alimentação saudável com diabetes

3
O facto de se ser diagnosticado com diabetes significa que pode continuar a apreciar uma grande variedade de alimentos como parte integrante de uma dieta saudável. Primeiro pode parecer um desafio mas as escolhas de alimentos e os seus hábitos alimentares são importantes para o ajudar a controlar a sua diabetes e saúde a longo prazo. Este folheto é um ponto de partida para o ajudar com informação sobre a boa alimentação quando se tem diabetes. Deve-lhe também ser indicado um nutricionista para obter informações específicas de acordo com as suas necessidades. Dez passos para comer bem Faça três refeições ao dia. Evite saltar refeições e faça um espaçamento ao longo do dia entre o pequeno-almoço, o almoço e a refeição da noite. Isso não só ajuda a controlar o seu apetite como ajuda também a controlar os níveis de glicose no sangue. Em cada refeição inclua alimentos com hidratos de carbono amiláceos tais como pão, massa, chapatis (pão indiano), batatas, inhame, talharim, arroz e cereais. A quantidade de hidratos de carbono que come é importante para controlar os níveis de glicose no sangue. Tente incluir em especial aqueles que são absorvidos mais lentamente (possuem um menor índice glicémico), pois estes não afectam tanto os níveis de glicose no sangue. Melhores opções incluem: massa, arroz basmati ou arroz de fácil cozedura, pão integral como “granary”, “pumpernickel” e de centeio, batatas novas, batata doce e inhame, papas de aveia, All-Bran e muesli natural. As variedades com elevado teor de fibras dos alimentos amiláceos ajudam também a manter o seu sistema digestivo saudável e a prevenir problemas como a prisão de ventre. Reduza a quantidade de gordura que ingere, particularmente gorduras saturadas, visto que uma dieta com baixo teor de gordura beneficia a saúde. Opte por gorduras ou óleos não saturados, especialmente gordura mono-não-saturada (ex. azeite e óleo de colza) visto que estes tipos de gordura são melhores para o seu coração. Como a gordura é a maior fonte de calorias, comer menos ajuda-o a perder peso se for necessário. Para reduzir a quantidade de gordura que ingere, seguem-se algumas sugestões: • Use menos gordura saturada comendo menos manteiga, margarina e queijo. • Opte por carnes magras e peixe como alternativas com baixo teor de gordura por comparação a carnes gordas. • Opte por produtos lácteos com menos gordura como leite magro ou meio magro, iogurtes magros ou sem açúcar, queijo magro e cremes para barrar com menos teor de gordura. • Grelhe, coza ou asse no forno os alimentos em vez de os fritar ou cozinhar com óleo ou outras gorduras. • Tenha cuidado com os molhos com natas e opte antes por aqueles à base de tomate. Revista em Março de 2009 Diabetes INFORMAÇÃO Alimentação saudável com diabetes 1 2 3

Upload: adriano-pires

Post on 14-Aug-2015

117 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Alimentação saudável com diabetes

O facto de se ser diagnosticado com diabetessignifica que pode continuar a apreciar umagrande variedade de alimentos como parteintegrante de uma dieta saudável. Primeiropode parecer um desafio mas as escolhas dealimentos e os seus hábitos alimentares sãoimportantes para o ajudar a controlar a suadiabetes e saúde a longo prazo. Este folhetoé um ponto de partida para o ajudar cominformação sobre a boa alimentação quandose tem diabetes. Deve-lhe também serindicado um nutricionista para obterinformações específicas de acordo com assuas necessidades.

Dez passos para comer bem

Faça três refeições ao dia. Evite saltar refeiçõese faça um espaçamento ao longo do dia entre opequeno-almoço, o almoço e a refeição da noite. Issonão só ajuda a controlar o seu apetite como ajudatambém a controlar os níveis de glicose no sangue.

Em cada refeição inclua alimentos comhidratos de carbono amiláceos tais como pão,massa, chapatis (pão indiano), batatas,inhame, talharim, arroz e cereais. Aquantidade de hidratos de carbono quecome é importante para controlar osníveis de glicose no sangue. Tenteincluir em especial aqueles quesão absorvidos maislentamente (possuem ummenor índiceglicémico), pois estesnão afectam tantoos níveis de glicose

no sangue. Melhores opções incluem: massa, arrozbasmati ou arroz de fácil cozedura, pão integral como“granary”, “pumpernickel” e de centeio, batatasnovas, batata doce e inhame, papas de aveia, All-Brane muesli natural. As variedades com elevado teor defibras dos alimentos amiláceos ajudam também amanter o seu sistema digestivo saudável e a prevenirproblemas como a prisão de ventre.

Reduza a quantidade de gordura que ingere,particularmente gorduras saturadas, visto que umadieta com baixo teor de gordura beneficia a saúde.Opte por gorduras ou óleos não saturados,especialmente gordura mono-não-saturada (ex. azeitee óleo de colza) visto que estes tipos de gordura sãomelhores para o seu coração. Como a gordura é amaior fonte de calorias, comer menos ajuda-o a perderpeso se for necessário. Para reduzir a quantidade degordura que ingere, seguem-se algumas sugestões:

• Use menos gordura saturada comendo menosmanteiga, margarina e queijo.

• Opte por carnes magras e peixe como alternativascom baixo teor de gordura por comparação a carnesgordas.

• Opte por produtos lácteos com menos gorduracomo leite magro ou meio magro, iogurtes magrosou sem açúcar, queijo magro ecremes para barrar com menosteor de gordura.

• Grelhe, coza ou asse no forno osalimentos em vez de os fritar oucozinhar com óleo ou outrasgorduras.

• Tenha cuidado com os molhoscom natas e opte antes poraqueles à base de tomate.

Revista em Março de 2009

DiabetesINFORMAÇÃO

Alimentação saudávelcom diabetes

1

2

3

Typewritten Text
Healthy eating with diabetes Portuguese
Page 2: Alimentação saudável com diabetes

Coma mais fruta e legumes. Tente comer pelomenos cinco porções por dia para obter as vitaminas,minerais e fibras para o ajudar a equilibrara sua dieta geral. Uma porção é, porexemplo, uma banana ou maçã,um cacho de uvas, uma colher desopa de frutos secos, umcopo pequeno de sumo defruta ou batido de fruta,três colheres de sopa bemcheias de legumes ou umataça de salada.

Inclua mais feijão e lentilhas tais como feijãocomum, feijão-manteiga, grão de bico ou lentilhasvermelhas e verdes. Estes exercem um menor efeitosobre os seus níveis de glicose nosangue e podem ajudar acontrolar a gordura nosangue. Tente incluí-los emestufados, caçarolas e sopasou numa salada.

Tente comer pelos menos duas porções depeixe gordo por semana. Exemplosincluem cavala, sardinhas esalmão. O peixe gordocontém um tipo degordura polinsaturadachamada omega 3, queajuda a proteger das doençascardíacas.

Limite a quantidade de açúcar e alimentosaçucarados. Isso não quer dizer que tem de fazeruma dieta sem açúcares. O açúcar pode ser usado emalimentos e na confecção destes como parte de umadieta saudável. Tomar bebidas/sumos sem açúcar,nem adição de açúcar ou “diet” com gás, em vez dasversões açucaradas pode ser uma forma fácil dereduzir o açúcar na sua dieta.

Reduza o sal na sua dieta para 6 g ou menospor dia – mais do que essa quantidade podeaumentar a sua pressão arterial, o que pode provocarAVCs e doenças cardíacas. Limite a quantidade dealimentos processados que ingere (estes têm umelevado teor de sal) e tente condimentar os alimentoscom ervas aromáticas e especiarias em vez do sal.

Beba apenas álcool em moderação – ou seja omáximo de duas unidades de álcool por dia para umamulher e três unidades para um homem. Por exemplo,uma medida simples de pub (25 ml) de bebidaespirituosa é cerca de uma unidade ou meia caneca decerveja ou sidra tem 1–1 1/2 unidades. Ao longo dosanos o teor de álcool da maioria das bebidas subiu.Uma bebida pode agora conter mais unidades do quepensa – um pequeno copo de vinho (175 ml) podeconter 2 unidades. Atenção que o álcool contémcalorias vazias, por isso reduza ainda mais se estiver atentar perder peso. Nunca beba com o estômagovazio, pois o álcool pode potenciar a ocorrência dehipoglicemia (níveis baixos de glicose no sangue)quando se tomam determinados medicamentos para adiabetes.

Não ingira alimentos ou bebidas paradiabéticos. Eles não oferecem benefício algum paraos diabéticos. Continuam a afectar os seus níveis deglicose no sangue, o teor de gordura e calorias é igualàs dos alimentos normais, podem ter efeito laxativo esão caros.

A Diabetes UK recomenda...

que todos os diabéticos devem consultar umnutricionista e depois fazer exames regulares. Peça aoseu médico de família para lhe indicar um nutricionista.

Para mais informações sobre este tema pode estarinteressado nos outros folhetos da Diabetes UK:

Comer bem para diabetes Tipo 1

Comer bem para diabetes Tipo 2.

Veja abaixo detalhes em como obter uma cópia.

Alimentação saudável com diabetesDiabetesINFORMAÇÃO

4

5

66

7

8

9

10

Page 3: Alimentação saudável com diabetes

Portuguese © Diabetes UK 2009 9844/0309/a

A organização de beneficência para pessoas com diabeteswebsite: www.diabetes.org.ukUma organização de beneficência registada na Inglaterra e no País de Gales (n.º 215199) e na Escócia (n.º SC039136).

Para informações abrangendo uma série de tópicos relacionados com a diabetes, consulte a nossa gama completade folhetos informativos, produzidos em 20 idiomas, disponíveis para download a partir do nosso website,www.diabetes.org.uk/languages

O Catálogo da Diabetes UK descreve a nossa gama completa de livros e folhetos. Para receber uma cópia do nossocatálogo e qualquer dos folhetos indicados neste folheto informativo, ligue para a Diabetes UK Distribution: 0800 585 088.

Para obter apoio e informações acerca da diabetes, ligue para a Diabetes UK Careline: 0845 120 2960 (custo deuma chamada local). Existe um serviço de tradução. Linhas abertas de Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 17h00.

Alimentação saudável com diabetes DiabetesINFORMAÇÃO

Typewritten Text
Healthy eating with diabetes