercialização acontecerá por tempo limitado, enquanto durarem os estoques, sempre de quinta a domingo. A criação é da Bullet, do Grupo Talkability. “Queremos que o sorvete seja a sobremesa do ano. O inusitado dá graça à inovação, que é uma grande aposta da marca. Queremos ser mais do que uma marca de cerveja para estarmos sempre próximos dos nossos consumidores”, conta Maria Fernanda Albuquerque, gerente de marketing da Skol.

Sorvete Skol chega aos bares de São Paulo e Rio de Janeiro

Dama Bier apresenta cerveja Pilsen, com característicasmarcantes e sabor rico em frescor

Ideal para qualquer esta-ção do ano, o estilo Pilsen agrada todos os palada-res. O baixo teor alcoólico e a refrescância da cerve-ja, cabem bem em vários momentos e ocasiões.O estilo foi criado em 1842, pelo cervejeiro ale-mão Josef Groll. A cidade de Pilsen, na República Tcheca, foi o palco do de-senvolvimento da cerveja de cor dourada e saborrefrescante que faz parte da família lager. Em ho-menagem a cidade o estilo ficou conhecido como Pil-sen. E a Dama Bier desen-volveu sua versão Pilsen seguindo o melhor do es-tilo. A Dama Pilsen possui cor dourada, aroma com personalidade maltada e

suave notas de lúpulo. O sabor é predominante-mente maltado, com médio amargor, gerando um bom equilíbrio e proporcionando uma bela refres-cância. Possui 4,8% de álcool e harmoniza bem com peixes, mariscos, saladas, comida japonesa e queijos, como a mussarela de búfala.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Bela Ischia lança novo produto na Super Rio Expofood 2013

A cerveja é dourada e refrescante, uma das especialidades da cervejariaDama Bier

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A Kellogg´s e Hershey’s criam uma barra de cho-colate com Sucrilhos. O tablete Hershey’s Sucri-lhos une o chocolate da marca com o cereal mati-nal e a aposta das companhias é para conquistar um público jovem.

Kellogg´s e Hershey´s criambarra de chocolate comSucrilhos

Marcas apostam na combinação de cho-colate com o cereal matinal para conquis-tar o público jovem

28

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Page 29: Alimentos & Bebidas

29

Saint Germain, da Aurora, é o vinho brasileiro mais vendido no Brasil

Saint Germain, da Vinícola Aurora, é a marca de vinho brasileiro mais vendida no varejo nacional. A conclu-são é do Instituto Nielsen, que realizou a 14ª edição da pesquisa “Líderes de Venda” da Abras - Asso-ciação Brasileira de Su-permercados - em conjun-to com sua revista oficial, a SuperHiper. A pesquisa ouviu dirigentes de redes de varejo de todas as re-giões do Brasil que, juntas, representam cerca de 75% do faturamento do setor.

O objetivo do levantamen-to é identificar as marcas líderes a partir de vendas faturadas, de 220 cate-gorias de produtos, entre bebidas, alimentos, bazar, higiene e limpeza.

A marca de vinhos Saint Germain é uma das mais consagradas da Vinícola Aurora, com uma das me-lhores relações qualidade--preço do mercado. Em novembro de 2012, o vi-nho Saint Germain Frisante foi eleito pela Abras o “Lançamento do ano 2012 na categoria bebidas alcoólicas”, em pesquisa realizada junto a 375 su-permercadistas de todo o Brasil.

Os espumantes, vinhos, sucos e coolers da Viní-cola Aurora podem ser encontrados em lojas do grande varejo e no comércio especializado de todo o país.

Levantamento SuperHiper-Abras feito pela Nielsen constata liderança da marca no varejo nacional

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Para comemorar os 50 anos da personagem Mônica, sorvetes Jundiá lança picolé especial

Entre as diversas comemorações dos 50 anos de vida da personagem Mônica, criada pelo dese-nhista Mauricio de Sousa, está o lançamento do Picolé de Morango com Chocolate.A embalagem especial do produto traz diferentes versões (inclusive a atual) da personagem, que mudou bastante desde sua criação, em 1963. A novidade é fruto da parceria entre a Sorvetes Jun-diá - terceira maior empresa do segmento no país e a Mauricio de Sousa Produções.

Além de ser a personagem de quadrinhos mais querida do Brasil, Mônica é sucesso nos gibis ao lado de Cebolinha, Magali, Cascão e os outros integrantes da sua turma. Inspirada na filha de Mauricio de Sousa, que tem o mesmo nome, a menina dentuça e encrenqueira, que nunca larga seu coelho de pelúcia, conquistou crianças e adul-tos de todos os cantos do país nas últimas cinco décadas.

Lançado em março, o Picolé de Morango com Chocolate Mônica 50 Anos é a aposta da Sorvetes Jundiá para o público infantil em 2013. Com 0% de gordura trans em sua composição, o sorvete conta com o sabor único da fruta aliado à cremosidade e textura do chocolate.A parceria entre a Sorvetes Jundiá e a Mauricio de Sousa Produções já rendeu excelentes criações, com sabores que fizeram a cabeça da garotada, como Algodão Doce, Maçã do Amor e Paçoca.

Em parceria com a Mauricio de SousaProduções, empresa apresenta o saborMorango com Chocolate, homenagean-do uma das personagens mais queridas etradicionais do universo dos quadrinhos

Clight tea volta ao mercado

No mês das mulheres, Clight, marca líder em re-frescos em pó light no País, apresenta uma gran-de novidade para 2013: a volta do Clight Tea, nas versões chá com limão e chá com pêssego. São dois sabores de chá para consumo gelado em qualquer hora e lugar.

A marca da Mondelēz International, que possui 12 opções de sabores de bebida em pó, zero açúcar, reavalia sua decisão de descontinuar o produto e retorna para as gôndolas a pedido das consumi-doras.

Desde que foi descontinuado mais de 34% de todos os contatos via SAC relacionados à Clight eram solicitações em torno da volta de Clight Tea. A página da marca, que hoje conta com mais 550 mil seguidores, também recebeu diversas mani-festações aclamando o retorno do produto. Esse engajamento foi decisivo para a marca tomar a decisão de trazer o produto de volta.

“Clight é uma bebida que preza a essência da mulher. Trazer o produto de volta as gôndolas no mês das mulheres celebra o poder de transforma-ção que juntas elas têm. Uma ação simples, mas que dá voz à nossa consumidora e endossa a es-sência de marca, reforçando essa importante re-lação”, comenta Fernanda Landazuri, gerente de marketing para Clight na Mondelēz Brasil.

Para divulgar o retorno do produto, a marca con-ta com uma campanha de degustação no ponto de venda, plano de mídia em revistas do Trade, sampling, além de uma plano digital que promete engajar as consumidoras do produto no mês das mulheres.

Clight Tea será comercializado na versátil embala-gem dual pouch, com um picote que divide a em-balagem em duas partes, que rendem 500 ml cada uma. A nova versão segue a tendência de portabi-lidade, com porções individuais, ideais para levar na bolsa e preparar o chá a qualquer hora do dia e em qualquer lugar – adequado para as mulheres que têm uma vida corrida e buscam praticidade nos produtos que consomem.

O produto estará disponível nas gôndolas na se-gunda quinzena de março.

Marca reavalia estratégia e dá voz ao pe-dido de suas consumidoras, trazendo os sabores Chá com pêssego e Chá com limão para as gôndolas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A Elegê, marca de grande volume e abrangência nacional da BRF, lança com exclusividade para a região Nordeste a bebida láctea ver-são garrafinha 180g nos sabores morango e salada de frutas. O pro-duto chega para complementar a linha, que já oferece os mesmos sabores na versão garrafa de 900g, ideal para toda a família.“A novidade demonstra a importância do Nordeste para a marca e atende à crescente demanda deste mercado por produtos saborosos, práticos e em tamanhos individuais”, explica Luciane Matiello, diretora de marketing de lácteos da BRF. O mercado de iogurte/bebida láctea líquida no Nordeste é o maior do Brasil e, portanto, representa opor-tunidade para crescimento e expansão destes produtos. “A proposta é completar cada vez mais nossa linha, e estar presente em todos os momentos do dia do consumidor”, completa a executiva. Para o lan-çamento, estão previstas ações promocionais em pontos-de-venda no formato “compre e ganhe”, além de divulgação da promoção por meio de propaganda nas lojas participantes.

Elegê lança linha exclusiva para o nordeste

Novidade demonstra a importância da região para a marca e atende à crescentedemanda deste mercado por produtos saborosos, práticos e em tamanhos individuais

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Page 30: Alimentos & Bebidas

omo diz aquele velho ditado: “A primeira impressão é a que fica” e, para causar uma boa impres-são pessoal e profissional, ter uma pele bonita e saudável é es-sencial.

Pensando nisso, a GELITA, uma das maio-res produtoras de gelatina do mundo, de-senvolveu o Verisol®, produto inovador vol-tado aos cuidados com a pele e que possui inúmeras aplicações que foram apresenta-das na edição da Vitafoods South America 2013, que ocorreu nos dias 26 e 27 de mar-ço, no espaço Transamérica Expo Center, em São Paulo.O Verisol® é um Peptídeo Bioativo de Co-lágeno, facilmente incorporado em vários tipos de alimentos e em bebidas funcionais, por meio de diferentes aplicações. “Livre de gordura, colesterol e carboidratos, a solução, quando consumida é absorvida pelo organismo sem dificuldade, e onde aplicada, não compromete as qualidades sensoriais do produto”, explica a pesqui-sadora da GELITA, Vivian Zague.

Contribuindo com o rejuvenescimento da pele, o Verisol® suaviza os sinais do tempo e melhora a elasticidade cutânea, desacele-rando assim a formação de rugas.Estudos científicos comprovam que os efei-tos do produto podem ser notados a partir de oito semanas de consumo.O Verisol® trata da pele de dentro para fora e, exatamente por isso, este produto está dando às indústrias uma série de novas oportunidades. No Japão, que é líder mun-dial do mercado de beleza, por exemplo, os alimentos que contém colágeno já são encontrados em larga escala no comércio. Essa tendência também deve se espalhar facilmente pela Europa e os EUA. No Bra-sil, há grandes expectativas em torno desse segmento, e uma das parceiras da GELITA, a M.Cassab, apresentou no evento, em conjunto com a Good Soy, um cookie com adição de colágeno.

O colágeno é uma das proteínas mais im-portante das células do corpo humano, é

C

Além de mostrar seus produtos ao mercado, a empresa, que épatrocinadora do evento, tem um estande e traz palestrante internacional

um componente natural responsável por dar firmeza e elasticidade à pele.Durante o processo de envelhecimento, a derme sofre com a perda da umidade e torna-se mais seca. Por isso, ela fica mais fina, a ligação do tecido conjuntivo deixa de ser firme, e as rugas aparecem. “As propriedades do Verisol® estimulam os fibroblastos na pele, o que aumenta a produção de elastina, proteína que é es-sencial para a melhora da elasticidade do órgão”, explica Claudia Yamana, presi-dente de Marketing & Sales da GELITA nas Américas. Peptiplus XB®- A solução Peptiplus®, tam-bém na forma de peptídeos bioativos de colágeno, é uma fonte concentrada de pro-teína e contribui com o aumento natural de aminoácidos no corpo, além de promover uma sensação de saciedade. A solução pode ser usada em uma varieda-de de aplicações, como em barras e bebi-das funcionais.Peptiplus XB® é facilmente absorvido pelo corpo. O produto pode ser incorporado em qualquer tipo de bebida esportiva, mesmo em combinação com outros ingredientes, pois é solúvel em água.Em alimentos funcionais, fornece nutrientes dos quais os músculos e as células preci-sam; e em barras proteicas, apresenta ex-celentes propriedades.“Por ser uma solução transparente, não afe-ta a coloração dos produtos, assim como

seu odor e sabor. Em barras, por exemplo, facilita a aglutinação e ajuda em sua ma-nutenção, não as deixando secas”, explica Yamana.Na feira - A GELITA, que é patrocinadora da feira, com um estande em que mostrou seus produtos, além de realizar uma pales-tra exclusiva com o tema: Força, Mobilida-de, Saúde e Beleza – Conheça as funciona-lidades biológicas dos Peptídeos Bioativos de Colágeno.

A apresentação será feita pela gerente sê-nior de Desenvolvimento de Negócios Heal-th & Nutrition da empresa, Tonja Lipp, que explicará as inúmeras vantagens funcionais e aplicações deste ingrediente que, a cada dia, ganha mais destaque na indústria.

Sobre o GRUPO GELITA – Uma das maiores pro-dutoras responsável por grande parte da gelatina consumida no mundo. A empresa possui três fábri-cas no território nacional que compõem a GELITA do Brasil e ficam localizadas em Mococa (SP), Maringá (PR) e Cotia (SP).

Juntas, estas plantas atendem o mercado brasilei-ro e exportam 80% da sua produção. A produção da GELITA no Brasil é voltada, principalmente, para a indústria alimentícia e farmacêutica, mas contempla, também, os setores cosméticos e fo-tográficos.

30

GELITA apresenta soluções comoVerisol e Peptiplus na Vitafoods

Foto

: Edit

ora

Casa

Gra

nde

Page 31: Alimentos & Bebidas

esde o início da produção dos chocolates da linha Melken, em 2001, a Harald optou pelo proces-so conhecido como “tradicional” para fabricação destes itens. Este processo consiste em utilizar as refinadeiras de 5 cilindros para re-

fino do chocolate e também realizar a etapa de conchagem seca. Mesmo com inúmeras alternativas disponí-veis para produção de chocolates de manei-ra mais econômica (menor investimento em equipamentos e infraestrutura), a empresa entendeu que este processo traz inúmeras vantagens para o produto, principalmente as sensoriais.Desde então foram implementadas inúme-ras ampliações e modernizações no pro-cesso de fabricação. Atualmente, a Harald conta com uma das linhas mais modernas, com equipamentos de alto desempenho, extremamente automatizados e capazes de conferir aos produtos a mesma qualida-de dos melhores chocolates fabricados no mundo. O maior exemplo disso foi o recente lançamento da linha Harald Melken Unique. A qualidade destes produtos é suportada por 3 pilares, que são: processo de fabrica-ção, composição (formulação) e qualidade das matérias-primas.

DQualidade e tecnologia no processo de fabricação

Processo de fabricação: Além dos parâmetros tradicionalmente controlados durante a produção de chocolates, como granulometria, viscosidade e yield value. O maior benefício desse processo é a capacidade de manter as características do cacau durante toda a produção da linha. Graças à tecnologia de seus equipamentos, especialmente das conchas, o comportamento da temperatura do chocolate durante toda a con-chagem é completamente controlado e repetido em todos os lotes de fabricação. O mesmo ocorre com a amperagem do motor, velocidade de rotação do eixo, sentido de rotação e tempo de cada uma das etapas de conchagem.Com isso, as características sensoriais de cada um dos lotes se mantêm praticamente inalteradas.

Composição: Certamente a composição é hoje o menor dos segredos de um chocolate. Porém, os produtos da linha são voltados para o público transfor-mador, ou seja, aquele que irá utilizar o chocolate como ingrediente em suas preparações. A composição do chocolate deve ser tal que permita alto desempenho durante a aplicação pelos clientes. O balanço entre a quantidade de sólidos, manteiga de cacau e emulsificantes é fundamental para manter o desempenho constante durante as aplicações.

Qualidade das matérias-primas: Particularmente, o principal diferencial desta linha está na seleção das matérias-primas, em especial o cacau. Na prática, a Harald as-sumiu a responsabilidade por toda a cadeia de produção da massa de cacau. Inicialmente foram pesquisadas inúmeras fazendas de cacau. O desejo era de encontrar as que, além de seguirem os critérios para produção de cacau fino, também exercessem de maneira concreta práticas sustentáveis na produção, principalmente considerando os aspectos sociais e ambientais. Por fim, o cacau fermentado e seco deveria ser praticamente livre de defeitos e representativo da re-gião.

Escrito por: Renato Cossi - Gerente de P&D da HaraldCréditos fotos: Edivalma Santana.

Foto

: Ediv

alma

Sant

ana.

Linha Harald Melken Unique:

Nossa vontade era que o consumidor pudesse perceber as dife-renças entre um chocolate produzido com cacau do sul da Bahia e outro com cacau do norte do Pará. Então, foram controlados os pa-râmetros de fermentação e secagem do cacau. Após a secagem, a prova de corte foi responsável por controlar o processo ocorrido na fazenda. Já durante o processamento das amêndoas, as condições de torrefação também foram controladas.O resultado de todo este cuidado com os insumos e com o processo de fabricação foi o lançamento de uma linha de produtos altamente diferenciada, capaz de expressar a enorme competência do Brasil em produzir cacau e chocolate de alta qualidade.

31

Page 32: Alimentos & Bebidas

32

Entre os dias 26 e 27 de março, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, aconteceu a 2ª edição da Vitafoods South Ame-rica, única feira da América do Sul especializada em alimentos e bebidas funcionais e suplementos

dietéticos. A escolha pela capital paulista se deve ao fato do Brasil ser responsável por 35% do faturamento total da América Latina nas vendas de produtos deste segmento, o equivalente a US$ 10 bilhões (dados do Euromonitor International).

A Vitafoods 2013 recebeu 2.630 visitantes, o que representa 25% a mais em compa-ração com 2012. Este público acompanhou em primeira mão os lançamentos e exclusi-vidades de 125 marcas expositoras, a maio-ria delas, internacionais.

Os números constatam o aumento da parti-cipação dos brasileiros no mercado mundial de alimentação funcional. De acordo com o visitante Kali Nardino, da WebMoven, “A Vi-tafoods tem uma importância altíssima para o segmento, à medida que traz matérias--primas e inovações para o segmento em primeira mão ao Brasil, como o Café Verde e a L-Carnitina, que devem se tornar gran-des tendências nos próximos anos.

Visitei a feira em 2012 e pude observar que nesta edição o evento ficou maior e bem mais interessante. Além de ser um evento importante para formar opinião dos consu-midores e indústria brasileira para o seg-mento de funcionais e bem-estar”, finaliza.

Já para Lilian Lauria, da Natural Alimentos, tudo foi uma agradável novidade. “É minha primeira vez na feira. Vim em busca de no-

C

Acompanhando o sucesso do lançamento, a 2ª edição do evento supera asexpectativas e conquista a indústria de bebidas e alimentos funcionais. A terceiraVitafoods South America já está programada para os dias 08 e 09 de abril de 2014.

vidades dentro do segmento e o evento ul-trapassou minhas expectativas. A feira está muito bem organizada, só encontrei, entre os visitantes, pessoas realmente interessa-das em fazer negócios”. Mark Franchi, da Sanleon Aromas e Corantes, lamentou não ter participado como expositor:

“Esta é a segunda edição que visito. O evento cresceu muito em relação ao ano passado, ficou muito legal. Se mantiverem a padronização dos espaços terão muitos parceiros. Gostaria de ter feito um estande nesta edição”, declarou.

2ª Vitafoods South America agrada expositores e visitantes e se firma como a maior feira de alimentação funcional do continente

Page 33: Alimentos & Bebidas

33

Para os expositores, o sucesso da feira se dá justamente pela qualidade dos visitan-tes. “Recebemos quase 200 visitantes ain-da no primeiro dia, de países como Canadá, Brasil, França, Índia, Espanha, Argentina, Chile, Bolívia, Indonésia , entre outros.

Consideramos a visitação boa, com profis-sionais realmente focados em nosso seg-mento”, analisa Emma Tovani Benzaquen, da Tovani Benzaquen Ingredientes. Richard Passwater, da Bio Mineral, tem discurso se-melhante:

“Ficamos satisfeitos com a qualidade dos vi-sitantes. As pessoas que pararam em nosso estande eram exatamente o tipo de público que queríamos encontrar”, completa.Outros expositores comemoram a prospec-

ção de diversos clientes em potencial. De acordo com Colleen May, da Graminex, “fomos visitados por mais de 50 visitantes do Brasil, Argentina e EUA no primeiro dia. Estamos satisfeitos com o perfil dos visitan-tes, temos possibilidade de fechar negó-

cios futuros”. Valéria Gomes Camacho, da Rousselot, disse: “Nosso estande recebeu um público bem qualificado, de vários pa-íses da América e Europa, com foco em negócios. Temos perspectivas para novos negócios”. Maria Amélia Rodrigues, da

Naturex Ingredientes Naturais, também co-memora a participação na Vitafoods 2013: “Encaminhamos várias oportunidades de negócios. Para nós o público foi bem qualifi-cado e com profissionais técnicos e focados na área”.

Page 34: Alimentos & Bebidas

necessidade de investimento e a convergência entre os setores farmacêutico e alimentício se torna cada vez mais evidente. O crescimento desses mercados e a demanda por melhorias contí-nuas nas linhas de produtos ali-

mentícios e farmacêuticos impulsionou a união de forças destes segmentos aproxi-mando os eventos Food Ingredients South America, Health Ingredientes South Ame-rica e CPhI South America. Esse megae-vento ocorre de 6 a 8 de Agosto, no Expo Center Norte em São Paulo.

Organizada pela promotora UBM Brazil e com 17 anos de existência, a Fi South America e é o mais tradicional evento sobre tecnologia em ingredientes alimentícios da América Latina.

Ainda no portfólio food, a Hi South America vem focada em soluções inovadoras para a indústria de alimentos e bebidas ligados à saúde e bem-estar. Já o portfóliopharma é representado pela 6ª edição da CPhI South America evento líder em ingredientes, out-sourcing e biotecnologia para a indústria farmacêutica.

Com identidades próximas e forte sinergia nos campos de pesquisa e desenvolvimen-to, os eventos se complementam, agregan-do valor aos expositores e aos mais de 15 mil visitantes esperados.

Ao todo, serão 18 mil m² de área de ex-posição e cerca de 700 marcas de cinco continentes representando toda a cadeia produtiva. Empresas produtoras de maté-rias-primas, insumos farmacêuticos e ali-mentícios, distribuidoras e prestadoras de serviços apresentarão suas novidades e so-luções para os fabricantes de produto final.

O mercado farmacêutico está entre os mais aquecidos, contando com importantes in-dústrias do setor, que lideram as vendas no mercado interno e reforçam os investimen-tos em pesquisa, estimulados principalmen-te, pela força dos genéricos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o mercado farmacêutico movimenta anual-mente R$ 28 bilhões e a tendência é de ex-pansão, com projeções positivas, estiman-do atingir R$87 bilhões em 2017. A indústria alimentícia também é uma das que mais crescem no país, impulsionada pelo aumento do poder aquisitivo do con-sumidor assim como pelo reflexo da forte

APela primeira vez, as indústrias de ingredientes alimentícios efarmacêuticos se reúnem para o maior encontro já feito no Brasil

demanda por produtos industrializados, com maior valor agregado. A OCDE (Orga-nização para a Cooperação e Desenvolvi-mento Econômico) projeta que o mundo deverá aumentar em 20% a produção de alimentos para atender ao crescimento da demanda até 2020 e o Brasil é o país que mais ampliará a produção, com previsão de aumento de 40% no período, prevendo um faturamento de US$ 5,9 trilhões até o final de 2014. Joris Van Wijk, diretor da UBM Brazil co-menta sobre o novo formato. “Queremos proporcionar um evento muito mais comple-to aos visitantes.

A expansão da plataforma de nutracêuticos e suplementos alimentares está em mo-mento crucial no Brasil e desta forma os visitantes encontrão uma grande oferta de ingredientes alimentícios e farmacêuticos, o que acreditamos que ajudará no lançamen-to desses produtos”.

O mercado será beneficiado com essa pla-taforma B2B para o segmento, sendo uma oportunidade para a efetivação de parcerias estratégicas no setor, além do programa científico de conferências com entidades representativas, premiações e a certeza da realização de negócios e networking.

Serviço:Fi South America e CPhI South America 06 a 08 de Agosto de 2013Expo Center Norte – São Paulo – SPwww.fi-events.com.brwww.cphi-sa.com.br

34

Indústrias Food e Pharma unem forças

Page 35: Alimentos & Bebidas
Page 36: Alimentos & Bebidas